Ramiresi


krebs

Recommended Posts

Queria saber se alguém já conseguiu reproduzir ramiresis e se me podem dar algumas dicas. Sendo que eu já comprei dois casais coloqueios num aquário grande com peixes peqenos e calmos , e os peixes pequenos mantêm-se e os ramiresi das duas vezes acabaram por me morrer passado pouco tempo.

 

Se me conseguirem ajudar agradeço a vossa ajuda!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria saber se alguém já conseguiu reproduzir ramiresis e se me podem dar algumas dicas.

 

Parece-me que a questão não é tanto a reprodução, mas sim a manutenção. E para mim os rams ainda são mais esquisitos que os discos. É curioso que recentemente comprei 3 dessas flores de estufa para fazer companhia aos meus discos. Pois bem: passaram dois dias a comer que nem porcos e estavam mortos na manhã do terceiro dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!!

 

Os ramiresis são dos peixes mais sensíveis ao nitritos, nitratos, amónia, etc. Para os conseguir manter os valores destes tem se ser 0 ou quase 0.

Pelo que sei se a qualidade da água for boa para eles reproduzem-se facilmente!

 

Espero ter ajudado!

 

Abraços!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ramiresis são dos peixes mais sensíveis ao nitritos, nitratos, amónia, etc. Para os conseguir manter os valores destes tem se ser 0 ou quase 0.

 

Tratar da água eu (acho que) sei e até consigo manter esses valores baixos de forma estável ao longo do tempo. Sei que os rams são sensíveis e até os comprei com um objectivo: servir de alarme para o caso de haver sarilho potencial para os discus. Não esperava é que se fossem de forma tão rápida.

 

Bah! Hei-de arranjar forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho o meu Ramirezi à 4 meses e até tem crescido bastante e aparenta estar saudavel apesar de algumas variações do Ph.

Já me morreram 3 Botias palhaço e 2 Rasboras e o Ramirezi continua na boa :shock:

Acho q o meu não é assim tão sensivel como os vossos. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi krebs

 

Não te posso dar grandes informações, apesar de eu ser tb um fã dos ramirezis, no entanto quando comprei o meu último exemplar o dono da loja disse-me que esta tem de ser feita num aquario com o casal e com um pequeno cardume de peixes calmos tipo neons.

É obvio que tens de te informar bem dos parametros da água ( mole e de ph penso que abaixo de 7 ), por outro lado tens de os alimentar com comida viva (artémias, larvas de mosquito de vermelho ) durante algum tempo.

Se a femea ficar com a barriga um pouco "inchada" e avermelhada é bom sinal.

Por outro lado tens de ter no aqua plantas ou pedras ou decoração lisa que o casal vai limpar e onde será feita a postura e o cuidado dos ovos.

" Aconselho-te" a ser metódico e a fazeres registos escritos de todo processo, para que o possas corrigir posteriormrnte, ou melhorar.

Se obtiveres resultados diz qualquer coisa.

 

cumprimentos

Agostinho mgm[/u]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Os ramirezis na minha opinião são dos peixes que melhor ficam num aquário plantado, e se se hanbientarem mostram todo o seu esplendor... garandes barbatanas dorsais e cores espectaculares.....

 

Eu já reproduzi ramirezis tanto em aquario comunitário ( é mt fixe ver os pais a protegerem os ovos e os alevinos), como num aquário isolado.....

 

"Receita" para reprodução de ramirezis:

 

-Água a 27ºC ou a 28ºC

-Água MUITO mole ( KH inferior a 1,5º )

-Nitritos a zero

-Ph entre 5,8 e 6,4

 

Outras notas:

-Eles gostam muito de desovar em Anúbias nana

-Pôr uns xistos na vertical e na horizontal, porque eles gostam de realocar a ninhada durante o dia, pasando-os todos à noite para o local de desova

- Areão nao é necessário ( mas podem pôr)

-Podem por umas plantinhas nos vasos dentro do aquario ou no areão caso queiram optem por pôr areão

- Por o filtro fraco até à desova e desligá-lo um dia após a postura.

- trocas de 15% +/-, de 3 em 3 dias com agua MESMOS parâmetros.

 

E é tudo o que me ocorre agora.... qualquer coisa mais eu posto respostas depois......

 

Se quiserem ver algumas das minhas posturas...

http://cosmos.oninetspeed.pt/hugocoutinhos...quariofilia.htm

 

Um abraço... e boas posturas.....

:wink:

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Receita" para  reprodução de ramirezis:

 

-Água a 27ºC ou a 28ºC

-Água MUITO mole ( KH inferior a 1,5º )

-Nitritos a zero

-Ph entre 5,8 e 6,4

 

Poizé,

tenho isso tudo, excepto o kh, e incluindo os xistos e as anúbias. Os marrecos foram-se na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Chtorm, mas os "marrecos" foram-se quanto tempo depois de os comprares?? É que se calhar ressentiram-se da diferença de pârametros relativamente ao aquário onde foram criados ( ou mantidos na loja por muito tempo o que é pouco provável dado a grande procura que eles têm), e os parâmetros a que tu tinhas inicialmente a tua água...

 

Especialmente no caso dos ramirezis, que são muito sensíveis no que toca às mudanças de parâmetros bruscas, é essencial perguntar a que parâmetros eles eram mantidos nos tanques de criação, ou mesmo pedir ao vendedor que teste a agua aquando da compra, para termos a ideia exacta da qualidade da água...

 

O que acontece por vezes é que eles são mantidos com +/- os parâmetros do que se têm a agua do aquário, o que faz com que algum pessoal que os compra não tenha razão de queixa quanto à sensibilidade dos "marrecos".....

 

Um abraço

Hugo Silva:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais