Recommended Posts

Boas olha da para colocares umas fotos do antfarm no geral para ver como ficou?

cumps

 

Vou tentar em breve mas para já se visitarem o link poderão ver algumas fotos das formigas. A rainha que lá está não perdeu as asas, mas, regra geral perdem após a fecundação. Enfim, foi uma experiência diferente, de constante descoberta e possiveis trabalhos num futuro próximo.

 

Deixo aqui a pergunta

quais os substratos que se podem por de forma a que as formigas façam os toneis????

 

Eu utilizei areia pois é um substrato limpo e que elas podem transportar bem. No entanto, atendendo a que existem 12 000 espécies de formigas devem procurar informar-se sobre o melhor para cada espécie. Por exemplo, visitei um museu de insectos sociais cujo o dono tinha formigas a viver no meio de caruma e casca de pinheiro. É claro que também depende muito do formigueiro que criar. Podes fazê-lo em gesso, resina, dentro de um aquário, vertical, deitado, enfim...imensas técnicas que fica complicado descrever aqui. Aconselho mesmo a quem está deveras interessado a visitar o www.lamarabunta.org ... os colegas espanhóis estão sempre prontos a ajudar e a enviar uma rainha de borla :lol:;);)

 

Cumps

Editado por Miguel.RS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

um miudo amigo da familia recebeu no Natal uma antfarm de gel, pelo que eu sei essas coisas são demasiado artificiais e raramente as colonias lá sobrevivem por mais tempo do que umas semanas, o que é que eu devo fazer, arranjar-lhe umas formigas obreiras para andarem lá de um lado para o outro ou arrisco e tento montar-lhe uma colonia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pessoal, é assim...agora também estou fascinado por artropodes ;) e gostava de começar uma colónia de lasius niger...eheh

 

eu sei que este tópico já tem muita informação e tal...mas eu queria tentar descobrir algum criador português ou assim, para não estar a mandar vir de fora...ás vezes dá complicações :rtfm:

se alguem souber de alguma coisa, me avise por mp ou assim, ficava agrdecido :happy:

 

perguntas:

 

-um formicarium de 30x1x25 é o suficiente para uma colónia? se der mais pequeno até era melhor...

-o terrário de alimentação pode ser uma caixa da vodafone?

-elas sobem superficies lizas...certo?

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Desculpem estar-me a meter neste tópico, mas eu queria fazer uma pergunta já que estou interesado em adquirir um formigeiro e uma colónia.

Onde é que eu posso a nivel nacional ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
se tiveres possibilidade de vir ao Porto, a loja Biomaris agora tambem está a apostar nas formigas

 

fica em:

Rua Das Oliveiras nº116

4050-448 Porto

 

 

nao so descobri a ecoesferas online vender formigas 29euritos c/rainha mais informaçao na pagina onde tem essas formigas

Visite meu Blog sobre AQUARIOFILIA

 

Visita e vê tudo o que aprendi neste mundo maravilhoso.

 

;p Sempre numa Chillin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas,

 

faz poucos dias que uma das formigas rainha que colectei em principios de Setembro colocou cerca de 7 larvas. Pela dedicação que lhes dá presumo que esteja a alimentar as larvas..

mantenho-a num tubo de ensaio segundo os conformes (porção de água no fundo isolada por um pedaço de algodão, e um outro pedaço a servir de tampa/respiradouro)

 

Alimentação: microgota de uma solução saturada de açucar

 

foi a única sobrevivente de um total de quatro rainhas colectadas em pleno voo nupcial, e só agora pôs "ovos", contrariamente ao previsto (meados de janeiro segundo li algures). Outro pormenor curioso que não percebo, é porque ainda não perdeu as asas...

 

Desconheço a espécie, embora esteja em crer que se trate de lasius niger

 

basicamente é isto, espero que de certo, já tenho o formicarium (feito em gesso) há um ano parado à espera e gostava de partilhar umas fotos dele em pleno funcionamento.

 

Cumps,

Boa aquariofilia e mirmecologia lol

:discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

faz poucos dias que uma das formigas rainha que colectei em principios de Setembro colocou cerca de 7 larvas. Pela dedicação que lhes dá presumo que esteja a alimentar as larvas..

mantenho-a num tubo de ensaio segundo os conformes (porção de água no fundo isolada por um pedaço de algodão, e um outro pedaço a servir de tampa/respiradouro)

 

Alimentação: microgota de uma solução saturada de açucar

 

foi a única sobrevivente de um total de quatro rainhas colectadas em pleno voo nupcial, e só agora pôs "ovos", contrariamente ao previsto (meados de janeiro segundo li algures). Outro pormenor curioso que não percebo, é porque ainda não perdeu as asas...

 

Desconheço a espécie, embora esteja em crer que se trate de lasius niger

 

basicamente é isto, espero que de certo, já tenho o formicarium (feito em gesso) há um ano parado à espera e gostava de partilhar umas fotos dele em pleno funcionamento.

 

Cumps,

Boa aquariofilia e mirmecologia lol

:music_singguitar:

 

a rainha tem de ter proteina animal. mete lhe um insecto pré-morto la dentro pra ela comer , a soluçao açucarada serve para o resto da colonia se alimentar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a rainha tem de ter proteina animal. mete lhe um insecto pré-morto la dentro pra ela comer , a soluçao açucarada serve para o resto da colonia se alimentar

 

Boas

obrigado pelo conselho,

as rainhas recem fecundadas na natureza iniciam as suas próprias colónias recorrendo apenas às reservas de proteinas daí eu nem ter pensado nisso, mas posso sempre ver se lhe arranjo algo que lha fornece às ditas proteinas.

Lembrei-me de uma cena que tenho aqui chamada protifar, é basicamente um pó em que por cada 2,5g pó/2,2g são proteinas, podia experimentar preparar uma solução deste pó, ou entao optar por uma microgota de clara de ovo. O que achas?

um insecto morto nao me cheira, prefiro uma opção mais asseada pra já

Cumps

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
(...)

já tenho o formicarium (feito em gesso) há um ano parado à espera e gostava de partilhar umas fotos dele em pleno funcionamento.

(...)

 

E novidades há?

 

EDIT: já agora encontrei estas para venda grau 1 de dificuldade... http://antstore.net/shop/product_info.php/...8044ca8754d938c

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

a rainha k tinha e as 7 obreiras k dela nasceram morreram não sei porque. Agora tá em stand-by porque tá visto k não consigo iniciar uma colonia com especimens recolhidos na natureza para além de ser um processo muito demorado (teve um ano desde que a apanhei para por as larvas). As duas lojas k conheço, uma tem portes muito altos (antstore) a outra (anthouse) não envia para portugal no metodo de pagamento que eu prefiro(apesar de nesta, todas as rainhas+obreiras têm custo 0, só se paga mesmo os portes (7€))

 

Essa messor barbarus é das minhas preferidas, só que atinge cerca de 1cm e precisa de um formicarium maior, têm a vantagem de a alimentação ser mais simples (tem de se lhe dar tal como às outras complementos alimentares mas a base da alimentação são sementes). Para o meu irei optar pelas do género lassius, onde se incluem as formigas comuns lassius niger

 

mas deixo aqui uma foto dele desabitado :D

09092009008.jpg

 

 

 

Abraço,

Simão Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual das duas é que só se pagam portes?

Estes já lhe tinham chamado de tudo, agora são formigas aquáticas :D

http://www.anthouse.es/otros-insectos/199-...hormiguero.html

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.