Momento exacto da eclosão e outras dúvidas


Jose Miguel Gomes

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Espero que me possam ajudar.

 

Tenho um casal de escalares que já colocou varias posturas. Na ultima vez eu estava preparado e tinha um aquário à espera dos ovos.

 

A postura foi colocada à 48 horas atrás por isso eles deveriam estar a eclodir agora, isto se realmente demoram exactamente 2 dias a eclodir. São macho e fêmea. A fêmea pôs e o macho fertilizou. Nisto não tenho grandes dúvidas.

 

Retirei os ovos quando os peixes estavam a começar o comportamento de protecção e arejamento dos mesmos.

 

O aquário onde estão os ovos (colados a um tronco) tem 15L e tem pedra difusora, filtro e aquecedor. O filtro tem potencia para um aquário do dobro do tamanho deste, mas está velho e acho que já não debita o que debitava quando era novo. Além disso não tenho outro e coloqueio dentro de um collan de senhora para que os alevins, mesmo que sugados não pudessem entrar para o filtro.

 

Estou a olhar para os ovos e uns estão brancos opacos e outros transparentes. A maioria são os brancos. Não consigo perceber se já eclodiu alguma coisa ou não, mas não me parece.

 

Dúvidas:

 

1 - Demoram exactamente 2 dias a eclodir os escalares ou demoram mais?

2 - Quais são os ovos bons? Os brancos ou os transparentes?

3 - Eu não deveria, no mínimo, estar já a ver rabinhos a mexer?

4 - Quando eclodirem a luz deve ficar sempre ligada para eles crescerem mais depressa? Que tipo de fotoperiodo devo utilizar?

 

Obrigado.

Editado por Jose Miguel Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Espero que me possam ajudar.

 

Tenho um casal de escalares que já colocou varias posturas. Na ultima vez eu estava preparado e tinha um aquário à espera dos ovos.

 

A postura foi colocada à 48 horas atrás por isso eles deveriam estar a eclodir agora, isto se realmente demoram exactamente 2 dias a eclodir. São macho e fêmea. A fêmea pôs e o macho fertilizou. Nisto não tenho grandes dúvidas.

 

Retirei os ovos quando os peixes estavam a começar o comportamento de protecção e arejamento dos mesmos.

 

O aquário onde estão os ovos (colados a um tronco) tem 15L e tem pedra difusora, filtro e aquecedor. O filtro tem potencia para um aquário do dobro do tamanho deste, mas está velho e acho que já não debita o que debitava quando era novo. Além disso não tenho outro e coloqueio dentro de um collan de senhora para que os alevins, mesmo que sugados não pudessem entrar para o filtro.

 

Estou a olhar para os ovos e uns estão brancos opacos e outros transparentes. A maioria são os brancos. Não consigo perceber se já eclodiu alguma coisa ou não, mas não me parece.

 

Dúvidas:

 

1 - Demoram exactamente 2 dias a eclodir os escalares ou demoram mais?

2 - Quais são os ovos bons? Os brancos ou os transparentes?

3 - Eu não deveria, no mínimo, estar já a ver rabinhos a mexer?

4 - Quando eclodirem a luz deve ficar sempre ligada para eles crescerem mais depressa? Que tipo de fotoperiodo devo utilizar?

 

Obrigado.

 

1 - sim, demoram 2 dias, confirmado por mim 2x

2 - os ovos brancos estão estragados os bons são os outros quando estão quase a eclodir ficam com um ponto preto

3 - se ao fim de 2 dias não ves rabinhos a mexer é porque não foram fertelizados, se calhar não é casal, lembra-te que tens que usar azul de metileno para os ovos não se estragarem

4 - a luz tem que estar sempre acesa para os elevins verem a comidinha, têm que ser sempre bem alimentados.

 

 

Espero ter ajudado, mas eu ainda sou um amador com 2 criações, agora deves-te informar com os profissionais.

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Espero que me possam ajudar.

 

Tenho um casal de escalares que já colocou varias posturas. Na ultima vez eu estava preparado e tinha um aquário à espera dos ovos.

 

A postura foi colocada à 48 horas atrás por isso eles deveriam estar a eclodir agora, isto se realmente demoram exactamente 2 dias a eclodir. São macho e fêmea. A fêmea pôs e o macho fertilizou. Nisto não tenho grandes dúvidas.

 

Retirei os ovos quando os peixes estavam a começar o comportamento de protecção e arejamento dos mesmos.

 

O aquário onde estão os ovos (colados a um tronco) tem 15L e tem pedra difusora, filtro e aquecedor. O filtro tem potencia para um aquário do dobro do tamanho deste, mas está velho e acho que já não debita o que debitava quando era novo. Além disso não tenho outro e coloqueio dentro de um collan de senhora para que os alevins, mesmo que sugados não pudessem entrar para o filtro.

 

Estou a olhar para os ovos e uns estão brancos opacos e outros transparentes. A maioria são os brancos. Não consigo perceber se já eclodiu alguma coisa ou não, mas não me parece.

 

Dúvidas:

 

1 - Demoram exactamente 2 dias a eclodir os escalares ou demoram mais?

 

Demoram de 2 a 3 dias

 

2 - Quais são os ovos bons? Os brancos ou os transparentes?

 

Os brancos estão fungados talvez derivado de má oxigenação ou qualidade da àgua, o ideal é teres uma pedra difusora junto aos ovos mas nada de muita força! é apenas para oxigenar

3 - Eu não deveria, no mínimo, estar já a ver rabinhos a mexer?

 

Conforme a temperatura da agua/ ph dureza demoram mais ou menos tempo a eclodir

 

4 - Quando eclodirem a luz deve ficar sempre ligada para eles crescerem mais depressa? Que tipo de fotoperiodo devo utilizar?

 

A luz não lhes faz falta a alimentação é só a partir do 5 /6 dia quando começam a nadar livremente e deve ser feita à base de artemia recem eclodida. Há quem a faça a partir de culturas de dafnias e microvermes sobre isso não posso falar pois nunca experimentei.

 

Quanto à filtragem o ideal é usares filtro de esponja Eu utilizo durante o primeiro mês, passando depois para um filtro de cascata mas com a entrada de àgua estrangulada por uma esponja ou espuma de filtro/ filtro de exaustor.

Cuidado com as grandes correntes pois eles morrem facilmente por cansaço.

 

Obrigado.

Editado por jcaferra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Acabei por desligar o filtro com medo que os possa sugar.

Ao mesmo tempo também tenho medo de os poder sugar ao fazer as mudanças de água já que eles são tão pequenos que nem os vejo direito. Tenho utilizado para isso um tubinho daqueles das bombas de ar. Alguma sugestão?

 

Se calhar também tinha a pedra difusora demasiado afastada dos ovos e daí muitos terem ficado brancos.

 

Estou a ver um alevim que eclodiu à pouco. Vejo a vesicula vitelina e o rabinho a abanar. Mas só vejo um. E o número de ovos transparentes com um ponto escuro no meio era pequeno mas ainda assim umas dezenas. Eu não deveria estar a ver mais alevins eclodidos nessas condições?

Ele ainda está amarrado ao tronco onde estão os ovos. Vai sair daí? Se sim, para onde? Para o fundo do aquário? É que só estou a ver um, mas tenho a certeza que já devem ter eclodido mais.

 

O sitio onde o aquário está não é dos melhores em termos de visibilidade.

 

Obrigado.

Editado por Jose Miguel Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já caiu e está no fundo do aquário, mas continuo a ver apenas um! Acho esquisito, já que tinha mais ovos com aspecto de que iriam eclodir...

 

Experimentei ligar o filtro para ver se ele era sugado. Não foi... mas o meu teste foi curto e durou apenas um minuto. Voltei novamente a desligar o filtro pois ainda não estou completamente seguro da sua utilização.

 

Como vocês fazem as mudas de água? O meu tubinho é muito mole e torna-se muito dificil direcciona-lo para o fundo para apanhar particulas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já caiu e está no fundo do aquário, mas continuo a ver apenas um! Acho esquisito, já que tinha mais ovos com aspecto de que iriam eclodir...

 

Experimentei ligar o filtro para ver se ele era sugado. Não foi... mas o meu teste foi curto e durou apenas um minuto. Voltei novamente a desligar o filtro pois ainda não estou completamente seguro da sua utilização.

 

Como vocês fazem as mudas de água? O meu tubinho é muito mole e torna-se muito dificil direcciona-lo para o fundo para apanhar particulas...

não liges o filtro, eu coloquei um interno pequeno e perdi cerca de 30 peixitos e eles já tinham quase 1 cm, o ideal é teres só vidro e um filtro de esponja que fonciona com uma bomba de ar.

para teres sucesso numa proxima oportunidade, colocas um cone ou um objecto para que possas retirar os ovos para outro aquario, juntas azul de metileno para os ovos não se estragarem e é só ve-los crescer.

Boa Sorte

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Zé! Tudo bem contigo?

 

Compra um filtro de esponja! Os da SERA custam, salvo erro menos de 10 euros e ficas muito bem servido!

 

Da próxima vez (tendo em conta que realmente parece teres um casal) usa o azul de metileno (se não tiveres compra numa farmácia em pó, que custa 2 ou 3 euros e dá-te para a vida toda) para evitares os fungos! Desta vez tiveste perdas muito altas por causa deles e é uma coisa relativamente fácil de evitar/minimizar!

 

Desta postura não me parece que se vão safar muitos (mas da mesma maneira que eles aprendem a ser pais, também nós aprendemos e da próxima vais ver como te corre bem melhor)!

 

Quanto à alimentação tenta rotíferos (eu não tenho, mas pode ser que alguns dos teus "contactos" te dê alguns), ou procura informação sobre infusórios e depois a artémia recém eclodida! Mas com atenção que só o deves fazer (como na maioria dos peixes) quando a vesícula vitelina já tiver desaparecido ou muito reduzida!

 

 

Muitos parabéns pela postura!

 

Qualquer coisa avisa!

 

PS: Quando for a tua apresentação avisa que tento aparecer!

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não liges o filtro, eu coloquei um interno pequeno e perdi cerca de 30 peixitos e eles já tinham quase 1 cm, o ideal é teres só vidro e um filtro de esponja que fonciona com uma bomba de ar.

para teres sucesso numa proxima oportunidade, colocas um cone ou um objecto para que possas retirar os ovos para outro aquario, juntas azul de metileno para os ovos não se estragarem e é só ve-los crescer.

Boa Sorte

 

Boas.

 

Como assim, funciona com uma bomba de ar?

 

Tenho uns locais de desova artificiais feitos propositadamente para o efeito, mas os "gajos" ignoraram-nos e fizeram a postura num tronco, com o qual eu tive de fazer uns "truques" para deixar os ovos dentro do pequeno aquário que os esperava.

 

O aquário onde o casal está é comunitário. O ideal era tirar toda a decoração e deixá-lo "nu", mas tenho para lá mais 3 peixes e não sei o que lhes fazer...

 

 

 

 

 

Olá, Zé! Tudo bem contigo?

 

Olá Zé Pedro. Comigo tudo bem. Espero que contigo também

 

Compra um filtro de esponja! Os da SERA custam, salvo erro menos de 10 euros e ficas muito bem servido!

É qualquer coisa como isto (http://www.planetinverts.com/sponge%20filtere.JPG)? Assim sendo preciso de 2 saidas na bomba de ar? Uma para o oxigenar os ovos e outra para este filtro? Deve haver isto em várias potencias não? Qual é a indicada para 15L?

 

Da próxima vez (tendo em conta que realmente parece teres um casal) usa o azul de metileno (se não tiveres compra numa farmácia em pó, que custa 2 ou 3 euros e dá-te para a vida toda) para evitares os fungos! Desta vez tiveste perdas muito altas por causa deles e é uma coisa relativamente fácil de evitar/minimizar!

Bom, se é como dizes, então é muito melhor essa opção do que estar a comprar um medicamento tipo Costapur ou Mycopur que me saíria bastante mais caro.

Eu utilizei um condicionador de água que tem azul de metileno na sua composição, mas a informação da embalagem é fraca e "cheira-me" que a concentração de azul de metileno desse produto é muito baixinha.

 

Desta postura não me parece que se vão safar muitos (mas da mesma maneira que eles aprendem a ser pais, também nós aprendemos e da próxima vais ver como te corre bem melhor)!

Concordo!

 

Quanto à alimentação tenta rotíferos (eu não tenho, mas pode ser que alguns dos teus "contactos" te dê alguns), ou procura informação sobre infusórios e depois a artémia recém eclodida! Mas com atenção que só o deves fazer (como na maioria dos peixes) quando a vesícula vitelina já tiver desaparecido ou muito reduzida!

Sim, eu sei que só lhes devo dar quando as reservas se esgotarem. Em relação aos rotíferos, eu já os usei para os bettas, mas o problema é não se vêm a olho nu e ficava sempre um pouco sem saber se estamos a dar muitos ou poucos... A artémia já tenho... só falta é quem a coma! ::D:

 

Muitos parabéns pela postura!

 

Qualquer coisa avisa!

 

PS: Quando for a tua apresentação avisa que tento aparecer!

 

Obrigado. Claro, quando apresentar aviso-te. Mas ainda falta... As trutas ainda nem a meio do ensaio vão...

Editado por Jose Miguel Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites! :D

 

O ideal é teres daquelas bombas com duas saidas, para poderes ligar a pedra difusora e o filtro de esponja! Ligas o filtro de esponja à bomba exactamente da mesma forma que ligas a pedra difusora, através daqueles tubinhos transparentes, poes um para cada, um para a pedra outro para o filtro e ligas a cada uma das saídas da bomba, é mesmo muito simples! Eu também uso os filtros de esponja da Sera e fazem um bom trabalho, mas claro que necessitam na mesma das tpa´s diárias!

 

Os objectos que colocas de propósito para eles desovarem se calhar não resultam tanto como os cones, já que eles preferiram o tronco. Eu uso o cone e eles colocam sempre lá!

 

Quanto a eles estarem num aquário comunitário não há problema se retirares os ovos mal sejam fertilizados pelo macho, embora eu costume deixar os pais mais tempo com os filhotes, mas nesse caso terias de ter um aqua (tipo cubo 40x40x40 ou 50x50x50) só para o casal!

 

O azul metileno é uma boa opção, porém não faz milagres, tens de ter sempre cuidado com a qualidade da água, daí as tpa´s diárias serem o factor mais importante!

 

Boa sorte, para a próxima como já vais mais bem preparado as coisas vão correr bem, vais ver! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites! :silly:

 

O ideal é teres daquelas bombas com duas saidas, para poderes ligar a pedra difusora e o filtro de esponja! Ligas o filtro de esponja à bomba exactamente da mesma forma que ligas a pedra difusora, através daqueles tubinhos transparentes, poes um para cada, um para a pedra outro para o filtro e ligas a cada uma das saídas da bomba, é mesmo muito simples! Eu também uso os filtros de esponja da Sera e fazem um bom trabalho, mas claro que necessitam na mesma das tpa´s diárias!

 

Os objectos que colocas de propósito para eles desovarem se calhar não resultam tanto como os cones, já que eles preferiram o tronco. Eu uso o cone e eles colocam sempre lá!

 

Quanto a eles estarem num aquário comunitário não há problema se retirares os ovos mal sejam fertilizados pelo macho, embora eu costume deixar os pais mais tempo com os filhotes, mas nesse caso terias de ter um aqua (tipo cubo 40x40x40 ou 50x50x50) só para o casal!

 

O azul metileno é uma boa opção, porém não faz milagres, tens de ter sempre cuidado com a qualidade da água, daí as tpa´s diárias serem o factor mais importante!

 

Boa sorte, para a próxima como já vais mais bem preparado as coisas vão correr bem, vais ver! ::D:

 

Obrigado pelas respostas.

 

Já estive a ver os filtros de esponja, e da SERA, o mais pequeno que há é para aquários de 60L. O que eu tenciono utilizar para a eclosão dos ovos tem 15L. Não há problema nisso?

 

Tenho precisamente uma bomba dessas com 2 saídas. O problema é que se ocupar as duas com a pedra difusora e com o filtro, fico sem saída para os ovos de artemia.

 

Penso que o facto de eles colocarem no tronco tem a ver com o facto de estarem habituados a isso, pois eles já fazem posturas à algum tempo, mas só têm os locais de desova artificiais à pouco tempo. Além disso o aquário é muito alto e o fundo é pouco consistente. Temo que o cone possa ficar muito em baixo na coluna de água e que não mantenha muito bem a sua posição.

 

Em relação ao azul de metileno (de farmácia) resta-me aprender a dosagem certa...

 

Outra dúvida: como aspirar o fundo e desperdícios?

 

Mais uma vez, obrigado.

Editado por Jose Miguel Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Obrigado pelas respostas.

 

Já estive a ver os filtros de esponja, e da SERA, o mais pequeno que há é para aquários de 60L. O que eu tenciono utilizar para a eclosão dos ovos tem 15L. Não há problema nisso?

 

Tenho precisamente uma bomba dessas com 2 saídas. O problema é que se ocupar as duas com a pedra difusora e com o filtro, fico sem saída para os ovos de artemia.

Penso que o facto de eles colocarem no tronco tem a ver com o facto de estarem habituados a isso, pois eles já fazem posturas à algum tempo, mas só têm os locais de desova artificiais à pouco tempo. Além disso o aquário é muito alto e o fundo é pouco consistente. Temo que o cone possa ficar muito em baixo na coluna de água e que não mantenha muito bem a sua posição.

 

Em relação ao azul de metileno (de farmácia) resta-me aprender a dosagem certa...

 

Outra dúvida: como aspirar o fundo e desperdícios?

 

Mais uma vez, obrigado.

Só tens que arranjar outra bomba...

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Bem, os escalares já estão novamente com os orgãos sexuais à vista, por isso, nova postura se aproxima.

 

Filtro já tenho. Não é da Sera, é uma coisa mais simples, mas funciona através da bomba de ar e acho que está ideal para o efeito.

 

Para as saídas da bomba também já tenho solução. Arranjei uns reguladores que permitem regular fluxos e encaixar mais mangueiras em cada saída.

 

No aquário para onde vão os ovos tenho 75% da água do comunitário onde estão os progenitores e 25% de água nova.

 

 

 

Agora dúvidas:

 

Em relação aos fungos, como faço? A ideia de comprar na farmácia parece-me boa, mas não tenho qualquer ideia da dosagem. Preciso de ajuda neste aspecto.

 

A outra dúvida é em relação às mudanças de água no aquário onde vou colocar os ovos. Durante essas mudanças deveria aproveitar para aspirar o fundo. O que me recomendam utilizar?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite! :roflroll2:

 

Em relação aos fungos penso que deves usar azul de metileno (pó) comprado na farmácia. Vais diluir em água e colocas na seguinte proporção: 20g para 1l de água (vais usar essa garrafa só para isto, pois ela vai ficar toda machada de azul)!

Depois de ter o liquido pronto usas à volta de 2,5ml por cada 50litros de água. É como eu faço!

 

Quanto às mudanças de água, deves fazer mudas diárias e não usar água directa da torneira e se puderes aspirar melhor, usas um cifão sempre com uma meia de senhora presa lá para não aspirares os ovos! Mas torna-se mais importante aspirar quando eles começarem a nadar do que enquanto estão nos ovos, porque quando nadam é quando já comem e sujam, logo aí é preciso aspirar bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Bem, os escalares já estão novamente com os orgãos sexuais à vista, por isso, nova postura se aproxima.

 

Filtro já tenho. Não é da Sera, é uma coisa mais simples, mas funciona através da bomba de ar e acho que está ideal para o efeito.

 

Para as saídas da bomba também já tenho solução. Arranjei uns reguladores que permitem regular fluxos e encaixar mais mangueiras em cada saída.

 

No aquário para onde vão os ovos tenho 75% da água do comunitário onde estão os progenitores e 25% de água nova.

 

 

 

Agora dúvidas:

 

Em relação aos fungos, como faço? A ideia de comprar na farmácia parece-me boa, mas não tenho qualquer ideia da dosagem. Preciso de ajuda neste aspecto.

 

A outra dúvida é em relação às mudanças de água no aquário onde vou colocar os ovos. Durante essas mudanças deveria aproveitar para aspirar o fundo. O que me recomendam utilizar?

 

Obrigado.

 

 

boas

deves usar 100% agua do comunitario.

fungos mete uma gota por litro de azul de metileno.mandas fazer numa drogadia a 5%.

metes os ovos e o azul de metileno e so mudas agua quando nascerem e depois é ires sinfonando o fundo TODOS os dias com uma mangueira com pouca sucçao eu uso a das bombas de ar =D

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelas respostas.

 

Cá vai uma actualização.

 

Os escalares estiveram a pôr agora ao final da tarde. Colocaram os ovos num tronco.

 

Já removi o tronco com os ovos para o aquário que estava preparado para estes. Decidi colocar 100% da água do comunitário. A água está com o fundo um bocado sujo com bocados de madeira que se soltaram do tronco (é tronco de videira). Tenho que limpar ou não se justifica?

 

Entretanto fui à farmácia pedir azul de metileno em pó, mas disseram-me que só tinham disso para consumo da farmácia (e não era do "em pó") e não vendiam a consumidores.

Ainda vou tentar mais uma farmácia, mas não devo ter sorte. Sendo vespera de domingo e de feriado, as drogarias tambem não são opção. Alguma sugestão?

 

Finalmente, eu vi o macho a fertilizar os ovos. Mas mesmo assim eles não estão transparentes como supostamente devem estar. Mas também não estão com aquele branco opaco como ficam quando nao sao fertilizados. Estao com uma tonalidade algures entre o branco e o transparente, mas mais para o branco. É normal?

 

Aguardo as vossas sugestões.

 

Obrigado.

Editado por Jose Miguel Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre usei azul metileno liquido.Carlosribeiro tinha para venda e em liquido.Já leste o tópico do walter?Lá tem tudo explicado.Água só uso do comunitário e das tpa's diárias de 10% idem,referir que os ovos tem que ser BEM oxigenados,bomba de ar não encostada aos ovos mas perto e na mudança ter os ovos pouco tempo fora de água e o azul metileno tem que se meter antes de mudar os ovos ou ao mesmo tempo em ultimo caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre usei azul metileno liquido.Carlosribeiro tinha para venda e em liquido.Já leste o tópico do walter?Lá tem tudo explicado.Água só uso do comunitário e das tpa's diárias de 10% idem,referir que os ovos tem que ser BEM oxigenados,bomba de ar não encostada aos ovos mas perto e na mudança ter os ovos pouco tempo fora de água e o azul metileno tem que se meter antes de mudar os ovos ou ao mesmo tempo em ultimo caso.

 

 

Hmm, certo. Está tudo em ordem então. Excepto o facto de não encontrar azul de metileno à venda. E mandar vir do Carlosribeiro também não vai ser uma solução suficientemente rápida para ainda colocar a tempo de evitar a propagação de fungos.

 

E em relação à cor dos ovos e aos restos de madeira?

Editado por Jose Miguel Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ainda perdi uns ovos por não estarem fecundados ou por fungarem.

 

De qualquer forma, coloquei a artemia a eclodir ontem (a uma tempereatura baixa, por isso deve demorar umas 30 ou 35 horas a eclodir).

 

Os alevins começaram a nadar hoje. Antes de nadaram tinha a sensação que teria mais. A minha dúvida é esta. Começo a alimentá-los hoje ou amanha?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho... eu o azul metileno que tenho comprei-o numa farmácia aqui perto de minha casa e vinha em pó, depois só tive de o misturar com água com as proporções correctas é claro!

Deves começar a alimentar logo que começam a nadar! Poucas quantidades mas várias vezes ao dia... quando colocares a artémia no aquário para lhes dar de comer tenta não colocar toda no mesmo sitio, para se espalhar melhor a ver se comem todos mais ou menos por igual!

Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho... eu o azul metileno que tenho comprei-o numa farmácia aqui perto de minha casa e vinha em pó, depois só tive de o misturar com água com as proporções correctas é claro!

Deves começar a alimentar logo que começam a nadar! Poucas quantidades mas várias vezes ao dia... quando colocares a artémia no aquário para lhes dar de comer tenta não colocar toda no mesmo sitio, para se espalhar melhor a ver se comem todos mais ou menos por igual!

 

Em relação ao azul de metileno, fui a duas farmácias que não tinham e cujos farmaceuticos me indicaram que seria bastante improvável haver azul de metileno em pó noutra farmácia qualquer.

 

Agora em relação à ninhada. A coisa está a correr mal. Parece-me que 90% da postura já foi ao ar e devo ter entre 10 a 20 peixes vivos. Muitos mortos que são comidos pelos vivos. O problema parece-me que está no facto de eu estar a seguir o artigo do Valter, segundo o qual a artémia eclode 24h depois e na realidade com esta temperatura, passadas 40h de ter posto a artémia a eclodir ainda só me deve ter eclodido 10% dela.

Assim sendo, o que lhes estou a dar de comer é muito ovo por eclodir e pouco nauplio de artémia. Com a agravante de ter dado a primeira refeição tarde. Já eles nadavam à várias horas. Bem, se calhar ainda vou sacrificar esta ninhada e esperar por uma em condições, porque estar com esta trabalheira toda com a artémia para criar 10 peixes não faz muito sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que então não devias pedir ajuda.Desculpa ser assim mas é a verdade.Para mim tanto luto para safar uma postura de 90 escalares como de 9,dá trabalho?Não comeces sequer.Eu ando á meses a tratar de 12 escalares e porque?Por gosto e porque é algo bastante bonito e gratificante ve-los crescer e nadar felizes.Sem gosto mais vale estarmos quietos na lareira.Mesmo dando só os naupilos eles vão comendo algo.Senão aposta em microvermes que é bastante fácil de alguém te arranjar,hoje tem muitas cultura na Aquadecor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que não vale a pena por 10 peixes? Eu tenho andado com alguns problemas no meu aquário de reprodução e neste momento tenho um aquário de 35l a funcionar com a artémia a fazer por causa de um único peixe que sobreviveu e está a crescer bastante bem! Nunca deixo para trás nenhum, nem que seja só um! Estou a ver se ele cresce mais um pouco para o colocar com alguma companhia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, não sei se vos desaponto com o que vou dizer, mas um peixe é um animal de sangue frio e eu olho sempre para eles como animais que servem para me mostrar coisas da natureza. Olho para eles de um ponto de vista cientifico, curioso, fascinado e não do ponto de vista de um dono com muito afecto. Tirei-os dos pais e investi em comprar artémia (caríssima) com a perspectiva de obter elevada sobrevivencia.

 

Mas não vamos discutir esses aspectos. Concentemo-nos no que interessa que são os peixes.

 

Vocês concordam que o motivo para terem morrido tenha sido terem passado muitas horas sem comer logo que começaram a nadar? Ou isso não faz sentido e eles deveriam ter aguentado bem umas 24h sem comer?

 

Não tenho possibilidades de ir à Aquadecor para arranjar os microvermes. Alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais