O inicio do ‘genocídio’


JOAO1969

Recommended Posts

Olá a todos

 

Iniciei um aquário acerca de 15 dias, no sentido de satisfazer um desejo do meu filho, que queria ter um peixe. Após algumas longas horas dedicadas ao assunto, resolvi satisfazer-lhe o desejo – ao meu filho e actualmente a mim também, embora o espaço disponível em casa não seja muito.

 

Dados:

 

Aquário: Cubic da Blau 45x24x16 cm, 17 litros (14 litros úteis)

Luz: Mini cubic 18W da Blau (liga 6/7 horas diárias)

Filtro tipo mochila: Bio-Filter WF-2015 da BOYU (150 L/H)

Areia / areao de rio, rochas vulcânicas e pedras

Flora: 2 Anubias barteri var.nana, musgo de java

Fauna: 4 Paracheirodon innesi (néon); 1 Betta splendens (Beta) macho

 

Não tenho termóstato, a água mantém-se entre os 25º / 26º, e o PH anda entre 7 e 8 (na torneira sai com PH 7).

 

Agora a aventura.

 

Montei o aquário (em 6/10/2008), pus bacterlife num dia, e no dia seguinte meti 2 neon para ajudar no ciclo da água. Até aqui tudo bem. Em 14/10/2008 (dia do aniversário do meu filho) tentei comprar mais uns néon para juntar aos que já tinha no sentido de formar um cardume de 6, mas na loja não tinham. Visto que queria efectivamente surpreender o meu filho, não quis vir de mãos abanar e aconselharam-me que poderia levar um Betta, e que este se daria bem com o futuro cardume de néons. Ok, achei o peixe bonito (azul e encarnado) e comprei. Coloquei no aquário nessa terça-feira, e adaptou-se bem.

Agora. O inicio do ‘genocídio’.

Sábado, comprei mais dois néon e juntei no aquário. Durante o dia tudo bem. À noite, após desligar a luz do aquário, começa o combate. O betta ‘a todo o gás’ atrás dos novos néon. Resultado: domingo de manhã – um néon morto agarrado ao filtro.

Domingo à noite, após desligar a luz do aquário, nova batalha campal. Fiquei para assistir ao triste espectáculo que culminou com mais uma baixa de um néon.

Curiosidade, o Betta só atacou os novos habitantes do aquário. Em relação aos néon que já estavam no aquário e com quem já convive à 5 dias, o Betta não os tem chateado muito, embora por muitas vezes os enxote de alguns sítios, mas de resto – pacifico.

O meu filho que tem 4 anos deu-lhe um nome – ‘O Zangado’, devido ao seu mau feitio.

 

1ª Pergunta – Talvez o melhor seja colocar de lado, a ideia de ter um cardume de néon junto do Betta.

 

2ª Pergunta – Por este andar os outros néon também devem ter os dias contados, não?

 

3ª Pergunta – Visto que a ideia é ter um cardume de néon e mais um peixe ou dois, qual a melhor forma de me ver ‘livre’ do ‘Zangado’? Dar/vender a alguém que o queira ou será que o lojista o recebe de volta?

 

P.S. – desculpem lá o testamento, mas a vontade é agarrar no ‘sacana’ (que é extremamente bonito) e colocá-lo num globo com litro e meio de água.

 

Obrigado

João

 

gallery_26969_805_248311.jpg

Editado por JOAO1969
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu nao sou muito entendido nisto dos aquarios, mesmo pk tambem ainda sou novo por estas bandas da aquariofilia, mas a meu ver tem peixes a mais para tao pouca agua......

 

nao se esqueca que devemos respeitar 1cm de peixe para cada 1 litro de água.

 

sem contar que o aquario tem 14 litros secalhar vaziu, penso eu.....espero ajudar alguma coisa....

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

1) - É melhor não pores mais néons ao pé do Betta. Eu tenho um Betta com néons e aceitou-os bem, mas é 50/50. Novos néons é desgraça quase certa.

 

2) - Em princípio não. Sendo so primeiros néons e tendo eles sido aceites de início, continuarão a ser aceites. É o mais provável.

 

3) - Isso fica ao vosso gosto. Se um Betta e 2 néons vos satisfazem, tudo bem. Se não, é uma hipótese trocá-lo na loja por mais néons e fazer um cardume. Também o podes vender ou dar aqui no fórum.

Cumps.

 

P.S.: colocá-lo num globo é matá-lo aos poucos, por falta de espaço e sobretudo por falta de filtragem biológica.

 

P.P.S.: trocar de loja é uma hipótese já que não te avisaram do perigo do genocídio. Eu quando o fiz foi conscintemente e com o aval da loja para a devolução.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

1) - É melhor não pores mais néons ao pé do Betta. Eu tenho um Betta com néons e aceitou-os bem, mas é 50/50. Novos néons é desgraça quase certa.

 

2) - Em princípio não. Sendo so primeiros néons e tendo eles sido aceites de início, continuarão a ser aceites. É o mais provável.

 

3) - Isso fica ao vosso gosto. Se um Betta e 2 néons vos satisfazem, tudo bem. Se não, é uma hipótese trocá-lo na loja por mais néons e fazer um cardume. Também o podes vender ou dar aqui no fórum.

Cumps.

 

P.S.: colocá-lo num globo é matá-lo aos poucos, por falta de espaço e sobretudo por falta de filtragem biológica.

 

P.P.S.: trocar de loja é uma hipótese já que não te avisaram do perigo do genocídio. Eu quando o fiz foi conscintemente e com o aval da loja para a devolução.

 

O que é que queres dizer com 50/50 ?

 

Obrigado pelo comentário

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom eu no outro dia numa loja ouvi dizer que se podiam te bettas juntamente com guppys, parti o côco a rir.

Bom pelo menos aprendeste algumass coisas .

1-Tens de mudar de loja

2-Tens de escolher qual dos peixes queres ter

3-bettas só com peixes maiores, e que não tenham grandes caudas

 

 

se te quiseres desfazer do peixe, ou pedes para trocar realmente na loja, ou então, vendes aqui no fórum (duvido é que o consigas vender ao mesmo preço pelo que o compraste).

 

Abraço (cuidado com os parametros da agua)

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se calhar terias mais sucesso nesse aqua com um casal de betas agora nao me lembro bem como era a reproduçao deles mas um beta num akua desse tamanho prefiro do que 6 neons

 

pa mim esse aqua era umas plantinhas, beta macho ,4 corydoras pigmeus ou outro tipo pequeno e caracolada ,ficava porreiro ,mais tarde podias esperimentar a reproduçao dos betas .

 

fica

 

boa prenda para o teu filho

Editado por dominik1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que queres dizer com 50/50 ?

 

Obrigado pelo comentário

João

Quero dizer que a atitude dos Bettas com peixes mais pequenos é imprevisível. Eu tive sorte e tu também... mas só nos primeiros.

Podias ter tido azar logo de início, tal como eu podia.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, joints

 

Isso está fora de questão.

Julgo que tudo, não passou de um mal entendido. Foi um erro de comunicação, - talvez da minha parte.

 

Tilapia

 

Obrigado pelos comentários. Acho que comecei a perceber a 'filosofia'...

De qualquer modo, a loja que me vendeu o 'Zangado' está na disposição de retomar ou trocar o peixe.

Vou aguardar por esta noite, ver o que acontece, e ponderar se vou trocar ou ficar com o 'Zangado' e os dois neon. E encontrar uma solução quanto ao facto de querer (mos) ter mais peixes (o meu filho e eu, claro) no mesmo aquário.

 

Snarux, minum e dominik1994

 

Obrigado pela vossa opinião

 

Depois dou noticias

João

 

P.S. - Hoje fui a uma loja (perto de onde moro, cerca de 500m) comprar uma rede, para no caso de devolver o dito..., quando vejo na loja um Betta (igual ao meu) 'enfiado' num globo com pouco mais do que 1/2 litro de água... - é um peixe de poça! (informaram-me)...

...sem palavras...

Editado por JOAO1969
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Após mais uma noite, mas sem baixas, decidimos trocar o ‘Zangado’ por mais uns néon.

 

Na loja aceitaram-no de volta, tendo explicado que por vezes este tipo de situação acontece.

 

Vamos ficar com um pequeno cardume de néon e caso seja possível – ainda vou pesquisar mais informação – talvez possamos introduzir (?) um Melanotaenia praecox (Arco íris anão) e ficamos por aqui.

 

Não sei se será possível introduzir alguma espécie de invertebrado (caracol e/ou camarão)?

 

Tenho que confessar que estou com alguns remorsos quanto à ‘expulsão’ do Betta do nosso aquário. Mas teve que ser. O meu filho assim que acordava a primeira coisa que fazia era perguntar se o Zangado tinha morto mais algum peixe. Estava a ficar com o trauma.

 

Espero não voltar a cometer, embora inconscientemente, muitos mais erros. Para isso conto com o vosso apoio. :unsure:

 

E lá para o Natal ou Páscoa, quando tiver ‘mais mão’ para o aquário e para os peixes, esperando que este se mantenha de boa saúde (bem sei o trabalho que me vai dar), conto encontrar espaço lá em casa e começar a montagem de um novo aquário (maior), com calma, com ponderação e com o devido respeito pela Natureza (que sempre tive).

 

Se possível, agradeço que alguém me elucide quanto às duas dúvidas acima expostas.

 

Um abraço

João

 

P.S. – Sinto-me satisfeito por ter realizado o desejo do meu ‘puto’ e de o ver todo empenhado em querer tratar do aquário e dos peixes (que também estão bem - parecem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os peixes arco-íris de que falas: Melanotaenia praecox pode chegar aos 5 cms de comprimento e preferem andar em cardumes de 5 ou mais . De preferência o aquário deverá ter mais de 80 cms.

 

Parece-me mesmo fora de cogitação tal peixe.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os peixes arco-íris de que falas: Melanotaenia praecox pode chegar aos 5 cms de comprimento e preferem andar em cardumes de 5 ou mais . De preferência o aquário deverá ter mais de 80 cms.

 

Parece-me mesmo fora de cogitação tal peixe.

Cumps.

 

Olá

Boa noite,

 

De facto tens razão.

Mas gostava de introduzir um peixe do género ‘independente’ (solitário), mas que se realce no meio. Tipo ‘sou o maior, mas boa pessoa’.

 

Será que este peixe existe de forma a ‘caber’ no meu aquário?

 

Um abraço

 

P.S. – Estou decidido. Caso ainda vá a tempo, vou buscar o ‘Zangado’ à loja e vou pô-lo num aquário Cubic (+- 10 litros) com alguma flora, e coloco-o no meu gabinete do escritório.

Ando com um peso na consciência!...

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se te quiseres desfazer do peixe, ou pedes para trocar realmente na loja, ou então, vendes aqui no fórum (duvido é que o consigas vender ao mesmo preço pelo que o compraste).

 

Abraço (cuidado com os parametros da agua)

 

Podes não acreditar, mas troquei o 'Zangado', na loja, por 15 (eu! disse quinze!) Paracheirodon innesi (néon). Despensei 1/2 a uma pessoa amiga que também tem um Betta (igual ao meu EX) - estamos há espera do resultado... ;)

 

Aproveito a oportunidade para pedir uma opinião acerca do PH do aquário. Está (+-) 7,5 - 8,0. A água da torneira sai com PH 7,00, já fiz 2 ou 3 TPA's de 30% acrescentando água do garrafão com PH's 4,7 - 5,2, mas nada. No dia seguinte está a 7% e no outro já vai para PH 7,5...

Não quero utilizar "drogas" para baixar o PH.

Qual a vossa opinião?

 

Obrigado

João

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Dizes no princípio do tópico que tens areia e pedras. Essa areia e essas pedras podeam ser calcárias e estarem a fazer-te subir a dureza e o pH da água.

É uma possibilidade a ter em conta: retirá-las.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tens de baixar a dureza da água, assim os neons vão acabar por bater a bota rapidamente, em vez de meteres quimicos (só servem para gastar €€€), compras turfa e aplicas como indicar na caixa, vais é ficar com a água amarelada mas nada de especial.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tens de baixar a dureza da água, assim os neons vão acabar por bater a bota rapidamente, em vez de meteres quimicos (só servem para gastar €€€), compras turfa e aplicas como indicar na caixa, vais é ficar com a água amarelada mas nada de especial.

 

Cumps

 

Boas

 

Adicionar turfa também é uma opção fora de questão pois trata-se de um nano... metemos a turfa onde, no mini filtro???

 

Como foi referido tens de verificar se o areão ou as pedras são calcárias, e se forem vais ter de tirar esses inertes e substituir por outro que não seja calcário.

 

Atenção que nas grandes superficies (hipermercados) a maior parte de areão que eles vendem lá é calcário e vem pintado de diversas cores....

 

joão como és de almada, experimenta passar na avipeixe perto da rotunda centro sul, os funcionários são pessoas com bons conhecimentos e os preços praticados na loja são muito apelativos!

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! João,não te esqueças de um pequeno pormenor: o aqua tem apenas 17L. Eu pensei que fosses fazer ao contrário,entregar os Néons e ficar com o Betta,seria quanto a mim a solução mais acertada.

 

Porque em 17L é preferivel ter um Betta,do que uma espécie de peixe que deve estar em cardumes numerosos,visto que é um peixe que vem directamente da região Amazónica do Peru,habituado a PH ácido 5.5 e a nadar livremente em espaços abertos e com milhares iguais a ele,que em adulto pode chegar quase aos 5cm.

 

Fica a minha sugestão, que num futuro próximo o bichinho da Aquariofilia te ''ataque'' e decidas comprar um aquário maior,mais apropriado à Natureza do ''Paracheirodon Innesi'', o Tetra Néon.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! João,não te esqueças de um pequeno pormenor: o aqua tem apenas 17L. Eu pensei que fosses fazer ao contrário,entregar os Néons e ficar com o Betta,seria quanto a mim a solução mais acertada.

 

Porque em 17L é preferivel ter um Betta,do que uma espécie de peixe que deve estar em cardumes numerosos,visto que é um peixe que vem directamente da região Amazónica do Peru,habituado a PH ácido 5.5 e a nadar livremente em espaços abertos e com milhares iguais a ele,que em adulto pode chegar quase aos 5cm.

 

Fica a minha sugestão, que num futuro próximo o bichinho da Aquariofilia te ''ataque'' e decidas comprar um aquário maior,mais apropriado à Natureza do ''Paracheirodon Innesi'', o Tetra Néon.

 

Tens razão. Mas lá em casa vivemos em democracia. Venceu a maioria no sentido de devolver o Betta, com um voto contra (o meu).

 

De qualquer forma os neon estão-se a dar bem.

 

 

joão como és de almada, experimenta passar na avipeixe perto da rotunda centro sul, os funcionários são pessoas com bons conhecimentos e os preços praticados na loja são muito apelativos!

 

Cumps

 

Já experimentei. Mais do que uma vez. Aliás, comecei por ir a essa loja, mas não me entendo com as pessoas que lá trabalham. Não existe empatia.

 

Boas,

Dizes no princípio do tópico que tens areia e pedras. Essa areia e essas pedras podeam ser calcárias e estarem a fazer-te subir a dureza e o pH da água.

É uma possibilidade a ter em conta: retirá-las.

Cumps.

 

É verdade. Mas já testei algumas pedras e parte do areão, e nada é calcário. O teste foi feito na loja (onde comprei tudo) com um quimico que não me recordo do nome.

 

Podes não acreditar, mas troquei o 'Zangado', na loja, por 15 (eu! disse quinze!) Paracheirodon innesi (néon). Despensei 1/2 a uma pessoa amiga que também tem um Betta (igual ao meu EX) - estamos há espera do resultado... ;)

 

E não é que os peixes estão a conviver bem, os Paracheirodon innesi (néon) e o Betta, já lá vai uma semana.

 

 

Por fim, gostaria de agradecer a todos, os vossos comentários. Ainda tenho muitas dúvidas, pelo que vou abrir novo tópico de forma a que este não fique muito monótono à volta da história do 'genocidio'.

 

Até já

João

Editado por JOAO1969
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.