Projecto 220x60x60


BaNoBi

Duvidas!!!  

47 votos

  1. 1. Usar SUMP?

    • Sim
      34
    • Não
      13
  2. 2. Iluminação?

    • T5
      23
    • HQI
      25
    • T8
      5


Recommended Posts

Estou a começar a projectar o meu novo aquário, a ideia é criar um biótipo amazónico (Discus e afins).

 

Vai ter as seguintes medidas: 220x60x60 (cm) (CxLxA), dando um total de 792 litros.

 

E ai começam a surguir algumas duvidas.

 

1ª Filtragem:

  • SUMP (Dimensão??? (20% de 800l dá 160l, por exemplo 100x40x40))
  • Filtro externo (???)

2ª Iluminação:

  • T5 (Quantas???)
  • HQI (Quantas???)
  • T8 (Quantas???)

3ª Aquecimento:

  • 2 x 300W (???)

 

Qua a vossa opinião sobre a escolha do material?

Editado por BaNoBi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Embora não seja nenhum expert vou tentar ajudar:

 

Sump não tenho a certeza se será necessário, em boa verdade penso que servirá para esconder equipamentos

Filtro externo tem de ser e provavelmente mais do que um uma vez que tem de ciclar toda a agua do aqua 3 x por hora ou seja 800 x 3 = 2400 l/h, eventualmente também poderá ser necessário uma bomba de circulação uma vez que pode haver zonas de agua parada num aquario grande.

 

Quanto á iluminação existe a regra de 1w por litro de agua, embora eu não concorde totalmente com a mesma, tenho um aquario de 200 l só com 60 W, embora esteja a pensar em aumentar não vou chegar de certeza aos 200 W, no entanto tens de preocupar com a distribuição da luz em todo o aquario, as lampadas a utilizar ou o tipo tem essencialmente a ver com os "lux" (medida de luminiscencia), tens lampadas de 20 W com 50 lux e de 36 W com 25 por exemplo. Para além disso tens de ver o tipo de peixes e plantas, os discus não querem muita luz portanto tens de usar plantas que também não precisem dela.

 

Para o aquecimento é que são 1W por litro, vais precisar portanto de 800 W

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas BaNoBi (? :( ),

se fores iniciado na aquariofilia aconselho-te a usar um aquário um pouco mais pequeno (esse ai não faz mal, mas depois com voltas e reiravoltas...), e aconselho-te também a não usar discus...isto claro, se fores inexpriente...porque se fores expriente força ai com isso :rolleyes:

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Sump não tenho a certeza se será necessário, em boa verdade penso que servirá para esconder equipamentos

Filtro externo tem de ser e provavelmente mais do que um uma vez que tem de ciclar toda a agua do aqua 3 x por hora ou seja 800 x 3 = 2400 l/h, eventualmente também poderá ser necessário uma bomba de circulação uma vez que pode haver zonas de agua parada num aquario grande.

...

Então que filtros aconselhas? 2 x 2217 da Eheim??

 

boas BaNoBi (? :( ),

se fores iniciado na aquariofilia aconselho-te a usar um aquário um pouco mais pequeno (esse ai não faz mal, mas depois com voltas e reiravoltas...), e aconselho-te também a não usar discus...isto claro, se fores inexpriente...porque se fores expriente força ai com isso ;)

 

Cump

 

Ob pelo concelho.

 

Primeiro vou começar com um aquário de 60 litros. Este projecto não é para começar daqui a um, nem dois meses, épara ser muito bem planeado para depois não ter tantas surpresas.

 

Cump

 

P.S.: Estou a ver que achaste piada ao meu nick :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Apesar de não ser um expert na matéria, cá vai a minha opinião:

 

Como a banheira vai ser grandita :) , é melhor mesmo optares por uma sump, podes usar filtros externos, mas provavelmente vai-te sair mais caro que a Sump e ficas com uma capacidade de matérias filtrantes mais limitada.

Com esse tamanho apontava sempre no minimo para 3000/4000 L/H.

 

Em relação à iluminação e até porque não tens muita altura de água, podes efectivamente usar T5, mas se fosse a ti metia 3 projectores de 150w HQI e tava feita a festa.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É tudo uma quetão de preço, comprei há pouco tempo um ecco pro 300 (750 l/h), mais barato que o equivalente da linha classic, na aquaplante aqui em lisboa, mas para esse talvez os da linha profissional sejam melhores, a minha ideia é que será melhor dois no lugar de um, se colocares um em cada extremo do aqua evitas a bomba de circulação, tens é de respeitar os 2400 l/h, eu pessoalmente gosto da eheim tenho dois e nunca me deixaram ficar mal (tenho um 2213 para ai á uns dez anos), vai o site ou a lguma loja online para veres os preços das diversas gamas para ver o que mais te convém, repara também nos Watt de consumo porque podem eventualmente uns serem mais caros mas compensarem em consumo de energia.

 

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uses Sump. Não e viável em aquários de agua doce. Devido as perdas de dióxido de carbono. Usa 2 filtros externos.

 

Malta, atenção aos conselhos que dão...

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente... eu uso uma SUMP para cada aquário, já agora podias dar mais pormenores Fernando Freire assim ficavamos a saber melhor, tentamos ajudar mas é claro que não sabemos tudo! essa informação é importante, eu nunca ouvi falar, o que acontece na prática?

Obrigada e desculpem aproveitar este tópico.

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que sump seja necessária. Votei não.

 

Já agora, tens os FX-5 da Fluval. São é "um bocadinho" caros.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uses Sump. Não e viável em aquários de agua doce. Devido as perdas de dióxido de carbono. Usa 2 filtros externos.

 

Malta, atenção aos conselhos que dão...

Como foi mencionado pelo lcfonseca, podes explicar melhor?

A usar 2 filtros externos quais aconselhas?

Ao utilizar a SUMP estava a pensar aquirir uma bomba Eheim +5000 que dá um débito de até 5000l/H e assim era mais fácil de montar um sistema de TPA's automáticas.

 

Não acho que sump seja necessária. Votei não.

 

Já agora, tens os FX-5 da Fluval. São é "um bocadinho" caros.

Basta um Fluval FX-5?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos,

 

E simples, lembram-se dos conselhos de que quando os peixes estão a respirar muito a superfície por efeitos de CO2, ou fazer uma TPA rápida ou arranjar um modo de que a superfície da agua entre em movimento de modo a oxigenar a agua??

 

Ora numa sump e a mesma coisa! quando cai pela coluna seca há muito movimento, e quando cai na sump ainda mais movimento há na agua, logo perde-se muito CO2 nessa movimentação da entrada da agua para a coluna seca e na caída para a sump!

 

Com isto não quero dizer "não usem Sump!!!" mas sim alertar para que terão que usar um sistema de CO2 pressurizado e estarmos preparados para gastar muito mais CO2 da garrafa do que se tivéssemos um sistema com filtros externos.

 

Num aquário para colocar plantas exigentes e afins, aconselho filtros externos. Se pretendes, por exemplo, ciclideos africanos e um dia mais tarde possivelmente um de agua salgada, podes ja preparar uma coluna seca!

 

Não te esqueças e do barulho da queda de agua que inevitavelmente ira sempre fazer...

 

(peco desculpas pela falta de c's de cedilha e acentuação em algumas letras, o meu portátil e americano... O Mozzila ja da-me uma grande ajuda...)

 

Espero ter ajudado a dissipar algumas duvidas!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aqui 2 bons filtros para esse aquário. Se puderes comprar os dois melhor ... :arrow:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

usar sump ou nao depende do que queres, plantado ou nao.

se for um plantado mesmo á seria com plantas exigentes etc.... usa filtros esternos. gastas menos co2..

vi por ai um membro dizer que gasta quase o mesmo, diferença de 1 bps , nao sei se é muito ou nao, penso que nao!!

se for para peixes, usa sump, tens uma filtragem muito melhor , com muito mais capacidade, mais facil de fazer manutençao, escondes aquecedores etc ......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

usar sump ou nao depende do que queres, plantado ou nao.

se for um plantado mesmo á seria com plantas exigentes etc.... usa filtros esternos. gastas menos co2..

vi por ai um membro dizer que gasta quase o mesmo, diferença de 1 bps , nao sei se é muito ou nao, penso que nao!!

se for para peixes, usa sump, tens uma filtragem muito melhor , com muito mais capacidade, mais facil de fazer manutençao, escondes aquecedores etc ......

Podes dar exemplos de plantas exigentes?

 

Muito obrigado pela ajuda que estão a dar.

 

A ideia como disse inicialmente é criar um ambiente amazónico para no futuro colocar discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar exemplos de plantas exigentes?

 

Muito obrigado pela ajuda que estão a dar.

 

A ideia como disse inicialmente é criar um ambiente amazónico para no futuro colocar discus.

 

 

 

pois ai ja nao te posso ajudar, nao perebo nada de plantas.

mas se nao me engano, é lotus , tapetes, cryptos, e "aquelas vermelhas"

mas espera que algem te diga.

se queres anubias, valisnerias, fetos..... sao menos exigentes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

estive em casa de um membro aqui do forum que tem um aqua de cicledeos de 800 litros e 2 metros

aquilo é brutal.

Ele tem aquelas lampadas penduradas no tecto e filtros tem 2 eheim secos humidos acho que o 2080.

Se quiseres que diga quem é digo por PM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário para colocar plantas exigentes e afins, aconselho filtros externos. Se pretendes, por exemplo, ciclideos africanos e um dia mais tarde possivelmente um de agua salgada, podes ja preparar uma coluna seca!

Fernando, desculpa lá mas na minha opinião a sump nem para os africanos serve de muito pois eles adoram seguir corrente e no meu caso passava a vida a pescar os gajos da coluna seca, para alem que como sujam muito a água precisas sempre de filtros mecânicos no aquário pois a recolha de água é na superficie, mas o lixo fica no fundo.

 

Manutenção de uma sump também não é fácil, especialmente limpar os detritos que com o tempo se acomulam nos compartimentos, pois estes são normalmente pequenos.

 

Para mim a sump em água doce (usei durante 1 ano e picos uma) tem mais desvantagens que vantagens.

Vantagem:

- Aumento da massa total de água do sistema

- Aumento da capacidade de filtragem

- Esconder o equipamento

 

Desvantagem:

- Díficil de limpar devidamente (não a vamos tirar fora e lavar como fazemos com um filtro)

- O elevado fluxo de água gera mais perdas de calor e água por evaporação, logo maiores reposições de água, maior gasto de electricidade para aquecer a água, aumento da humidade no ar (cheguei a ter 95% de humidade no ar)

- Se não for bem "calibrada" podes ficar com bombas a trabalhar a seco e com ruido.

- Precisa de mecanismos cuidados para evitar efeito de sifão em caso de falha de luz.

- Não evita a necessidade de filtragem mecânica eficiente, logo a vantagem do material escondido perde-se.

 

É pelo menos a minha opinião sobre as sumps baseado no que experimentei e que me levou a optar em definitivo por filtragem assente em filtros externos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu tenho um aqua de discus com essas dimensões e uso estes dois filtros Eheim 2080 Prof. 3 + Eheim 2250. Penso que ficas bem servido

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.