Nano de 28l


lima256

Recommended Posts

boas a todos

 

Sou novo nisto dos nanos, mas ca vai... tou a pensar fazer um nano com 45x25x25 28l brutos, uma coisa que me ta a fazer pensar e a iluminação pra ele. Eu já li algures que a regra de 1w/1l nao se aplica a nanos, se é verdade ou não sei, eu tava a pensar por 15w T8 6000k ou mesmo 2x 15w T8 6000. a plantas que tou a pensar ter e tipo cabombas,Echinodorus amazonicus,musgo cristimas, talvez ricia, ainda nao sei.. Uma coisa, a tampa que eu tou a pensar em fazer pra por em cima do aquario e de pvc, acham que aguenta o calor?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

 

Sou novo nisto dos nanos, mas ca vai... tou a pensar fazer um nano com 45x25x25 28l brutos, uma coisa que me ta a fazer pensar e a iluminação pra ele. Eu já li algures que a regra de 1w/1l nao se aplica a nanos, se é verdade ou não sei, eu tava a pensar por 15w T8 6000k ou mesmo 2x 15w T8 6000. a plantas que tou a pensar ter e tipo cabombas,Echinodorus amazonicus,musgo cristimas, talvez ricia, ainda nao sei.. Uma coisa, a tampa que eu tou a pensar em fazer pra por em cima do aquario e de pvc, acham que aguenta o calor?

 

Cumprimentos

 

Ola... a iluminação que pretende usar esta otima....2x 15W....dependendo da espessura do pvc guenta sim....mas aconselho comprar uma calha propria para este....é barata....valew

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

 

Sou novo nisto dos nanos, mas ca vai... tou a pensar fazer um nano com 45x25x25 28l brutos, uma coisa que me ta a fazer pensar e a iluminação pra ele. Eu já li algures que a regra de 1w/1l nao se aplica a nanos, se é verdade ou não sei, eu tava a pensar por 15w T8 6000k ou mesmo 2x 15w T8 6000. a plantas que tou a pensar ter e tipo cabombas,Echinodorus amazonicus,musgo cristimas, talvez ricia, ainda nao sei.. Uma coisa, a tampa que eu tou a pensar em fazer pra por em cima do aquario e de pvc, acham que aguenta o calor?

 

Cumprimentos

 

Olá! Para as plantas que indicas os 30W devem chegar (em nanos tens de contar com 1,2-1,4W/L). Menos que isso e tens de te ficar pelos fetos e anubias. A tampa era a de origem do aquario? Se sim, aguenta de certeza...

Atenção essa echinodorus é demasiado grande para o aquario, ocupava-te todo o espaço e causa muita sombra nas restantes plantas.

 

Força nisso!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Para as plantas que indicas os 30W devem chegar (em nanos tens de contar com 1,2-1,4W/L). Menos que isso e tens de te ficar pelos fetos e anubias. A tampa era a de origem do aquario? Se sim, aguenta de certeza...

Atenção essa echinodorus é demasiado grande para o aquario, ocupava-te todo o espaço e causa muita sombra nas restantes plantas.

 

Força nisso!

 

Eu penso que há casos e casos e que o substrato também tem grande influencia!

Eu também tenho 28L e as cryptocoryne parva têm-se dado bastante bem. Vieram em mau estado mas desde que as plantei que já têm bastantes folhas novas, e isto em 2 semanas.

E só tenho 15W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a tampa fiz eu hoje... amanha vou pinta-la. A chapa de pvc tem 10mm de espessura, mas furei-a a chapa de aluminio de 3mm. Comprei 3 lampadas T5 de 8w cada o aquario tem 45x25x25 28l brutos mas 24 reais. mais a altura do subestrado e tal, deve dar prai 20 litros. depois posto fotos pra verem... Comprei subestrado da Red Sea Flora Base... Não sei se e muito bom ou mau, gostei, devido ao tamanha dos graus.

Editado por lima256
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que há casos e casos e que o substrato também tem grande influencia!

Eu também tenho 28L e as cryptocoryne parva têm-se dado bastante bem. Vieram em mau estado mas desde que as plantei que já têm bastantes folhas novas, e isto em 2 semanas.

E só tenho 15W.

 

Esqueci-me de referir essas plantas exelentes que são as "crypts". Essas também mal precisam de luz para crescer :)

O substrato influencia na medida que fertelizes ou não na coluna de água... se não fertelizares com liquido, tens é claro que ter substrato de qualidade!

 

 

lima256, deve chegar na boa esses 24W ;) só não chegará para plantas mesmo bastante exigentes e também tem a ver com a qualidade das lampadas. Uma lampada t5 de 8W da osram de 10€ não dá a mesma luz que uma igual mas do chinês (com isto não quero dizer que o chines seja mau, até tem material de boa qualidade muitas vezes!) que custou 1 ou 2€ e nenhuma delas dá luz tão aproveitada pelas plantas como algumas das marcas de aquariofilia (nem todas).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em ultimo caso meto outra lampada de 8w, fico com 32w. Eu penso que com a luz e co2 e tal talvez me safe, vamos la ver. Hoje acabei de pintar a tampa do aquario, amanha vou testar tudo =). Em relação as plantas vou ponderar ainda o que vou por ainda.

 

Digam-me uma coisa, se souberem e claro, Red Sea Flora base, é algum subestrato de jeito? o que eu queria era o da ADA power sand, não encontrei comprei este.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Power sand e este substrato da Red Sea são coisas diferentes... um serve apenas para por por debaixo do areao, o outro para ter em contacto com a coluna de agua. Este substrato é mais do genero do aquasoil da ADA. Não te sei dizer nada sobre o substrato, nunca vi ninguém ca no fórum com isso, mas tem bom aspecto, tenta e depois dá feedback :(

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mulher da loja disse que o da red sea nãp precisava de areao por cima, isso foi outro factor que me levou a comprar. tou a fazer os ultimos testes ao aquario, em principio o mais tardar sabado já o tenho montado. Aqui ficam algumas fotos...

 

 

Ainda ta molhado ehhh :arrow:

27102008268nv1.jpg

w640.png

 

a iluminação

27102008269ns3.jpg

w640.png

 

 

Cumprimentos

Editado por lima256
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas a todos... deixo uma foto já com o quario minimante como quero, é claro que ainda falta material =P

falta mais plantas, mas ainda nao encontrei as certas.

Desculpem lá aqualidade da imagem, mas o meu nokia nao da para mais ::D:

05112008278zz7.jpg

w640.png

 

 

Comentem

 

 

Cumprimentos

Editado por lima256
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Obrigado pelos comentarios. Eu sei que ainda ta uma beca vazio, mas as planta que tenho neste foram podas, que eu tirei do meu aquario grande. A planta do lado direito e uma cabomba, e cresce bue rapido, no meu aquario grande tem 50cm de altura e não dura uma semana pra crescer ate cima depois de uma poda relativamente a meio da planta. Tou a ver se encontro uma Eleocharis parvula, Rotala wallichii, e alguma planta pra fazer de tapete que ainda nao sei bem qual, tava a pensar por uma Utricularia graminifolia, é verdade que esta planta e "carnivora"? Gloso nao gosto muito... nao sei ainda, preciso de ideias.... o subestrato e flora base da red sea.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

Thx :roll: as do lado direito sao xisto e as do lado esquedo são parecidas com xisto, achei na rua e gostei delas. Só falta mesmo mais plantas... mas como já disse tenho de arranjar as tais que quero. Aquela coisa que ta no meio do aquario branco, e o tubo do filtro de cascata que eu revesti com meias de nylon (das mulheres) por causa dos guppys bebes que tenho. De resto, fiz o aquario todo em casa, acho que ate nao ficou mau =/

Eu depois vou postando as evoluçoe do aquario.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

Thx :( as do lado direito sao xisto e as do lado esquedo são parecidas com xisto, achei na rua e gostei delas. Só falta mesmo mais plantas... mas como já disse tenho de arranjar as tais que quero. Aquela coisa que ta no meio do aquario branco, e o tubo do filtro de cascata que eu revesti com meias de nylon (das mulheres) por causa dos guppys bebes que tenho. De resto, fiz o aquario todo em casa, acho que ate nao ficou mau =/

Eu depois vou postando as evoluçoe do aquario.

 

Cumprimentos

 

Não ficou nada mal lololol

 

Quanto às plantas, acho que ficava muito engraçado umas "vermelhas", agora n me recordo do nome de nenhuma, mas basta ires ao site do Jardim- submerso.`

É obvio que é uma opção pessoal, o vermelho é a minha cor preferida, mas as plantas são todas bonitas... :P Fazia no entanto um contraste giro com as pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Acho que o layout ficou fixe! só falta mesmo é deixar crescer! acho ficava muito bom aí um tapete de qualquer coisa! :D mas isso está incluido no "crescer" ! continuação de bom trabalho!

 

Abraço

Luís Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Aqui esta o setup

 

Dimensao: 45 x 25 x25 (vidro de 6mm) 28l Brutos/ 24l Reais

Iluminação: 3x 8w t5 10000k cada (penso eu)

Co2: caseiro

Subestrato: Flora base da Red Sea

layout: Xistos, e pedras parecidas com xistos

 

 

Flora: Cabomba caroliniana, Eusteralis stellata, futuramente (alguma planta pra fazer de tapete, uma Rotala wallichii(centro do aquario)e talvez uma Eleocharis parvula )

 

Fauna: 6 alevins de guppy

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum.. tenho de ver bem o que quero. Glosso na gosto muito acho que é uma planta "grande" pra fazer de tapete, em relação a parvula era capaz de ficar fixe mas demorava uma beca a cubrir o aquario...

Cuba ou ricia parecem-me bem, tanto uma como a outra tornam-se densas. E que tal uma Utricularia graminifolia, mas já li algures que é uma planta carnivora, é verdade? O mais certo é ir pra cuba ;)

 

Obrigadão pelas sugestões

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
hum.. tenho de ver bem o que quero. Glosso na gosto muito acho que é uma planta "grande" pra fazer de tapete, em relação a parvula era capaz de ficar fixe mas demorava uma beca a cubrir o aquario...

Cuba ou ricia parecem-me bem, tanto uma como a outra tornam-se densas. E que tal uma Utricularia graminifolia, mas já li algures que é uma planta carnivora, é verdade? O mais certo é ir pra cuba :P

 

Obrigadão pelas sugestões

 

Cumprimentos

 

 

riccia da um efeito mais giro na minha opiniao co2 é que é mesmo preciso pa ela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.