Base para aquario


Recommended Posts

Estou prestes a ter um novo aquario e este será colocado sobre uma estrutura metalica.

O que recomendam para se colocar entre o aquario e a estrutura?

 

- Esferovite

- Aquela "esponja" que se vende

- MDF

 

 

Obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Que tamanho tem o aquário?

A estrutura metálica está sujeita a vibrações ou oscilações?

 

Pergunto-te isto porque tenho 2 aquários (entre outros), um de 180 e outro de 240 litros apoiados directamente na madeira do móvel, e o de 180 litros oscila de vez em quando à conta de uma gata nova que insiste em passear-se na calha de iluminação, sem problemas de "deslize" do aquário em relação ao móvel.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Que tamanho tem o aquário?

A estrutura metálica está sujeita a vibrações ou oscilações?

 

Pergunto-te isto porque tenho 2 aquários (entre outros), um de 180 e outro de 240 litros apoiados directamente na madeira do móvel, e o de 180 litros oscila de vez em quando à conta de uma gata nova que insiste em passear-se na calha de iluminação, sem problemas de "deslize" do aquário em relação ao móvel.

Cumps.

 

o aquario tem 120x50x50 (300L)

Vibrações talvez só mesmo se houver um tremor de terra... :D

 

Já agora pergunto tb se convem pôr algo entre o chao (mosaico) e a estrutura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario tem 120x50x50 (300L)

Vibrações talvez só mesmo se houver um tremor de terra... :D

 

Já agora pergunto tb se convem pôr algo entre o chao (mosaico) e a estrutura

Eu não tenho nada. Os móveis absorvem as irregularidades do chão e não as transmitem ao fundo plano de vidro do aquário.

É caro que se o móvel fôr rígido, é melhor por esferovite para absorver essas irregularidades por forma a que não se transmitam ao fundo do aquário deixando partes dele desapoiado e levando, com o tempo a fissuras.

 

Espero ter sido claro: ou o móvel absorve as irrgularidades do chão ou a esferovite (ou equivalente) fazem esse papel pois o vidro é inflexível e tem de estar 100% apoiado.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou prestes a ter um novo aquario e este será colocado sobre uma estrutura metalica.

O que recomendam para se colocar entre o aquario e a estrutura?

- Esferovite

- Aquela "esponja" que se vende

- MDF

Obrigado desde já

bom dia

 

se der para colocar, mete esferovite. Agora, nem sempre dá para colocar.

 

se o movel tiver 4 ou 6 pés, não vale a pena colocar esferovite no chão porque os pés afundam-se. Se não houver pés, podes colocar o esferovite. Ou seja, se a base for igual ao tampo (uma tabua sem pés) mete esferovite.

 

entre a mesa e aquario, é o mesmo que está escrito acima. (se a base do aqua for um vidro, sem suportes, aplica esferovite)

 

NOTA: esferovite com 3, 4 ou 5 centimetros, não metas esferovite de 0,5 cm.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PBas

 

A melhor solução é colocares um painel de esferovite com 2cm de espessura entre o aquário e o móvel. A esferovite (poliestireno) absorve as deformações estre o aquario e o móvel e, fundamentalmente, evita as perdas de energia que ocorrem por arrefecimento da água.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de esferovite, eu sugiro usar roofmate. Faz o mesmo que o esferovite sendo que não esfarela e não é inflamável. O preço não é muito alto e consegue encontrar-se facilmente numa loja tipo Aki ou Mestre Maco ou afins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas sugestões.

Dá gosto ter um hobby e ter pessoal que tem gosto em ajudar nas dúvidas.

 

:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas sugestões.

Dá gosto ter um hobby e ter pessoal que tem gosto em ajudar nas dúvidas.

 

:(

LOL

 

isso é porque ainda não pediste ajuda para a montagem.....senão já estava aí 20 ou 30 pessoas para montar isso.... ;)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

isso é porque ainda não pediste ajuda para a montagem.....senão já estava aí 20 ou 30 pessoas para montar isso.... :(

 

 

essa tarefa vou ter o prazer de a fazer ;)

infelizmente nao há tempo (€€) para por tudo aquilo que gostamos... mas devagar se vai ao longe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PBas

 

A melhor solução é colocares um painel de esferovite com 2cm de espessura entre o aquário e o móvel. A esferovite (poliestireno) absorve as deformações estre o aquario e o móvel

...que provêem das irregularidades do chão e assim não se transmitem ao aquário. Há móveis próprios para aquários que absorvem essas irregularidades mantendo assim o fundo de vidro 100% apoiado no móvel...

 

e, fundamentalmente, evita as perdas de energia que ocorrem por arrefecimento da água.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Considero essas perdas irrisórias. Afinal o vidro é isolante e não o sendo 100% há vidros laterais, aquários destapados, etc...

Cumps

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O poliextireno expandido (mais conhecido por esferovite) é melhor que o "roofmate" pois sendo mais derformável absorve melhor as irregularidades entre o tampo do móvel de apoio e o fundo do aquário, armonizando as tensões de contacto com menor risco de quebra de vidros. Quanto aos aspectos do fogo o problema é igual para ambos, mas não vamos pensar nisso pois peixe grelhado na sala ninguém vai desejar.

 

As perdas de calor pelo contacto com o vidro de fundo não são assim tão irrisórias, por essa razão também se justifica a aplicação do poliestireno.

 

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As perdas de calor pelo contacto com o vidro de fundo não são assim tão irrisórias, por essa razão também se justifica a aplicação do poliestireno.

 

Cumprimentos

Martins de Sousa

Boas,

Aceito que essas perdas de calor pelo vidro do fundo não sejam de desprezar. Mas e as perdas dos outros 4 vidros, cuja área pode ser o triplo ou mais.

Será que isolar o vidro do fundo vai poupar assim tanto?

Sobretudo em aquários destapados?

É essa a minha dúvida.

Cumps

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo e complicando...

 

Por maioria parece-me que a melhor solução é mesmo uma placa de esferovite com mais de 2cms, correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

resumindo, o melhor é aquele material que se vende nas lojas de aquariofilia, custa uns €5 por 100x40 cm. É menos espesso que a esferovite, corta-se facilmente à medida, e cumpre as duas funções pretendidas - estabilização de quaisquer irregularidades e isolamento térmico.

 

Quanto ao isolamento, sim, as perdas de calor são mais por cima (sobretudo se estiver destapado), e pelos lados, e só depois disso por baixo; no entanto, eu tenho uma série de tecnologia no móvel por baixo, e aquilo pode aquecer uns graus; assim, o isolamento térmico ajuda mas é a manter o aquário não demasiado quente no verão... o que neste país é mais importante por ser mais difícil do que aquecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

boas pessoal. estou com uma duvida e gostava de poder contar com a vossa ajuda para resolver um problema...

cá vai... tinha umas irregularidades no chão onde esta o móvel do aqua. então fiz o seguinte coloquei uma placa de esferovite entre o chão e a base do móvel (plana)

fiquei com o problema resolvido, mas com uma ligeira inclinação para a frente +/- 5mm (linha de agua)

pergunta..... será que com o tempo o esferovite vai se dar e vai acabar por ficar (certinho e direitinho)

 

desde já agradeço a vossa ajuda..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.