A minha nova criação - MANGUEZAL do Rio Plantado !


Pterois Volitans

Recommended Posts

Boas,

 

A minha nova criação vai ser inspirada no manguezal, mangal, ou mangue... ou mangroove.

 

DEFINIÇÃO de MANGAL ( fonte Wikipédia ):

O Manguezal, também chamado de mangal ou mangue, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais.

 

Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais.

 

Ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, a cobertura vegetal do manguezal instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.

 

 

 

Inspiração apenas... não quero recriar tudo ao pormenor, mas tenho muitas raízes de mangal e então decidi fazer qualquer coisa com elas. Gostava de ouvir algumas opiniões sobre o layout, gostava também de saber qual a vossa opinião em relação ao nível de água que o aquário deveria ter (cheio ou não?), que tipo de plantas.. etc... todas as opiniões são bem-vindas visto ainda não ter nehuma ideia formada sobre aquilo que vou fazer.

 

Aqui ficam alguns exemplos de mangais para terem uma ideia global:

 

manguezal.jpg

 

mala_mangroove.jpg

 

437950508_a8b475bd0c.jpg?v=0

 

Mangroove_Forest_III_by_Seramis.jpg

 

AQUÁRIO: O aquário é um BIOPLAST Ash Black (vidro - colagem a laser) 80x30x40cm - 96 litros

AREÃO: Decidi colocar areia de ribeira fina da marca SCALARE.

AQUECIMENTO: Termoestato AquaSzut 100W

ILUMINAÇÃO: Infelizmente, fraca... 2 x 18W - Sylvania Grolux T8 18w 59cm e Bioplast AquaBiosun PLUS T8 18W 59cm (lâmpada especifica para plantas aquáticas , pelo menos pelo preço... custou-me 38.00€ !!

FILTRAGEM: O filtro é um Eheim 2211

CO2: Tenho um sistema profissional da Aquatic Nature ver o sistema de CO2 mas ainda não sei se será necessário...

DECORAÇÃO: De momento só tenho raízes de mangal que comprei já tratadas.

 

Depois de lavada a areia e colocadas as raízes (só tá uma com uma pedra em cima porque estava a boiar) ao calhas o aquário ficou assim:

 

DSC00484-1.jpg

 

DSC00485-2.jpg

 

DSC00482.jpg

 

DSC00483-1.jpg

 

DSC00475.jpg

 

DSC00476.jpg

 

DSC00477.jpg

 

DSC00478.jpg

 

DSC00484.jpg

 

DSC00485-1.jpg

 

DSC00483.jpg

 

 

Venham de lá essas opiniões para a decoração, são todas bem-vindas. :D

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá, eu gosto agora acho que depende um pouco da fauna, pois existem ai uns troncos um bocado perigosos para peixes assustadiços.

 

Que flora isso vai levar já sabes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu gosto agora acho que depende um pouco da fauna, pois existem ai uns troncos um bocado perigosos para peixes assustadiços.

 

Que flora isso vai levar já sabes?

 

Não, ainda não pensei em nada ao certo... nem fauna nem flora :(

 

Acerca da flora, agora aqui disponível que tirei do meu outro aquário ( o tal do echinodorus Gigante, como aqui já o chamaram :o:(:lol: ) o que tenho é BASTANTE musgo de java, umas valisnérias , umas anubias nana mini (bem raras, pelo menos acho eu...) e umas cryptos.. tava a pensar utilizar o musgo a cobrir os troncos, umas valisnérias lá atrás, por aí...

 

Fauna, não faço ideia... mas gostava de ver umas corys fixes no fundo... 8)

 

E tu? O que achas? O que é que fazias no meu lugar?

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

acho que o aqua tem muito potencial

mais um para ser seguido bem de perto

realmente umas umas corys a pastar era muito brutal

uma opiniao minha, um cardume de corys pretas ;)

cumps

 

 

ÉpÁ !!! :o Isso realmente corys pretas em cardume... ERA UM ESPANTO !! omg:P:idea::(:lol:

 

Até parece que já estou a imaginá-las... ali todas juntinhas a passear pelo meio das raízes... realmente não era nada mal pensado.. ALIÁS, é uma excelente ideia.. :(8):o

 

E onde é que eu vou arranjá-las...?? Isso não é fácil de encontrar ??

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para quem estiver interessado, e porque este fórum é um local de aprendizagem, e porque o saber não ocupa lugar, aqui ficam mais umas informações adicionais relacionadas com os mangais.

 

FONTE - ( Wikipédia )

 

Importância dos manguezais

 

A "Rhizophora racemosa" é uma das espécies características do manguezal. Aqui, próximo a Vigia (Pará, norte do Brasil), na maré baixa.Os manguezais desempenham importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. Por essa razão, constituem-se em ecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados do planeta. A sua biodiversidade faz com que essas áreas se constituam em grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies típicas desses ambientes, como para animais, aves, peixes, moluscos e crustáceos, que aqui encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo, quer tenham valor ecológico ou econômico.

 

Com relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.

 

Com relação à dinâmica dos solos, a vegetação dos manguezais serve para fixar os solos, impedindo a erosão e, ao mesmo tempo, estabilizando a linha de costa.

 

As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos. Constituem ainda importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas, por exemplo, como aquelas por metais pesados.

 

Rhizophora racemosa

 

mgr_rhzracemosa-thumb.jpg

 

Rhizophora%20racemosa%20Traubiger%20Mangrovenbaum.jpg

 

image021.jpg

 

image019.jpg

 

Laguncularia_racemosa_flowers.JPG

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, ainda não pensei em nada ao certo... nem fauna nem flora :(

 

Acerca da flora, agora aqui disponível que tirei do meu outro aquário ( o tal do echinodorus Gigante, como aqui já o chamaram :o:(:lol: ) o que tenho é BASTANTE musgo de java, umas valisnérias , umas anubias nana mini (bem raras, pelo menos acho eu...) e umas cryptos.. tava a pensar utilizar o musgo a cobrir os troncos, umas valisnérias lá atrás, por aí...

 

Fauna, não faço ideia... mas gostava de ver umas corys fixes no fundo... 8)

 

E tu? O que achas? O que é que fazias no meu lugar?

 

Eu não sei se colocava musgo de java, pois acho não ser normal haver em manguais.... mas isso posso estar errado claro.

 

Do que tens apostava nas valisnérias, anubias e cryptos (poucas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava em mais troncos nisso, musgo de java agarrado aos troncos na zona junto à areia, valisnerias por detrás dos troncos, cryptos a saírem de trás para a frente e umas anúbias espalhadas por aí em pontos estratégicos.

Já estou a visualizar tudo.. eheh

 

Tem pernas para andar, sim senhor.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava em mais troncos nisso, musgo de java agarrado aos troncos na zona junto à areia, valisnerias por detrás dos troncos, cryptos a saírem de trás para a frente e umas anúbias espalhadas por aí em pontos estratégicos.

Já estou a visualizar tudo.. eheh

 

Tem pernas para andar, sim senhor.

 

Cumps

 

 

Até parece que tou a ver tudo tal qual disseste... sim.. é provável que vá por aí... :(

 

Então e o que achas do nível de água do aquário? Totalmente cheio ou aí 3/4 de água ? Ou menos ?

 

É que eu andei a ver na net e econtrei isto:

 

adventure_aquariummangrove.jpg

 

e fiquei com algumas ideias em mente... :o:(:lol:8)

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto, e logo após a primeira colocação das raízes, algumas com musgo já agarrado, 3 valisnérias na parte de trás, ficou assim:

 

DSC00492.jpg

 

DSC00486.jpg

 

DSC00490.jpg

 

Sugestões ?

 

O aquário está numa posição ingrata para fotografar, visto que da frente do aquário à parede só tenho +- 60cm, é dificil tirar uma panorâmica...

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficou muito fixe ;)

 

olha para desfarçares o corte dos troncos e acho que ficava muito porreiro era:

 

Microsorum pteropus 'Narrow'

varenr008A.jpg

 

ou

 

Microsorum pteropus 'Windeløv'

varenr008B.jpg

 

e algumas pedritas para compor um pouco o efeito :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após o segundo "toque"! ficou assim:

 

DSC00493.jpg

 

DSC00494.jpg

 

DSC00495.jpg

 

DSC00497.jpg

 

DSC00498.jpg

 

DSC00499.jpg

 

Mais tarde coloco fotos com melhor qualidade ( a máquina que tenho aqui à mão, não é nada de jeito )...

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só é pena os troncos terem pouca altura e não chegam a sair do aquário, ficava a matar, de resto força continua está a ir muito bem, e já tens diversas ideias deixadas ai muito boas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquario ficava muito bem com um fundo preto e um cardume bastante grande de corydoras, não interessa quais.

E depois outro cardume de meia água. Na minha opinião era meter altuns.

Se fosse hoje era o que fazia no meu de 2 metros.

Grande abraÇO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquario ficava muito bem com um fundo preto e um cardume bastante grande de corydoras, não interessa quais.

E depois outro cardume de meia água. Na minha opinião era meter altuns.

Se fosse hoje era o que fazia no meu de 2 metros.

Grande abraÇO

 

Ya.. Vou colocar o fundo preto assim que possa ;)

 

Pois, sabes... eu também queria ter feito este tipo de aquário no meu outro de 1,50m de 450L.. mas as raízes não foram baratas para 100L quanto mais para 450L !!!! E então decidi fazer neste de 100L.

 

Em relação aos peixes, corydoras vou meter de certeza... Altuns, isso não estava nos meus planos (e para já não são nada fáceis de arranjar...), mas ando a namorar uns escalares negros pequenos muito bonitos que vi numa loja... :)

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era o fundo preto e trocar a luz disso.. algo para o branco, talvez nos 8000 ou 10000 kelvins..

 

Cumps

 

Sim sim... é isso mesmo que pretendo fazer

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aos entendidos, acham que devo colocar o sistema de CO2 a funcionar com estas plantas que coloquei ?

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anúbias, musgos, cryptos e valisnérias não são plantas que necessitem de CO2. Compra fertilizante de NPK e fertilizas uma vez por semana que é o suficiente.

 

Cumps

 

 

Os fertilizantes liquidos e sólidos que já uso há muito tempo são estes 4, e até agora não me posso queixar muito dos resultados... acho que por enquanto (como ainda os tenho...) vou continuar a usá-los:

 

Fertilização liquida semanal

http://www.aquatic-nature.be/2eng_aquaplantplus.html

 

Fertilização liquida semanal

http://www.aquatic-nature.be/2eng_aquaplantba.html

 

Fertilização liquida diária

http://www.aquatic-nature.be/2eng_aquaplant24.html

 

Fertilização sólida trimestral

http://www.aquatic-nature.be/2eng_fertistick.html

 

Então, e se eu colocar o CO2 fará mal? Devo ? Não devo? É melhor ? É melhor não?

 

Ajudem por favor...

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico sem preceber se queres recriar um biotpo de um aquário de água salobra tipo mangal ou se é só um aquário comunitário onde puseste umas raizes de mangal.

 

Pode ser que te ajude:

 

Aquario tipo Mangal da África Oriental

 

20125578.JPG

 

Neste caso caranguejos (Uca spp.) e saltões (Periophtalmus barbarus) serão as espécies mais apropriadas.

 

 

Os fetos de java também são plantas de água salobra mas de locais onde não há mangues.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico sem preceber se queres recriar um biotpo de um aquário de água salobra tipo mangal ou se é só um aquário comunitário onde puseste umas raizes de mangal.

 

A minha ideia não é recriar um biótopo de água salobra tipo mangal, nem um aquário comunitário com raízes de mangal (mas é quase...)

 

O que eu quis fazer, foi um aquário onde o elemento predominante, fosse a raíz de mangal (visto que sou um apreciador destas raízes) mas ao mesmo tempo queria também alguma vegetação (porque para mim, os aquários sem as plantas... não sei.. mas parece que aquários onde não hajam plantas.. falta sempre qualquer coisa...) ... e pronto... é mais nesta onda :blush:

 

 

Pode ser que te ajude:

 

Aquario tipo Mangal da África Oriental

 

20125578.JPG

 

Neste caso caranguejos (Uca spp.) e saltões (Periophtalmus barbarus) serão as espécies mais apropriadas.

 

 

Os fetos de java também são plantas de água salobra mas de locais onde não há mangues.

 

O aquário que mostras na foto.. é muito bonito... e não me importava de fazer uma coisa do género.. mas sabes... não morro de amores pelo tipo de aquário, embora... não desgoste :dry::wacko:

 

 

Em relação à fauna, quando o membro Tomkat me falou num cardume de corys pretas... bem !! :Fade-color#coolcheers fiquei logo decidido que corys tinha que ter, pois achei a ideia, absolutamente fantástica (ainda por cima, eu, que sou um amante de corys e também L's :Fade-color )!

 

No fundo, o que eu pretendo, são espécies adequadas ao tipo de aquário que montei, numa conjugação de côres que realçe a beleza, tanto dos peixes como das plantas... :Fade-color:Fade-color

 

Por enquanto, estou inclinado para corys (pretas era o ideal, mas acho muito dificil encontrar... :( ), 2 escalares negros pequenos, um cardume de tetras (ainda não sei quais), otos, e... é tudo...

 

Achas que está bem? :Fade-color

 

Gostava de ouvir outras opiniões para a fauna deste aquário, todas as sugestões são bem-vindas ! ::D:

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.