Bateria para Invertebrados


CostaAzul

Recommended Posts

"A calha de iluminação foi forrada com plastico autocolante reflector, parece uma pelicula de espelho flexivel", o que vem escrito na embalagem da pelicula? pois vou ao continente à procura da tal pelicula, para forrar uma lifetech que está a precisar de um reflector novo...

 

Agradeço a informação dos imans...

 

Já agora a nível de equipamento vai colocar um filtro externo por cada aqua e canalização em PVC...pode apresentar como está projectado fazer...

 

Mais uma vez obrigado pela paciência que teve a explicar os detalhes.

 

Cordialmente,

 

CS

 

 

Boas, deixo aqui uma foto da embalagem da pelicula, esta veio do Continente, na parteleira estava marcado 4 ou 5 euros o rolo, como não sabia ao certo peguei num e passei numa maquina de ver os preços e apareceu lá 1€ !! trouxe logo 2 rolos !

Ainda não sei se vai durar muito ou pouco, foi um pouco mais complicado de aplicar que a que usei no aquario que veio da papelaria fernandes e essa, está quase a um ano por cima das PLL de 55W e continua como nova, esta é mais rija mas um pouco mais brilhante.

 

pelicula.jpg

 

Quanto ao esquema das ligações da agua deixo aqui a ideia, depois de estudar bem o caso acho que esta é a melhor solução para prevenir inundações.

As saidas da agua tem que ser no nivel superior de cada aquario para caso o filtro pare os aquarios não ficarem a despejar ate ficarem vazios.

...e seguindo a sugestao do colega slowmottion e porque o caudal não vai ser muito forte, coloquei as entradas rente a baixo de modo a que a circulação não se dê só a superficie.

O problema surge no ultimo aquario que tem que ser ligado ao contrario porque se o filtro chupasse a agua em cima, esta saida tinha que estar sempre submersa para não entrar ar no filtro, o que obrigava a ter o aquario sempre bem cheio, e este aquario não vai nivelar pela saida como os outros porque a agua não sai por gravidade mas apenas por sucção visto o filtro ser estanque, originando problemas quando o filtro parasse e deixa-se de chupar a agua, como a agua não deixa logo de correr na saida dos outros porque mesmo que não entre agua em cima, só deixa de sair agua nas suas saidas quando a agua nivelar a baixo da saida isto origina que a partir do momento em que o filtro parar ainda vai sair 2 ou 3 litros de cada aquario vindo tudo parar ao de baixo que poderia transbordar.

Para interligar os aquas vou usar mangueira de 25mm para garantir que conseguem escoar um caudal maior que o que será bombeado pelo filtro, caso contrario o 1º aquario iria acabar por transborda.

Não é muito facil explicar isto mas penso que dá para perceber a ideia.

 

esquema.jpg

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso ta sem palavras muito bem explicado podias vender quits disso metias o manual de intruçoes que ja esta feito na pagina anterior e eeeeee

 

 

lindo muito bonito deve ficar bem com a mobilia mas deu muiito trabalho de certeza

 

agora so falta sabermos o que tencionas fazer neles melhor as especies e isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas CostaAzul,

 

Estava a espera que alguém mais entendido na matéria te alertasse....... mas já que ninguém o disse.....

 

 

 

Se mantiveres esse esquema de ligação, de filtragem,

a agua do aquário de topo vai escoar, por acção da gravidade, pelo aquário mais baixo!

(O de topo fica vazio...... e ficas com uma inundação!)

 

 

Uma alternativa.... é no aquário do topo a agua entrar por cima e acima do nível de agua, para não fazer sifão quando faltar a corrente.

 

Outra alternativa... visto que já tens os aquários furados.....

(tenho que fazer um bonhéco porque por palavras... nem eu me entendo. :P )

(Espero que não te importes.... usei o teu esquema... poupou-me algum trabalho.... )

CostaAzul-Bateria_Invert.jpg

 

Cinzento claro um cotovelo e um "Tê" de 1" ou 1"1/2..... a cinzento escuro... um bocado de tubo ou um adaptador macho/macho...

de forma a que a entrada de agua do "Tê" fique sempre acima do nível de agua do aquário,

a ponta não usada to "Tê" fica aberta/destapada/desobstruída, para não fazer o efeito de sifão!

(espero que dê para perceber.....)

 

 

 

:D Entretanto lembrei-me de uma outra solução..... mas vai ficar para depois.... :oops: compromissos familiares..... :agrue:

Editado por svan_katna

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não gostei! Se aqueles pilares fossem de um tom escuro, ficava cinco estrelas. Assim está horrível! Além disso não dou mais três dias para isso se desmoronar tudo. Enfim! Amadores :wink: ...

 

 

Agora "escrevendo a sério". Desde o início bem planeado, e melhor executado! A forma de partilhar com os restantes membros não podia estar melhor. E nada mais digo porque que vou dar mais uma vista de olhos ao fabuloso projecto.

 

 

Cumps.

 

 

:wink:

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas CostaAzul,

 

Estava a espera que alguém mais entendido na matéria te alertasse....... mas já que ninguém o disse.....

 

 

 

Se mantiveres esse esquema de ligação, de filtragem,

a agua do aquário de topo vai escoar, por acção da gravidade, pelo aquário mais baixo!

(O de topo fica vazio...... e ficas com uma inundação!)

 

 

Uma alternativa.... é no aquário do topo a agua entrar por cima e acima do nível de agua, para não fazer sifão quando faltar a corrente.

 

Outra alternativa... visto que já tens os aquários furados.....

(tenho que fazer um bonhéco porque por palavras... nem eu me entendo. :P )

(Espero que não te importes.... usei o teu esquema... poupou-me algum trabalho.... )

CostaAzul-Bateria_Invert.jpg

 

Cinzento claro um cotovelo e um "Tê" de 1" ou 1"1/2..... a cinzento escuro... um bocado de tubo ou um adaptador macho/macho...

de forma a que a entrada de agua do "Tê" fique sempre acima do nível de agua do aquário,

a ponta não usada to "Tê" fica aberta/destapada/desobstruída, para não fazer o efeito de sifão!

(espero que dê para perceber.....)

 

 

 

:roll: Entretanto lembrei-me de uma outra solução..... mas vai ficar para depois.... :oops: compromissos familiares..... :agrue:

 

 

Ainda bem que reparaste nesse Bug !!

Essa tua ideia é boa mas tenho receio que a agua consiga sair por cima se houver alguma obstrução na saida e a pressão aumentar, acho que fica mais seguro se colocar essa curva dentro do aqua ao nivel superior, posso ainda colocar alguma valvula anti retorno, se houver alguma coisa economica em PVC, ou até 2 como fiz no esquema.

é que realmente os aquas já estão furados.

 

esquema2.jpg

 

Não sei se a tua outra ideia passa por alguma destas situações mas agradeço o alerta...ja me poupa algum trabalho

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

(Estou de volta! :agrue: )

 

CostaAzul.... a 1ª ideia foi essa, por o tubo dentro do aquário, ao estilo overflow,..... mas como a tua ideia inicial era as entradas de agua "por baixo".....

 

 

:roll: ainda em relação à ideia apresentada....

se tens receio que a agua jorre pela saída livre do "Tê"..... usa mais uma ou duas curvas e canaliza essa saída para dentro do aquário.

 

 

Eu nunca usei válvulas anti retorno..... mas as que conheço, de mola, é necessário bastante pressão para "vencer" a mola

e deixar passar a agua no sentido correcto..... acho que as bombas dos filtros não conseguem essa pressão.....

ou então vai-te retirar bastante caudal.

 

 

:oops: A minha outra ideia..... esquece... tinhas +- o mesmo problema! :P

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Costazul,

 

Mais uma vez obrigado pela resposta com fotos e afins...

 

Em relação ao sistema apresentado deixo uma pergunta - Se a saída do 3º aqua entupir não irá haver inundação? e do 2º? parece-me que poderá existir uma probabilidade embora baixa de existir inundações...

 

Não era mais seguro montar uma sump e nela colocar 4 bombas a enviar água para cada um dos aquas, ou seja todos eram independentes...

 

ou um filtro externo pequeno para cada um, que me parece a solução mais segura.

 

Bem secalhar estou a ver mal a coisa...e além disso o investimento tal como está é muito mais barato...

 

Já deve ter ponderado todos os prós e contras, por isso mãos à obra para se ver camarões nesses aquas...

 

Cordialmente,

 

CS

Editado por ccdsantos
tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tambem fiquei um bocadinho "desconfiado" com a mecanica da coisa das entradas e saidas de água dos aquários.

 

A meu ver, se der para tapar o furo do lado esquerdo do 1º aquário (o de cima, claro!) e simplesmente colocar uma bengala (normal do filtro) até ao fundo penso que seria uma solução viável e mais prática, de resto ficava tudo igual.

 

Cumps

Editado por AntonioMiguel

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

...

CostaAzul.... a 1ª ideia foi essa, por o tubo dentro do aquário, ao estilo overflow,..... mas como a tua ideia inicial era as entradas de agua "por baixo".....

....

se tens receio que a agua jorre pela saída livre do "Tê"..... usa mais uma ou duas curvas e canaliza essa saída para dentro do aquário.

...

Eu nunca usei válvulas anti retorno..... mas as que conheço, de mola, é necessário bastante pressão para "vencer" a mola

e deixar passar a agua no sentido correcto..... acho que as bombas dos filtros não conseguem essa pressão.....

ou então vai-te retirar bastante caudal.

 

Boas, a questão de a agua entrar por baixo é só por uma questão de melhorar a circulação, não é nada imperativo..

 

Em relação ao T canalizado para dentro do aqua é uma solução a ponderar, sempre fico sem tubos dentro do aquario e a curva até fica escondida.

 

Em relação as valvulas anti retorno tambem não conheço nada, mas não ha problema...já estou a fazer uma :wink: funciona com a gravidade ! depois mostro, ainda não sei se vai fazer falta ou não mas estou entretido :)

 

Caro Costazul,...em relação ao sistema apresentado deixo uma pergunta - Se a saída do 3º aqua entupir não irá haver inundação? e do 2º? parece-me que poderá existir uma probabilidade embora baixa de existir inundações...

 

Não era mais seguro montar uma sump e nela colocar 4 bombas a enviar água para cada um dos aquas, ou seja todos eram independentes...

 

ou um filtro externo pequeno para cada um, que me parece a solução mais segura.

 

Bem secalhar estou a ver mal a coisa...e além disso o investimento tal como está é muito mais barato...

 

Já deve ter ponderado todos os prós e contras, por isso mãos à obra para se ver camarões nesses aquas...

 

Cordialmente,

 

CS

 

Bem ...se qualquer uma das saidas entupir...vai haver inundação certa, mas por isso ja subredimencionei bem as saidas, tenho a um ano um sistema assim com 2 aquas e nunca tive problema apesar de ter montado um sensor de nivel de agua que desliga a bomba em caso de subida do nivel.

A unica situação que prevenia isto era ter um filtro para cada aqua num sistema independente.

 

Em relação a Sump, tinha que ter as entradas de agua todas no nivel superior para prevenir a mesma situação do retorno da agua quando as bombas parassem . era o actual problema X 4 !

penso que não estou a ver mal a coisa !! entradas e saidas em cima.

 

A melhor "mais segura" situação seria mesmo aquarios independentes com filtros e aquecedores individuais, mas isto ja teve uma derrapagem demasiado grande no orçamento !!

Alem do problema da estabilidade do ecosistema , é muito mais facil estabilizar todos os parametros da agua em 160 litros do que em 40.

 

 

Boas.

A meu ver, se der para tapar o furo do lado esquerdo do 1º aquário (o de cima, claro!) e simplesmente colocar uma bengala (normal do filtro) até ao fundo penso que seria uma solução viável e mais prática, de resto ficava tudo igual.

Cumps

 

pelo que percebi assim continuamos com o mesmo problema, quando faltar a luz a bengala e as tubagens vão estar cheias de agua e pelo efeito de sifão a bengala vai acabar por chupar toda a agua do aquario, tinha de ser uma bengala mas com a saida fora de agua para entrar ar em caso retorno.

 

 

Isto vai começar numa coisa e acabar noutra completamente diferente tal como o movel e os aqua.

 

mas ve bem a opção da sump

 

:D ;) vamos ver o que vai dar, ja não pode fugir muito da ideia original os furos estão feitos é só decidir qual a melhor forma de evitar o retorno do 1º aquario.

 

bang Este problema não estava contemplado ... Tem que aparecer sempre um desmancha prazeres ;)

 

Brincadeira ó ...svan_katna ainda bem que reparaste.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink: Este problema não estava contemplado ... Tem que aparecer sempre um desmancha prazeres ;)

icon9.gificon3.gif Já nã digu mai nada!icon8.gificon8.gificon8.gif

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brincadeira ó ...svan_katna ainda bem que reparaste.

 

Na boa! :wink:

 

 

Se me lembrar de alguma outra solução.....

 

para o problema que crieiicon6.gif...

 

eu aviso! ;)

 

Um abraço,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

 

E se for uma coisa assim:

 

esquema2sc4.th.jpgthpix.gif

 

Claro que é preciso mais um aquário e uma bomba de retorno.... mas em contrapartida não é preciso filtro, pois pode-se por as materias filtrantes na sump.

 

1 - materias filtrantes

2 - aquecedor

3 - bomba de retorno

 

Cumps

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este projecto está a ficar brutal... já ai estou ai a ver uns camarões !!! e uns caracois etc ...

 

 

Parabens grande projecto e não fugio muito ao inicialmente feito !!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, hoje tirei o dia para acabar isto !

O Material ja chegou ...este fim de semana ja deve levar agua ..

 

Boas de novo.

 

E se for uma coisa assim:

 

esquema2sc4.th.jpgthpix.gif

 

Claro que é preciso mais um aquário e uma bomba de retorno.... mas em contrapartida não é preciso filtro, pois pode-se por as materias filtrantes na sump

Cumps

 

Bem, desta forma funciona, mesmo com um filtro, tendo a entrada de agua no 1º aquario ao nivel superior nunca ha problema, mas como ja tenho ca um filtro exterior, vou aproveita-lo, tambem prefiro evitar as sump's é mais dificil limpar e não é tão pratico, de qualquer forma obrigado pela preocupação em ajudar.

 

Em principio vou usar a ideia do colega svan_katna "Já que foi ele que criou o problema :twisted: ! ! " ou com a curva por fora ou com a bengala invertida por dentro vou ver o que é mais facil.

 

Só tenho 2 coisas a dizer está um espectaculo de se ver ao vivo e a outra é que foi um dos melhores projectos DIY que ja vi

 

Obrigado a todos pelo apoio, pode estar bom mas tenho consciencia que não é bem um DIY para fazer em casa , eu felismente tenho uma garagem cheia de tudo o que é ferramenta e algum geitinho para mecher nelas todas...e muito espaço para fazer lixo !

Mas sem muita ferramenta é impossivel fazer uma coisa destas e ter uma "Maria" que colabore tambem ajuda muito...é quando se perde muito tempo com estas coisas acaba sempre por faltar tempo para outras coisas ! e no fim é quase sempre ela que tem que ir atraz fazer as arrumações e limpar os restos, é que eu tenho mesmo geito é para desarrumar, o coitado do carro já a alguns anos que não sabe o que é entrar na garagem ! ha sempre qualquer coisa pelo chão .

 

2ª ou terça feira espero concluir este topico, até lá ...tenho ali muito que fazer :mrgreen:

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabéns pelo projecto e um muito obrigado pela maneira como foi descrito no tópico todo o trabalho realizado assim como o próprio tópico.

Aguardo por ver umas fotos desses camarões nessa mansão espectacular.

Um abraço e continuação desses bons projectos.

Atentamente,

 

Rui Maria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelo apoio, pode estar bom mas tenho consciencia que não é bem um DIY para fazer em casa , eu felismente tenho uma garagem cheia de tudo o que é ferramenta e algum geitinho para mecher nelas todas...e muito espaço para fazer lixo !

Mas sem muita ferramenta é impossivel fazer uma coisa destas e ter uma "Maria" que colabore tambem ajuda muito...é quando se perde muito tempo com estas coisas acaba sempre por faltar tempo para outras coisas ! e no fim é quase sempre ela que tem que ir atraz fazer as arrumações e limpar os restos, é que eu tenho mesmo geito é para desarrumar, o coitado do carro já a alguns anos que não sabe o que é entrar na garagem ! ha sempre qualquer coisa pelo chão .

E mais correto dizeres:

eu felismente tenho uma garagem cheia de tudo o que é ferramenta e algum geitão para mecher nelas todas.

Pois isso não e para amadores.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2ª ou terça feira espero concluir este topico, até lá ...tenho ali muito que fazer :shock:

 

O QUE????? :shock:

2ª OU TERÇA!!!!!!!!! :?

Já passa do 1/2 dia de Sábado e isso ainda não está pronto!!!!!! :shock:

Ganda preguiçoso! :mrgreen:

(Pausa para tomar os comprimidos!!!)

 

 

 

Epá vê lá se acabas isso depresa que o pessoal já está aqui todo a ressacar!!!!!!! bigsmile

 

 

 

 

Um abraço e continuação do EXCELENTE trabalho,

Paulo Cabrita

Editado por svan_katna

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O QUE????? :)

2ª OU TERÇA!!!!!!!!! banana rock

Já passa do 1/2 dia de Sábado e isso ainda não está pronto!!!!!! banana rock

Ganda preguiçoso! bigsmile

(Pausa para tomar os comprimidos!!!)

 

 

Não seja por isso , ja esta online, editei na 1ª pagina para ficar tudo junto, já tive um principio de inundação mas correu tudo bem.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só me me lembro de uma palavra para catalogar este projecto: " Está soberbo!" ( sei que parecem duas palavras, mas nunca fui bom a matemática... ).

 

 

 

:)

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais