Cory com comportamento estranho...


Cris_Nunes

Recommended Posts

Queria aproveitar este tópico para por uma dúvida... é que comprei 3 corys ontem e duas delas estão constantemente a vir a superficie, fazem uma espécie de bolhinhas. Será que a oxigenação provocada pelo filtro é suficiente para elas (está regulado a cerca de 200L/h num aqua 60x30x30)?

 

Uma delas está um pouco estranha... parece ter dificuldade em nadar, como se tivesse um problema na barbatana caudal. Mas ontem assim que apaguei a luz mandou grande subida até à superficie...

 

No seguimento desta pergunta feita num outro tópico, à qual não obtive resposta, queria relatar que ontem ao chegar a casa essa cory estava tombada no fundo do aquário!

 

Pensei que estivesse morta, mas ainda respirava! Fui então fazer uma TPA e estava eu a preparar as coisas quando ela "desata" a nadar pelo aqua. Depois volta a parar e fica virada ao contrário no fundo mais um bocado. Dá-me a sensação que ela não tem controlo dos músculos... é estranho! Só nada, ou melhor, arrasta-se no fundo, e agora nunca mais a vi fazer subidas à superfície como as outras duas! Além disso parece-me mais magra, em comparação com a outra albina!

 

Já alguém passou por uma experiência semelhante? É que me custa ver o animal assim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sim, esse tipo de comportamento é comum nas corydoras que passaram por algum tipo maior de stress. Tipo alguem a tentar apanha-la do aquario ou uma viagem mais torbulenta... enfim, esse tipo de coisas.

 

Normalmente, quando ficam assim muito tempo, a 'coisa' torna-se fatal.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que acho que isto já não é nada normal. Nenhuma das outras se comportou assim, e elas já estão cá em casa há cerca de 2 semanas. Hoje quando cheguei estava outra vez tipo morta, tombada, mas está a respirar! Realmente não devo poder fazer muito mais!

 

Obrigada pelo esclarecimento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Nao sei se será a mesma coisa mas também reparei num comportamento estranho numa das minhas duas corys.

De há alguns dias para cá que a cory, por sinal a maior das duas, nada em espiral rodopiando sobre si mesma. Este comportamento nao é constante, isto é, tanto nada desta forma estranha como nada normalmente e la vai fazer o seu "trabalho" de limpeza.

 

Poderá ser stress? Só tenho 2 corys e ja estão juntas há uns 3/4 meses...

Acham que devo tomar alguma medida em especial?

 

Cumps

Ricardo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais