o cacho caiu


Elkoko

Recommended Posts

bom foi o seguinte as minhas ampularias meteram ovos mas hoje quando acordei o cacho estva dentro de agua no fundo do aquario removi logo e meti-o num copo dentro do aquario. a pergunta é será que já não sai nada desse cacho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, por varias vezes que isso me aconteceu, tentei sempre colocaralgo dentro do aqua, de maneira a que o cacho ficasse fora de aguao mais perto possivel do local ondeoutrora tinha estado colado, nunca me nasceu nada desses cachos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, por varias vezes que isso me aconteceu, tentei sempre colocaralgo dentro do aqua, de maneira a que o cacho ficasse fora de aguao mais perto possivel do local ondeoutrora tinha estado colado, nunca me nasceu nada desses cachos

 

 

é um facto que eu não sei quantas horas ou minutos ele esteve naquelas condições visto que caiu durante a noite. mas vou tentar que saia de la alguma coisa era a 1º vez :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aproveito o tópico para perguntar, a minha ampulária sempre pôs ovos, mas nunca nasceram, agora que morreu o macho ela continua a por ovos, poderá nascer alguma coisa?

 

 

se morreu o macho, nuca irá nascer nada, mas ela ira continuar a meter ovos

 

na maioria dos caracois de agua doce os caracois sao hermafroditas insuficientes, ou seja, têm os dois sexos, mas nao se fertilizam a si proprios, necessitam de ser dois especimes para fazerem as trocas

 

no caso das ampularias, isso nao acontece, pois so têm um sexo, havendo machos e femeas

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um facto que eu não sei quantas horas ou minutos ele esteve naquelas condições visto que caiu durante a noite. mas vou tentar que saia de la alguma coisa era a 1º vez :D

 

nao te preocupes, iram fazer nova desova, podes tentar na mesma que eles ecludam, mas é muito dificil se nao impossivel, pois eu tentei por mais de 6 vezes e alguns cachos eu sei que estiveram apenas escassos minutos dentro de agua

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aproveito o tópico para perguntar, a minha ampulária sempre pôs ovos, mas nunca nasceram, agora que morreu o macho ela continua a por ovos, poderá nascer alguma coisa?

 

Pelo que sei sobre ampulárias,elas têm a possibilidade de "guardar" o esperma,logo mesmo depois de o macho morrer há a possibilidade de reprodução...desde que ela tenha alguma reserva guardada...corrijam me se estiver errada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Som,eu já tive uma Ampulária apenas,a primeira que tive há alguns anos e estando sozinha desovou e nasceram crias.

 

As fêmeas têm é de ser fertilizadas uma vez e apenas com essa única fertilização podem desovar vários cachos.Depois quando acaba o ''stock'' já necessitam de nova fertilização,ou seja uma fêmea que esteja sozinha não desova para sempre,há um limite.

 

Elkoko, depende do tempo que o cacho esteve dentro de água.Se foi pouco não há problema nenhum.

 

Pode acontecer é que os ovos da parte de fora do cacho sequem. Quando isto acontece,os ovos que estão mais para o interior,ao eclodirem, as Ampulárias tentam ''abrir caminho'' até à saida,pois estão tapadas pelos ovos secos. Pode acontecer que as Ampulárias de dentro não consigam sair.

 

Quando isto acontece,se passarem 20 a 25 dias da desova e os ovos de fora estiverem secos,abram o cacho que pode haver lá dentro miniaturas.Removam-nas com cuidado,pois são seres muito frageis.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Uma história engraçada que culmina com a razão deste tópico:

 

Vi pela 1ª vez uma ampulária qd comecei este hobbie em finais de Agosto... tinha cerca de 2 cm, não mto grande, apaixonei-me pelo bicho e resolvi comprar um.

 

Passado cerca de 1 mês esteve às portas da morte, a casca começou a "descascar", era atacada pelos bótias, perdeu a cor, estava quase branca e a partir de certa altura apenas se limitava a boiar à superfície. Pensei: pronto, esta já n se safa.

 

Pesquisei e lá comecei a introduzir decalcit na água depois de cada TPA. Resultado: rapidamente as zonas da casca q estavam a cair desapareceram, nunca mais tornou a boiar, limita-se a passear por todo o aqua, a comer algas... e o melhor de tudo, TRIPLICOU de tamanho... está XXL.

 

Continuando a história... hoje, após quase 4 meses, apareceu-me um cacho de ovos dentro de água :tapfoot: (agarrei no cacho, enxuguei-o e pendurei-o num gancho fora de água, daqueles de prender o termostato).

 

Mas como é possível??? Sempre se soube q este caracol n é hermafrodita... conseguirá ele guardar o esperma durante 4 meses???

 

O mais estranho é q pesquisei tb a forma de confirmar o sexo da ampulária, e está confirmadissimo q é um macho pois o aparelho reprodutor destes é facilmente detectável se segurarmos o animal de determinada maneira (sifão à esquerda, genitália à direita)... e esta hein?

 

Relativamente ao cacho... vou seguir o conselho do Vasco e vou andar de olho no caso de alguma mini-ampulária estiver desesperada por sair de lá de dentro.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma história engraçada que culmina com a razão deste tópico:

 

Vi pela 1ª vez uma ampulária qd comecei este hobbie em finais de Agosto... tinha cerca de 2 cm, não mto grande, apaixonei-me pelo bicho e resolvi comprar um.

 

Passado cerca de 1 mês esteve às portas da morte, a casca começou a "descascar", era atacada pelos bótias, perdeu a cor, estava quase branca e a partir de certa altura apenas se limitava a boiar à superfície. Pensei: pronto, esta já n se safa.

 

Pesquisei e lá comecei a introduzir decalcit na água depois de cada TPA. Resultado: rapidamente as zonas da casca q estavam a cair desapareceram, nunca mais tornou a boiar, limita-se a passear por todo o aqua, a comer algas... e o melhor de tudo, TRIPLICOU de tamanho... está XXL.

 

Continuando a história... hoje, após quase 4 meses, apareceu-me um cacho de ovos dentro de água :tapfoot: (agarrei no cacho, enxuguei-o e pendurei-o num gancho fora de água, daqueles de prender o termostato).

 

Mas como é possível??? Sempre se soube q este caracol n é hermafrodita... conseguirá ele guardar o esperma durante 4 meses???

 

O mais estranho é q pesquisei tb a forma de confirmar o sexo da ampulária, e está confirmadissimo q é um macho pois o aparelho reprodutor destes é facilmente detectável se segurarmos o animal de determinada maneira (sifão à esquerda, genitália à direita)... e esta hein?

 

Relativamente ao cacho... vou seguir o conselho do Vasco e vou andar de olho no caso de alguma mini-ampulária estiver desesperada por sair de lá de dentro.

 

 

bem,situações possiveis:

 

-o que tu viste dentro de água não eram ovos de ampulária, e a tua ampulária pode realmente ser um macho

-ou aquilo era mesmo um cacho de ovos de ampulária, e aqui não há margem, tens uma fêmea e viste mal a sexagem do animal

 

agora uma coisa podes ter a certeza, não vai nascer nada, para além de ter caído dentro de agua, os ovos não estão fertilizados, mesmo que essa teoria do armazenamento de sémen seja verdade, pois as ampulárias só acasalam em adultas, coisa que a tua não era quando foi para tua casa

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem,situações possiveis:

 

-o que tu viste dentro de água não eram ovos de ampulária, e a tua ampulária pode realmente ser um macho

-ou aquilo era mesmo um cacho de ovos de ampulária, e aqui não há margem, tens uma fêmea e viste mal a sexagem do animal

 

agora uma coisa podes ter a certeza, não vai nascer nada, para além de ter caído dentro de agua, os ovos não estão fertilizados, mesmo que essa teoria do armazenamento de sémen seja verdade, pois as ampulárias só acasalam em adultas, coisa que a tua não era quando foi para tua casa

 

 

 

Não tenho outro animal no aqua q consiga desovar aquilo.

 

Realmente nunca vi uma fêmea... os sites q pesquisei apenas mostram a foto de um macho e o aparelho genital proeminente qd seguramos no animal fora de água.

 

Quanto ao cacho... qd o tirei da água e enxuguei, os ovos mais superfíciais partiram e saiu um líquido gelatinoso, talvez por serem mto maduros. Vou aguardar na mesma cerca de 25 dias antes de deitar fora o cacho, só por descargo de consciência.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem foram precisos 25 dias... já tenho mini ampulárias a passear pelo aqua. Espectacular!

 

Por ironia do destino, fiquei com ampulárias pequenas mas a mamã sofreu um acidente ao tentar fugir do aqua e morreu :roflroll2:

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

[nao é bem assim, pelo menos nomeu caso nao o foi..

a minha ampularia que ja estava no aqua a uns tres meses construi agora dois casulos dos quais ja teve "copias", cerca de centenas...

como poderia acontecer se nao tenho casal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho duas e andam muitas vezes enrroladas uma na outra, tenho 3 cachos nos vidros do aqua porcima da zona de água, um dos cacho tem cerca de 3 semanas e não vejo nada a sair de lá, será que não são fecundados???

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais