Eheim SUBSTRAT pro ou


Recommended Posts

Boas

 

Para mim o Eheim Substratpro é o melhor, basta dizer que o Sera Siporax tem uma área efectiva de colonização de bactérias de 270 m2/Litro enquando o Substratpro tem 450 m2/litro.

 

Isto se pretendes as cerâmicas para decomposição biológica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

isso são coisas diferentes....

 

um são "cilindros" para filtragem macanica, o outros são "bolas" para filtragem biologica.

 

o melhor é aquele que já tem os dois (existe um conjunto da eheim com os dois)

http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27600_ehen

http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27605_ehen

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as ceramicas sao filtragem mecanica ?

 

eu acho que as ceramicas se a funçao á criarem bacterias que purificam e limpam a água

entao é biologica

errado.......

 

caramica, não se desfaz na agua (exemplo, as decorações do aqua, pratos de loiça, etc.)

As ceramicas são os cilindros (apesar de habitualmente chamar-se cerâmicas a tudo), nunca perdendo o tamanho nem a forma. Podem ser "prensadas" que não partem (parecem de plastico)

 

as biobolas, não são ceramica, são "bio" (abreviatura de biologico), bolas (esfericos). Com o passar do tempo, vão ficado mais pequenas (desgaste). Não sei do que são feitas, mas "prensadas" ficam em pó.

 

O que aconte-se é que a sera fez um "2 em 1", mas como já foi explicado acima (por outro membro), é mais eficaz ter em separado.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A JBL também conseguiu esse 2 em 1:

 

- Cermec> cilindros ocos porosos de cerâmica (400 m2/litro)

 

- Sintomec>cilindros de vidro sinterizado porosos com 1200m2/litro

 

-Micromec>bio-esferas de 14 mm de vidro sinterizado porosas com 1500m2/litro.

 

Em qualquer destes casos temos filtragem biológica, dada a porosidade de qualquer uma destas massas filtrantes. Já Eheim tem a "Eheim Mech", cilindros não-porosos que apenas servem para a filtragem mecânica de impurezas grandes.

A Cermec, apesar de cerâmica, tem prazo (muito longo) de vida, pois é porosa e susceptível à erosão.

 

No caso deste tópico temos "Eheim Substrat Pro" e a "Sera Siporax", ambas de filtragem biológica.

Cumps.

 

P.S.: Sinterização.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora com 400 litro de água quantos litros de substrato Pro, pois foi este que escolhi?

Bio Ball estou a pensar em 5 litro deverá chegar?

Abraços

Boas David.

 

Isso é para colocar onde? Filtro? Sump?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

isso são coisas diferentes....

 

um são "cilindros" para filtragem macanica, o outros são "bolas" para filtragem biologica.

 

Boa tarde Nuno,

 

Por acaso estás errado, siporax é embora com a mesma forma das chamadas ceramicas é uma massa filtrante biologica porque é porosa (até vem escrito na embalagem em cima, embora em frances mas que se percebe bem como podes ver, "média de filtration biologique") e tambem se desfaz com o tempo, por acaso ja tive e só substituí porque ocupam muito espaço no filtro sendo o substratpro mais eficaz como disse e bem o João Teixeira.

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo para isso, mas sabes como é quando não se conhece um ou outro o melhor é perguntar a que já utilizou.

Obrigado e abraços.

 

Boas,

Como já usei os dois, dou-te a minha opinião:

Nem um nem outro.

No teu lugar compraria Matrix da Seachem ou Micromec da JBL

Saudações

CarlosN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Se formos para a SeaChem temos o assombroso Purigen!!!

 

É 'Carvão activo' reutilizável.

 

Faz uma filtragem tão eficaz que te deixa a água invisível!

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Se formos para a SeaChem temos o assombroso Purigen!!!

 

É 'Carvão activo' reutilizável.

 

Faz uma filtragem tão eficaz que te deixa a água invisível!

 

 

 

 

Abraço

Boas,

Apesar do termo "carvão activo", é preciso acrescentar que também faz filtragem biológica. Mas para regenerar o Purigen é com lixívia e matamos as bactérias todas.

Dá-me portanto a ideia de que temos sempre de ter algum tipo de cerâmica com uma grande área para manter o número de bactérias suficiente enquanto o Purigen se regenera.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Apesar do termo "carvão activo", é preciso acrescentar que também faz filtragem biológica. Mas para regenerar o Purigen é com lixívia e matamos as bactérias todas.

Dá-me portanto a ideia de que temos sempre de ter algum tipo de cerâmica com uma grande área para manter o número de bactérias suficiente enquanto o Purigen se regenera.

Cumps.

 

Exactamente, e o Matrix não carece de manutenção (além da normal limpeza) e combate além da amónia e nitritos, os nitratos.

 

Saudações

 

CarlosN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um são "cilindros" para filtragem macanica, o outros são "bolas" para filtragem biologica.

 

 

aki nao concordo muito. nao sou muito entendido na materia mas .....é a minha opiniao

 

penso que a finalidade do "cilindros" nao é filtragem mecanica, mas sim biologica.

com os buracos que ficam entre os cilindros e dos próprios cilindros , a ultima coisa k eles fazem é filtragem mecanica, a nao ser que sejam particulas muito grandes. mas nesse casso tambem nao passavam em nenhum tipo de materia filtrante ( lã, esponja, ceramica, carvao.....)

Editado por markes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aki nao concordo muito. nao sou muito entendido na materia mas .....é a minha opiniao

 

penso que a finalidade do "cilindros" nao é filtragem mecanica, mas sim biologica.

com os buracos que ficam entre os cilindros e dos próprios cilindros , a ultima coisa k eles fazem é filtragem mecanica, a nao ser que sejam particulas muito grandes. mas nesse casso tambem nao passavam em nenhum tipo de materia filtrante ( lã, esponja, ceramica, carvao.....)

 

Boas

 

Os cilindros de cerâmica preparados ou não para filtragem biológica são, devido à sua estrutura fisica e ao seu posicionamento aleatório no filtro, um meio de excelência para criar escoamentos de fluido de forma não regular que promove acima de tudo a filtragem mecânica.

 

É claro que sendo o escoamento de fluidos, nesta forma não regular, resultante num depósito acrescido de matéria orgânica, é apenas natural que os fabricante tenham aproveitado e criado alguns com maior porosidade para que sejam optimizados para servirem igualmente uma filtragem biológica.

 

No caso das alternativas apresentadas, como é o caso do Purigen, Matriz e Substratpro, temos uma área que promove um escoamento em superficies livres mais pequenas e cujo vazão será distribuido por maior área de superficie e devido a isso e ao seu acréscimo de porosidade, permitem uma maior fixação de culturas de bactérias para filtragem biológica.

 

Agora a escolha das matérias depende essencialmente do tipo de filtro e do tipo de espécies que iremos ter no aquário. Em norma deverá escolher-se um tipo de matéria que tenha a maior área efectiva de colonização de bactérias e que ao mesmo tempo reduza ao máximo o espaço de escoamento da água (sem comprometer o motor com esforço) para que a área efectiva total de filtragem seja a maior possivel.

 

Fica o meu contributo em forma de opinião :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Recentemente adquiri um filtro externo eheim 2213 e voltei a interessar-me sobre filtros para ver se podia melhorar de alguma forma a sua eficácia.. (já que fiz até recentemente uma espécie de reset ao aquário, quero pô-lo a 100% desta vez - ou pelo menos fazer o melhor que possa)

 

Depois de ler este tópico fiquei um pouco confuso, tenho de confessar.. Afinal que matérias filtrantes aconselham para que haja uma boa filtração e em que quantidades? Eu, de momento, tenho lã de vidro, uma esponja azul que vinha com o filtro e sera siporax, da qual metade foi reaproveitada do aquário "anterior" e a outra metade é nova (na verdade já está no filtro há umas 3 ou 4 semanas).. O aquário que quero manter é um plantado comunitário - um pouco à base de neons..

 

Já agora, se quiserem referir as respectivas marcas, também ajuda :x-mas:

 

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.