àgua da chuva para discus????


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Ola a todos.

Surgiu-me aqui uma ideia, possivelmente alguem tambem ja a teve, e é o seguinte:

 

Uma vez que os discus necessitam de água com muita qualidade e em ambundância, é possivel usar agua da chuva, se esta tiver todos os parametros adequados, bem com aquela agua destilada que conseguimos obter com aqueles aparelhos desumidificadores?

 

Aguardo respostas

 

Obrigado

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei mas gostava de saber tambem tenho ca um desomidificador em casa!

 

Viva.

 

Eu não utilizava nenhuma dessas águas, a água da chuva na sua precipitação apanha todo o tipo de poluições, logo, se viverem numa zona hurbana... Mesmo que não vivam, a poluição desloca-se não fosse já um problema global...

 

Quando ao desumidificador, este vai captar tudo o que esteja no estado gasoso em casa, seja água, seja dum dum ou outras porcarias do género...

 

Quanto aos parâmetros, é uma água sem mineralização práticamente, ou seja, kh quase 0, qualquer dia chegam a casa e como não existe efeito tampão, as solhas estão de papo para o ar porque o ph caiu a pique...

 

Quanto a mim, é pouco aconselhável, mas cada caso é um caso e se calhar já alguém se deu bem com isso.

 

Cumprimentos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Embora a água do desumificador tenha KH e GH aproximadamente 0.

O que acontece é que tem também uma altíssima carga de bactérias, fungos e poeiras que sairam do ar filtrado...

 

 

Abraço

 

Ola Hugo.

Bem, visto assim, esta descartada a agua da chuva, mesmo que com tratamento, e a dos desumidificadores....quanto a esta é pena, porque tenho 4 aparelhos destes, no meu local de trabalho, a produzir 24 sobre 24 horas...e consigo sacar uns bons litros todas as semanas.

Paciencia.

Obrigado pela ajuda.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostam dos vossos peixinhos? Então pensem, vão arriscar? Eu não arrisco esse tipo de experiencia com os meus peixes, pois a fonte de obtenção dessa água não é fedigna, hoje pode ter umas características e amanhã outras, para não falar da bicharada que por lá pode vir, nem a água da companhia é de fiar a 100%.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Olá

 

Embora a água do desumificador tenha KH e GH aproximadamente 0.

O que acontece é que tem também uma altíssima carga de bactérias, fungos e poeiras que sairam do ar filtrado...

 

 

Abraço

 

Que eu saiba a função de um desumidificador não é filtrar ar mas sim condensar a humidade que se encontra neste.

 

Também se pode usar a agua da condensação dos frigoríficos mas esta por levar mais tempo a formar-se costuma vir "suja" com uma espécie de limos, isto pelo menos acontecia no meu frigorífico que já tinha uns anos valentes, no entanto, o meu pai usou este método durante varios anos.

 

Quanto a usar a agua das chuvas é algo que se recomendava em livros há uns anos. Na altura também se recomendava que só se colhesse água ao fim de 15 minutos de estar a chover, exactamente por causa da precipitação de poluentes.

Editado por andrejnr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Watermill faz o mesmo que um desumidificador comum. No entanto, tem a pequena vantagem de aproveitar a água que produz para transformá-la em água potável.

 

111.jpg

 

It performs its own filtering and purification by exposing the water to an ultraviolet sterilizer, making it safe for cooking and drinking. The Watermill can produce up to 12 litres of water a day. Currently, the system runs off the grid, but expect a solar or wind powered version in the future.

 

Pronto, tens aqui um seguro para o aquário, tem é um esterilizador de UV...Vai-se lá saber porquê...

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para disolver fertilizantes... acho que é viável a água destilada retirada do desumificador...

 

 

E não terá excesso de cobre? Devido às tubagens? São só ideias..

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não terá excesso de cobre? Devido às tubagens? São só ideias..

 

Já à alguns anos que frigoríficos, desumidificadores, ar-condicionados etc não têm tubagens de cobre e ainda quando as tinham estas eram onde corria o refrigerante não a agua nem a condensação era lá feita por isso não é enm nunca foi um problema tais tubagens outrora em cobre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já à alguns anos que frigoríficos, desumidificadores, ar-condicionados etc não têm tubagens de cobre e ainda quando as tinham estas eram onde corria o refrigerante não a agua nem a condensação era lá feita por isso não é enm nunca foi um problema tais tubagens outrora em cobre.

 

Bem, pensei que este topico ja tinha sido enterrado, mas parece que o ressuscitaram :discuss_gathering:

Parece-me tambem que as opiniões divergem.

Bem, esquecendo os tais desumidificadores, e debateno só a agua da chuva, o que vos parece a minha ideia?

Estava a pensar arranjar uma engenhoca qualquer, tipo balde, ou um outro sistema cónico, cheio de matérias filtrantes do tipo lãs, esponjas, etc, colocar este sistema debaixo das calhas por baixo das telhas, assim a agua entraria nesse "balde" sem fundo, claro, mas cheio dessas materias filtrantes, e depois, por gravidade encheria um recipiente maior.

Acham que isto pode ser feito? Não sei se me fiz entender :P.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

abraços

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pessoalmente acho boa ideia, tal como já disse é um método referido em livros de aquariofilia e tem também a vantagem do baixo ou nenhum custo. Normalmente quando chove é de borla ;P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eu comprei uma piscina de 400 lts por 50€ e não uso qualquer tipo de filtragem e nuca tive problemas relacionados com a agua.. é certo que tambem nunca utilizei 100% agua da chuva para TPAs, apenas usava para misturar com a da torneira para equilibrar a dureza quando ainda saía a 9/10 gHº, agora que sai a 27 gH não tenho usado, vou á fonte.

uso agua da chuva desde que os comprei... espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprei uma piscina de 400 lts por 50€ e não uso qualquer tipo de filtragem e nuca tive problemas relacionados com a agua.. é certo que tambem nunca utilizei 100% agua da chuva para TPAs, apenas usava para misturar com a da torneira para equilibrar a dureza quando ainda saía a 9/10 gHº, agora que sai a 27 gH não tenho usado, vou á fonte.

uso agua da chuva desde que os comprei... espero ter ajudado.

 

Belo negócio esse....400 litros por 50 euritos?? nada mau.

Os meus cubos, de 65x50x50, curtaram-me eles esse preço...mandados fazer é claro.

Bem, mas voltando ao essencial deste tópico, que é a agua da chuva para os nossos queridos discus....Ja preparei uma engenhoca, para captar a agua que escorre das telhas, passando por materias filtrantes, e dessa forma elimina, em parte, alguma sujidade que venha das telhas, depois cai por gravidade para um contentor de 120 litros e estou a pensar colocar, dentro desse contentor um filtro a filtrar a agua 24 horas sobre 24 horas.

O que acham da ideia?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais