Recommended Posts

venho apresentar o meu lago q fiz no verao;

 

gastei uma saca de cimento e 3 vezes isso em areia, meti um lago daqeles de pvc de 500 litros, e fiz.lh um furo para servir de ralo, e por fim rendi.me à estetica e andei à caça de calhaus.

 

quanto a animais por enquanto tenho 5 shubunkins todos de cercao de 8 cm e uma carpa com 5 cm, futuramente vai ter mais 3 tartarugas

 

para flora tenho algumas pristia e tou a pensar meter umas elodeas enterradas em vasos... o problema sera depois com as tartarugas...

 

para filtro esta agora na fase final de construçao, e ja apresentei o meu projecto num outro topico. (quando puder tiro tambem fotos ao filtro)

 

fotos:

 

vista geral de duas perspectivas opostas:

 

029py0.jpg

 

059rs7.jpg

 

e fui tirando a volta toda para verem como ficaram as plantas e assim:

muitos, muitos catos, 1 ''amor de mae'', e alguns ''amor-perfeito''

 

031rt1.jpg

 

033jb3.jpg

 

039de0.jpg

 

043av4.jpg

 

048hh3.jpg

 

058ea1.jpg

 

esta foi a zona seca que fiz para as tartarugas apanharem os seus banhos de sol

 

067ka1.jpg

 

 

comentem critiquem e elogiem :);)

Editado por JonathanS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O lago está muito giro, especialmente por fora

 

Mas se queres um conselho deixaria ficar aí apenas os 5 shubuikins(kinguios) e tirava a carpa pois crescem demais para 500 litros carpas só em lagos na ordem dos 4000 litros para cima

 

E as tartarugas é melhor esqueceres pois 3 tartarugas com peixes num lago tão pequeno não vai dar bom resultado

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O lago está muito giro, especialmente por fora

 

Mas se queres um conselho deixaria ficar aí apenas os 5 shubuikins(kinguios) e tirava a carpa pois crescem demais para 500 litros carpas só em lagos na ordem dos 4000 litros para cima

 

E as tartarugas é melhor esqueceres pois 3 tartarugas com peixes num lago tão pequeno não vai dar bom resultado

 

Cump.

 

 

quanto a carpa, esta la apenas porque nao tinha sitio onde a meter, e ainda é pequena, porque segundo a regra dos 900 litros por carpa adulta nem para uma dava, portanto daqui a algum tempo ou a dou ou vendo ou assim.

 

quanto a tartarugas, para elas nao comerem nem os peixes nem as plantas vou fazer uma divisao com rede por causa das plantas e fazer um sistema com tubos ou assim para fazer esconderijos para os peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a carpa, esta la apenas porque nao tinha sitio onde a meter, e ainda é pequena, porque segundo a regra dos 900 litros por carpa adulta nem para uma dava, portanto daqui a algum tempo ou a dou ou vendo ou assim.

 

quanto a tartarugas, para elas nao comerem nem os peixes nem as plantas vou fazer uma divisao com rede por causa das plantas e fazer um sistema com tubos ou assim para fazer esconderijos para os peixes

 

O maior problema será a quantidade da água pois se fossem só as tartarugas no lago, elas não têm problemas em água menos limpa, são menos sensíveis que os peixes nesse aspecto, mas os peixes são muito sensíveis a qualidade da água...Que tamanho têm as tartarugas?

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O maior problema será a quantidade da água pois se fossem só as tartarugas no lago, elas não têm problemas em água menos limpa, são menos sensíveis que os peixes nesse aspecto, mas os peixes são muito sensíveis a qualidade da água...Que tamanho têm as tartarugas?

 

Cump.

 

 

tem 10 cm de carapaça cada uma

Editado por JonathanS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olha... eu gosto bastante do teu lago!

 

É precisamente um desses que eu quero fazer na minha casa, pois não me apetece muito partir o chão do quintal.

O problema até agora tem sido os preços que vi para esses lagos... 200€

Podes confirmar se arranjaste a estes preços ou se conseguiste melhor e, já agora... onde?

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha... eu gosto bastante do teu lago!

 

É precisamente um desses que eu quero fazer na minha casa, pois não me apetece muito partir o chão do quintal.

O problema até agora tem sido os preços que vi para esses lagos... 200€

Podes confirmar se arranjaste a estes preços ou se conseguiste melhor e, já agora... onde?

 

1 abraço

 

 

este custou 150€ no bricomarche, mas o investimento total deve rondar os 250€ no minimo (nao fiz contas certas)

sempre podes tentar fornecedores ou assim para ver se consegues reduzir um pouco o preço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

venho apresentar o filtro que fiz

para bomba usei uma de uma maquina de lavar roupa com debito a volta de 2500l/h, nao é o ideal mas por enquanto nao tenho € para comprar uma bomba de alto debito, pelo que aproveitei esta.

 

Quanto aos ''recipientes'' usei tubos de canalizaçao de pvc de 14mm e de largura interior de cerca de 16 cm, a altura deve rondar os 25cm, salvo erro.

 

cortei e rectifiquei os tubos num torno e fiz um aba na parte de dentro para as tampas,

nas tampas (que usei acrilico) fiz um ranhura para meter o'rings (ou la como se escreve) para vedar.

 

usei unioes de inox para os ligar os tubos uns aos outros por cima e por baixo, alternadamente, ou seja: a entrada de agua é em cima, nesse tubo a agua segue para o seguinte tubo por baixo e assim sussecivamente.

 

o volume final deve rondar os 15 litros sendo 5 por cada tubo, o primeiro com fazes intercaladas de areao e rede mosquiteira e no fim alguma la de vidro, o segundo com ceramicas e o terceiro com carvao activado

 

deixo fotos para melhor se perceber:

 

0482oy0.jpg

 

0492um5.jpg

 

0512xt7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Olá, o teu lago está simples e muito giro, é claro que agora com as fotos actualizadas vemos que evoluiu bastante.

 

Mas tenho duvidas sobre o teu filtro, não entendi o funcionamento e a forma como a agua passa de um tubo para o outro.

 

Pelo que percebi os tubos são pequenos,então acho que o caudal da bomba é óptimo para a área de filtragem. è que o teu lago filtra o seu volume 5 vezes numa hora eu penso que é suficiente.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tenho duvidas sobre o teu filtro, não entendi o funcionamento e a forma como a agua passa de um tubo para o outro.

 

ha dois tubos nos quais se ve as ligaçoes pa entrada/saida de agua, e por dentro é que se faz a ligaçao entre eles com uma peça identica a essas que se ve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem cada vez esta mais bonito. Dá logo outro ar ver ai tudo verdinho e florido. Gosto particularmente dos amores perfeitos e dos cactos que estao a frente do lago na ultima imagem.

 

Como estao os inquilinos do lago? ja tives-te criaçao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas

entao a fauna actual do meu laguinho é:7 kinguios dos quais 3 sao de 2 caudas, 3 ou 4 chanchitos ainda pequenos (meti para la 10, mas so estes se safaram) 2 corydoras paleatus (tenho mais 4 num aquario da mesma idade e mesmo tendo posto la aquelas 2 em fevereiro numa epoca de ainda bastante frio as do lago desenvolveram-se melhor) e tenho uma rã que vai e vem como lhe apetece...

 

quanto as fotos dos bichinhos:

 

15julho09044.jpg

 

15julho09046.jpg

 

15julho09048.jpg

 

15julho09065.jpg

 

os de duas caudas foram os ultimos a ir para la por isso tirei logo foto enquanto ainda estavam no saco:

 

15julho09125.jpg

 

15julho09126.jpg

 

e por ultimo um dos meus chanchitos que provavelmente quando crescerem um pouco mais ha-dem de sair do laguito:

 

15julho09052.jpg

 

 

 

como devem ter reparado os kinguios que gosto mais sao os tricolores :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora actualizações do lago:

 

durante a limpeza:

 

15julho09050.jpg

 

e depois de limpo:

 

15julho09078.jpg

 

15julho09079.jpg

 

15julho09081.jpg

 

15julho09090.jpg

 

 

e finalmente 2 semanas depois de ter sido lavado (ou seja +/- dia 20 deste mes), ja com os kinguios de 2 caudas e com os nenufars:

 

15julho09128.jpg

 

15julho09135.jpg

 

15julho09137.jpg

 

 

 

como podem reparar ainda nao instalei o filtro, principalmente por falta de tempo (visto quase nunca estar em C.Branco) no entanto mudei os planos para ele (o filtro). em vez de usar o esquema acima representado, pois pus-me a pensar na manutençao e montagem (a pois é, tinha de lhe fazer uma caixa de baixo do chão e para o limpar tb devia ser bonito...) alem de que a bomba que eu tenho nao teria força para fazer o circuito, portanto o novo filtro ( e que leva por volta de 6 ou 7 vezes mais de materias filtrantes sera este:

 

15julho09092.jpg

 

o esquema é o mesmo daqueles bidons que o pessoal usa, a diferença é que alem de ser um filtro vou estudar uma maneira de o colocar e é tambem decoração para o jardim :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais