Mergulhos em Água Doce - Trabalho de AP


Duarte_6

2º Período - Mergulhos em Água Doce  

69 votos

  1. 1. Como acham que tem vindo a ser a nossa prestação neste projecto e a forma como tem sido conduzido? Gostávamos que fizessem também algumas críticas construtivas =)

    • Mazinha
      6
    • Razoável
      10
    • Boa
      26
    • Muito Boa
      17
    • Excepcional
      10
  2. 2. Estariam dispostos a assistir à apresentação pública do trabalho no AVG? Em qualquer caso, comentem os porquês no tópico, para sabermos...

    • Sim
      28
    • Não
      10
    • Talvez, vou esperar para ver...
      31


Recommended Posts

bom dia

 

Como já referi antes, tenho plantas para oferecer (e talvez decoração), areão, xistos, etc.

 

Posso ainda emprestar os testes, para ajudar no arranque.

 

Em relação á montagem do aqua, estás a fazer isso pela ordem errada:

 

1º colocar tudo dentro do aqua (plantas, filtros, substracto, termoestacto, iluminação)

2º colocar aqua

3º deixar ciclar

4º começar por introduzir um peixe por semana (mais coisa menos coisa)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 258
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

agora estamos a procurar espécies típicas do amazonas... peixes e plantas... Mas na devida altura iremos pedir o vosso apoio... Já agora, que plantas e que decorações tens para oferecer?!?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

troncos (tenho 2 posso oferecer 1)

xisto

Valisnerias (resmas de valisnerias)

Outra que não sei o nome, mas fica tão grande que saí fora do aqua até bater na calha de iluminação.

areão

bomba de ar

Possivelmente Anubias (ainda tenho de ver bem quantas tenho)

Red cherrys (camarões)

bola de musgo para consumir nitratos.

mangeira para fazer TPA's

Esponja azul para o interior dos filtros

espoja branca (lã artificial)

comida (granulado do Severum)

comida congelada

 

tambem tenho decoração artificial (um barco que se liga a uma bomba de ar)

 

outro material exedente para venda

filtros externo, filtro interno, calha iluminação

 

Alem disto, posso emprestar alguns testes e dar uma ajuda na montagem e transporte.

 

Acho que nem eu sei tudo o que tenho

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelo apoio desde já!

 

O aquário irá ficar montado na escola, e todo o processo será lá feito... Pelo que não se põe a questão do transporte :flick_tongue:

Quando estivermos mesmo para ver isso voltamos a dizer qualquer coisa, obrigado!

 

Vamos fazer um habitat sul-americano, e hoje surgiu a dúvida se deveriamos apostar no: Alto Amazonas, Baixo Amazonas, Orinoco... Que acham?!?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu que estivesse a fazer este projecto (que excelente ideia, quem me dera deixarem-me fazer isso na faculdade ;) ) apostava no orinoco ou negro.

Devido às especies de lá: Ramirezi, Cardinais, Discus...

Mas sendo um aquario que é para ficar na escola a longo prazo... não sei se as pessoas que virão depois terão responsabilidade para manter discus!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu que estivesse a fazer este projecto (que excelente ideia, quem me dera deixarem-me fazer isso na faculdade :rolleyes: ) apostava no orinoco ou negro.

Devido às especies de lá: Ramirezi, Cardinais, Discus...

Mas sendo um aquario que é para ficar na escola a longo prazo... não sei se as pessoas que virão depois terão responsabilidade para manter discus!

Obrigado :offtopic:

Não devemos colocar discus neste aquário... Estávamos a pensar colocar escalares, caso abordássemos o Amazonas. Há algumas espécies que nos recomendaram, como os Neons-preto e os cardinais, como bem disseste...

 

 

Ja pensaram nas ferias da escola quuem vai cuidar do aqua? ou os fims da semana (com pontes por ex.)?

Isso é um dos aspectos que temos de falar no Concelho... Mas numa primeira abordagem garantiram que haveria pessoal... É claro que também será nossa intenção deixar como que um 'manual de instruções', que no fundo será o trabalho...

__________

 

Já agora, quanto tempo acham que levam os vários processos de construção do aquário:

* Colocação do material de manutenção

* Colocação do areão

* Colocação da decoração

* Colocação de flora

* Colocação de fauna

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

para as ferias compra-se um alimentador automatico (eu em minha casa tenho, não sou eu que lhes dou comida)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

para as ferias compra-se um alimentador automatico (eu em minha casa tenho, não sou eu que lhes dou comida)

Foi uma das soluções que encontrámos, aliado também a uma iluminação com temporizador... :rolleyes:

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, quanto tempo acham que levam os vários processos de construção do aquário:

 

* Colocação do material de manutenção

* Colocação do areão

* Colocação da decoração

* Colocação de flora

* Colocação de fauna

 

Colocação do material de manutenção (não percebo esta pergunta)

 

Colocação do areão - 5 minutos (pronto....como é a 1ª vez 10 minutos)

antes de se colocar o areão, tem de se lavar (as vezes necessárias até deixar de sujar a agua) e ferver bem (depois de começar a ferver dexar mais 15 minutos a ferver). Depois disto tudo, tem de se deixar o areão arrefecer para a temperatura ambiente antes de colocar no aquario (se o areão estiver a ferver, pode partir os vidros do aqua)

 

Colocação da decoração - 5 ou 10 minutos

 

Colocação de flora - plantas 1 minuto, musgo preso a uma rede 20 minutos

 

Colocação de fauna - 1 segundo (1º ambienta-se o peixe num tapawere durante +- 2 horas, depois manda-se só o peixe para dentro do aqua)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizia o tempo de colocação, não era tão literal :rolleyes: Queria dizer o tempo de colocação e de preparação...

 

Quanto à primeira, os materias de manutenção são os filtros, iluminação, etc... Isto porque iremos ser nós a montar tudo! Não há ainda o pormenor de depois da colocação da água, deixar os ciclos do azoto completarem-se?!? Era também estes aspectos que pretendia saber o tempo que levaria... Para ter uma noção de como orientar as coisas...

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok....já percebi....

 

então é assim, depois de os vidros estarem colados e secos (disto não percebo nada, mas o pessoal que vai ai montar explica-te) faz-se o teste para ver se é estanque.

 

teste para ver se é estanque:

1º encher 1 centimetro ou 5 de aqua e deixar 1 dia.

2º encher até 1/3 ou 1/2 e deixar um dia.

3º encher até acima e deixar um dia.

4º mandar a agua fora e começar a montagem.

 

Tempo de montagem de todos os materiais e encher com agua:

com ajuda de uma pessoa experiente e usando materiais de fabrica, que é "chegar e montar" +- 3 ou 4 horas (talvez até uma hora chegue)

sem ajuda +- 6 ou 12 horas (talvez uma hora chegue)

 

Tempo de maturação da agua

+- 1 mês, mas pode ser reduzido.

 

tempo total para a introdução do 1º ser vivo +- 1 mes, 1 e meio.

tempo total para a introdução de todos os seres vivos +- 2 meses

 

agora tambem te posso acrecentar que isto é tudo relativo porque depende do material que se usa. Vou-te dár um exemplo:

se tiveres o aqua muito afastado de uma torneira e só tenha um garrafão de 5 litros, demoras uma ou duas horas a meter agua no aquario.

se tiveres uma mangueira ligada a uma torneira, demoras 5 ou 10 minutos.

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, estes dados vão ser bastante úteis para organizar o trabalho, visto que em termos de introdução das espécies esse tempo de vários meses que referiste é muito importante. No entanto, vi noutra fonte que poderia ser reduzido esse tempo, sendo a introdução feita de forma progressiva, por exemplo de semana a semana, sendo que algumas espécies como os escalares deveriam ser colocadas em último lugar: que achas?!?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo......

 

os escalares, sendo teritoriais devem-se introduzir em ultimo para evitar "brigas" com novos habitantes.

 

Isso de introduzir um peixe por semana está certo, mas só depois do ciclo do azoto estar completo. Logo 1 mês para ciclar, mais um peixe por semana, dá 2 meses +-.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 meses para ter tudo montado e a funcionar com peixes......tudo completo (finalização do trabalho)

 

 

já agora tenho 400 perguntas para fazer (+- claro)

 

- o aqua vai ser tapado ou destapado?

- o filtro (marca e modelo)?

- a iluminação (marca e modelo)?

- substracto(s) já tens, já sabes o que queres?

- movel, já tens?

- extenções electricas, tomadas?

- alimento(s)?

- plantas (já sabes o que queres?) nome?

- outros materiais, já tens?

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem:

* Vai ser tapado, para evitar fugas de peixes ;)

 

* Quanto a materiais ainda não temos nada: mas já temos em vista várias formas de os adquirir. Claro que teremos de ter em conta que o aquário terá 200 L e todos os materiais serão adquiridos segundo a proporção do aquário.

 

* Quanto a plantas... é necessário ter definido se iremos abordar o Orinoco, RIo Negro ou Amazonas, portanto... ainda nada...

 

* O aquário irá ficar assente numa mesa normal da escola, localizada numa estufa (que vai ficar fechada para nós), sendo talvez necessária uma modificação da disposição da sala, de forma a ter as tomadas perto do aquário...

 

Força, já só faltam 391 perguntas :?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselhavavos a meter o minimo de peixes tipo 2cm de peixe por litro meter uns 5(ou 6) escalares e uns peixes de fundo (EX 4corys , 4ottos , 2ansistros pitbul so um exemplo ) mais nada os escalares em grandes iram se ver bem no aquario e ja sao um cardume e ocupariam a zona centro e zona mais alta do aqua e as corys por exemplo iriam estar mais no fundo dependendo da especie

 

 

nada de mais

 

au ser na escola o aqua vai dando trabalho nao é o mesmo que em casa por tanto nada de muito exigente apostem mais nas plantas e cuidado para nao esclherem plantas de crescimento muito rapido se nao é sempre a corta :?

 

 

na minha escola temos um aqua de uns 70 litros e a senhora so se queixa que da muito trabalho e daqui a nada farta se dele vejam como é que vai ser

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem:

* Vai ser tapado, para evitar fugas de peixes ;)

 

* Quanto a materiais ainda não temos nada: mas já temos em vista várias formas de os adquirir. Claro que teremos de ter em conta que o aquário terá 200 L e todos os materiais serão adquiridos segundo a proporção do aquário.

 

* Quanto a plantas... é necessário ter definido se iremos abordar o Orinoco, RIo Negro ou Amazonas, portanto... ainda nada...

 

* O aquário irá ficar assente numa mesa normal da escola, localizada numa estufa (que vai ficar fechada para nós), sendo talvez necessária uma modificação da disposição da sala, de forma a ter as tomadas perto do aquário...

 

Força, já só faltam 391 perguntas :?

 

 

basta abrangerem a america do sul que ja é complicado nao compliquem mais com as zonas especificas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro! Também iremos pôr algumas ampulárias, eventualmente, para ajudar na 'limpeza' do aquário... Essa sugestões que fizeste são interessantes, mas nem todos fazem parte dos biótopos que pretendemos abordar. Claro que os escalares irão estar presentes, e os peixes de 2 cm que referes irão ser neons ou guppys, talvez...

 

Também vamos ter peixes-gato (limpa-fundos) para ajudar na limpeza do fundo, e ainda alguns que ajudem na limpeza das plantas... Tudo para dar o mínimo de trabalho :?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

basta abrangerem a america do sul que ja é complicado nao compliquem mais com as zonas especificas

Também pode ser uma ideia a considerar. Mas assim o trabalho poder-se-ia tornar muito subjectivo. E não estaríamos a abordar um biótopo específico. Mas essa é uma das questões que coloquei à bióloga que está a acompanhar o nosso projecto :?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de ter em atenção alguns permenores:

 

a mesa tem de suportar + de 300 kilos.

aconselho que começes a fazer uma lista do material necessário com marcas e modelos e preços. Se já tiveres indica.

 

mais perguntas

 

a tampa do aqua é em vidro?

 

o filtro vai ser externo? eu aconselho a marca Eheim, modelo 2217 (+- 100€ ou 150€ já com materias filtrantes e torneiras duplas).

Como o filtro não tem termoestacto, aconselho o Jaggër 150w (+-15€ ou 20€), porque o de 200w é muito comprido.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neons e guppys no mesmo aquario não é aconselhavel, porque os neons preferem aguas acidas e os guppys aguas alcalinas.

 

como vês é muito importante que começes a definir a especies que queres. Não só os peixes perferem determinado Ph como as plantas tambem (apesar da maioria das plantas suportar grandes variações de Ph).

 

Para se atingir determinado Ph, tem de se fazer uns "truques".

 

A iluminação tambem é um ponto importante para manter deterninadas plantas,.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plantas amazonicas

 

Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia)

 

Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina)

 

Bacopa australis

 

Bacopa caroliniana

 

Bacopa monnieri

 

Cabomba caroliniana nao gosto de usar cabombas

 

Echinodorus bleheri (bleherae) muito grande

 

Echinodorus palaefolius var. latifolius

 

Echinodorus quadricostatus

 

Echinodorus uruguayensis ja tive nao tive queixas

 

Gymnocoronis spilanthoides

 

Heteranthera zosterifolia

 

Hydrocotyle verticillata tenho bastante para oferecer gosto muito fica muito bem por detras de pedras baixas ou troncos a sua folha é gira so um caule fino e comprido(3 ,4 cm )é que nao le favorece

 

Lilaeopsis brasiliensis

 

Limnobium laevigatum

 

Myriophyllum aquaticum (green) nunca vi esta planta na vida

 

Phyllanthus fluitans

 

Sagittaria platyphylla

 

Sagittaria subulata temos isto aos montes da para fazer um tapete mas muito alto tem quase 15cm eu custumo ir cortandoa e cresce muito rapido dia a dia

 

 

Staurogyne sp.

 

Vesicularia dubyana 'Christmas' tenho bastante segundo o site da tropica é sul americana sempre pensei que fosse asiatica

 

 

estas sao todas do site da tropica plantas que existem em maior parte das lojas ou pleo menos da para pedir

 

 

existem muitas mais mas estas sao as que á mais no mercado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para se atingir determinado Ph, tem de se fazer uns "truques".

 

 

 

na nossa zona a agua da torneira sao a 7 e com um tronco aquilo deve ir pos 6.4 eu no meu aqua da sala tenho tantos troncos que a agua estava super acisa tive que acrescentar corais muidos mais eles nao irao ter esse problema a nao ser que metam troncos a mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.