Os meus Apistogrammas Trifasciata


Recommended Posts

Boas.

 

Quero vos apresentar o meu casal de Apistogrammas Trifasciata:

 

 

Macho

dsc05916dk2.jpg dsc05919yv9.jpg

 

Femea

dsc05909ed6.jpg dsc05908bo6.jpg

 

Esta espécie de apistogramma esta num aquário de 100x30x50 com uma densa floresta de Anubias na parte direita do aquario e outras especies de plantas mais frágeis na parte esquerda do aquário. Têm um trio de ancistrus e respectivas crias, otos, kuhlis e uma SAE como companhia. Ainda não são adultos, têm cerca de 2 a 3 meses de idade e embora veja muitas vezes o macho a fazer a corte à femea até agora nao tive nenhuma postura.

Aquário com pH=6,5.

 

dsc05912kg0.jpg

 

Espero que tenham gostado das fotos do aquário e do meu casal de apistogrammas.

 

Vou deixar mais umas fotografias, mas esta de pior qualidade... Foram tiradas com telemóvel portanto...

dsc00351yn5.jpg

dsc00358yv8.jpg

Nesta fotos podem ver como a habitual cor azul do macho se torna branca quando este se exibe para a fêmea, tal como o arquear da barbatana dorsal.

dsc00457hv4.jpg

 

Enfim, estas sao as fotografias dos meus peixinhos.

Espero que tenham gostado!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bem bonitos os teus trifasciata, têm que tamanho?

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonitos... os meus parabéns!

 

... lamento, contudo, ser portador de notícias menos boas, mas duvido que alguma postura vingue com esses companheiros!

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas noites.

 

Antes de mais quero pedir desculpas por responder ao tópico tão tarde... Tenho andado bastante ocupado e todo o tempo que tenho "livre" tem sido dedicado aos meus apistogrammas...

 

Obrigado Tiago (Godlike)!

O aquário tem 3 cocos, e não só tem a cavidade do coco como alguns ainda fazem covas ou tocas com troncos, portanto acho que chega, o que achas?

 

Hugo eles ainda não são adultos, segundo me parece, o macho tem cerca de 4cm e pouco e as femeas (mais à frente ja vou dizer porquê "as femeas") cerca de 3cm...

 

E Ricardo (se é que te posso tratar assim) obrigado tambem!

Quando dizes que é complicado ter uma postura com outros habitantes, referes te ao stress que os outros peixes possam causar ao casal de apistogrammas, correcto?

Eu já tinha projectado um aquário-biótopo apenas para esta espécie de peixe mas alguns problemas financeiros não me deixam gastar uma quantia muito elevada num aquario novo, com filtro, com calha e por ai fora...

 

 

Agora, quero dar boas e más noticias.

 

O meu casal de apistogrammas trifasciata já teve a sua primeira postura... Infelizmente sem resultados... A femea largou o local de postura 2 dias depois de ter posto os ovos... Pelo menos já poz ovos... Espero que tenha sido por falta de experiência...

 

dscf0636pt7.jpg

O coco onde o casal fez a postura foi colocado posteriormente a esta fotografia, e foi colocado exactamente no centro da imagem, onde está uma espaço não preechido. O casal fez a postura por trás do coco, que fazia uma toca entre o mesmo e o tronco que está por baixo.

 

E acrescentei mais 2 apistogrammas trifasciata femea ao aquário, tal como o Tiago e o Hugo me tinham aconselhado.

Elas apenas entraram hoje e portanto ainda não tenho fotos das ditas.

Mas posso já dizer que já comem bastante bem (com a primeira foi um problema), a primeira femea gosta de manter o respeito e o macho anda louco, agora que tem mais 2 meninas para namoriscar!

 

 

Vou deixar apenas mais uma fotos que já foram tiradas há algum tempo mas que só agora vieram ter comigo.

dsc06216ax0.jpg

dscf0686ay1.jpg

dscf0690fb6.jpg

dscf0698qk4.jpg

 

Espero que gostem...

 

Assim que conseguir, tiro e posto fotos das novas apistogrammas!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

coloca os apistogrammas num aquário só para eles, assim tens mais hipoteses de sobreviverem alevins.

 

Esses trifasciata são um espectaculo.

 

Abraço, Hugo

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

esta muito fixe o teu aquário ...essa zona das anubias esta engraçado e os gajos deves andar sempre lá dentro..não?

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo! Ainda tens de os vir ver cá a casa!

Eu já recolhi bastante informação sobre o aquario, filtro, calha e flora que ia utilizar mas neste momento não posso gastar tanto dinheiro... Tou à espera de luz verde para comprar tudo e fazer um biotopo para eles!

 

Obrigado tambem José!

A intenção foi mesmo de criar uma floresta de anubias e só ao perto é que dá para reparar bem no efeito que faz porque faz uma espécie de mangal devido às raizes e rizomas das anubias!

 

E sim eles andam lá sempre! Especialmente o macho, que fica a olhar para as femeas de baixo :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sim, eu referia-me ao stress que a companhia poderá causar aos Apistos, mas também quanto ao risco de alguns dos companheiros de aquário se tornarem predadores de ovos. O ideal mesmo era o tal aquário dedicado, mas entretanto poderás ir desfrutando da sua beleza e, quem sabe, com alguma sorte, consegues uma reprodução.

 

A. trifasciata são uma das minhas espécies preferidas e estão na minha "wish list" :(

 

Boa sorte com eles,

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado a todos mais uma vez!

Ricardo, embora já saibas, deixo aqui a noticia de que tenho a fêmea principal com o ovopositor saliente outra vez! Pode ser que desta vez tenha mais sorte e ela se empenhe mais na postura!

E estou cada vez mais próximo de montar o aquário para eles, não vai ser um biótopo porque em principio vou colocar alguns musgos e fetos de Java, mas vou tentar não me afastar muito das características que o habitat destes animais possui, utilizando troncos enraizados, areia, folhas secas, etc. :crazyeyes:

 

E como já há algum tempo que não postava umas fotos! Ontem estive a tirar as primeiras do meu trio de fêmeas trifascata!

Sucedem-se então as tais fotografias:

dsc06277uy2.jpg

dsc06267ve1.jpg

dsc06271ik2.jpg

dsc06273rp2.jpg

dsc06276gj7.jpg

dsc06286td3.jpg

dsc06305cy5.jpg

dsc06293bd2.jpg

dsc06307ra0.jpg

dsc06313fu7.jpg

dsc06290wb7.jpg

 

Esta ultima, além de mostrar um habitante mais tímido do aquário (Kuhli) mostra ainda como é o habitat dos peixes por baixo das folhas das anubias, aquilo que no post anterior chamei de "espécie de mangal ":

dsc06304ge9.jpg

 

São mais umas fotos dos meus apistogrammas e não só!

 

Espero que tenham gostado!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles estão muito bonitos, vê-se que têm sido exemplarmente tratados... os meus parabéns.

 

Os Apistos são mesmo assim... demoram, por vezes, a acertar o passo... posturas sobre posturas sem sucesso, mas quando acertam são pais extremosos e muito diligentes. Existe o hábito de tentar apressar a natureza e retirar os alevins aos pais desde muito cedo, pela minha experiência só se deve tirar os alevins quando se vê que não existe qualquer esperança de alguma vez haver uma postura como deve ser, com os alevins bem cuidados. Quando deixados com os pais - ou com a mãe - o crescimento é mais rápido e a saúde aumenta... provavelmente porque a mãe indicará as melhores fontes de alimento e os mantém à procura de alimento o dia inteiro.

 

Cumps

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Tou à espera de luz verde para comprar tudo e fazer um biotopo para eles!

 

desculpa lá tar-me a meter.

 

qual é a função/papel da luz verde no seu biotopo?

porquê verde?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo mais uma vez obrigado! Não só pelos comentarios mas tambem pela ajuda e conselhos que me tens dado! :music_singguitar:

 

Obrigado Diogo! Estão cada vez mais bonitos!

 

Baixinho (nao sei o teu nome, desculpa chamar te pelo nick) quando disse "luz verde" queria dizer quando eu tivesse permissão, possibilidade de comprar os acessorios para um aquario novo para eles, percebes?

 

 

Acho que nao cheguei a dizer neste tópico mas já tive 2 posturas desde a ultima vez que puz fotos!

dsc06320pe5.jpg

 

dsc06321jk9.jpg

Infelizmente nenhuma teve sucesso... A primeira desta 2 foi com a mesma fêmea que fez a primeira de todas as posturas, a segunda já foi uma nova fêmea.

 

Tenho notado uma evolução enorme na cor e comportamento das 2 "novas" fêmeas! Ambas mais agressivas (confiantes e adultas) e com cor mais forte!

 

Deixo aqui uma actualização do aquário:

dsc06323ht6.jpg

 

Espero que gostem! Em breve ponho novas fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Obrigado Alcaide! Eu também acho que estão bem de saúde, pelo menos faço por isso! :)

 

É com grande alegria que informo que o novo aquário para os trifasciata já está em montagem! Brevemente abro um novo tópico com fotografias da montagem!

 

Agora, as ultimas fotos dos meus Apistogrammas Trifasciata neste aquário:

dsc00052lr6.jpg

 

dsc00121pa2.jpg

 

dsc00040qz5.jpg

 

dsc00042lp0.jpg

 

dsc00037gi4.jpg

 

dsc00022oi6.jpg

 

dsc00016ah2.jpg

 

dsc00084mn4.jpg

Espero que tenham gostado destas fotografias!

 

Deixo aqui mais uma de outro habitante do aquário:

dsc00043mg5.jpg

 

Assim que tiver tudo pronto, abro o outro tópico!

 

Obrigado

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Por esse aquário magnifico ( Apesar de ao vivo ser muito mais bonito! E esses trifasciata.. )

 

Como sempre, os teus peixes estão de magnifica saúde.

 

Boa sorte com o novo Projecto.

 

Abraço.

Editado por Saafas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal esse macho grandes cores :) tb são dos meus apistos favoritos.Kudos to you e boa sorte para a criação

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá Fórum.

 

Já há demasiado tempo que não dizia nada neste tópico... E agora digo pelas piores razões.

 

Como sempre várias posturas e nada alevins, até hoje que continuaram no aquário em que estavam, portanto nada de novidades até aqui.

 

Infelizmente ontem à tarde deixei de ver o meu macho... Devo ter passado umas 2 horas ou mais, divididas, até à 1 quando me fui deitar, à procura dele. Hoje de manhã, nada... E como de tarde continuei sem o ver, mesmo depois de lhes dar artémia, enfiei os braços no aquário e retirei tudo o que era planta. Lá o encontrei... Estava preso numas raízes da anubia gigante que tenho, na vertical... As raízes estavam muito densas e ele não deve ter conseguido sair...

 

Vou deixar as ultimas fotografias que tenho dele, bem como as minhas preferidas.

 

dsc00114x.jpg

 

dsc00118pjg.jpg

 

dsc00119l.jpg

 

dsc00041w.jpg

 

dsc00042j.jpg

 

Digo sinceramente, que nunca pensei que um peixe conseguisse ser tão importante.

 

É um animal, é uma vida, ok. Mas acabou por ser mais do que isso. Foi um animal de estimação a quem me eu me apeguei imenso durante estes 9 meses, e por quem(!) sinto já imensas saudades.

 

Bem, o animo para a aquariofilia não é muito mas há que continuar...

 

Espero que tenham gostado de conhecer o meu apistogramma Trifasciata.

 

Obrigado a todos

 

Em homenagem ao peixe mais especial e bonito de todos

dsc00052.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

Quando estava a ler nem queria acreditar (ainda há dois dias tivemos a falar sobre ele)!! Mas força João, melhores dias virão, e agora que até montaste um aquário dedicado a estes meninos há que continuar. Pena não ter deixado descendência... Quanto ao exemplar, palavras para que?!?! As imagens dizem tudo.

 

 

PS.: A minha espécie de Apistogramma favorita!

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força! Há que continuar e com mais animo que antes!! São as boas e más experiência que nos fazem crescer enquanto aquariofilistas!!! Espero ver em breve o tal tópico do novo aqua com um novo macho e reproduções bem sucedidas!!

 

Cumps!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

Lamento saber da passagem. do peixe. Era realmente um peixe incrível. Gostava de no futuro poder vir a ter um igual.

trata de arranjar um que lhe faça justiça.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá Fórum!

 

Há muito, muito tempo que não escrevi nada neste tópico! Tinha prometido a mim mesmo que não me havia de meter nesta espécie brevemente... Mas! Não consegui resistir a isto:

dsc02404m.jpg

E também não foi assim tão brevemente!

 

Passei por uma loja e vi ali o meu antigo Trifasciata. Com ele vieram mais 3 fêmeas e um macho transexual. Como me pareceram tudo fêmeas, não quis deixa-las lá sozinhas...

 

Como disseram anteriormente e muito bem, não se trata de substituir o antigo e primeiro mas de "arranjar um que lhe faça justiça". Deixo mais umas fotos:

dsc02402pv.jpg dsc02400k.jpg

 

dsc02406m.jpg dsc02396o.jpg

 

Agradeço a todos as palavras de consolo e elogio! Espero que gostem tanto dele a nível de beleza, como do inicial. Vou fazer os (im)possíveis para os reproduzir e possivelmente também irão para o aquário que estava destinada à espécie.

 

Por enquanto tenho poucas fotos porque também só os tenho desde ontem... Mas vou actualizando o tópico!

 

Espero que gostem e mais uma vez obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

estive a ler todo este tópico e, de facto, tens belos exemplares e um aquário muito bem conseguido; pessoalmente adoro ciclideos anões.

 

foi uma pena teres perdido aquele belo exemplar, mas o que lá vai lá vai, como se costuma dizer...

 

investe na elaboração do novo aquário para eles, pois nota-se que tens grande estima pelos pequenos e isso já é meio caminho andado para o sucesso, especialmente para a reprodução. :D

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais