Guppies a morrerem


rasputin

Recommended Posts

As imagens falam por si, por isso:

2973357925_cd970675a1.jpg?v=0

2973357933_af1ebdf055.jpg?v=0

 

O que está a acontecer é que as barbatanas como que "fecham-se", ou melhor se imaginarem um guppie normal a cauda traseira dele é como uma tesoura aberta, e o que está a acontecer nos meus é que a tesoura vai-se fechando e passado um ou dois dias morrem.

 

parametros da agua: pH=6,8 KH=3, 7<GH<14, NO3=25, NO2=0)

 

O NO3 está alto, será por isso? Fiz uma TPA de 25% a meio da semana, voui fazer hoje 50%.

 

Tenho guppies e camararões (red cherry e white pearl) e os camarões estão bem (e são considerados como um medidor do estado do aquário). Inclusivé houve nascimentos quer de guppies quer de camarões

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que também reparei é que os guppies que denotam estes sinais de doença (?) vão também ao longo do tempo perdendo as cores que têm. Apenas ficam a nadar com as barbatanas laterais dianteiras e ficam com a dorsal superior e inferior e a barbatana traseira completamente "fechadas"/mirradas.

 

Ninguém tem alguma luz sobre o que se está a passar?

 

Será de fazer um tratamento com backopur?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aconteceu-me exactamente o mesmo com 2 mollys femeas

os restantes habitantes do aquario estão bem, uma das mollys morreu após 3 dias

a outra sobreviveu e já lá vai um mês e tal e ela sempre na mesma, toda encolhida

também não sei o que se passa, agradeço se alguém puder dar uma dica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho guppies e isso nunca me aconteceu. tenta fazer um TPA a 50% do aqua. estas a fazer um tratamento ao que?

cumps

 

Já fiz hoje uma TPA de 50%. Ainda não estou a fazer tratamento nenhum, apenas questionei se seria de fazer um tratamento com backopur não vá ter alguma infestação bacteriana.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Os Nitratos a 25ppm,não serão a causa,pois não estão muito elevados. Se fosse questões dos parâmetros da água provavelmente os camarões ressentiam-se primeiro, por isso o mais provavel é teres contaminado o aquário com um peixe doente. Compraste recentemente novos habitantes?

 

E cuidado com os tratamentos no aquário,por causa dos camarões... O melhor seria separares os peixes infectados e dares banhos diários de 1 ou 2h, com ESHA 2000, por ex, que é um produto de largo espectro.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esta é uma foto do site da JBL Pic_15207_17.jpg

Indica recusa de comer por más condições da água (NH3, NO2, pH).

Como já aqui foi dito, os camarões também se ressentiriam disso.

 

Outra sugestão são parasitas internos (nemátodos ou tremátodos-neste caso os excrementos são brancos),

 

Infelizmente, eles dizem não haver cura para estas doenças mas sugerem Levamisol ou Flubendazol (este é o Fluvermal).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Os Nitratos a 25ppm,não serão a causa,pois não estão muito elevados. Se fosse questões dos parâmetros da água provavelmente os camarões ressentiam-se primeiro, por isso o mais provavel é teres contaminado o aquário com um peixe doente. Compraste recentemente novos habitantes?

 

E cuidado com os tratamentos no aquário,por causa dos camarões... O melhor seria separares os peixes infectados e dares banhos diários de 1 ou 2h, com ESHA 2000, por ex, que é um produto de largo espectro.

 

Depende do conceito de recente. Comprei efectivamente 2 guppies azuis há cerca de um mês atrás. Quer estes 2, quer todos os outros que estavam no mesmo aquário na loja demonstravam estar de perfeita saúde, sem qualquer marca, cicatriz, falta de actividade ou outro indicio qualquer de alguma anormalidade.

 

Esta hipótese também já me tinha passado pela cabeça, mas os 2 que comprei aparentam estar de perfeita saúde, não demonstrando nenhum indicio de doença. Quanto aos guppies que têm estado a morrer só começaram a apresentar os indicios que referi há cerca de uma semana/semana e meia e desde aí morreram 4 (penso eu). Se os que vieram estivessem doentes seria normal apresentarem algum indicio, não era?

Não seria de esperar que se fosse uma doença, vários guppies apresentassem os mesmos sintomas ao mesmo tempo? É que não é isso que aparentemente sucede pois aparece um com os sintomas, morre e passado algum tempo aparece outro com os mesmos sintomas e o ciclo repete-se.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os dois que compraste podem ser portadores assintomáticos, ou seja têm a doença mas sem sintomas.

 

Nem toda a gente que trabalha num mesmo escritório se constipa ao mesmo tempo...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem tenha aquários hospital que também servem para quarentena dos recém-chegados.

São pequenos aquários de 40-50 cms em que se dá um certo tempo para ver se tem alguma doença e também se desparasita.

 

Podemos sempre avisar a loja mas é certo que recusem a responsabilidade, até por ser apenas especulação sem provas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra medida é observar uns minutos os peixes antes de os comprarmos. Ver a postura do peixe,se está activo,se a barbatana dorsal está levantada.Olhar para olhos,boca e ver se as barbatanas laterais não estão coladas.

 

Escolher os peixes, um a um, em vez de simplesmente dizer: '' Quero X peixes''.

 

E claro,irmos só a lojas que inspirem confiança,lojas em que pelo menos se dêem ao trabalho de retirar os peixes mortos... :twisted:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra medida é observar uns minutos os peixes antes de os comprarmos. Ver a postura do peixe,se está activo,se a barbatana dorsal está levantada.Olhar para olhos,boca e ver se as barbatanas laterais não estão coladas.

 

Escolher os peixes, um a um, em vez de simplesmente dizer: '' Quero X peixes''.

 

E claro,irmos só a lojas que inspirem confiança,lojas em que pelo menos se dêem ao trabalho de retirar os peixes mortos... :twisted:

A não ser que efectivamente se consiga demonstrar inequivocamente que o peixe que se comprou estava doente, pedir responsabilidades a uma loja num caso destes será realmente algo de muito complicado pois não é tarefa fácil. E mesmo após isso pode haver sempre a questão da dúvida, más interpretações, más vontades, indiferenças, etc.

Penso que todos estamos cientes dos riscos que corremos ao comprar um peixe numa loja, e por isso tal como foi dito, devemos comprar em lojas de confiança, avaliar quem está por trás do balcão, seus conhecimentos, observar os peixes que tencionamos comprar e escolhe-los: "Quero um peixe... Aquele!"

Normalmente, e tal como disse anteriormente, os restantes peixes do mesmo aquário de onde vieram estes 2 novos guppies aparentavam perfeita saúde. Todos estavam super activos, sem qualquer indicio de anormalidades, estes foram escolhidos (conseguir caça-los foi uma dureza!...), e quantop à loja em questão não tenho razões que me levem a questionar a sua confiança.

 

E após estas mensagens estou na mesma... O que se passa? O que fazer?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esta é uma foto do site da JBL Pic_15207_17.jpg

Indica recusa de comer por más condições da água (NH3, NO2, pH).

Como já aqui foi dito, os camarões também se ressentiriam disso.

 

Outra sugestão são parasitas internos (nemátodos ou tremátodos-neste caso os excrementos são brancos),

 

Infelizmente, eles dizem não haver cura para estas doenças mas sugerem Levamisol ou Flubendazol (este é o Fluvermal).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também estou com esse problema no meu aquário agora mas não introduzi nenhum peixe novo nesse aquario :s

 

da outra vez que apareceu isto no meu aquario morreram todos os guppies =( gostava de saber de um tratamento eficaz masnão encontro em lugar nenhum que procure =(

Ana Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parametros da agua: pH=6,8 KH=3, 7<GH<14, NO3=25, NO2=0)

 

Apesar de ligeiramente elevados a causa das mortes não terá a ver com os nitratos que nem estão muito elevados. Apontava mais para o pH... injectas CO2? Noite e dia? Poderá ser que uma descida de pH durante a noite seja suficiente para enfraquecer os guppys que não são muito dados a pH ácido.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando com um problema identico... identico no termo de só guppys morrerem... em menos de 2 semanas morreram 4 guppys (3 femeas e um macho) neste momento anda mais um macho muito parado... eles começam a ficar muito parados no cimo do aquario e acabam por morrer! Já fiz o tratamento esha 2000 pois poderia ser alguma bactéria ou algo do genero... o tratamento terminou ontem e hoje fiz um tpa de 30%.

Deixo aqui os resultados dos testes:

 

PH: 7

gh: 6

No3: 0

NH3/NH4: 0

 

Pelo que me disseram está tudo bem com a agua... é certo que os 4 que morreram mais este que anda muito parado são peixes ja com uma certa idade mas morrerem assim quase todos ao mesmo tempo? Os platys, corys, camarões, pleco entre outros andam todos bem incluindo a minha guppy mais novinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua agora como maternidade. Fiz uma "maternidade Diy grande(com 50cm por 30por 4) e tinha lá uma gupie e uma espada para tr peixes. Acontece que hoje demanhã agupie estava morta e não apresentavanenhum sinal de doença. Espremi a barriga estavam lá masi de 30 alevins completamente formados e mortos. Porque terá sido alguem sabe??? tenho lá alevins de espada e aoutra espada e estou com medo que tambem morra. Tenho esse aqua dividido e do outro lado tenho umcasal de escalares que pareciam que iam por ovos no comunitário e eu tirei.os e agora nada deovos. Que posso fazer???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que anda toda gente com azar...

Já á uns 2 meses que me venho a deparar com infecções sucessivas,começou com apodrecimento bacteriano das barbatanas,que apesar de vários tratamentos com esha 2000 persistiu até á bem pouco tempo e agora columnaris...

Amanha vou comprar sera backtopur,já desisti dos tratamentos com esha,acho que as bactérias já devem ter ganho imunidade com este produto.

Tudo começou com meia dúzia de peixes que adquiri e introduzi no comunitário,desde aí nunca mais consegui estabilizar o meu aqua. Todas as semanas tenho feito TPA'S,mas revelam se inuteis...Já perdi um sem numero de peixes,guppies,mollies e bettas...Os testes aos nitratos e amónia revelam se normais,mas ultimamente tenho tido alguma dificuldade em manter o Ph estável...quando faço a TPA está mais ou menos a 7 mas depois passado uns dias já está a 6...

tenho o aqua montado já á bastante tempo exactamente com as mesmas coisas(substrato,decoração,etc) e anteriormente o Ph mantinha se ou subia ligeiramente...agora desce...alguém tem uma explicação?

Para além disto o meu ramirezi a semana passada também ficou doente,apareceu lhe tipo um inchaço na cabeça avermelhado,agora já não tem a cabeça inchada mas tem tipo umas espécies de borbulhas mesmo no alto da cabeça...já consultei um livro de doenças de peixes,bem como um manual da sera que considero muito explicito e completo e não consegui identificar a doença...e infelizmente tenho sido obrigada a assistir a esta destruição do meu aqua sem que pudesse fazer grande coisa sem ser esperar pelo fim do mes para que possa adquirir o sera backtopur e mais uns extras a ver se acabo com esta praga...

Será que estas coisas todas são fruto da época?

E se o sera backtopur não resultar o que posso fazer? Vou ter de continuar a assistir a esta mortandade sem poder fazer nada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que tenho que comprar o Sera também... A mim tem sido só guppys... nem corys nem platys tem sofrido algo... Ontem até nasceram mais uns guppys, mas tenho receio que vá morrer mais um macho pela maneira como anda.

Depois tenho uma guppy novinha que anda toda doida pelo aquário... os machos tenho dois meio parados... um no cimo do aquario e outro de vez em quando para no fundo será normal ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes tenho aquario com guppys e corydoras pygmeus não tenho problema algum por enquanto mas desde anteontem a temperatura desceu vertiginosamente e fiquei preocupado com algo que possa suceder aos meus amigos (lindos peixes) pois são os meus primeiros peixes e estou por enquanto a prestar especial atenção às plantas e musgos que lá se encontram, mas claro não pretendo descurar no cuidado a ter com a fauna do aqua.

Li este tópico tentando obter claro informação sobre determinadas doenças possiveis nos guppys, informação essa que me possa ajudar a prevenir algum possivel desgosto. Devido a descida de temperatura introdui o unico termostato que tinha que para este aqua de 43L é excesivo pois tem 300W, ate o ajustar para que a temperatura fique por volta dos 24º fiz com que a temperatura oscilasse demasiado o que durante toda a noite e dia que nao estive em casa foi uma constante preocupação. Posto isto e correndo o risco de dizer alguma barbaridade pergunto se a razão da descida de temperatura não possa ter algum tipo de influência nos diferentes parametros da aqua. Boa sorte na recuperação desses lindos seres! cumprimentos,

Atentamente,

 

Rui Maria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

ja tive esse problema com os meus guppys , barbatanas fechadas e basicamente morriam de fome , pois deixavam d comer. comprey umas guppys femeas xl , e todos os alevins que nasciam delas morriam ao fim de 3 a 4 semanas , com o mesmo poblema , barbatanas fechadas. acabei por entregar essas femeas aos meus cagados ( mesmo sem nunca terem apresentado sintomas )... umas semanas depois apareceram guppys no comunitario com os mesmo sintomas, morreram muitos em poucas semanas. fiz varias tpa´s de 50% , e dei um fungicida de largo espectro , pois nunca descobri qual era o problema especifico. no total tive uma taxa de cerca de 90% de mortes nos guppys , nunca tive outros peixes com os sintomas. todos os que apresentaram sintomas morreram, restaram alguns saudaveis.

 

a medida que apareciam guppys com as barbatanas fechadas separava-os para outro aqua , fazia o tratamento no comunitario e no aqua hospital.

nunca tiveram manchas , pigmentos , descoloraçao , nada fisico , simplesmente as barbatanas fechavam e ficavam coladas , mas nada visivel para alem do sintoma.

 

boa sorte com os teus ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os guppyes e complicado, eu tenho comprado , desde a 1 ano com o hobby e

morre-me quase todos, mas os meus tem tendencia a ficar com a pele branca

mas tipo sem pele e morrem.

mas acontece que por ex tenho 1 exemplar macho guppy de cauda lyra e esse

nunca teve problemas, e inclusive tenho guppys pequenos com 2 cm que vieram dum membro aqui do forum

que os vende e tao sem problemas.

Os guppies sao muito sensiveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É importante que começemos a escolher os peixes antes de os comprarmos e pensar no aquário de modo a este seja totalmente feito e pensado para a Fauna.

 

Um aquário de Guppys deve ter um Ph alcalino,devemos colocar umas poucas de pedras calcárias ou areia de coral,para assim o peixe poder viver de acordo com o PH e KH que mais gosta e se sente bem. Isto minimiza logo os problemas,pois um dos factores (para mim o mais importante) que influencia o estado de saúde de um peixe é o facto de viver sem stress.

 

Num plantado onde coloquemos muitas plantas exigentes e que necessitem de injecção de CO2,a água estará sempre com um PH ácido,ambiente que não é propicio para um Guppy,Molly, Platy,etc.

 

Se pretendermos manter estes peixes,podemos ter um plantado ne mesma,mas se calhar um plantado com plantas que se aguentem com um PH alcalino e sem um sistema de CO2,como Valisnérias e outras plantas parecidas.

 

Isto aliado ao factor ciclagem,ou seja se deixarmos o aqua ciclar devidamente e com tempo,se escolhermos criteriosamente os peixes que comprarmos,se dermos uma limentação variada e colocarmos espécies calmas e pacificas com outras do mesmo género,as hipóteses de doença são infimas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais