Como trasnformar um aquário num aqua-terrário?


Recommended Posts

Boas!!

Gostava de saber o que acham da ideia de construir um terrário que se adapte a um aquario já em funcionamento!

Deixo aqui a foto do aquario em funcionamento e uma montagem feita a computador, para mostrar mais ou menos aquilo que pretendo fazer.

Ainda não tenho nada defenido pois nem sei por onde começar cheers espero que me possam ajudar!

O aquário mede 120C x 50L x 45A

 

gallery_15836_290_11683.jpg

 

gallery_15836_290_221642.jpg

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

 

Depois de muito pesquisar decidi alterar o meu projecto inicial.

Neste momento já só falta envernizar e passar alguns tubos!

Aqui ficam umas fotos do que já foi feito.

 

 

gallery_15836_290_37058.jpg

 

gallery_15836_290_3301697.jpg

 

gallery_15836_290_1505899.jpg

 

gallery_15836_290_860274.jpg

 

gallery_15836_290_2240546.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar! O background está com muito bom aspecto. O que tencionas fazer em termos de fauna e flora?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar! O background está com muito bom aspecto. O que tencionas fazer em termos de fauna e flora?

 

 

Olá!

 

Quanto à fauna vai permanecer a mesma, Discus, Neons cardinais, red cherrys etc...

Quanto a flora ainda não sei o que plantas utilizar, no backgroud fiz 4 buracos para colocar as plantas mas ainda não decidi!

Ando a ver que plantas posso utilizar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito do background

 

Podes dizer como fizeste?

 

 

Thanks!

 

Boas!

 

Primeiro tentei desenhar no pc só para ter uma ideia, depois de gostar do que via :| comecei por fazer o molde, que foi super simples!

Em seguida apliquei o poliuretano depois de seco e de ter ajustado a quantidade, foram dadas duas demãos de impermiabilizante da Sika, e duas demãos de impermiabilizante Sika mas com corante de tom vermelho acastanhado!

Hoje coloquei o tubo para as cascatas e só falta envernizar com tinta epoxi transparente.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena seres da povoa do Varzim se não pedia-te ajuda para afzermos os 2 para o meu aqua de 540L...

 

Gostei especialmente da textura final...essa espuma que usaste é a tipica espuma de encher paredes não é? Tipo gel "espuma de barbear" que depois de aplicada cresces. cresce,cresce...

 

depois de aplicada sobre o cartão passaste-lhe uma espátula por cima foi?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena seres da povoa do Varzim se não pedia-te ajuda para afzermos os 2 para o meu aqua de 540L...

 

Gostei especialmente da textura final...essa espuma que usaste é a tipica espuma de encher paredes não é? Tipo gel "espuma de barbear" que depois de aplicada cresces. cresce,cresce...

 

depois de aplicada sobre o cartão passaste-lhe uma espátula por cima foi?

 

A espuma é de poliuretano e arranjas em qualquer loja de ferragens.

A massa impermeabilizante foi dada com uma espátula, mas a ultima demão foi dada de trincha para dar uma textura diferente.

 

Se fosse dai dava-te uma ajuda na boa!

 

Cuprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficou muito giro e com um ar natural. Uma questão colocas-te o poliuretano em cima de cartão ou numa placa de madeira? e nao colocas-te entao cimento cola?

 

Reparei que na imagem que desenhas-te no pc parte entrava para dentro de agua, nao ha problema para os peixes?

Editado por Niarctaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficou muito giro e com um ar natural. Uma questão colocas-te o poliuretano em cima de cartão ou numa placa de madeira? e nao colocas-te entao cimento cola?

 

Reparei que na imagem que desenhas-te no pc parte entrava para dentro de agua, nao ha problema para os peixes?

 

Boas!

 

Coloquei a espuma em cima de uma tábua de madeira e depois de seco, cortei a espuma para fazer os buracos para as plantas e fiz também as cascatas.

Depois de tudo cortado é que passei uma massa impermeabilizante.

 

A peça vai entrar dentro de agua mas ai leva uma resina epoxi, que é inerte e impermeável assim não há contacto entre a massa e a agua.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que eu gosto do efeito que o poliuretano pode dar mas na maioria como se tem que colocar verniz ou outros tratamentos fica muito brilhante e já noa me agrada tanto. Os materiais que colocas-te no final nao o torna brilhante? ou continua como nas imagens que postas-te primeiro?

 

Já agora fica com que consistencia? ou seja se acalcares com o dedo vai para dentro? ou é duro?

Editado por Niarctaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que eu gosto do efeito que o poliuretano pode dar mas na maioria como se tem que colocar verniz ou outros tratamentos fica muito brilhante e já noa me agrada tanto. Os materiais que colocas-te no final nao o torna brilhante? ou continua como nas imagens que postas-te primeiro?

 

Já agora fica com que consistencia? ou seja se acalcares com o dedo vai para dentro? ou é duro?

 

Nas fotos ainda não tinha resina.

A resina epoxi fica brilhante mas podes sempre adicionar areia ou algum pó que fique mais natural.

Eu no meu caso vou passar resina epoxi somente na parte que fique dentro de agua.

 

A espuma depois de seca fica dura mas com alguma flexibilidade, depois de dar a massa, fica ainda mais duro mas nas partes onde tem pouca massa pode estalar!

A resina epoxi ajuda a manter a consistência da massa na partes mais finas porque é uma resina muito dura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Hoje acabei de passar a resina epoxi no meu background! Tinha pensado em passar resina apenas na parte que entrava na agua, mas como a diferença de cor era absurda, optei por passar resina por toda a peça!

Agora vou tentar deixar a peça de molho num tanque, para libertar qualquer substancia toxica que possa conter a peça.

Agora só falta comprar os vidros e aplicar no aquario e depois posso colocar o background com silicone!

Gostava também da opinião em relação a flora pois ainda não sei que plantas devo colocar!

 

 

 

Aqui ficam umas fotos já com a resina epoxi.

 

 

gallery_15836_290_1437756.jpg

 

 

 

gallery_15836_290_476077.jpg

 

 

 

 

Cumprimentos!

 

 

 

gallery_15836_290_570056.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, sou-te sincero, gostava mais do aspecto antes de ter o brilho, mas sei que é preciso. Contudo acho que está excelente, só tenho é receio da libertação de substancias toxicas para a água, que não existem testes de os identificar.

 

 

Mas gostei muito e depois isso com uns musgos e umas anubias agarradas deve ficar bem, e com o tempo o brilho tb deve dominuir devido à acomulação de detritos e algas...

 

Boa sorte!! Vai dando noticias!!

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Boas,

 

Eu usei um verniz acrílico num projecto semelhante e o resultado foi o mesmo. E em termos de toxicidade posso dizer que não tive problemas, tendo mantendo diversos invertebrados em contacto com esse verniz.

Mas recomendo o uso de silicone de cor para cobrir a poliuretano. O verniz vai tapar todos os poros e nenhuma planta se irá agarrar lá. Com silicone, enquanto húmido, é possível cobri-lo com algum substrato (húmus de coco por exemplo) que lhe dará uma textura rugosa e "plant friendly".

No meu blog tem lá alguns exemplos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu usei um verniz acrílico num projecto semelhante e o resultado foi o mesmo. E em termos de toxicidade posso dizer que não tive problemas, tendo mantendo diversos invertebrados em contacto com esse verniz.

Mas recomendo o uso de silicone de cor para cobrir a poliuretano. O verniz vai tapar todos os poros e nenhuma planta se irá agarrar lá. Com silicone, enquanto húmido, é possível cobri-lo com algum substrato (húmus de coco por exemplo) que lhe dará uma textura rugosa e "plant friendly".

No meu blog tem lá alguns exemplos.

 

ok o silicone que utilizas é liquido ou bisnaga ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok o silicone que utilizas é liquido ou bisnaga ?

 

Ambos são líquidos, mas usei daquele que precisa de uma "pistola" para ser aplicado. Tanto quanto sei não há castanho à venda em bisnagas para aplicação manual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.