Aquapor Space Pro


nunoni

Recommended Posts

esta é trivial, mas prontos. O aquário tem 90cm por 38 de fundo e 45 de altura, e traz de origem duas T8, 50W ao todo, achei que precisava de mais ou menos duplicar isso. Por um lado a calha que vem é jeitosa, por outro o espaço que sobra não chega para pôr pll ou T5. Podia retirar as T8 de origem, mas ia 1) dar muito trabalho, 2) escavacar bastante a tampa, e 3) sair bem carote. Ainda por cima, no meio do aquário vai estar um tronco grande, onde não é preciso muita luz.

 

Portanto decidi meter 3 fluorescentes compactas, 18W cada dá mais 54W. Meti ainda uns LEDs para servir de moonlight.

 

tempo: meia hora

custo: zero, era tudo material que sobrava de coisas diversas ou que estava encostado.

 

Os casquilhos estão ligados ao aqua através de uns Ls metálicos que têm 4 buracos pequenos nos cantos para aparafusar (ou rebitar se preferirem), e um grande no meio por onde passa a guia onde entra o fio eléctrico.

 

calhahm3.jpg

 

o tronco é este:

 

aquawb8.jpg

 

O resultado final ainda falta... fiz uma encomenda (areão, fertilizante, aquecedopr de substrato, e mais umas coisas) e ainda não chegou.

 

Já agora uma pequena pergunta; estes casquilhos não são à prova de água, portanto estou a pensar envolvê-los em fita de alumínio, começando no casquilho da lâmpada e acabando no casquilho propriamente dito. Isto resolve o problema, mas não é estético. Alguém sabe onde posso comprar casquilhos à prova de água?

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê se consegues arranjar uma placa de acrílico e colocar entre o aqua e a calha...

 

e verdade a humidade reduz o tempo de vida útil de uma lâmpada.... mas depende mt do material.... a titulo de curiosidade eu tenho um aquário fechado de 80 cm com uma lâmpada dessas brancas comprida e há 8-9 anos a lâmpada e smp a mesma ate hoje....

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê se consegues arranjar uma placa de acrílico e colocar entre o aqua e a calha...

Só se for por causa das lâmpadas com casquilho E27! As T8, como têm casquilho estanques, não há problema. É para isso que eles servem. Colocar uma placa de acrílico significa daqui a uns meses trocar por outra. O acrílico tende a ficar "baço".

 

 

e verdade a humidade reduz o tempo de vida útil de uma lâmpada.... mas depende mt do material.... a titulo de curiosidade eu tenho um aquário fechado de 80 cm com uma lâmpada dessas brancas comprida e há 8-9 anos a lâmpada e smp a mesma ate hoje....

Está mais que na altura de ser trocada! Se a tiveres acesa durante seis horas diárias, essa lâmpada já fez 19710 horas. Ao fim de 3000 horas as lâmpadas já não têm o rendimento que tinham, devendo ser trocadas. Lâmpadas "velhas" prejudicam o aquário.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...uma lâmpada dessas brancas comprida e há 8-9 anos a lâmpada e smp a mesma ate hoje....

 

Se o fabricante descobre aumenta o preço.

A durar assim tanto tempo não dá lucro nenhum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, por acaso sabes onde arranjar E27 estanques? Obrigado!

 

 

Experimenta numa loja de bricolage ou numa casa de materiais eléctricos e perguntar por casquilhos com borracha no interior.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

boas, por acaso sabes onde arranjar E27 estanques? Obrigado!

 

O único que encontrei foi este, mas tenho a impressaõ que é "estanque" apenas na parte dos fios. Já ajuda, mas a parte metálica da lâmpada fica em "contacto" com a humidade.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado! Vou averiguar. Encontrei umas coisas no ebay que são umas borrachas que se podem aplicar em qualquer casquilho E27 e torna estanque na parte da lâmpada, mas os portes são um disparate, é género €1 pela borracha e €10 pelos portes.

 

Entretanto, fiz um teste com as luzes todas acesas, conclusão, aquece demasiado a tampa. Tenho que pôr um reflector entre as flurescentes compactas e a tampa, com uma separaçãozinha de 1 ou 2 mm; se não resultar, ou diminuo a potência das lâmpadas, ou instalo fans de pc com 4 cm (papst, ultra-silenciosas e ultra-caras...)

 

Em qualquer dos casos, vou sempre instalar uma fan com 6 cm (esta já está encomendada) na parte de trás, para arrefecer no verão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, fiz um teste com as luzes todas acesas, conclusão, aquece demasiado a tampa. Tenho que pôr um reflector entre as flurescentes compactas e a tampa, com uma separaçãozinha de 1 ou 2 mm; se não resultar, ou diminuo a potência das lâmpadas, ou instalo fans de pc com 4 cm (papst, ultra-silenciosas e ultra-caras...)

 

Em qualquer dos casos, vou sempre instalar uma fan com 6 cm (esta já está encomendada) na parte de trás, para arrefecer no verão.

Mesmo com reflectores, a tampa vai aquecer um pouco, a não ser que arranjas isolante térmico e coloques entre a tampa e o reflector. Não me lembro da marca, mas sei que é como um raio! Mais vale deixar derreter a tampa!

 

"Fans" de 60mm arranjam-se com facilidade, e são baratas. Costumo deitar fora às carradas, de cada vez que faço uma daquelas arrumações cá por casa. Para a próxima guardo-as...

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo com reflectores, a tampa vai aquecer um pouco, a não ser que arranjas isolante térmico e coloques entre a tampa e o reflector. Não me lembro da marca, mas sei que é como um raio! Mais vale deixar derreter a tampa!

 

boa ideia, vou ver o que se arranja, isolantes há de diversos tipos! Talvez encontre alguma coisa em conta. Aliás, já tenho uma ideia que sai a €0, se resultar depois posto.

 

"Fans" de 60mm arranjam-se com facilidade, e são baratas. Costumo deitar fora às carradas, de cada vez que faço uma daquelas arrumações cá por casa. Para a próxima guardo-as...

Cumps.

 

essas são ruidosas... também tenho às carradas!!! Mas para teres 15 dB tens que gastar €10 pr cada uma, mais coisa menos coisa... mas há as que custam €30. E ainda conectores anti-vibração de borracha, mas isso é €1 ou 2 por um conjunto de 4.

 

obrigado pelas ideias!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, as tais borrachas que se metem nos casquilhos para vedar são estas

 

http://cgi.ebay.de/Dicht-Manschette-fuer-I...id=p3286.c0.m14

 

€1 mais €17 de portes! hoje vou ver se encontro aqui ao pé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questão do aquecimento ficou resolvida metendo um reflector - comprei dos baratinhos para T8, cortei à medida, e deu para encaixar; e depois, com uma folhinha com 2 mm de espedssura de um material à base de cortiça por cima. Aquece um pouco, mas não mais do que o normal (por ex., não mais do que as T8 que vêm com o aquário) Eu depois meto fotos!

 

Quanto à vedação dos casquilhos, lá comprei aqueles de borracha na Alemanha, mas para não pagar um disparate de portes, enviei para família lá, que me enviarão depois (junto com a tradicional encomenda de Natal!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e prontos; meti reflectores T8 em cada lâmpada, cortados à medida:

callhafimpb3.jpg

 

colei com silicone na tampa um material isolante à base de cortiça; não tira luz, porque está à medida dos reflectores:

 

corticaxa9.jpg

 

e meti uma fan para arrefecimento (a retirar calor:

 

fanyt1.jpg

 

com isto, a tampa não aquece praticamente nada.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda não está montado! Estou à espera de uma encomenda da Alemanha (aquecedor de fundo, pré-filtro eheim, laterite, etc etc)... vai levar areia (grão menor que 1mm) preta da Hagen (geosystem), e para começar vai herdar as plantas que estão no aquário mais pequeno que vai substituir (que não podo há 3 semanas... já mal vejo os peixes). Encomendei HC cuba ao membro William, comprei umas anúbias que estão a "estagiar" num aqua maternidade, e depois logo se vê que mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já agora, fiz umas tocas para Ancistrus usando tubo de PVC. Primeiro serrei uma secção com uns 12 ou 15 cm, de tubo de 5 cm. Depois, serrei por baixo, a toda a lonjura do tubo.

 

Com isso passei cuidadosamente por lume (do fogão), até poder derformar e dar a forma que quiz.

 

Cobri o exterior com silicone de aquário (após passar lixa grossa para a silicone agarrar melhor), e cobri com o mesmo areão do aqua. Ficou assim:

 

wbneutoca1ew3.jpg

 

E dentro do aquário assim:

 

wbneutoca2pr4.jpg

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bravo.

Muito bem esgalhado.

 

Não está ao mesmo nível de enviar familiares para a Alemanha por motivos de poupança em portes do correio, mas ainda assim está lá bem em cima.

 

Os meus parabéns.

 

Mais duas ou três ideias assim e esta Estória da crise económica acaba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bravo.

Muito bem esgalhado.

 

Não está ao mesmo nível de enviar familiares para a Alemanha por motivos de poupança em portes do correio, mas ainda assim está lá bem em cima.

 

Os meus parabéns.

 

Mais duas ou três ideias assim e esta Estória da crise económica acaba.

 

eh, obrigado! Agora a crise económica, não era nada mau se se pudesse resolver com um pedaço de PVC!

 

Ah, eu não mandei a família para a Alemanha para poupar nos portes, eu mandei foi entregar o tal material a família que tenho que vive lá! Há uma pequenina diferença :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

chegaram os tais anéis de borracha para vedar os casquilhos e27:

 

ringda1.jpg

 

põe-se na lâmpada:

 

ringinbirneab9.jpg

 

e fica assim:

 

ringmontiertiy7.jpg

 

Os anéis aguentam bem o calor dos casquilhos. Fantástico! Não sei porque é que isto não há à venda neste país!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nunoni, essa ideia dessas lampadas tb está porreira, mas na altura que consegui por as 2 PLL na minha calha igual à tua (http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=111031&hl=) tb me lembrei dessa solução, mas não a aceitei porque achei que ficava pouco espaço para as manobras dentro do aqua, nao te parece?

Nao conseguias ter agarrado os dois casquilhos da frente no suporte basculante original, percebes? Assim ao levantares a calha original essas lampadas iam atras...

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm... esotu a ver o que dizes. Sim, seria possível arranjar uma construção como dizes. Em qualquer dos casos, o ideal é mesmo o que fizeste, meter as PLLs atrás. A minha opção no fundo é preguiçosa!

 

Em qualquer dos casos, as e27 que usei ocupam pouco espaço, de modos que com a calha original levantada mesmo assim tenho espaço que chegue para tudo, e com a pinça consigo chegar a todos os cantos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei a fiada de leds já montada, custou uns €3 ou 4; soldei os contactos, aquilo depois vai ligar a um transformador; para poder pôr e tirar à vontade, algures no cabo está uma daquelas fichas de conexão de 3 pinos que há nos PCs a ligar coisas diversas (por ex., a fonte de tensão às fans).

 

ledsxb8.jpg

 

Notem que os leds apontam para cima! A tampa é bastante reflectora, e assim fica uma luz menos intensa e muito mais difusa, que é o que se pretende.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais