Shrimp Land I


esilverio

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Este é o meu primeiro aquário de invertebrados, e resulta de uma série de transformações que lhe fui fazendo, inicialmente a ideia foi criar um plantado estilo paisagem para colocação de peixes, mas com o passar do tempo e com as várias alterações que lhe fui fazendo tanto ao nível da flora como da fauna, resolvi aproveitar parte das plantas e especialmente a árvore que consegui criar (sim a ideia foi tirada de um dos aquários do Filipe Oliveira que vi pela primeira vez na BioAquaria n.º 8 ) e transforma-lo num aquário exclusivamente para invertebrados.

 

Espero que gostem,

 

 

Setup:

 

Aquário: 57x35x30 (60L brutos)

Iluminação: Sensen Aquariums HDD-500 (36w)

Filtragem: Eheim Classic 2211

Substrato: ELOS Bottom Mineral e ADA Aquasoil Malaya

CO2: WATERPLANT - CO2 Diffuser Set

 

Decoração: Pedras e Red Moor Wood

Flora: Vesicularia dubyana "Java Moss", Eleocharis 'Parvula', Hemianthus callitrichoides 'Cuba' e Utricularia graminifolia.

Fauna: Caridina cf cantonensis "Crystal Red" (4) Grade B e Neocaridina heteropoda var. yellow (6)

 

Agora as fotos iniciais da montagem, já tenho outras que em breve aqui colocarei...

 

SAD_ShrimpLand1_03.jpg

SAD_ShrimpLand1_04.jpg

SAD_ShrimpLand1_05.jpg

 

Estas já depois de uma pequena alteração da flora, a Utricularia graminifolia não se deu bem, até porque estava em más condições e foi substituida por Glossostigma elatinoides e tambem acrescentei um feto e musgo do lado direito para acrescentar esconderijos.

 

SAD_ShrimpLand1_11.jpg

SAD_ShrimpLand1_15.jpg

 

Em breve espero acrescentar mais fotos, especialmente dos grandes protagonistas "os camarões" :mrgreen:

Editado por esilverio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, deve estar mesmo muito mal, nem sequer um comentário!!!

 

Ainda assim após algumas alterações a flora do aquário, nomeadamente a troca da Utricularia graminifolia por Glossostigma elatinoides deixo aqui uma actualização, a compra dos Yellow ao Carlos Couceiro / Nunhez foi só no dia 26 Outubro mas já tenho uma femêa yellow ovada.

 

Agora as fotos ;)

SAD_ShrimpLand1_16.jpg

SAD_ShrimpLand1_17.jpg

SAD_ShrimpLand1_20.jpg

 

Outros habitantes

SAD_ShrimpLand1_21.jpg

SAD_ShrimpLand1_22.jpg

SAD_ShrimpLand1_24.jpg

Editado por esilverio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito bem, o layout está bem conseguido. Como disse o Luís, a árvore está brutal. :P

 

Agora, é necessário deixar crescer calmamente a flora, para proporcionar mais esconderijos aos camarões. Fazes fertilização?

 

Experimenta tirar esse fundo e colocar um liso (talvez branco ou azul claro), vais ver que as plantas que tens vão sobressair mais. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis saleiro, obrigado.

Também gosto muito bastante da árvore que já tenho de agosto e que tem acompanhado as várias fases deste aquário, levou tempo mas agora está a deixar-me satisfeito.

 

Jorge, obrigado.

Se reparares nas ultimas imagens vais ver que o fundo já foi alterado :D, tenho colocado uma cartolina azul e as vezes branca para testar várias configurações quando tiro fotos, tenho gostado mais do resultado com o fundo azul.

 

Respondendo ao dois no que diz respeito a feritilizações é assim, sou novato nisto e falo pelo que tenho lido, não tanto pela minha experiência, tenho feito fertilizações embora um pouco a medo, pelo facto de não ser um expert nesta materia e porque tenho lido que pode afectar os camarões, no entanto é quase exclusivamente à base de Seachem Phosphuros, exporadicamento algum ferro e nitrogeneo (Azoto) e não tenho notado nada nos camarões.

 

Se pensar nos valores que tenho visto como referência para plantados, estou longe, mas tenho vindo a testar até porque as algas neste aquário em especial na árvore não me tem dado descanço, também me parece que o aumento de aquariofilistas de invertebrados tem aumentado o conhecimento sobre estes, em especial sobre camarões e começam a querer desmistificar esse mito ou não :D, o André Silvestre é um dos que refere isso mesmo (tópico). Agora não sei, vou testando e logo vejo como as coisas correm.

 

aiam, algarveboy20 e josmatos, obrigado pelos vossos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá !!! Altamente, acho que vai sair daí mais uma bela obra de arte !! #food

 

Gostei bastante, é mais um aquário que pretendo acompanhar toda a evolução :D :mad:

 

Vai colocando actualizações.

 

1 abraço

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Venho aqui para vós apresentar uma actualização do Shrimp Land I, onde existem várias novidades, no layout dei um arranjinho nas Glossostigma elatinoides, e a Parvula tem vindo a crescer, espero que continue, qualquer dia terá de ser o musgo na árvore que já começa a precisar...

 

SAD_ShrimpLand1_34.jpg

 

Aproveito aqui para agradeçer os comentários do fjmr123 e do Pterois Volitans, e mostrar o desenvolvimento da femêa Yellow, é impressão minha ou já se notam uns pontinhos pretos no ovos ;)

 

SAD_ShrimpLand1_33.jpg

 

E agora as novas estrelas da companhia, chegados sexta-feira da alemanha, uns Caridina cf Cantonensis "SuperTiger", deixo aqui algumas fotos...

 

SAD_ShrimpLand1_25.jpg

SAD_ShrimpLand1_26.jpg

SAD_ShrimpLand1_28.jpg

SAD_ShrimpLand1_29.jpg

SAD_ShrimpLand1_30.jpg

SAD_ShrimpLand1_31.jpg

SAD_ShrimpLand1_32.jpg

SAD_ShrimpLand1_36.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro o tronco com o musco, parece-me mesmo um bonsai!

 

Como conseguiste prender o musgo ao tronco, eu já até o meu musgo a uma rocha, mas tive de desistir pq o musgo começou a ficar castanho.

 

Outra pergunta, como se distingue o sexo dos camarões?

 

Cumps

 

Filipa

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

 

********************************************************************************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como prometeste já chegaram novos habitantes....Os teus super tiger sao lindissimos....

 

Espero novidades da "femea yellow" para breve .....A foto está fantástica ....

 

 

esses supertiger são mesmo super como eu te tinha dito... :mrgreen: espero que se dêem muito bem e que se reproduzam... ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra pergunta, como se distingue o sexo dos camarões?

 

Cumps

 

Filipa

 

 

o sexo deste tipo de camaroes é um pouco mais dificil distinguir mas consegues ver pelo tamanho do "ventre" da femea se é grande é uma femea se é pequeno é um macho isso so se precebe em camaroes adultos

 

espero teres precebido filipa

 

silverio

 

tens a certeza que sao super tiger o que que os distingue dos tiger normais? é que nao vejo grandes diferenças nos meus tigers e nos teu super tigers

 

 

a unica minima diferença é que a minhas femeas mesmo grandes tem assim umas pintinhas microscopicas entre as riscas e os teus sao mais solidos sem riscas ve o meu aqua tenho la uma foto de um dos meus

 

parabens por esses tiger e yelow

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a certeza que sao super tiger o que que os distingue dos tiger normais? é que nao vejo grandes diferenças nos meus tigers e nos teu super tigers

 

Olha uma delas é o preço lol, e se repares os supertigers tem a cabeça e a cauda amarela ou laranja enquanto que os tigers normais nao e os supertigers sao maiores que os tigers e apresentam umas cores mais bonitas os super...

 

Ve no site do jardim-submerso as fotos:

SuperTigers

 

Tigers normais

 

 

cpts

Editado por andred
CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipa, obrigado.

O tronco foi uma coisa que demorou bastante tempo até ficar no estado actual, como sabes o musgo cresce lentamente e para que não aconteça o que disseste ter acontecido com o teu não se pode colocar muito, quando iniciei atei apenas alguns "fios" de musgo com um fio de pesca, depois é esperar e ter paciência.

 

Quanto ao sexo dos camarões depende um pouco de especie para especie, como disse o dominik1994 a regra geral é ver pelo tamanho das femêas em relação aos machos, no entanto este metodo só funciona com animais adultos. Exitem por exemplo os White Pearl ou Yellow que são muito mais faceis de diferenciar, neste casos as femêas tem uma "bolsa" no dorso com os ovos que irão depois descer quando fertilizados.

 

aiam, obrigado.

Tambem espero que os pequenos Yellow apareçam depressa ;). Quanto as fotos, podiam estar melhores, mas com a máquina actual é o possível.

 

Claudio,

Os super tiger são realmente muito bons, pena é que um deles não tenha sobrevivido, vinha já muito debelitado e não resistiu. Estes quatro no entanto parecem-me bem e agora é esperar que exista pelo menos um casal e que aumentem a colónia. E tu que mandas-te vir, não chegamos a falar sobre isso.

 

dominik1994,

Sim tenho a certeza que são Super Tiger podes ver as fotos por exemplo no site da Jardim-Submerso, perceberas facilmente que são Super Tiger, as fotos do teu aqua que referes não são conclusivas mas podes ter tido a sorte de arranjar uns mais apurados, logo mais proximos de um super tiger do que de um tiger.

 

Os tiger tem o corpo mais delineado, os traços muito menos vincados, já os super estão bem delineados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As novidades neste momento são apenas o nascimento dos primeiros Yellows, e a femêa (unica numa colonia de 6 elementos) ovada novamente, estou a tratar de arranjar mais umas femêas para equilibrar as equipas :).

 

Quanto aos Super Tiger a mim parecem-me na mesma, mas assim que conseguir sacar mais umas fotos coloco aqui, neste momento estou a iniciar a construção duma especie de "shrimp room" e não tenho tido muito tempo, mas prometo que assim que for possivel deixo aqui uma actualização, espero que de uma femêa Super Tiger ovada :) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Finalmente consegui tirar umas fotos dos mais pequenos, até agora consegui contar pelo menos 4, mas acho pouco tendo em conta o número de ovos que a fêmea carregava, bem aqui ficam as fotos.

 

SAD_ShrimpLand1_50.jpg

SAD_ShrimpLand1_52.jpg

 

Aqui aparecem com um adulto, só assim se vê bem a diferença no tamanho...

SAD_ShrimpLand1_43.jpg

SAD_ShrimpLand1_42.jpg

 

Tal como tinha referido anteriormente, a fêmea Yellow voltou a ficar ovada 1 ou 2 dias após nascerem os primeiros Yellows "Made in Amora", aqui fica a prova, desta vez parece-me que ainda tem mais ovos do que da outra vez...

SAD_ShrimpLand1_37.jpg

 

Esta é uma das melhores maneiras de tirar umas fotos de grupo, lunch time...

SAD_ShrimpLand1_40.jpg

SAD_ShrimpLand1_47.jpg

SAD_ShrimpLand1_48.jpg

 

Os Super Tiger não dão hipóteses, pegam no comer e lá vão eles para um local mais livre e sem tanta concorrência ::D:

SAD_ShrimpLand1_39.jpg

SAD_ShrimpLand1_46.jpg

SAD_ShrimpLand1_49.jpg

 

DiogoSeguro, obrigado, realmente a foto do Jardim parece que o corpo é mais branco embora que pareça que a imagem levou algum processamento, eles tem alguns brancos mas o corpo é transparente.

Editado por esilverio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

espero que os meus sejam super tigers entao agora chegou um carregamento de tigers a mesma loja e eram muito diferente muito menos delineadas as ricas e com muito mais pigmento do que os meus

 

talvez tenho supertigers ou tigers bem bonitos

 

 

os yelows ja estao na minha mente po futuro :D

 

cumps dominik

Link to comment
Partilhar nas redes sociais