Do nosso mar p/ o Aqua


Talhadas

Recommended Posts

Boas

 

Apelo a quem sabe o favor de me instruir.

 

Faço mergulho todos os fds na Berlenga e Farilhões, gostaria de saber onde posso me informar sobre o q posso trazer do mar para dentro de um aquario que ainda esta em projecto mas q sera de agua salgado.

Tenho visto esponjas , nudibranquios (lesmas), anemonas , ouriços , camarões , tubiculas , ofiuridios , etc...

 

O Aqua é de 500l ja com sump incorporada, tenho tudo o q é necesario para um Aqua de agua salgada tropical.

 

Gostaria de saber quem é q vende rocha viva aos preços q aqui vi mencionarem no forum (6 a 8€).

 

 

Ja agora pelo q li nos topicos de aprendizagem, mencionam um sistema de arrefecimento mesmo q o Aqua seja de aguas tropicais,

- è mesmo necessario esse sistema para o nosso clima (Lisboa)???

- quanto custa os sistemas de arrefecimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não te quero desanimar, mas a nossa legislação não nos permite capturar fauna marítima para aquário.

Caso querias na mesma colocar alguns animais num aquário, deves ter mesmo um refrigerador, porque no verão a temperatura do aqua deve atingir facilmente os 29 ou 30º, e as espécies da nossa costa é de águas mais frias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não te quero desanimar, mas a nossa legislação não nos permite capturar fauna marítima para aquário.

Caso querias na mesma colocar alguns animais num aquário, deves ter mesmo um refrigerador, porque no verão a temperatura do aqua deve atingir facilmente os 29 ou 30º, e as espécies da nossa costa é de águas mais frias!

 

boas

 

Eu sei q não se pode trazer nada, da nossa costa, em mergulho com escafandro autonomo, mas se tirar a licença de caça submarina será q assim ja tenho autorização????

 

quanto a sistemas de arrefecimento, quanto custa em media, e do q necessito para um Aqua de 500L?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Eu sei q não se pode trazer nada, da nossa costa, em mergulho com escafandro autonomo, mas se tirar a licença de caça submarina será q assim ja tenho autorização????

 

quanto a sistemas de arrefecimento, quanto custa em media, e do q necessito para um Aqua de 500L?

 

Obrigado

 

de agua salgada nao sei muito mas sei que se ''pudesse'' apanhar alguma coisa,apanhava esponjas

basta levar a faca e cortar um bocado elas filtram a agua e é impossivel magoa-las já agora nao viste ouriços? é que no algarve há

 

ps basta colocar o bocado de esponja que cortas-te no aqua

 

 

pss:vou contactar-te por mp

 

cumps

joão

 

psss:tambem ando com ideias de agua salgada da nossa costa

4125.png

homer-simpson-fan.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não te quero desanimar, mas a nossa legislação não nos permite capturar fauna marítima para aquário.

Caso querias na mesma colocar alguns animais num aquário, deves ter mesmo um refrigerador, porque no verão a temperatura do aqua deve atingir facilmente os 29 ou 30º, e as espécies da nossa costa é de águas mais frias!

 

 

É pena não ter password´s, pois penso que será aqui o sitio mais indicado para o "talhadinhas" se informar sobre quais as especimes que poderemos ou não capturar.

AQUI

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Eu sei q não se pode trazer nada, da nossa costa, em mergulho com escafandro autonomo, mas se tirar a licença de caça submarina será q assim ja tenho autorização????

 

quanto a sistemas de arrefecimento, quanto custa em media, e do q necessito para um Aqua de 500L?

 

Obrigado

 

 

Boas Talhadas

Quanto a Refrigeracao

Nunca fiz mergulho (Dive) e nao percebo muito disso mas ja fiz Snorkeling no estado da Bahia (Brasil), no Mar Vermelho e nas Maldivas. No Mar Vermelho e nas Maldivas era acabar de comer e entrar na agua. E sem fato. Ninguem morreu de paragem de digestao porque a temperatura da agua era elevada. Depois de comer penso que ha um grande fluxo de sangue para o estomago para ajudar a digestao. O mesmo sangue que ajuda a manter o corpo a tempratura normal ou no caso dos Homens a actividade sexual. Sexo depois de comer pode dar problemas porque o sangue tera que se deslocar do estomago para outra parte do corpo deixando de ajudar aos movimentos necessarios para a digestao. O mesmo que se passa com o banho em agua fria. Tanto quanto ja li, mas como mergulhador saberas melhor do que eu, os mergulhadores perdem calor pelas maos, cabeca, pes e nadegas (esta ultima ainda nao consegui perceber porque). Para evitar que estas perdas de calor sejam graves para o organismo o sangue comeca a circular com maior intensidade para essas partes do corpo. E tambem por isso na costa portuguesa se mergulha com fato. Assim, eu gostaria de saber se quando fazer mergulho utilizas fato ou nao e qual a espessura. Nem precisas de responder mas ja estas a ver onde quero chegar...

Ou seja, a clara diferenca entre a agua de recife e a da nossa costa, em termos de temperatura.

Qualquer loja convencional ou "on-line" que se dedique a aquariofilia de recife tera refrigeradores para venda. So como exemplo vou indicar estes que encontrei mas muitos outros havera e ate podera ser que mais baratos mas penso que a diferenca nao sera muita (que me desculpem a publicidade mas eu nao estou a ganhar nada com isso).

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=175

 

Ja viste o preco? Este sera um dos equipamentos mais caros para a aquariofilia de recife e estamos a falar de manter aquarios entre os 24 e 26 graus. No Verao, nas nossas casas (salvo raros casos como aquarios em caves ou divisoes com ar condicionado por exemplo) os aquarios facilmente atingem os 28 a 30 e ate mais. Precisamos assim de equipamentos para baixar a temperatura em 4 ou 5 graus e ja ficam muito caros. Se quiseres manter o teu aquario com a temperatura da agua da nossa costa imagino que precises de refrigradores dos mais potentes e consequentemente mais caros.

 

 

 

Quanto ao que se pode recolher da nossa costa

Penso que o melhor sera contactares o ICN (Instituto de Conservacao da Natureza)

www.icn.pt

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/

Ja estive a trabalhar na Alfandega durante um ano e meio e contactei muito com eles porque quando tinhamos uma classificacao pautal de um ser vivo que estivesse a ser importado aparecia logo o codigo que nos obrigava a exigir uma declaracao deles e nao podiamos dar saida (introducao em livre pratica ou no consumo) dessa mercadoria sem essa declaracao.

Tenho uma opiniao com reservas de que sao um pouco "fundamentalistas" porque me foi dito numa das AquaDecor (ExpoBatalha) a que fui que uma vez numa exposicao mundial de passaros em Santa Maria da Feira (penso que em 1998) entraram por la a dentro e queriam apreender quase tudo porque havia passaros protegidos. Todas as especies canoras da Europa estao protegidas e nao podemos ter, por exemplo, os vulgares pintassilgos (mas parece que ha uns pintassilgos dos himalais, muito parecidos com os nossos que podems er importados). Claro que essa exposicao mundial nunca mais veio para Portugal. E alem disso atencao que uma feira pode ser, do ponto de vista aduaneiro um territorio internacional (externo em relaccao ao comunidade) pelo que tenho duvidas quanto a legitimidade deles para aquela accao que teriam sim se alguem comprasse um desses passaros e que poderia ser apreendido ao sair da feira mas isto sao pormenores tecnicos que nao interessam para este caso. Tambem la ha muito boa gente e compreensiva e ate ja conheci um membro deste Forum que la trabalha e que me pareceu ser uma pessoa cinco estrelas. Penso que sera o melhor organismo que poderas, e deves, consultar sobre esse assunto.

 

Quanto as esponjas, cuidado porque efectivamente sao filtradoras, ate podem ajudar a manter alguma qualidade da agua mas pelo que ja li, quando morrem podem ser uma verdadeira dor de cabeca para quem faz a manutencao do aquario.

 

Apesar das mas noticias, espero ter ajudado em alguma coisa, pelo menos a evitar algum acidente desagradavel.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao que podes trazer da água penso que legalmente nada se pode trazer , conforme já foi anteriormente referido.. Mas podes informar-te na capitania de Peniche ou em qualquer outra capitania. Eu arriscava trazer aos poucos , sem medos.

 

Não te esqueças que um aquário da nossa costa deve ter vidro duplo para evitar que esteja sempre embaciado ou a escorrer água devido às diferenças de temperatura.

Um abraço,

 

JC

Editado por João Castelo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao que podes trazer da água penso que legalmente nada se pode trazer , conforme já foi anteriormente referido.. Mas podes informar-te na capitania de Peniche ou em qualquer outra capitania. Eu arriscava trazer aos poucos , sem medos.

 

Não te esqueças que um aquário da nossa costa deve ter vidro duplo para evitar que esteja sempre embaciado ou a escorrer água devido às diferenças de temperatura.

Um abraço,

 

JC

 

nao me leves a mal mas para que vidro duplo desde que tenhas o aquario destapado nao acontece o embaciamento, o meu nunca aconteceu isso ve por ti :

Fotos-0014.jpg

Fotos-0030.jpg

Fotos-0032.jpg

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Claro que não levo a mal.

 

Nunca tive aquário da nossa costa. Apenas tenho ouvido conversas com companheiros experientes e foi de facto falado que é preferivel a utilização de um aquário com vidro duplo quando se trata de vivos da nossa costa.

 

Mas se não é preciso, melhor.

 

Estas trocas de experiencias é que nos fazem evoluir.

 

Um abraço,

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

 

Claro q entendo q os habitantes nessecitem das mesmas condições q tinham no habitat deles, mas sei tambem q alguns adaptam-se e têm melhor resistencias q outros, por isso antes de iniciar esta aventura de um aquario da nossa costa, venho aqui perguntar o q devo fazer, retirar duvidas com quem percebe e tem dado o seu valoroso contributo.

 

So para verem a possibilidade do q poderia ser o meu aquario, aqui fica para vosso deleito

 

ups!!!

tenho de me registar no site das fotos

fica a promessa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais