filtro eheim


Recommended Posts

Boas eu estou agr a começar neste fantastico mundo que é a aquariofilia e ainda estou a montar o meu aquario a minha duvida é que eu comprei um filtro externo da eheim um 2211 classic e n sei se a parte do filtro k devolve a agua ao aquario (o tubo prefurado) deve fikar mergulhado na agua ou deve fikar por cima da agua. Agradecia k me dessem uma ajudinha! Abraço pa tds

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu estou agr a começar neste fantastico mundo que é a aquariofilia e ainda estou a montar o meu aquario a minha duvida é que eu comprei um filtro externo da eheim um 2211 classic e n sei se a parte do filtro k devolve a agua ao aquario (o tubo prefurado) deve fikar mergulhado na agua ou deve fikar por cima da agua. Agradecia k me dessem uma ajudinha! Abraço pa tds

 

 

Olá Uzumaki,

Se colocares as especificações (setup) do teu aqua ajudaria imenso.

A flauta sob a água faz com q hajam menos trocas gasosas com o ar, menos barulho, se adicionares CO2 menos perdas do mesmo e pelo contrário menos oxigenação.

A flauta acima da água faz-te o contrário.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Uzumaki,

Se colocares as especificações (setup) do teu aqua ajudaria imenso.

A flauta sob a água faz com q hajam menos trocas gasosas com o ar, menos barulho, se adicionares CO2 menos perdas do mesmo e pelo contrário menos oxigenação.

A flauta acima da água faz-te o contrário.

 

 

 

Obrigado pela resposta! Entao o meu aqua é de 60 lts (60x30x30) tenho um termostato de 100w da rena e vai albergar só camaroes n sei se o k eu diss ajuda mas se axares k falta qualquer coisa avisa k eu digo :D abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar a flauta mergulhada na água, depois só tens de regular a direcção da mesma consoante a fauna que tens e se gostam ou não de correntes. Podes até mesmo mergulhá-la dentro de água com os orifícios para cima para a água não ganhar aquela espécie de gordura à tona.

tiagodovale2dbdjpgej2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Detalhando um pouco mais a resposta que já foi dada, a posição da saída do filtro, para efeitos da filtragem, é indiferente.

No entanto pode-se aproveitar a saída do filtro para cumprir 2 outros objectivos: oxigenação e correntes.

 

A oxigenação da água é obtida através das trocas gasosas que se dão à superfície da água do aquário. Quanto maior for a área da superfície do aquário maior é a oxigenação da água. No entanto, os nossos aquários geralmente têm áreas limitadas pelo que para aumentar o volume de oxigenação é preciso aumentar a agitação da água à superfície. Para agitares a água podes usar uma bomba de ar com uma pedra difusora que te vai provocar uma agitação na superfície ou, aproveitar a saída do filtro para provocar essa agitação. Nesse caso deves colocar a saída do filtro acima do nível da água.

 

Ao colocares a saída do filtro acima da água, para além de agitares a superfície da água também vais criar uma corrente de água cuja intensidade varia com o fluxo de água do filtro vs dimensão do aquário. Quanto a mim, poderá haver quem tenha opinião diferente, é benéfico ter essa corrente para a circulação de água no aquário para além de que criar um efeito agradável com as plantas que tiverem na zona da corrente e alguns peixes gostam de andar a nadar ao sabor / contra essa corrente. No entanto, tem atenção que alguns peixes não gostam da corrente e podem se refugiar para as zonas do aquário onde não chega a corrente o que pode limitar os movimentos desses peixes e não é bom. Se criares a referida corrente de água, deves observar o comportamento dos teus peixes e se eles não gostarem tens que mudar a posição da tua saída do filtro.

Para que não seja criada a tal corrente de água, podes à mesma colocar a saída do filtro acima do nível da água mas, em vez das saídas estarem apontadas para o interior do aquário, podes apontar as saídas na direcção do vidro por forma a que a água que sai do filtro bata no vidro e depois é que entra no aqua. A agitação da superfície é menor mas será qb a não ser que tenhas algo no aquário que te consuma muito O2.

 

Outro aspecto, ao teres a saída do filtro acima do nível da água, principalmente se estiver a apontar para o interior do aqua, vais ver que vai provocar o barulho de uma mini cascata. Há quem goste e quem não goste desse barulho. Podes controlar a intensidade desse barulho variando a distância a que colocas a saída do filtro em relação à superfície da água. Mais afastado = mais barulho e mais agitação (e mais salpicos, atenção se não tiveres tampas), junto à superfície = nenhum barulho, agitação suficiente e sem salpicos. :-D

 

Espero ter ajudado (e não complicado), fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Eu tenho no meu aqua c camarões o mesmo filtro, tenho algumas plantas de baixa/média manutenção mas sem adicionar CO2 nem fertilizantes.

O aqua é DIY e tem 64*40*30cm e coloquei a flauta ao nível da água mas submersa lateralmente e contra o vidro, agita a superfície q.b. e não ganha essa "gordura" (bactérias) superficial.

Se quiseres posto foto a demonstrar.

Boa sorte

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Eu tenho no meu aqua c camarões o mesmo filtro, tenho algumas plantas de baixa/média manutenção mas sem adicionar CO2 nem fertilizantes.

O aqua é DIY e tem 64*40*30cm e coloquei a flauta ao nível da água mas submersa lateralmente e contra o vidro, agita a superfície q.b. e não ganha essa "gordura" (bactérias) superficial.

Se quiseres posto foto a demonstrar.

Boa sorte

 

 

Sim era fixe se me pudesses mostrar como fizeste é que da maneira como eu tenho axo que está a provocar demasiada agitaçao existem muitas bolhas de ar em todo o lado lol e faz com que pareca k a agua esta um pouco turva! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

photo-6.jpg

 

Ajudou?

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

photo-6.jpg

 

Ajudou?

 

 

Sim sim ajudou obrigado olha la já agr tenho outra duvida disseram m que quando se poe os troncos no aquario a agua pode ficar com uma tonalidade tipo chá por causa do tronco se assim for o que é que se pode fazer para o evitar ou arranjar?? Dsc lá estas perguntas todas mas é que pronto inda so principiante nestas coisas abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ferver os troncos e/ou deixá-los de molho durante alguns dias num balde e ires mudando a água até q esta não tenha mais cor.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.