Africanos - areao preto???


Gin Tonico

Recommended Posts

Boas pessoal!!!

 

Estou em fase de montar com calma um aqua para africanos, em principio Malawi.

 

Tenho areao preto. A minha duvida é: Algum inconveniente em usar esta cor de areao para ciclideos? Tenho visto que quase todos os aqua para ciclideos tem areia da praia (e so por causa do controle sob o ph?) ou e preferencia para estes peixes?

 

Obrigado desde ja pela vossa ajuda. Como e o primeiro projecto de ciclideos e apesar de pesquisar bastante aqui no forum, e possivel que ainda colcoque questoes mais estranhas la mais para a frente. Tenham paciencia ! banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou na mesma fase que tu e também tive a mesma dúvida quanto à cor do areão.

É verdade que um areão calcário é mais apropriado para este tipo de peixes, incluindo pela questão do ph, e o calcário normalmente é de cor clara. Muita gente utiliza areia da praia embora existam outras alternativas - eu acabei por comprar um areão branco muito bonito da Aquality.

Quanto à questão estética acho que deves comprar o que te parecer melhor, nestas coisas a opinião dos peixes conta pouco. O areão preto até ajuda a sobressair as cores dos peixes e já uma vez vi um aquário Malawi com areão preto.

Se quiseres poderei mandar-te uma foto do tal areão que comprei, vende-se em sacos de 10 kg por um preço razoável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opiniao.

 

Entretanto ja tenho o areao prewto e estava com receio que houvesse algum inconveniente.

 

Pensei exactamente no facto de sobressair as cores dos peixes banana rock

 

Quando tiveres o teu pronto posta umas fotos.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!!

 

Estou em fase de montar com calma um aqua para africanos, em principio Malawi.

 

Tenho areao preto. A minha duvida é: Algum inconveniente em usar esta cor de areao para ciclideos? Tenho visto que quase todos os aqua para ciclideos tem areia da praia (e so por causa do controle sob o ph?) ou e preferencia para estes peixes?

 

Obrigado desde ja pela vossa ajuda. Como e o primeiro projecto de ciclideos e apesar de pesquisar bastante aqui no forum, e possivel que ainda colcoque questoes mais estranhas la mais para a frente. Tenham paciencia ! :(

 

Boas,

 

antes de poder responder às tuas questões, torna-se imperativo sabermos quais os parâmetros quimicos, ao nível da dureza, da água da tua zona?

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente da cor, os aquários para ciclídeos do Malawi devem levar areia e não areão. A granulometria é bastante importante pois estes peixes gostam de escavar.

 

 

Não necessita obrigatoriamente de ser areia.... se for um areão de granulometria reduzida garanto-te que eles escavacam tudo na mesma, e bem!! :P

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdadeiras toupeiras os nossos meninos, tenham eles a granularidade de areão que tenham.

 

Já vi aquários com areão daquele bem grossinho e os amigos africanos numa grande azafama a fazer as suas construções. A unica diferença é que em vez de levarem uma boca cheia de areia, levavam uma pedra de cada vez.

 

Sobre o areão preto a ideia que tenho dele é que escurece um pouco as cores de alguns peixes ao não reflectir tanto a iluminação.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o areão preto a ideia que tenho dele é que escurece um pouco as cores de alguns peixes ao não reflectir tanto a iluminação.

 

 

exacto.

o areao preto faz e realçar o verde das plantas.

para os peixes a areia silica branca (por exemplo ),e que faz esse efeito.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda.

 

De facto o areao de que falo e de granulometria reduzida (1mm).

 

Quanto aos parametros da agua quando fizer os testes ponho aqui (os meus outros aquas nao sao tao exigentes e apenas testo o Ph).

 

Como tinha dito estou a planear isto ha algum tempo e com muuuiiita calma, por isso, quando estiver a ciclar vou ter que controlar tudo isso e, provavelmente, pedir-vos alguma ajuda. Quero tentar ter um ph 8 . 8,5 sem recurso a quimicos mas...vamos ver.

 

So avanco quando tiver garantias de proporcionar um lar estavel e saudavel para os meus meninos.

 

Abracos e voltare a postar quando tiver novidades. Depois coloco umas fotos para comentarem. :);) banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais