O meu primeiro Plantado


Carla Barbosa

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Após algum tempo nestas andanças da aquariofilia, venho finalmente partilhar convosco fotos do meu primeiro plantado.

Espero que gostem.

 

 

Setup:

 

Data da montagem: 28.06.2007

Data das fotografias: 24.11.2008

Dimensões exteriores: 150 x 50 x 70 (525 litros)

 

Filtro: EHEIM Profissinal 3e 2078

Iluminação: 4x 54W T5 - Cada uma de 9.000K da JBL

CO2: Pressurizado 2Kg

Termóstato: 2 x 300W

Filtro UV Rena 11W

 

Substrato: ADA Powersand Special, ADA Aquasoil Africana

Hardscape: 2 Troncos

 

Fauna:

 

Barbo Cereja

Cardinais

Caridina japonica

Crossocheilus siamensis

Discus

Néons

Otocinclus sp.

Petitella georgiae

Puntius Denisonii

Rásbora Arlequim

Red Cherrie

 

Flora:

 

Anubia barteri var. nana

Blyxa japonica

Cryptocoryne wendtii 'Brown'

Cryptocoryne wendtii 'Green'

Cryptocoryne wendtii 'Tropica'

Cryptocoryne x willissii

Eleocharis 'Parvula'

Hemianthus Micranthemoides

Ludwigia inclinata var. verticillata 'Cuba'

Microsorum pteropus 'Narrow'

Microsorum pteropus 'Windelov'

Nymphaea lotus

 

imag0224ab4.jpg

w1600.png

 

imag0222lu5.jpg

 

imag0208yn1.jpg

 

imag0217lt3.jpg

w1600.png

 

imag0213tu9.jpg

w1600.png

 

imag0205gq3.jpg

w1600.png

 

imag0207nz2.jpg

w1600.png

 

imag0236lr4.jpg

w1600.png

 

 

Desculpem a qualidade das fotos. Estão esbranquiçadas mas foi o melhor que consegui arranjar com o telemóvel.

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

So tenho 1 coisa a dizer do teu aqua,esta espectacular 5*.

Quando puderes posta 1 foto geral de frente para ver melhor essa maravilha e vai dando noticias da evolução.

Parabens e continua o bom trabalho.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carla,

 

Muitos parabéns! O aquário está muito bem conseguido! Nota-se bastante dedicação na manutenção das plantas, quer a nível de podas, quer a nível de cores. As plantas respiram saúde. Não é nada fácil manter um aquário dessas dimensões com tal apresentação mas tu conseguiste. Nota-se perfeitamente que é um aquário bem maturado e isso agrada-me bastante.

 

Se tivesse que apontar alguma coisa seria o facto da Cryptocoryne wendtii " Brown" estar demasiada chegada à frente, fazendo uma separação completa entre o tapete de Eleocharis e o pouco espaço que resta no lado direito do aquário. Um pequeno pormenor que podes resolver podando a planta, permitindo a continuação da Eleocharis e harmonizando ainda mais o layout.

 

Só falta mesmo é uma foto frontal para se apreciar melhor o belo quadro que aí tens.

 

P.S.: em relação à data da foto, percebe-se perfeitamente que foi um engano e que provavelmente as fotos foram tiradas a 24.10.2008 ou antes... :)

 

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens um aquário a respirar saúde, as plantas como esses Discus.

Vai mostrando a evolução desse espectacular aquário para que se veja a evolução.

Assim até dá gosto ver destes quadros.

Editado por José Cruz Silva

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente,

 

Antes de mais queria pedir-vos desculpa pois não sei onde estava com a cabeça ontem.

É um facto que me enganei na data das fotos...estou um mês à frente...

 

Olá

O aquário está bom.

Não percebi uma coisa no teu set up, sobre as datas das fotos (24-11-2006) Parece que há um erro não

 

Tens toda a razão. A data da montagem está correcta mas as fotos foram tiradas na passada sexta-feira, dia 24-10-2008...sorry!!

 

Exelente aquario. Muito bom mesmo. Gosto ;) Só tens de iluminação mesmo 4X54 Watts ?

 

Sim, só tenho mesmo 4 x 54W T5 - 9.000K cada em 70cm altura e dá perfeitamente para ter o tapete de eleocharis bastante denso e forte.

 

Tá exclente esse plantado... hei-de conseguir o meu assim um dia!!! Toma atenção é nas datas... dizes ter tirados as fotos em 24.11.2008...não me parece!!!!!!!!!!!! :P

 

Paulo, se tiveres muitas horas por semana para lhe dedicar acredita que consegues ter um assim. Já para não falar nos €€€. Todas as semanas faço TPA de 20% ou 30% e todas as semanas religiosamente a Ludwigia inclinata var. verticillata 'Cuba' tem de ser podada. Os vidros de 15 em 15 dias são limpos, fertilizações 2 a 3 vezes por semana consoante as necessidades e os peixes recebem atenções todos os dias. As manutenções são sempre feitas à noite a seguir ao jantar que é quando as luzes estão ligadas e que é quando tenho mais tempo.

 

Olá Carla,

 

Muitos parabéns! O aquário está muito bem conseguido! Nota-se bastante dedicação na manutenção das plantas, quer a nível de podas, quer a nível de cores. As plantas respiram saúde. Não é nada fácil manter um aquário dessas dimensões com tal apresentação mas tu conseguiste. Nota-se perfeitamente que é um aquário bem maturado e isso agrada-me bastante.

 

Se tivesse que apontar alguma coisa seria o facto da Cryptocoryne wendtii " Brown" estar demasiada chegada à frente, fazendo uma separação completa entre o tapete de Eleocharis e o pouco espaço que resta no lado direito do aquário. Um pequeno pormenor que podes resolver podando a planta, permitindo a continuação da Eleocharis e harmonizando ainda mais o layout.

 

Só falta mesmo é uma foto frontal para se apreciar melhor o belo quadro que aí tens.

 

P.S.: em relação à data da foto, percebe-se perfeitamente que foi um engano e que provavelmente as fotos foram tiradas a 24.10.2008 ou antes... :D

 

 

Cumprimentos,

André

 

Olá Mestre André, obrigado pelas tuas palavras. È um facto que me dedico muito a este aquário onde nem sempre tudo foi e é fácil devido às suas dimensões e acima de tudo altura. Nada é descurado neste aquário. Estou sempre com atenção a tudo pois acima de tudo está a saúde dos meus peixes, a qual tanto depende da qualidade da água e da saúde das plantas.

Tens toda a razão quanto à cryptos tanto do lado direito como do lado esquerdo. Inicialmente plantei só um pézinho de cada lado mas elas gostaram tanto que estão a tomar conta de todo o aquário. Se reparares bem, no lado esquerdo já fiz uma poda mas elas já estão a rebentar outra vez. Com podas sucessivas, vou tentar que as cryptos recuem e que a eleocharis se espalhe para a frente e para as laterais do aquário.

 

Parabens pelo aquario aqui apresentado esta um espetaculo quem me dera ter assim um,estou a pensar em começar um aquario e esse deixou-me mais intusiasmado so nao sei que chego a esse nivel,parabens :D

 

Acredita que chegas a este nível e muito mais. Basta quereres e teres muita vontade de realizar algo assim. É de notar que este aquário já tem 1 ano e 4 meses e no início o aquário não tinha este aspecto. Com o tempo ele foi ficando assim e só agora achei que ele tinha bom aspecto o suficiente para partilhar as fotos convosco. Tenta...vais ver que não custa mas confesso que vais ter de ter muita paciência.

 

Obrigado a todos pelos comentários. Continuam a ser benvindas mais sugestões como a do André.

 

E para quem pediu, aqui vai uma foto frontal...continuo a dizer...de má qualidade mas não consigo melhor ;)

 

imag0245fp1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carla,

 

Obrigado pela panorâmica. Mais uma vez, excelente trabalho!

 

Queria só chamar a atenção para este pormenor...

 

Sim, só tenho mesmo 4 x 54W T5 - 9.000K cada em 70cm altura e dá perfeitamente para ter o tapete de eleocharis bastante denso e forte.

 

Em 70cm de altura, pode-se ver o magnífico trabalho que as T5 fazem, principalmente nas plantas de tapete. E quem diz Eleocharis diz Glossoestigma, Hemianthus callitrichoides " Cuba", Utricularia graminifolia, etc. É por isso que fico incrédulo quando pessoas supostamente " experts" em iluminação sugerem HQIs para aquários com altura superior a 50 ou 55cm. É lamentável como as T5 são subestimadas em prol das HQI quando cumprem a mesma função ou até melhor.

 

Desculpa o aparte Carla mas achei importante realçar este pormenor e o teu aquário serve perfeitamente como exemplo. #food

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, o teu aquário esta excelente, muito bom trabalho, alias mereces um hiper, super mega PARABÉNS esta realmente muito bom.

 

 

Cumprimentos

 

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Olá Carla,

 

Obrigado pela panorâmica. Mais uma vez, excelente trabalho!

 

Queria só chamar a atenção para este pormenor...

 

Em 70cm de altura, pode-se ver o magnífico trabalho que as T5 fazem, principalmente nas plantas de tapete. E quem diz Eleocharis diz Glossoestigma, Hemianthus callitrichoides " Cuba", Utricularia graminifolia, etc. É por isso que fico incrédulo quando pessoas supostamente " experts" em iluminação sugerem HQIs para aquários com altura superior a 50 ou 55cm. É lamentável como as T5 são subestimadas em prol das HQI quando cumprem a mesma função ou até melhor.

 

Desculpa o aparte Carla mas achei importante realçar este pormenor e o teu aquário serve perfeitamente como exemplo. ;)

 

André, não tens nada de pedir desculpa. Na realidade penso exactamente como tu e acho que fizeste muito bem em chamar a atenção para esta questão e sim, é um facto que este aquário serve mesmo de exemplo que as T5 com os Watts e kelvins adequados, fazem maravilhas. Claro que as minhas plantas também não são das mais exigentes em termos de luz mas consegui fazer tapete com as T5 que o aquário trazia e isso é que foi importante para mim pois adoro tapetes de relva nos aquários. :)

 

Olá, o teu aquário esta excelente, muito bom trabalho, alias mereces um hiper, super mega PARABÉNS esta realmente muito bom.

 

Cumprimentos

 

Petty

 

Petty, olha quem fala!! ;) O teu aquário, o qual eu gosto bastante, também é de se lhe tirar o chapéu!! ;)

 

 

A todos mais uma vez, obrigado por participarem no meu tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi e revi as fotos do teu aqua! Está fantástico parabens pelo teu trabalho, já há muito tempo que não via um aquário tão bem concebido e cuidado. bigsmile

Quem me dera conseguir algo parecido com o meu...

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi e revi as fotos do teu aqua! Está fantástico parabens pelo teu trabalho, já há muito tempo que não via um aquário tão bem concebido e cuidado. :(

Quem me dera conseguir algo parecido com o meu...

 

:lol: Olá Paula, Obrigado...então e o que é que te impede de fazer algo semelhante?....não precisa ser tão grande...é só poupar uns €€€€ e colocar mãos-à-obra. Estou a tentar fazer o mesmo com o meu aquário de 60cm...a ver se consigo. Quando estiver no ponto coloco fotos para vocês verem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que é o teu primeiro plantado?!

 

É que para quem só tem musgos e fetos de java como eu, sinto-me um pouco tipo... INÚTIL! :D

 

Parabéns pelo teu excelente aquário!

 

:blush: Olá Ruben....Obrigado...e sim...é mesmo o meu primeiro plantado até porque não tenho outro. E tenho testemunhas fidedignas em como é mesmo o primeiro bowdown

Se reparares bem, eu também tenho fetos e anúbias, por exemplo...ainda tentei ter musgos mas neste aquário não vingam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, e dos aquarios mais bonitos que ja vi, esta fantastico, fenomenal mesmo. Para primeiro plantado fizeste um trabalho espectacular. Os meus parabens. Continua a maravilhar-nos com fotos como estas. E espero um dia ter um aquario com tao bom aspecto como o teu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente fabuloso, gostei de tudo , parabéns, muito bonito , 5*****

O meu aquário tem as mesmas dimensões do teu, tenho é t8 de 36w

em vez das t5 de 54w, ao ver esse tapete excelente, estou desejando

mudar a iluminação, para não ficar tão limitado na escolha das plantas.

 

Cumps.

Sologt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Olá Paula, Obrigado...então e o que é que te impede de fazer algo semelhante?....não precisa ser tão grande...é só poupar uns €€€€ e colocar mãos-à-obra. Estou a tentar fazer o mesmo com o meu aquário de 60cm...a ver se consigo. Quando estiver no ponto coloco fotos para vocês verem.

 

Olá Carla,

Eu não me estava a referir ao tamanho (o meu tem 200X60/70), mas sim a beleza do conjunto do teu, essas plantas estão com um aspecto fantástico. Isso deve dar mesmo muito trabalho, eu vejo-me e desejo-me para fazer a manutenção por causa da altura...

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente, as quais continuo a agradecer os comentários ao meu tópico.

 

Vou ser sincero, e dos aquarios mais bonitos que ja vi, esta fantastico, fenomenal mesmo. Para primeiro plantado fizeste um trabalho espectacular. Os meus parabens. Continua a maravilhar-nos com fotos como estas. E espero um dia ter um aquario com tao bom aspecto como o teu.

 

:) Olá Kost...obrigado pelo comentário mas se quiseres ver aquários lindos, lindos mesmo, consulta www.aquascapingforum.net e www.aquascapingworld.com....sem querer menosprezar o nosso fórum obviamente.

 

boas Carla

 

esse aquario está mesmo muito muito bom e uma fauna divinal :wink: parabens

deves de ter por aì alguma maozinha com bastante experiencia que te ajuda :(:lol:

 

abraços.

 

:) Olá Tiago...Obrigado...vou confessar-te que fartei-me de andar atrás do Francisco da Naturline para me ajudar com o meu aquário ou no mínimo fazer-me um esboço para o meu layout pois ele tem muito jeito para isso mas tive de desistir porque ele não me ligou nenhuma. Por isso, acredita que não tive ajuda nenhuma com este aquário pois fiz mesmo tudo sozinha, até porque nunca tive ninguém com quem partilhar este hobby...desde família, amigos ou namorado...pura e simplesmente o aquário foi ficando assim com o tempo e com muita persistência minha e também graças a muita consulta que fiz neste fórum. Resumindo, obrigado a todos os que frequentam este fórum.

 

 

Realmente fabuloso, gostei de tudo , parabéns, muito bonito , 5*****

O meu aquário tem as mesmas dimensões do teu, tenho é t8 de 36w

em vez das t5 de 54w, ao ver esse tapete excelente, estou desejando

mudar a iluminação, para não ficar tão limitado na escolha das plantas.

 

Cumps.

Sologt

 

Sologt...a ti também o meu obrigado pelo comentário. Dependendo do teu orçamento e das exigências das plantas que quiseres plantar, sempre tens as calhas de suspensão lateral T5 da Sun Sun a preços muito apelativos. Tens calhas T5 com 4 x 54W e até tens a calha T5 4 x 80W. Eu tenho uma calha dessas de T5 x 3 24w e não tenho nada a dizer por enquanto.

É uma questão de fazeres uma pesquisa aqui no fórum sobre esse tema, fornecedores e preços.

 

Olá Carla,

Eu não me estava a referir ao tamanho (o meu tem 200X60/70), mas sim a beleza do conjunto do teu, essas plantas estão com um aspecto fantástico. Isso deve dar mesmo muito trabalho, eu vejo-me e desejo-me para fazer a manutenção por causa da altura...

 

Paula, desculpa...realmente interpretei-te mal. É que a mim o que me custou mesmo foi largar os €€€ todos que larguei pelo aquário, pelo material e até mesmo pelos peixes e plantas!! :) Então quando estava a pagar a terra da ADA até me estava a contorcer toda...mas valeu bem o dinheirinho. A manutenção do aquário não me custa nada fazer, pelo contrário, até gosto bastante. E se reparares bem, neste momento só tenho de fazer manutenção à Ludwigia Verticillata "Cuba" e tem de ser todas as semanas porque ela cresce mesmo muito. Tenho de tirá-la para fora, corto a parte de baixo que não me interessa e a medida que quero e volto a plantá-la e depois é só colocar os fertilizantes e vê-la crescer nas horas da loucura. Quanto à moita de Hemianthus é só aparar como quiser....de resto não mexo em mais plantas...2 vezes por ano é que faço manutenção à Blixa. Agora limpar os vidros é que é uma grande chatice!!!...e sim tens razão, os 70cm de altura do aquário não nos facilitam muito a vida mas no fim compensa sempre :)

O teu aquário é de 200x60x70?!??!....isso é que é de louvar!!!....840 litros?!...grande mulher!!!...também não me importava nada de ter um assim...era a loucura cá em casa :) ...eu perdia-me no meio de tanta água e com tanto espaço para plantar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Olá Tiago...Obrigado...vou confessar-te que fartei-me de andar atrás do Francisco da Naturline para me ajudar com o meu aquário ou no mínimo fazer-me um esboço para o meu layout pois ele tem muito jeito para isso mas tive de desistir porque ele não me ligou nenhuma. Por isso, acredita que não tive ajuda nenhuma com este aquário pois fiz mesmo tudo sozinha, até porque nunca tive ninguém com quem partilhar este hobby...desde família, amigos ou namorado...pura e simplesmente o aquário foi ficando assim com o tempo e com muita persistência minha e também graças a muita consulta que fiz neste fórum. Resumindo, obrigado a todos os que frequentam este fórum.

 

boas

 

então so tenho que te dar um grande pedido de desculpas :D e mais uma vez dar-te a dobrar os PARABENS pelo teu trabalho dedicado :mrgreen:

 

essa blixa assim tão redondinha e o tapete certinho é que me fez desconfiar de uma mãozinha bem experiente por ai,

"afinal é um toque delicado de uma mão femenina" tem logica :D

 

os meus parabens continua assim :D

 

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Parabéns pelo tanque, está fantástico, penso que é um dos mais bem cuidados do fórum.

 

Relativamente ao musgo não crescer, penso que o problema será da temperatura dos discus, acima dos 28 graus o musgo fica com calor :mrgreen:

 

Mais uma vez parabéns, continuação de bom trabalho.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paula, desculpa...realmente interpretei-te mal. É que a mim o que me custou mesmo foi largar os €€€ todos que larguei pelo aquário, pelo material e até mesmo pelos peixes e plantas!! :mrgreen: Então quando estava a pagar a terra da ADA até me estava a contorcer toda...mas valeu bem o dinheirinho. A manutenção do aquário não me custa nada fazer, pelo contrário, até gosto bastante. E se reparares bem, neste momento só tenho de fazer manutenção à Ludwigia Verticillata "Cuba" e tem de ser todas as semanas porque ela cresce mesmo muito. Tenho de tirá-la para fora, corto a parte de baixo que não me interessa e a medida que quero e volto a plantá-la e depois é só colocar os fertilizantes e vê-la crescer nas horas da loucura. Quanto à moita de Hemianthus é só aparar como quiser....de resto não mexo em mais plantas...2 vezes por ano é que faço manutenção à Blixa. Agora limpar os vidros é que é uma grande chatice!!!...e sim tens razão, os 70cm de altura do aquário não nos facilitam muito a vida mas no fim compensa sempre :D

O teu aquário é de 200x60x70?!??!....isso é que é de louvar!!!....840 litros?!...grande mulher!!!...também não me importava nada de ter um assim...era a loucura cá em casa :D ...eu perdia-me no meio de tanta água e com tanto espaço para plantar :)

 

Carla, não tens que pedir desculpa... Eu de facto fiz mal em não comprar um substrato decente mas como nunca pensei, pelo que tenho lido, que conseguia manter plantas mais exigentes com as T5 (4X80) devido à altura do aqua, coloquei areão de rio e plantas fáceis.

Vou ver se tiro umas fotos e peço umas ideias aqui ao pessoal. Continua a mostrar o teu trabalho que dá gosto ver :D

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.