nasceram os meus primeiros Killis !


António Lourenço

Recommended Posts

Olá a todos

Nasceram os meus primeiros killies !

Confesso que fiz a parte mais fácil ;) penso eu..

Da convenção da APK trouxe 15 ovos de Fund. Amieti C89/31 (acho que está tudo..) e hoje começaram a eclodirem.

Confesso que já estava preocupado com a demora....

É normal demorarem tanto tempo a eclodirem ?

 

Já agora aproveito para agradecer como fui recebido pelo Ruben e pelo Sr. (peço desculpa não me recordo do nome) que me deu em 2 minutos um curso completo de alimentação viva e os ditos ovos biggrin.png' alt=':biggn:'> 6 estrelas, grande paixão !

Ao antigo "dono" dos ovos pelas dicas de como continuar a cuidar deles.

E aos dois de Évora (João e Rui) :lol: que no leilão deram-me "vários cursos rápidos" (aturaram-me bem...;) ) sobre killies biggrin

Cumpr.

António

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, parabéns :lol:

 

Da convenção da APK trouxe 15 ovos de Fund. Amieti C89/31 (acho que está tudo..) e hoje começaram a eclodirem.

Confesso que já estava preocupado com a demora....

É normal demorarem tanto tempo a eclodirem ?

 

Os Fundulopanchax amieti são killies semi-anuais, os ovos podem estar algum tempo (creio que cerca de 2 meses) em diapausa em meio húmido. Podem incubar em água mas mesmo assim demoram algumas semanas dependendo da temperatura.

 

Abraço

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Antonio

 

Como disse o Vasco gomes esta especie é semi anual, por essa razão alguns ovos provavelmente teram alguma teimosia em nascerem.

Para isso há um truque simples que resulta muito bem. Terás de ter uma caixa de guardar rolos de fotografias com tampa ou um tobo de fazer os testes da agua dos aquarios com tampa. Colocas o contentor agua até meio, depois colocas os ovos que teimam em nascer, por fim fechas bem para que a agua não saia e colocas no bolço das calças ou da camisa e vais fazer algo. Após 30m a 1h abres e teras uma surpresa, já teras alguns dos alevins nascido.Retira os que estam nascidos, mudas a agua do contentor e voltas repetir no dia seguinte.

 

Boa sorte edá nuticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Vasco Gomes pela informação complementar desta especie

António Costa por esta dica é que não estava à espera.... :lol: mas tem piada que ontem aconteceu-me um pequeno (grande) acidente com uma estante e eu abanei o recipiente onde coloquei os ovos. E eu a pensar que tinha estragado tudo de tanto abanar...Porque até ai esteve tudo na "paz dos anjos". Pensando bem...vou mas é dar a caixa à minha filha mais nova :D nã, é melhor não... ;)

Obrigada aos dois !

Cumprimentos

António

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) e pelo Sr. (peço desculpa não me recordo do nome) que me deu em 2 minutos um curso completo de alimentação viva e os ditos ovos :twisted: 6 estrelas, grande paixão !

(...)

 

Era capaz de afirmar que seria o Sr. Vítor Vieira...

 

:D

 

Parabéns pelos teus primeiros killies. O musgo de java ajuda no seu crescimento, não só pelos infusórios mas também para evitar que os maiores comam os mais pequenos.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para agradecer como fui recebido pelo Ruben e pelo Sr. (peço desculpa não me recordo do nome) que me deu em 2 minutos um curso completo de alimentação viva e os ditos ovos :) 6 estrelas, grande paixão !

Ao antigo "dono" dos ovos pelas dicas de como continuar a cuidar deles.

E aos dois de Évora (João e Rui) #food que no leilão deram-me "vários cursos rápidos" (aturaram-me bem...#cool ) sobre killies 8)

Cumpr.

António

 

 

Bolas!!! Nunca se recordam do meu nome!!! :-D

Assim vale a pena! Dar a quem quer mesmo ter killis!!!

E a mim não tem nada que agradecer. Temos é de todos agradecer ao António Castro ter disponibilizado para oferta 5 caixas com 15 ovos cada! (e que só por acaso são filhos do trio com que ganhou o 1º Prémio na nossa última Convenção cheers ) .

 

Vitor Vieira

Cooperativa APK

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aos dois de Évora (João e Rui) bigsmile que no leilão deram-me "vários cursos rápidos" (aturaram-me bem...#cool ) sobre killies 8)

 

 

:laugh:

 

Só por causa de teres entrado agora na killifilia, vou-te desculpa a "ofensa". :lol:

Estes teus amigos apesar de serem Alentejanos (e com muito orgulho), são de Portalegre e não de Évora, é mais a norte e a comida é melhor #food

 

Abraço e é sempre um prazer encontarmo-nos

 

Rui Choças

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos !

 

Obrigada Ruben pela dica do site. Vou me entreter hoje a "assimilar" a informação disponivel.

Em relação ao musgo agradeço a oferta mas de momento não preciso. Mas agradeço :D

 

Pois é José.....mas ainda não é desta....de momento estou a iniciar um projecto...."top secret"...reprodução de bettas cocinnas :)...e continuar a bater na mesma tecla: desenvolver a APA e especialmente os bettas cá em Portugal. A APK é para mim um exemplo a seguir. Oito anos (e quantos para trás ?) de trabalho e dedicação e o resultado está ai. :laugh:.

Quantas mais associações houver melhor para a aquariofilia em Portugal.

 

Obrigada Ceraunius por me recordares o nome do Sr.... bigsmile Vitor Vieira estou a "implantar no terreno" todas as tuas dicas Vitor.

E através do Vitor cheguei ao criador dos meus pequenos Killies: António Castro #food graças a ele ter disponibilizado os ovos é que agora estou a iniciar esta ventura #cool

E que ovos !....eu não sabia.

 

Agora para o Rui: foi de propósito....ainda não me esqueci do facto de teres deixado os bettas...enviei-te logo para Évora :lol: . A ti e ao João ! Grande João Milhinhos

Tenho pena não ter podido dar mais atenção a vocês os dois na exposição da APA. Mas fica para a próxima. 8)

Agora esse pormenor de se comer bem na V/terra....hum...qdo é que é a tal exposição que vocês vão participar ?

 

Abraço a todos :)

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora para o Rui: foi de propósito....ainda não me esqueci do facto de teres deixado os bettas...enviei-te logo para Évora ;) . A ti e ao João ! Grande João Milhinhos

Tenho pena não ter podido dar mais atenção a vocês os dois na exposição da APA. Mas fica para a próxima. ;)

Agora esse pormenor de se comer bem na V/terra....hum...qdo é que é a tal exposição que vocês vão participar ?

 

Eu não deixei os bettas, eles é que não querem nada comigo, malditos só vingam 2 de cada vez :)

A exposição está marcada para os dias 14, 15 e 16 de Novembro e, não é tanto uma exposição, mas sim uma mostra "pequenita" de aquariofilia. Isto porque fomos convidados a animar também as hostes da Exposição de Aves da Associação local.

Desde já lanço o convite a ti e a todos quantos nos queiram visitar, nesta linda e fria cidade do Norte Alentejano ;)

 

Abraço

 

Rui Choças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruben

 

Tanto o Paulo Vedor como o Antonio Lourenço ofereceram peixes dos que estavam em exibição mas achei que a especie que o Antonio oferecia, um Parachanna, não teria interesse para a nossa audiência no leilão, tanto mais que era apenas um exemplar. Os Betta coccina teriam outra recepção como eu estava à espera e de facto tiveram. Claro que agradeci logo na altura ao Paulo Vedor e o agradecimento estende-se ao Antonio Lourenço que graciosamente tambem ofereceu um especime seu. Aliás os agradecimentos são duplos pois que o Paulo Vedor e o Antonio Lourenço aceitaram em primeiro lugar o convite que lhes fiz para estarem presentes na nossa convenção e depois ainda ofereceram peixes para serem leiloados em proveito da APK. Portanto em termos de colaboração a relação entre a APK e a APA começa de forma exemplar.

Talvez não saibas mas a APA já teve uma exposição este ano com não menos de sessenta e tal aquarios com Anabantideos. Numa iniciativa futura concerteza que a APK participará com gosto se for convidada.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais