Nano 30l - 1º aqua


val3rio

Recommended Posts

Boas, este é o meu primeiro post por aqui, e aproveito para dizer que sou um nabo no mundo da aquariofilia!

 

Criei este post para tentar saber algo mais sobre os Serpae Veu, que comprei à dias visto que não existe muito informação sobres estes pequenotes na web... e algumas formas de melhorar o aqua, conto com a vossa ajuda.

 

O meu nano conta com os seguintes elementos:

 

Cubo 30 litros

Filtro aqua pro 200l/h

termostato Elite 50 W

Iluminação "homemade" - 2*15W /expansivel para 4*15W

 

Fauna:

 

Casal de platis vermelhos

7 serpae Veu

2 Corydoras paleatus

2 CAE

 

Flora:

 

limnophila sessiflora

sagitaria subulata

Cladophora aegagrophila

lemna minor

 

aqua1.jpg

 

ss3.jpg

 

bst9.jpg

 

100_6190.jpg

 

As fotos nã0 são mt boas e a organização do layout ainda está em construcção (estas fotos ja são um pouco antigas ... novas virão!)

 

Ao contrário do que tenho lido por ai estes tetras mostram-se muito irrequietos e andam constantemente às turras ... um deles ficou sem cauda à dias (agora ja recuperou depois de estar em isolamento).

 

Como vêem na ultima foto ... tem um tubo de pvc horrivel la no meio, tou a pensar forrar o tubo com ricia e ver o efeito ... e depois a partir dai compor todo o layout em função disso!

Que me dizem??

Editado por val3rio

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Muito bonito o vidro do aquario, extraclaro, espetacular! Foi mandado fazer ou comprado?

Dois ou três apontamentos para alguem que quer um layout engraçado:

Plantas mais pequenas a frente, maiores atras. Deves tentar criar declive com o areão, ficando mais baixo a frente e mais alto atras, isto aumenta a profundidade que consegues dar ao aquario. Esconde o material com plantas (já agora, se puderes vir a optar por um filtro externo, nem que seja de cascata, não hesites :) ).

 

Posto isto, falta dizer que não tens grande necessidade de manter esse tubo, visto que não tens peixes que gostem particularmente de "tocas", quanto muito as corys, mas não é por ai. Se gostas dele esteticamente tenta ao menos cobrir com musgo como ja dissestes. Se puderes optar por um tronco ou rochas bonitas, na minha opnião ficava melhor!

 

Boa aquariofilia!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem desde já obrigado pelos comentários e sugestões.

 

O aqua já foi comprado assim...

Quanto a pôr um filtro de cascata realmente dá que pensar... visto que o aqua está no meu quarto :) e para dormir seria algo complicado com um filtro de cascata,

apesar de esteticamente ficar mt bom!

 

A sugestão de tirar o tubo, realmente é boa, apesar de achar que os serpaes gostam de lá dormir umas sestas ^^ e de ter a fixação em ver cm fica forrado a ricia!

Mas em principio, o tubo vai sair e vou aproveitar a riccia para fazer um tapete para o fundo.

 

Gostei das sugestões, venham mais, que sempre que poder venho dar novidades...

 

Ah, se alguém conhecer os serpae véu que diga, porque não tenho informação nenhuma sobre eles e gostava de algumas dicas!

 

cumps

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma catastrofe, com o ph da agua muito alto, sofri 3 baixas na comunidade, 2 serpae e 1 CAE.

 

Então mudei o "pessoal" para casa da minha namorada e comecei de novo... (fresh start)...

 

Ficam as imagens:

 

DSC00076.jpg

 

DSC000792.jpg

 

DSC0007011.jpg

 

DSC00070111.jpg

 

 

Alterações:

 

Areão mais claro;

Pedras escuras (contraste);

Tapete de riccia;

 

E acabei por tirar o tubo plástico!

 

ficou melhor??

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ficou melhor mas acho que ficavas a ganhar mais com pedras menos "arredondadas" e substrato mais escuro.

vamos esperar pela evolução para ver como fica.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Acho que ficou fixe a mudança, ficou muito "clean" e branco, vais ter algum trabalho em mantê-lo sempre assim asseado! banana rock

 

Apenas tenho 2 coisas a apontar, 1º tens tipo de um triângulo para fazer o tapete na frente, pra já acho que ganhavas mais amarrando a riccia à rede com uma linha, tinhas resultados mais rapidamente e não apodrecia tão facilmente, pois apanhava mais luz.. e a riccia é melindrosa :) e depois acho que virava ao contrário, ou seja, metia a riccia para trás a descer para a frente e não num triângulo tão acentuado, mais suave, natural. mas isso aí já é outra coisa, é layout, cada um faz como gosta :) tabém posso não estar a visualizar muito bem a tua ideia!

 

Outra coisa que ia dizer era para "enterrares" mais as pedras, mas se a riccia crescer como queres já tapa a base e assim já não parece que foi posta la! ;)

 

Mas acho que está a ficar fixe!! continuação de bom trablho!

 

Abraço

Luís Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

o layout ainda não esta completamente definido, pois nem eu sei como o acabar! A riccia por enquanto continua a crescer e ja quase não se nota a rede de suporte.

Daqui a uns tempos penso que já posso "enterrar" mais o tapete e criar um maior declive desde a rocha da esquerda que ficará mais elevada ate ao fundo!

 

Para já ficam algumas fotos mais recentes:

 

DSC00069.jpg

 

DSC00070.jpg

 

DSC00073.jpg

 

DSC00081.jpg

 

DSC00084.jpg

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

porque raio é que eu tentei fazer um tapete de ricia e aquilo nem andava nem desatava...

bom nao interessa, gosto desse aquario com aspecto limpo..

se puderes colocar umas fotos da totalidade do aqua e umas por cima e de varios angulos era altamente.

sou da opinião que devias optar por uns tronquitos , mas gostos sao gostos

boa sorte na manutenção :)

Editado por RCabrita

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
porque raio é que eu tentei fazer um tapete de ricia e aquilo nem andava nem desatava...

bom nao interessa, gosto desse aquario com aspecto limpo..

se puderes colocar umas fotos da totalidade do aqua e umas por cima e de varios angulos era altamente.

sou da opinião que devias optar por uns tronquitos , mas gostos sao gostos

boa sorte na manutenção :(

 

Bem quanto à riccia pode ser uma questão de sorte! Mas posso dizer que ajudou ter comprado de riccia em mt bom estado.

Depois foi só fazer a "sanduíche" e ligar os watts todos durante uns tempos e pimbas, resultou bem e até cheguei a vender alguma!

 

Quanto a este projecto, já não está nas minhas mãos, mas sigo de perto, e já não tem o mesmo layout.

 

Entretanto já meti umas fotos em upload que guardei antes de me desfazer dele, que irei postar ainda hoje.

 

Actualmente o cubo está cheio de Camarões ^^ , ta muito giro! Depois deixo aqui umas fotos.

 

Cumprimentos

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º tens tipo de um triângulo para fazer o tapete na frente, pra já acho que ganhavas mais amarrando a riccia à rede com uma linha, tinhas resultados mais rapidamente e não apodrecia tão facilmente, pois apanhava mais luz.. e a riccia é melindrosa :(

 

Para quem tenha interesse em saber... a riccia dentro da rede deu bons resultados ... com linha seria muito complicado de aplicar!

 

Uma coisa que também aprendi com o tempo é que devia ter metido umas pedras dentro da "sanduíche" para ela se "colar" melhor ao fundo e não ter cortado tão alinhado pelo vidro, pois assim a riccia não tapa as bordas!

Editado por val3rio

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai estão elas:

 

Dezembro 2008

 

100_6450.jpg

 

100_6451.jpg

 

100_6456.jpg

 

100_6458.jpg

 

100_6461.jpg

 

100_6471.jpg

 

100_6477.jpg

 

100_6483.jpg

 

100_6495.jpg

 

100_6500.jpg

 

 

Fevereiro 2009

 

Neste momento já não está comigo fica uma pequena "espreitadela" (mas não contem a ninguém que eu mostrei) =D

 

edit2.jpg

 

O areão foi mudado para preto, e parece que há tigres debaixo da riccia!

 

cumps

Editado por val3rio

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.