Estou a pensar em iniciar-me na aquariofilia...


benny

Recommended Posts

Pois, é verdade estou a pensar em comprar um aquário e iniciar-me neste lindo e fascinante hobbie. Já tive vários animais de estimação mas nunca tive peixes.

 

Como principiante não tenho nenhuma experiência e pouco conhecimento (só o que leio na internet e revistas, e a falar com alguém que tenha aquários), portanto tenho muitas dúvidas, e gostava que vocês me esclarecessem as dúvidas para comprar o material o mais rápido posssível.

 

Eu primeiro tinha na ideia um aquário de água salgada, mas parece que são muito mais caros que os de água doce e então não tenho orçamento para isso. Sendo assim queria um de água doce e quente. Já tenho sítio para o pôr, um móvel com 78cm x 40cm, o que acho que chega para o primeiro aquário. Primeiro queria saber se vocês conhecem alguma loja da especialidade onde possa comprar o aquário e os peixes com pessoas especializadas e que tenham algum conhecimento, moro em Setúbal mas posso deslocar-me na margem sul ou posso até mesmo ir a Lisboa (em último caso).

 

Gostava também de saber que componentes comprar e dentro de que preço é que um aquário deste tamanho me vai ficar (78/80cm x 40/44cm x ??/cm, aqui está outra questão, faz algum mal em eu ter um aquário um bocado "alto"?), em relação aos componentes gostava de saber que marcas são fiáveis que é para não andar a comprar um filtro de 3 em 3 meses ou para não me morrerem os peixes.

 

E a última dúvida é em relação à água, eu pensava que se usava água potável da torneira, mas li que não se deve usar essa água, então eu pergunto que água se deve usar?

 

 

Bem, desculpem pela maçada e pelo comprimento do texto.

 

Cumprimentos

Editado por benny
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia e bem vindo à aquariofilia

 

Tens varias lojas na margem sul e tens neste forum um espaço chamado patrocinadores.

Segue o link com varias lojas http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62894

 

Já tens movel, é resistente? para um aqua de 80x40 vai ter perto de 100litro (+- 100 kilos). Senta-te em cima do movel e vê se ele aguenta com o teu peso, se não mais vale comprares outro.

 

Em relação ao filtro, aconselho um filtro externo. Talvez Eheim 2215 ou equivalente.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é verdade estou a pensar em comprar um aquário e iniciar-me neste lindo e fascinante hobbie. Já tive vários animais de estimação mas nunca tive peixes.

 

Como principiante não tenho nenhuma experiência e pouco conhecimento (só o que leio na internet e revistas, e a falar com alguém que tenha aquários), portanto tenho muitas dúvidas, e gostava que vocês me esclarecessem as dúvidas para comprar o material o mais rápido posssível.

 

Eu primeiro tinha na ideia um aquário de água salgada, mas parece que são muito mais caros que os de água doce e então não tenho orçamento para isso. Sendo assim queria um de água doce e quente. Já tenho sítio para o pôr, um móvel com 78cm x 40cm, o que acho que chega para o primeiro aquário. Primeiro queria saber se vocês conhecem alguma loja da especialidade onde possa comprar o aquário e os peixes com pessoas especializadas e que tenham algum conhecimento, moro em Setúbal mas posso deslocar-me na margem sul ou posso até mesmo ir a Lisboa (em último caso).

 

Gostava também de saber que componentes comprar e dentro de que preço é que um aquário deste tamanho me vai ficar (78/80cm x 40/44cm x ??/cm, aqui está outra questão, faz algum mal em eu ter um aquário um bocado "alto"?), em relação aos componentes gostava de saber que marcas são fiáveis que é para não andar a comprar um filtro de 3 em 3 meses ou para não me morrerem os peixes.

 

E a última dúvida é em relação à água, eu pensava que se usava água potável da torneira, mas li que não se deve usar essa água, então eu pergunto que água se deve usar?

 

 

Bem, desculpem pela maçada e pelo comprimento do texto.

 

Cumprimentos

 

Boas, como iniciante que ainda sou vou tentar ajudar-te em algo.

Não há problema em teres um aquario "alto" até porque se reparares existem cubos de 50X50 ou mais...

O aquário deve-te ficar a volta de 50/60€, eu pedi a um user aqui do fórum para me fazer um de 80 X 30 X 40 (CXLXA) e ficou dentro desses valores. Em relação ao filtro não te poderei ajudar pois não tenho grandes ideias das marcas mas pelo que já li um Fluval ou Eheim serão boas escolhas claro se poderes um externo é sempre preferível. Em relação a agua a usar é óbvio que é agua da torneira senão onde iríamos buscar agua? Deves é adicionar um produto para remover o cloro da agua ou então deixar a repousar a agua para o cloro evaporar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia e bem vindo à aquariofilia

 

Tens varias lojas na margem sul e tens neste forum um espaço chamado patrocinadores.

Segue o link com varias lojas http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62894

 

Já tens movel, é resistente? para um aqua de 80x40 vai ter perto de 100litro (+- 100 kilos). Senta-te em cima do movel e vê se ele aguenta com o teu peso, se não mais vale comprares outro.

 

Em relação ao filtro, aconselho um filtro externo. Talvez Eheim 2215 ou equivalente.

 

Obrigado!

 

Por esse link que meteste já fiz download do "guia de lojas". :blink:

 

O móvel é na verdade uma estante que como não tem nada em cima e tem uma área +/- da medida que eu queria o aquário acho que podia servir, ainda por cima está numa zona da casa calma e não directamente exposta à luz solar. Já me sentei em cima dele e fiz pressão e não senti movimento nem nenhuma cedência, penso que o móvel é bom para o aquário.

 

Pois, tenho o conhecimento que os filtros externos são melhores, vou ver se compro um externo e vou ter atenção a essa marca e modelo. :agrue:

 

 

Boas, como iniciante que ainda sou vou tentar ajudar-te em algo.

Não há problema em teres um aquario "alto" até porque se reparares existem cubos de 50X50 ou mais...

O aquário deve-te ficar a volta de 50/60€, eu pedi a um user aqui do fórum para me fazer um de 80 X 30 X 40 (CXLXA) e ficou dentro desses valores. Em relação ao filtro não te poderei ajudar pois não tenho grandes ideias das marcas mas pelo que já li um Fluval ou Eheim serão boas escolhas claro se poderes um externo é sempre preferível. Em relação a agua a usar é óbvio que é agua da torneira senão onde iríamos buscar agua? Deves é adicionar um produto para remover o cloro da agua ou então deixar a repousar a agua para o cloro evaporar!

 

Obrigado!

 

Ainda bem que não há problema é que como não dá jeito ter um aquário mais comprido ou largo que as medidas que disse sendo assim mais alto mais levar mais litros de água e vai dar para mais inquilinos. :crazyeyes:

Sim dependendo do preço deles estava a pensar por um externo, mesmo mais caro que seja se não for uma diferença grande penso que mais vale externo.

 

A água da torneira é potável, mas não é indicada para ir directamente para um aquário, isto porque o cloro e outros químicos que possui para matar as bactérias, são prejudiciais para a saúde dos peixes. Se pretende utilizar água da torneira, trate-a previamente.

 

Li isto noutro site, por isso é que perguntei... Mas se o tal tratamento é feito com umas gotas de um produto não há problema, pensava que era preciso filtrar a água ou qualquer coisa do género...

 

 

Bem se tudo correr bem talvez no próximo fim-de-semana vá já a uma loja do "guia" ver os produtos para comprar uns dias depois, vocês aconselham-me a quando comprar o aquário e os equipamentos todos trazer já alguma flora? Sei que a flora é a primeira coisa viva a introduzir-se num aquário, mas não sei se é logo assim que se mete lá a água, quanto a isso tou um pouco "às cegas".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Penso que em questão ao movel, está o assunto resolvido.

 

Em relação ao filtro externo, é mesmo aconselhavel, porque gastas mais no filtro, mas pôpas nos peixes e em manutenções (alem disso ficas com uma area maior dentro do aqua, porque não tem um filtro lá dentro).

Eu aconselhei o Eheim 2215 porque faz a litragem por hora recomendada para esse aqua (talvez até seja um pouco de mais, mas às vezes os filtros perdem fluxo, então mais vale a mais doque a menos).

Quando optares por um filtro, tem em atenção a litragem por hora.

 

Em relação à agua da torneira, é o que todos usamos (exepto alguns surtudos que têm "furos/poços"), com os devidos acondicionadores (eu por exemplo uso o Aquasafe da Tetra).

 

Em relação à altura do aqua, para essas medidas (80x40) não deves encontrar maior que 50cm. Alem disso, se o aqua tiver uma altura muito grande (por exemplo 70cm ou 90cm) vais ter muita dificuldade em fazer um plantado, por as lampadas fornecidas com os aquas não são sufucientes para atravessar uma coluna de agua com essa dimensão.

 

O melhor que tens a fazer é veres a marca e modelo que gostas, depois indicas aqui que estás a pensar em adquirir e pedes opiniões (ou melhorias) para ser mais facil explicar as diferenças de um tipo de material para outro.

 

Alem disso, tens o sub-forum "classificados" com muitas coisas à venda (algumas a preços de saldos).

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então dar uma "vista de olhos" pelos classificados aqui do fórum, mas como sábado que vem estou a pensar em ir a Lisboa, e há uma loja no vosso "guia" mesmo no Montijo, devo passar por essa para ver preços e materiais.

 

Agora sei também que há vários "tipos" de aquários, os só para uma determinada espécie, e outros que são para várias espécies. Eu quero um que dê para várias espécies, mas tenho de me decidir de que "zona" quero para comprar e criar o habitat correspondente com isso? Por exemplo asiáticos, sul-americanos, etc, ou posso criar uma espécie de habitat misto e assim dando para mais espécies?

 

E para que estejamos a falar do mesmo, eu quero um aquário de água quente.

 

Mais uma vez obrigado e cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora andei a ver aqui os classificados e encontrei apenas um anúncio que me interessou, mas como não percebo muito disto vou pedir aqui a vossa opinião em relação à qualidade da peça, preço (se está caro ou não), etc...

 

Tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=109769

 

O que me interessa comprar desse anúncio talvez seja isto:

 

Filtro externo eheim 2213 usado 6 meses com torneiras e mangueiras nunca usadas - 45€

 

Queria saber opiniões antes de contactar o anúnciante, até porque nem sei se esse filtro serve para as dimensões do aquário.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Uma das regras deste forum é não podermos comentar os preços do material colocado à venda por outros membros. Assim sendo não me vou permunciar sobre o preço.

 

No entanto posso te alertar que esse membro é de Coimbra.

Alem do filtro, esse membro ofereçe as torneiras (normalmente vendidas à parte).

 

Em principio esse filtro tem litragem sufuciente (apesar de eu aconselhar o modelo acima, 2215)

 

Normalmente existe regras sobre Litros do aquario vs. litros do filtro, watts vs. litros do aquario, centimetro de peixes vs. litros do aquario.

 

vou indicar mais alguns links para dares uma vista de olhos.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Uma das regras deste forum é não podermos comentar os preços do material colocado à venda por outros membros. Assim sendo não me vou permunciar sobre o preço.

 

No entanto posso te alertar que esse membro é de Coimbra.

Alem do filtro, esse membro ofereçe as torneiras (normalmente vendidas à parte).

 

Em principio esse filtro tem litragem sufuciente (apesar de eu aconselhar o modelo acima, 2215)

 

Normalmente existe regras sobre Litros do aquario vs. litros do filtro, watts vs. litros do aquario, centimetro de peixes vs. litros do aquario.

 

vou indicar mais alguns links para dares uma vista de olhos.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Pois, faz sentido não comentarem preços de produtos nos classificados do fórum. :)

 

Já li o tópico que me indicaste e fiquei com mais umas noções de aquariofilia.

 

Mas voltando a perguntar: Sei que há aquários para vários tipos de peixes, havendo mesmo pessoas que têm um aquário só para aquela espécie de peixe. Eu pergunto não há problema em depois quando tiver tudo arranjadinho juntar vários peixes de várias espécies e de várias origens geográficas? Ou convém escolher-se previamente uma origem geográfica e dar-se ao aquário um habitat o mais realista possivel com essa zona?

 

 

Bem há pouco tempo fui também contactado por MP por um membro do fórum que disse que tinha esse filtro 2215 que recomendas, portanto e depois de me informar em lojas sobre preços, talvez a questão do filtro esteja também resolvida.

 

 

Cumprimentos

Editado por benny
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok. mais um problema resolvido

 

Em relação à compatibilidade entre especies (podes fazer uma busca aqui no forum), o mais importante é só teres peixes de aguas acidas ou só peixes de aguas alcalinas (a origem já é um complemento dentro desta divisão).

 

Alem disso, existe paises/regiões que têm os dois tipos, um Rio de aguas acidas e outro Rio com aguas alcalinas, logo não podes (não deves) juntar estes tipos de peixes apesar de serem do mesmo País.

 

Outra coisa que não deves fazer é juntar peixes muito grandes com peixes muito pequenos, tembem convem teres em atenção os peixes que gostam de andar em cardume ou não.

 

Por exemplo o Betta Splendour (ou betta combatente) Macho não é compativel com outros machos (daí ter o nome combatente) apesar de gostarem da mesma agua e serem "irmãos" ou "primos", lutam até um deles morrer.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei que peixes vais comprar, mas para servir de hospital acho que "podes" inventar um bocadinho e sai-te mais barato. Por exemplo usar daquelas caixas de telemóveis transparentes, seladas com silicone próprio, ou algo assim do género!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica Cris Nunes!

 

A marca Tetratec é fiável? Vi no Jumbo uns produtos dessa marca que me agradaram...

 

Só não consigo encontrar o essencial, o próprio aquário! :P

 

Não encontro nas medidas que quero (80x40x40/50), sabem algum sítio onde façam à medida? Volto a dizer que sou de Setúbal, e posso deslocar-me a Lisboa na última das hipoteses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica Cris Nunes!

 

A marca Tetratec é fiável? Vi no Jumbo uns produtos dessa marca que me agradaram...

 

Só não consigo encontrar o essencial, o próprio aquário! :P

 

Não encontro nas medidas que quero (80x40x40/50), sabem algum sítio onde façam à medida? Volto a dizer que sou de Setúbal, e posso deslocar-me a Lisboa na última das hipoteses.

 

Boas, fala com o user : BRUNO_123 ele faz aquários por medida a óptimos preços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então há uma loja muito boa em Setúbal que é a Scalare que faz aquarios por medida.

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Benny e bem-vindo ao mundo da Aquariofilia! :)

 

Antes de mais deves ler.E depois ler.Logo a seguir ler mais um bocado.E depois ler um pouco mais,e então comprar o aquário.

 

Deves ler acerca da ciclagem do aquário,que é algo extremamente importante,que por vezes muita gente coloca os peixes alguns dias depois,sem ciclar o aqua e estes morrem inevitavelmente,que a água da torneira tem cloro e é melhor colocares um anti-cloro.Deves sentir-te à vontade e saber o que é Amonia,Nitrito e Nitrato.

 

Deves ler que cada tipo de peixe tem caracteristicas próprias,que alguns não devem viver sozinhos,mas em cardumes de pelo menos 8 individuos,que há peixes que não podem viver com outros,pois uns são pacificos e outros irrequietos, que há peixes que vivem em PH ácido(Néons,Cardinais,etc) e outros que vivem em PH alcalino (Mollys,Guppys,etc), e que deves saber como fazer para colocar a água própria para cada PH,ou então apenas ter peixes que gostem do PH natural da tua torneira.

 

Deves ler que há peixes que devem viver apenas em aquários grandes.Por ex. Discus e Escalares não devem viver em aquários de 100L. Deves pensar sempre no tamanho que os peixes terão em adultos e não no tamanho que eles têm quando os compras. Sobrelotação leva à morte.

 

Lendo saberás mais coisas e sabendo errarás menos. Lembra-te que são seres vivos,únicos e irrepetiveis que terás ao teu encargo,e que contam contigo para viverem uma vida saudável. Boa sorte e força com isso! E não te precipites!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Benny e bem-vindo ao mundo da Aquariofilia! surprised

 

Antes de mais deves ler.E depois ler.Logo a seguir ler mais um bocado.E depois ler um pouco mais,e então comprar o aquário.

 

Deves ler acerca da ciclagem do aquário,que é algo extremamente importante,que por vezes muita gente coloca os peixes alguns dias depois,sem ciclar o aqua e estes morrem inevitavelmente,que a água da torneira tem cloro e é melhor colocares um anti-cloro.Deves sentir-te à vontade e saber o que é Amonia,Nitrito e Nitrato.

 

Deves ler que cada tipo de peixe tem caracteristicas próprias,que alguns não devem viver sozinhos,mas em cardumes de pelo menos 8 individuos,que há peixes que não podem viver com outros,pois uns são pacificos e outros irrequietos, que há peixes que vivem em PH ácido(Néons,Cardinais,etc) e outros que vivem em PH alcalino (Mollys,Guppys,etc), e que deves saber como fazer para colocar a água própria para cada PH,ou então apenas ter peixes que gostem do PH natural da tua torneira.

 

Deves ler que há peixes que devem viver apenas em aquários grandes.Por ex. Discus e Escalares não devem viver em aquários de 100L. Deves pensar sempre no tamanho que os peixes terão em adultos e não no tamanho que eles têm quando os compras. Sobrelotação leva à morte.

 

Lendo saberás mais coisas e sabendo errarás menos. Lembra-te que são seres vivos,únicos e irrepetiveis que terás ao teu encargo,e que contam contigo para viverem uma vida saudável. Boa sorte e força com isso! E não te precipites!

 

Bem, obrigado pela ajuda!

 

Eu considero-me bem preparado para ter um aqua de água quente, não sou perito, nem nada que se pareça, mas nos últimos tempos li muito sobre aquáriofilia.

 

Já li muito sobre comida viva, e tenho uma pergunta, aquelas minhocas que se apanham para ir à pesca e que se encontram também à venda, pode-se dar aos peixes de água doce?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li muito sobre comida viva, e tenho uma pergunta, aquelas minhocas que se apanham para ir à pesca e que se encontram também à venda, pode-se dar aos peixes de água doce?

Sim,poder podes,mas são mais indicadas para peixes grandes. Tens muita comida seca de qualidade.

 

Depois cada peixe tem os seus habitos alimentares,uns são mais vegetarianos,outros não tanto. O ideal é ter sempre um ou dois tipos de comida seca e outro tipo de comida congelada.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado a todos.

 

Eu sei que tenho de ir com calma, apesar disso ser um pouco difícil, quando se navega num fórum destes e se vê fotos e vídeos de aquários que são obras-primas autênticas, a ansiedade aumenta e o "bichinho" vai sendo cada vez maior. Mas entre meter já tudo a "bombar" e passado um tempo os peixes morrerem-me, e esperar o tempo suficiente até o ciclo se terminar, ir comprando os peixes gradualmente e ir adicionando cada "morador" gradualmente a fim de não aumentar os níveis de amonia (?), prefiro fazer tudo com calma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.