injecção de CO2


Recommended Posts

tenho um aquário de 670 lts com bastantes plantas mas estagnadas no seu crescimento, recentemente arranjei uma garrafa de CO2 que ainda não instalei pois não sei como fazer.alguém me pode ajudar em dizer que material é preciso ,e qual o preço, além da garrafa e que cuidados tenho que ter quando tiver em funcionamento uma vez que consta-se que faz baixar consideravelmente o PH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa litragem aconselho um sistema de CO2 pressurizado de botija. Estes sistemas costumam rondar entre os 100 e os 200€.

 

Aconselho a mandares vir o sistema da Alemanha pois é mais barato. Para isso, basta te dirigires ao sub-forum "PROCURA" aqui do forúm pois existe sempre muitas encomendas em conjunto a decorrer com material vindo de lá. Estas encomendas em conjunto servem para dividir os portes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa litragem aconselho um sistema de CO2 pressurizado de botija. Estes sistemas costumam rondar entre os 100 e os 200€.

 

Aconselho a mandares vir o sistema da Alemanha pois é mais barato. Para isso, basta te dirigires ao sub-forum "PROCURA" aqui do forúm pois existe sempre muitas encomendas em conjunto a decorrer com material vindo de lá. Estas encomendas em conjunto servem para dividir os portes.

 

Cumps

quero tb saber qual o material necessario para td funcionar excepto a botija que ja tenho

Editado por helderfilipegarrido
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quero tb saber qual o material necessario para td funcionar excepto a botija que ja tenho

 

va la malta alguem me de umas dicas, ja tenho uma botija de hospital so preciso agora de saber que mais material preciso e instruçoes de montagem,

sou de gondomar e preciso por este plantado a bombar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

va la malta alguem me de umas dicas, ja tenho uma botija de hospital so preciso agora de saber que mais material preciso e instruçoes de montagem,

sou de gondomar e preciso por este plantado a bombar

 

Boas.

 

Além da botija precisas de manometros redutores de pressão com válvula de agulha(para afinação), válvula anti-retorno, válvula solenoide (para ligar e desligar quando as luzes ligam e desligam), tubo para CO2, difusor( no teu caso 2 para estar mais espalhada a injeção de CO2 no aquário) e acho que é tudo.

 

Qualquer coisa pergunta.

 

Abraço

António Miguel

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

va la malta alguem me de umas dicas, ja tenho uma botija de hospital so preciso agora de saber que mais material preciso e instruçoes de montagem,

sou de gondomar e preciso por este plantado a bombar

 

Olá, além da botija precisas de um redutor de pressão, é um objecto com dois manómetros que reduz a pressão existente no interior da garrafa para a pressão de trabalho e permite um ajuste fino na saída do gás, para que possas controlar a quantidade de co2 que queres na água. Verifica antes se a rosca da tua garrafa é do mesmo tipo da do redutor que vais comprar. Precisas de um reactor de co2(para essa litragem é melhor que um difusor), que é uma peça que metes dentro do aquário e é aqui que o co2 é dissolvido e transformado em bolhas mais pequenas. Neste reactor tens de ligar o tubo( que também precisas) que tráz o co2 e uma bomba para injectar água e assim fazer a dissolução. Além disto é bom teres um conta bolhas para te orientares no ajuste fino do redutor e portanto na quantidade de gás que vai para o aquário, o que tenho serve também como anti retorno da água do aquário.

Se qiseres desligar o fornecimento de co2 automáticamente durante a noite precisas de uma vávula electromagnética.

Para esse aquário precisas de um bom reactor.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, além da botija precisas de um redutor de pressão, é um objecto com dois manómetros que reduz a pressão existente no interior da garrafa para a pressão de trabalho e permite um ajuste fino na saída do gás, para que possas controlar a quantidade de co2 que queres na água. Verifica antes se a rosca da tua garrafa é do mesmo tipo da do redutor que vais comprar. Precisas de um reactor de co2(para essa litragem é melhor que um difusor), que é uma peça que metes dentro do aquário e é aqui que o co2 é dissolvido e transformado em bolhas mais pequenas. Neste reactor tens de ligar o tubo( que também precisas) que tráz o co2 e uma bomba para injectar água e assim fazer a dissolução. Além disto é bom teres um conta bolhas para te orientares no ajuste fino do redutor e portanto na quantidade de gás que vai para o aquário, o que tenho serve também como anti retorno da água do aquário.

Se qiseres desligar o fornecimento de co2 automáticamente durante a noite precisas de uma vávula electromagnética.

Para esse aquário precisas de um bom reactor.

 

Onde está a diferença do meu post, além de mais complicado e os nomes diferentes?

E aquela coisa da bomba para injectar água?... não percebi nada!!!

 

Esclarecendo eu no meu tenho a botija.... os manómetro de redução com válvula de agulha (para ajustar a quantidade)....tubo....válvula solenoide(ligada ao relógio das luzes)....tubo.....válvula anti-retorno....tubo.....difusor (em acrilico que serve de conta-bolhas)... et voilá, o CO2 a entrar no áquário!!!

 

Cumps

António Miguel

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde está a diferença do meu post, além de mais complicado e os nomes diferentes?

E aquela coisa da bomba para injectar água?... não percebi nada!!!

 

Esclarecendo eu no meu tenho a botija.... os manómetro de redução com válvula de agulha (para ajustar a quantidade)....tubo....válvula solenoide(ligada ao relógio das luzes)....tubo.....válvula anti-retorno....tubo.....difusor (em acrilico que serve de conta-bolhas)... et voilá, o CO2 a entrar no áquário!!!

 

Cumps

António Miguel

 

 

Olá, quando escrevi o teu post ainda não estava postado. Tu tens um difusor, mas também existem reactores, por isso é que não percebeste.

O reactor necessita de uma bomba ou um filtro para atirar agua para dentro do reactor, tentando deste modo que a força da água dissolva mais depressa o co2.

 

http://www.aquaticparadise.com/aquariophil...9f6f19e4bfe1fc8

http://www.aquaeden-shop.com/AguaDoce/prod...Co2&subcat=

 

Nos links tens exempos de reactores.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, quando escrevi o teu post ainda não estava postado. Tu tens um difusor, mas também existem reactores, por isso é que não percebeste.

O reactor necessita de uma bomba ou um filtro para atirar agua para dentro do reactor, tentando deste modo que a força da água dissolva mais depressa o co2.

 

http://www.aquaticparadise.com/aquariophil...9f6f19e4bfe1fc8

http://www.aquaeden-shop.com/AguaDoce/prod...Co2&subcat=

 

Nos links tens exempos de reactores.

 

Claudius... não me leves a mal... nem o meu post anterior.

Só que achava confuso.... e achei o meu sistema mais simples, alémdo mais não estava nada a ver a bomba a misturar o CO2 e a água para melhor dissolução.

E sim "dou o braço a torcer" em relação difusor vs reactor e acho que tens razão. É pena o custo deles ser um pouco elevado. Já agora qual tens?

 

Eu no meu aqua, que tem 450 litros tenho um difusor apenas... já pensei em ter dois mas como tenho tido bons resultados não mexi... "equipa que ganha não se mexe".

 

Abraço

 

António Miguel

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claudius... não me leves a mal... nem o meu post anterior.

Só que achava confuso.... e achei o meu sistema mais simples, alémdo mais não estava nada a ver a bomba a misturar o CO2 e a água para melhor dissolução.

E sim "dou o braço a torcer" em relação difusor vs reactor e acho que tens razão. É pena o custo deles ser um pouco elevado. Já agora qual tens?

 

Eu no meu aqua, que tem 450 litros tenho um difusor apenas... já pensei em ter dois mas como tenho tido bons resultados não mexi... "equipa que ganha não se mexe".

 

Abraço

 

António Miguel

 

António, não há nada para levar a mal, estamos aqui para aprendermos uns com os outros.

Eu tenho de momento tenho um aquário com 200l e já esteve densamente plantado, nessa altura com um reactor da sera ( com cubos perfurados dentro) tive dificuldade em fornecer a quantidade suficiente de co2, apesar da água que uso ter KH 5º dh. Este reactor tem, acho eu, um defeito técnico, a entrada da água é um furo estreito, não deixando deste modo aumentar a quantidade de água injectada. Pensei em comprar nessa altura o reactor 500 da red sea, também não assim tão caro, mas decidi-me por um da tunze que é vendido pela aquaristic.

É simples e de fácil limpeza, barato, mas também não é bonito nem de grande qualidade. Disslove mais co2 que o outro que eu usava, troquei a bomba que ele trazia pela que eu já usava.

Bom seria o da elos,ou da ada mas são muito caros...

 

Cumprimentos

 

Fernando Claudino

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como uma imagem vale por mil palavras, e além disso o tópico está a "fugir" um pouco ao tema inicial:

 

co2_komplettanlage_2000_mit_nachtabschaltung_p1.jpg

Podes consultar aqui.

 

Na imagem acima tens tudo o que precisas, excluindo como é lógico o cilindro de CO2.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como uma imagem vale por mil palavras, e além disso o tópico está a "fugir" um pouco ao tema inicial:

 

co2_komplettanlage_2000_mit_nachtabschaltung_p1.jpg

Podes consultar aqui.

 

Na imagem acima tens tudo o que precisas, excluindo como é lógico o cilindro de CO2.

 

 

Cumps.

 

viva obdo pela ajuda, como sou do porto sera que conheces alguma loja em que eu possa encontrar deste material e tb usado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde está a diferença do meu post, além de mais complicado e os nomes diferentes?

E aquela coisa da bomba para injectar água?... não percebi nada!!!

 

Esclarecendo eu no meu tenho a botija.... os manómetro de redução com válvula de agulha (para ajustar a quantidade)....tubo....válvula solenoide(ligada ao relógio das luzes)....tubo.....válvula anti-retorno....tubo.....difusor (em acrilico que serve de conta-bolhas)... et voilá, o CO2 a entrar no áquário!!!

 

Cumps

António Miguel

 

como e que eu acerto a entrada de CO2 no aquario sem baixar radicalmente o ph, é k tenho discos no aquario e tenho medo que va tudo á vida, se tens o sistema em casa e dominas a matéria como ja reparei explica-me por favor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Além da botija precisas de manometros redutores de pressão com válvula de agulha(para afinação), válvula anti-retorno, válvula solenoide (para ligar e desligar quando as luzes ligam e desligam), tubo para CO2, difusor( no teu caso 2 para estar mais espalhada a injeção de CO2 no aquário) e acho que é tudo.

 

Qualquer coisa pergunta.

 

Abraço

António Miguel

obrigado pela resposta...

é pena seres de lisboa, se fosses mais de perto, aqui da zona norte (porto).E que precisava de alguém que olhasse para a coisa e soubesse montar tudo direitinho, eu não percebo nada disso, nao tens ninguem que me recomendes? Outra coisa sabes se há material usado para venda ?muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.