Duvida em distinguir macho de femea em ramirezis verdes, help


Surf_is_life

Recommended Posts

Gostaria de saber se alguém me consegue ajudar... tenho 3 ramirezis verdes, agora que os meus borelli morreram mas tou com um problema, depois de pesquisar um pouco na net acerca do sexo destes tipos (os ramirezi), ao que parece destingue-se o macho da femea, para alem das cores (que por vezes podem ser enganadoras), pelo tereiro espigao da barbatana dorsal... que será maior que os restantes espigoes no macho... a duvida é se esse espigao, o prmeiro de cor não preta, se tem de ser maior que os pretos. pq eu tenho ca 2 tipos que esse espigao é realmente maor k os outros, mas n é maior k os pretos!, talvez nas fotos se veja melhor, e em caso d eu n m ter explicado bem, por favor perguntem, ou comentem...

obrigado desde já pela ajuda.

abraços a todos

 

Ramirezi1.jpg

 

Ramirezi2.jpg

 

Ramirezi3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os das duas primeiras fotos parecem-me fêmeas, os da ultima foto prefiro não arriscar, estão muito longe e não dá para ver bem.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
boas,

 

1ª foto fêmea, 2ª foto macho, 3ª foto a esq. macho e direita fêmea.

 

Cumps

 

 

Boas,

 

Sou da mesma opiniao que o ruyp...

 

 

Boas

 

Também partilho da mesma opinião.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem querer ofender os meus companheiros, apostaria em 3 fêmeas: tenho uma e as espinhas de cima são mesmo muito grandes. continuo a pensar que a melhor forma é identificar a ligeira cor rosa na barriga e todos os têm. depressa perceberás se são mesmo 3 femeas pois o territorialismo de que são caracteristicas vai levá-las a cenas de perseguição....

 

um abraço

ze´

 

 

 

 

Boas

 

Também partilho da mesma opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira é sem grandes duvidas uma femea

 

A 2º foto tb diria que é femea julgando pela mancha rosa, colarçao nao muito intensa em geral, ter escamas azuis na mancha preta e nao ter os 2º e 3º espigoes maiores..no entanto tem a pontas das bartatanas peitoral e dorsal afiadas e é um pouco cabeçudo...mas diria mesmo que é femea

 

a terceira foto tb parecem duas femeas julgando pelos espigoes pouco destacados e manchas rosas na barriga (o da eskerda tem mancha rosa nao tem? ou é a barbatana k é rosa e esta à frente da barriga?)

 

ja agora...como esta isso? elas estao todas bem? sao todos "elas"?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tamb´m não tenho dúvidas que na primeira foto é uma femea.

Agora sou obrigada a refutar a teoria dos espigoes das barbatanas. Já tive um casal em que o macho tinha realmente o espigão maior e a femea não. Mas depois tive um casal em que a femea tinha um espigão maior e o macho tinha todos do mesmo tamanho. Agora possuo um casal em que têm os dois os espigões todos do mesmo tamanho e não tenho dúvidas que um sejam macho e outro femea.

 

A única teoria até hoje que nunca falhou foi mesmo a cor rosa na barriga. No entanto quando são muito jevens é dificil distingui-los já que a cor rosa nas femeas só aparece na maturidade. Há também uma teoria que talvez possa estar certa. As femeas geralmente tem pintas azuis na mancha preta de lado enquanto os machos possuiem uma mancha mais baça e sem pintas. Até agora essa teoria tem-se verificado nos meus mas também não ponho as minhas mãos no fogo por ela.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais