Debate sobre projecto a longo prazo


wonderman

Recommended Posts

Olá companheiros deste fórum,

 

Estou a pensar (sim, por enquanto e nos próximos tempos, é mesmo pensar apenas) montar o meu mega aquário. Algo pensado de raíz, desde o móvel de suporte ao mesmo, passando pelo aquário em si, e escolhendo a vertente deste aquário.

 

Agora sim, tenho condições para pensar neste projecto, pois terei uma parede da minha casinha nova para preencher com o aquário!

A dúvida surgiu logo: ADORO aquários de água salgada, mas como nunca tive capacidade a nível de espaço para fazer algo assim, sou perfeitamente leigo na matéria. Já tenho aquário de água doce à muito tempo, e tenho adquirido um conhecimento muito vasto sobre aquariofilia, especificamente direccionada para água doce, plantados, e tudo em redor disso. Antes de montar esse mesmo aquário, estive qualquer coisa como 1 ano para o fazer, a ler muita coisa, e quando me senti preparado, avancei. Penso que tenho capacidades para montar um aquário de água salgada, mas sinceramente não sei... creio que os €€€ são muito superiores, tanto na montagem como na manutenção, não?

já agora, em nota de rodapé, a minha casa é em Mafra, logo não estou muito longe do mar, no caso de ter de buscar água salgada.

 

Bom, agora quanto ao debate: estou a pensar num aquário de 2.50m_Largurax0.45m_Profundidadex0.50m_Altura.

Estou a pensar no móvel em estrutura metálica revestido a madeira, e um aquário destes deverá ter de contar com uma sump certo? tenho de me informar melhor acerca disto, e no caso de precisar, o meu actual aquário poderá servir de sump (0.6mx0.4mx0.35m).

Um aquário destas dimensões tem de levar travamentos em cima certo? não o queria tapar, pois salgado ou doce, terei talvez umas 2 HQI (penso que devem chegar) na parede. Mas tenho muito medo de aquários destapados... peixes a suicidarem-se e tal... LOL e evaporação de água muito superior, penso eu... mas quanto a isso, penso que resolvia com uma espécie de "chapa" que seria o envolvente ao aquário na zona superior (para não ter HQI´s a bater nos nossos olhos). O tamanho da chapa depende da altura das HQI´s à superfície da água. Com este "chapéu" os peixes que eventualmente saltem, batem na chapa e voltam para a água.

 

espero que me ajudem a debater este assunto!

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Decidir só tu podes decidir agora se fosse eu ia para água doce...talvez um biotopo amazonico, eu pessoalmente não gosto muito dé aquários de água salgada...se fosse eu ia para um amazonico ou uns peixes tipo "monters" oscares, piranhas, tubaroes, etc

 

Tens de ter também em conta que um aquário de água salgada sai mais caro e acho que dá mais trabalho

 

Boa sorte

 

Cump.

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, agora quanto ao debate: estou a pensar num aquário de 2.50m_Largurax0.45m_Profundidadex0.50m_Altura.

Estou a pensar no móvel em estrutura metálica revestido a madeira, e um aquário destes deverá ter de contar com uma sump certo? tenho de me informar melhor acerca disto, e no caso de precisar, o meu actual aquário poderá servir de sump (0.6mx0.4mx0.35m).

Bom, fazes 2,5M de comprimento e deixas uns miseros 45cm de largura? Eu iria para os 50 ou mesmo 60cm de largura, pois dá-te mais espaço para trabalhares o recife e teres uma zona de areia.

Mas atenção que eu de salgados não percebo nada e posso estar a dizer uma barbaridade.

 

Agora, eu não fazia uma coisa dessas em salgado, simplesmente porque não teria dinheiro para o equipar. Tenho acompanhado aí umas aventuras de salgados "mega" e digo-te que ficam uma fortuna na montagem, pois levam imensa rocha viva e só para isso é uma renda. Para uma coisa com o tamanho que queres eu apontaria para não menos de 10mil euros em equipamentos e rocha, não sei se isso é muito dinheiro para ti ou não, para mim é.

 

Sobre a sump, um aquário de 60 é muito pequeno para sump de um de 2,5m. Eu apostaria numa sump de 120cm pelo menos. Aghora é veres o que podes gastar, masaconselho-te a pedires orçamentos primeiro pois estás a olhar para valores muito consideráveis.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

eu aconselho "salgados".....mas 45 de largura é pouco....e talvez 50 de altura tambem seja pouco.

 

os aquarios salgados, em principio dão menos trabalho a manter porque mete-se tudo automatico.

 

são muito mais caros na montagem, mas recuperas na manutenção.

 

a rocha viva é cara, mas normalmente compra-se 50% de rocha viva e 50% de rocha morta, passados uns tempos fica 100% rocha viva (esta aprendi com o ivo serralha num dos almoços do grupo margem sul).

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pela experiencia que tive com salgados cerca de ano e meio, digo-te que tens de estar bem preparado a nivel de €€€€, porque um salgado não é um aquario qualquer, pois tem equipamento especifico (escumador,reactor,bombas circulacao,luz,reposicao,etc) e todo este equipamento requer um bom investimento, porque se optares pelo mais barato acabas por gastar mais. Depois tens a electricidade, o consumo será maior e posso-te garantir que com o mesmo aquario (agora com agua doce) eu poupo cerca de 30 a 40€ todos os meses. A agua de reposicao ia busca-la ao mar (sou da ericeira) a praia dos pescadores, ai nao gastava nada para as trocas. O consumo de agua doce tambem vai ser maior (osmose-por norma é de 3ltrs/1ltr osmose) pois com esse aquario e se levar HQI vais ter uma maior evaporacao.Depois tens os corais e os peixes onde os mais baratos sáo sempre caros e a rocha viva (boa) nao encontras (no mercado) a menos de 20€ o kilo, es capaz de encontrar um pouco mais barato em particulares que tenham muita ou que estejam a desmontar um aquario, e tu nesse aquario vais precisar no minimo cerca de 50/60 kilos. Em relacao a sump esse aquario é muito pequeno porque imagina que uma bomba de retorno avaria, ele de certo nao tera capacidade para receber a agua do aquario, eu aconselho-te a teres uma sump com capacidade no minimo de 20% a 30% em relacao ao principal.

Náo devo ter ajudado muito na tua decisão, mas só te estou a tentar alertar, pois montar um salgado as vezes não é tao facil como parece, porque montar até se monta mas a manutencao é que o vai tornar caro, e um aquario com essas dimensoes nao vai ser nada barato, por isso só tu podes escolher qual queres montar.

Um abraço

nuno

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou ter de me manter nos plantados, está visto!!! EHEHE

 

não sou uma pessoa com capacidade financeira, pelo que estou a ver, para montar e manter um aquário destes. Eu sempre pensei que o investimento inicial não fosse tão alto como já aqui referido... 10mil eur é qq coisa de estupidamente elevado, pelo menos para já. Depois, o consumo de + 30€mês de luz deixa-me logo preocupado. digamos que, um investimento inicial de 2000, 3000 € seria ponderável... e um consumo mensal de 10 a 20€... aí ainda ponderava. MALTA DOS SALGADOS: ajudem a transformar-me em mais um maluquinho dos salgados, e salvem-me! digam-me que é possível e eu continuo a pensar nisso!

 

Mas então vamos mudar um pouco: Agua doce. aqui estou confortável, e sei que tipo de material necessito (nos salgados AINDA não cheguei a essa fase, ainda não me dediquei ao estudo dos salgados pois primeiro quero mesmo perceber se não é algo que vou estudar afincadamente, e chegar ao fim para dizer: olha... só tenho dinheiro para comprar o aquário e ir buscar a àgua à praia... e meter lá as sardinhas e os carapaus!!!).

 

Tenho um EHEIM 2224, que acho que outro igual a este e tenho a filtragem feita não?

 

Depois é comprar termoestato. tenho um de 100watt, deveria comprar um maior, ou mais do que um?

 

quanto ao sistema de CO2, desta vez quero investir em algo a sério. qual é a alternativa ao fermipan, água, açúcar e bicarbonato de sódio metidos numa garrafa plastica resistente a altas pressóes?? aquelas botijazinhas, carregar-se-iam depois onde??

 

luzes? o que compro? 2 projectores HQI? e luzes? quanto vou gastar no investimento, e quanto vou gastar mensalmente?

 

acham que é imperativo o uso de uma sump? não o queria fazer, sinceramente... e quanto ao aquário? à partida vou mandar faze-lo, em alguém de confiança, preciso é de saber que espessura de vidros terei de ter, travamentos superiores, e já agora, digam-me se um dia mais tarde o aquário que vou construír poderá ser convertido para salgada.

 

outra coisa, a montagem e fabrico do aquário implica fazer-se aquilo das colunas secas? eu nunca tive nem vi um aquário assim, ñ sei se valerá a pena.

 

 

 

p.s. desculpem a seca, este "debate" vai-me ajudar a direccionar o meu foco para o projecto

 

p.s.2. já desenhei o movel, ou melhor dizendo, a estrutura metálica coberta de madeira! depois posto aqui umas fotos.

Editado por wonderman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Penso que podes montar inicialmente um salgado pelos 3000€

 

não precisas de todo o equipamento logo de inicio. Mas sim, é caro. E vai continuar a ser sempre mais caro. A electricidade não te escapas de 40€ - 50€ por mes. È caro, mas tambem o retorno em termos de prazer, pelo menos para mim, é sem duvida maior.

 

As medidas que tens é que não são as melhores nem para doce nem salgado. Não consegues mais profundidade?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois é comprar termoestato. tenho um de 100watt, deveria comprar um maior, ou mais do que um?

sim....vais ter um aqua com mais de 500Litros, precisas de 2 termoestactos (ou 1 de 500w), eu aconselho o uso de 2, por causa do tamanho do aqua. Como é muito comprido, pode haver diferenças de temperatura.

 

quanto ao sistema de CO2, desta vez quero investir em algo a sério. qual é a alternativa ao fermipan, água, açúcar e bicarbonato de sódio metidos numa garrafa plastica resistente a altas pressóes?? aquelas botijazinhas, carregar-se-iam depois onde??

No Grupo Entre Margens, tens lá um topico só sobre Co2 (com prços e tudo). Gentileza do membro miltonleopoldo.

 

luzes? o que compro? 2 projectores HQI? e luzes? quanto vou gastar no investimento, e quanto vou gastar mensalmente?

consulta o patrocinador deste forum "aquaeden".

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sou uma pessoa com capacidade financeira, pelo que estou a ver, para montar e manter um aquário destes. Eu sempre pensei que o investimento inicial não fosse tão alto como já aqui referido... 10mil eur é qq coisa de estupidamente elevado,

De facto, e dado o que já aqui foi referido é um valor demasiado elevado. Dei-to com base num projecto análogo que acompanhei e que já vai com quase 25mil de investimento, mas no caso desse aquário o dono tem uns kilos bem valentes de rocha viva metidos no aquário e isso é normalmente o que pesa no orçamento.

 

No teu caso e fazendo as contas sem ser por palpite, diria que o valor indicado pelo Luís (que percebe bem mais de salgados que eu) estará mais dentro do normal, talvez acresça um bocado dependendo do investimento em rocha viva.

Do que me disseram sobre a rocha viva, tem de haver uns 30% do volume do aquário em rocha viva (Luís, é uma barbaridade?).

Como o teu aquário levará uns 550L de água, isso dará algo como 165Kg de rocha viva, que poderás diminuir usando a técnica aqui já falada, de meter metade rocha viva e metade rocha morta.

Poderá ser possivel, depende apenas dos gastos de iluminação que são mais pesados, muito por culpa das HQI que consomem brutalmente.

 

 

acham que é imperativo o uso de uma sump? não o queria fazer, sinceramente... e quanto ao aquário? à partida vou mandar faze-lo, em alguém de confiança, preciso é de saber que espessura de vidros terei de ter, travamentos superiores, e já agora, digam-me se um dia mais tarde o aquário que vou construír poderá ser convertido para salgada.

outra coisa, a montagem e fabrico do aquário implica fazer-se aquilo das colunas secas? eu nunca tive nem vi um aquário assim, ñ sei se valerá a pena.

Em salgados acho que usar sump é normal, já nos doces nem por isso.

Sobre o aquário o patrocinador redfish tem no seu espaço online uma tabela que te permite saber o valor do aquário, outras casas em Lisboa como a Vidromoldura por exemplo ou mesmo a scalare em setubal também costumam fazer aquários. A scalare é inclusivamente fabricante.

As colunas secas só precisas se fores meter uma sump para um salgado mas existem outras soluções que não obrigam a furar o aquário permitindo assim passares de água doce a salgada sem precisares de fazer grandes aventuras.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelo debate!

 

Em relação à profundidade, neste momento ainda consigo! só quando começar a fazer o móvel, aí sim não posso alterar.

Então o que acham? 2,50largox0,60altox0,50profundo? mais do que 0,50 é roubar espaço à sala, e não justifica. penso que assim já devo ficar mais ou menos bem "servido"! E a altura 0,60 compreendo... mas tenho medo é por causa das luzes... digam-me uma coisa quanto a isto: luzes HQI vou ter sempre de usar, seja plantado seja salgado certo? quantas? 2x?

 

+40 a 50eur de electricidade por mês - isso significa tanto para salgados como para plantados não é? pelo que estou a ver, tem a ver com as HQI´s e não tanto pelo equipamento (volto a mencionar, salgados ainda sou um ignorante) - vai ser complicado ultrapassar isto da electricidade! tenho de esconder as contas da luz estou a ver! ahaha

 

em relação ao que o nuno antunes disse, então o aquário será algo normalíssimo, com 5 vidros, alguns travamentos superiores na transversal aos vidros maiores. não tenho de me preocupar com sistemas mais complexos (ainda bem) e queria evitar ao máximo a sump. não me agrada mesmo nada essa ideia de ter um aquariozinho por baixo de um aquariozorro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelo debate!

 

Em relação à profundidade, neste momento ainda consigo! só quando começar a fazer o móvel, aí sim não posso alterar.

Então o que acham? 2,50largox0,60altox0,50profundo? mais do que 0,50 é roubar espaço à sala, e não justifica. penso que assim já devo ficar mais ou menos bem "servido"! E a altura 0,60 compreendo... mas tenho medo é por causa das luzes... digam-me uma coisa quanto a isto: luzes HQI vou ter sempre de usar, seja plantado seja salgado certo? quantas? 2x?

Podes optar por não usar HQI, mas nesse caso terás de chegar a situações de compromisso de ambos os lados. Tanto em plantados como nos salgados usa-se o HQI pela qualidade da iluminação e pelas alturas de coluna de água envolvidas serem demasiado altas para a iluminação convencional de t8/t5 atingir o fundo com a qualidade necessária. Da ideia que tenho das HQI o consumo é pesadão mas não tendo eu nenhuma em casa pouco mais te posso dizer em relação a isso.

 

+40 a 50eur de electricidade por mês - isso significa tanto para salgados como para plantados não é? pelo que estou a ver, tem a ver com as HQI´s e não tanto pelo equipamento (volto a mencionar, salgados ainda sou um ignorante) - vai ser complicado ultrapassar isto da electricidade! tenho de esconder as contas da luz estou a ver! ahaha

Do que sei dos salgados o unico equipamento "extra" é o escumador e eventualmente as bombas de circulação, mas nenhum desses me parece ser um consumidor nato. Já as hqi e os termoestatos me parece que fiquem com a fatia de leão do consumo electrico. Aliás basta fazeres contas... 2 HQI de 150W com 2 termos de 200W dá-te logo 700w de consumo, o que é significativo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

será 20% de rocha viva, mas nem sempre se põe tanto. E tambem se usa rocha morta para complementar, ficando mais barato!

 

Nos salgados, tens mais escumador, bombas de circulação, reactores, etc. Tem um consumo maior que o plantado, sim.

 

Quanto a ser HQI ou T5 o consumo será semelhante pois precisará de tanta luz de um e outro. Alias a manutenção das t5 são mais caras pois aconselha-se mudar lampadas a cada 6 meses (pelo menos num salgado) e a HQI dura 1 ano.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok então vamos por partes:

 

se for doce:

- tenho eheim 2224 - tenho de comprar MAIS UM, ou voces compravam um mega filtro?

- o termoestato que tenho de 100w é fraquinho. compro um de 400w e chega? 500w?

- co2 - vou-me deixar de "caseirices" e terei de comprar um co2 em botija não?

- tenho de comprar solo fértil, e um substracto que agarre plantas, embora goste muito de areia, penso que a areia não serve para agarrar muitas plantas não é verdade? uns bons quilos de solo fertil e substracto...

- 2x projectores HQI de 150watt cada? gosto de tons mais "azulados" embora neste momento o meu aquário tenha 2x powercompact 36watt 6500kelvin (ou seja 72watt 6500). se meter 300watt de HQI é suficiente para as plantas? ou seja, 2 projectores, talvez a cerca de 80cm das extremidades (0cm-LUZ_a_80cm-LUZ_a_170cm-250cm), a que altura da superfície da água?

 

se for salgada:

- filtro eheim 2224 sem efeito

então... como se filtra??? okok eu vou pesquisar!!!

- tenho de comprar bombas de circulação de água (1 em cada extremidade não?)

- escumador

- termoestato idem "se for doce"

- luzes idem "se for doce"

NÃO QUERO SUMP

- solo: é basicamente areia não? tenho é de comprar então 20% de rocha viva e 80% sem vida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok então vamos por partes:

 

se for doce:

- tenho eheim 2224 - tenho de comprar MAIS UM, ou voces compravam um mega filtro?

- o termoestato que tenho de 100w é fraquinho. compro um de 400w e chega? 500w?

- co2 - vou-me deixar de "caseirices" e terei de comprar um co2 em botija não?

- tenho de comprar solo fértil, e um substracto que agarre plantas, embora goste muito de areia, penso que a areia não serve para agarrar muitas plantas não é verdade? uns bons quilos de solo fertil e substracto...

- 2x projectores HQI de 150watt cada? gosto de tons mais "azulados" embora neste momento o meu aquário tenha 2x powercompact 36watt 6500kelvin (ou seja 72watt 6500). se meter 300watt de HQI é suficiente para as plantas? ou seja, 2 projectores, talvez a cerca de 80cm das extremidades (0cm-LUZ_a_80cm-LUZ_a_170cm-250cm), a que altura da superfície da água?

 

se for salgada:

- filtro eheim 2224 sem efeito

então... como se filtra??? okok eu vou pesquisar!!!

- tenho de comprar bombas de circulação de água (1 em cada extremidade não?)

- escumador

- termoestato idem "se for doce"

- luzes idem "se for doce"

NÃO QUERO SUMP

- solo: é basicamente areia não? tenho é de comprar então 20% de rocha viva e 80% sem vida!

 

se for doce

 

preferivel 2 filtros a 1. Quando limpares um tens o outro a bombar e se um avariar tens o outro a compensar.

 

termostatos depende da temperatura da sala. Com 2x250wts já és capaz de te aguentar. As lampadas vão aquecer o aquario e essa massa de agua não arrefece assim tão facil.

 

co2 de botija sem duvida. Para um aquario desse tamanho não tem logica andares com garrafinhas do caseiro

 

areia serve so para algumas plantas. A maioria prefere um substrato um bocadinho mais grosso

 

2 projectores parece-me muito pouco. Apontaria mais para 4, a cerca de 30cm da agua, de forma a teres uma boa luz. A cor para as plantas será os 6500k +-.

 

 

se for salgado

 

em vez de filtro, compras rocha viva, que faz a filtração. Certa de 20% do volume em kg.

 

2 ou mais bombas de circulação de forma a fazer pelo menos 20x o volume de agua

 

escumador hang-on(como n queres sump) para um bocado mais que a tua litragem de agua. Se for o dobro não há problema

 

termostato, igual

 

iluminação, ai ja ia para os 10000k ou mesmo mais 14000k. Tambem complementaria com t5 actinicas para fazer sobressair a cor dos corais e peixes.

 

a areia pode ser areão de coral ou aragonite, conforme a tua preferencia.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Após ter lido todos os vossos comentários, puz-me a pesquisar, pesquisar, e de facto sem um BOOSTzinho de informação é complicado apanharmos os termos técnicos, equipamentos, e formas de execução e manutenção, de um aquário de água salgada.

 

Contudo, ainda não desisti!!!

 

Digamos que me sinto menos realizado se fizer o mega aquário que sempre pensei um dia ter, e não me atrever para os salgados... Agora há coisas que me começam de facto a impedir de continuar nos salgados. Não pela compra do equipamento, pois pelo que percebi, mais ou menos o investimento é igual ao equipamento de um doce. Mesmo que seja um pouco superior, não me choca muito isso. Mas começo a olhar para os grandes aquários aqui do fórum, com uma fauna enorme, e penso: se um peixinho daqueles custa x, então muitos peixinhos daqueles custam... ... ... E os corais? caríssimos também não?

 

em média, sem contar com a estrutura metálica, e sem vidros, quanto acham que eu posso vir a gastar? o material será:

2 bombas de circulação (para 500litros de água),

1 escumador,

rocha viva,

rocha morta,

areia (aragonite ou de coral?? ainda não pesquisei),

termoestato - quanto a isto, tenho visto que alguns de voces têm um aparelhozito que arrefece a água, isto serve de aquecedor também? é que assim ficava garantido no verão também,

luzes - vejam a imagem abaixo

 

 

AH, já agora, se usar uma sump, só se for mesmo o meu aquário de 60x40x35... e o que tenho de comprar a mais por causa da sump?

 

 

gostaria também, sem exageros, que me dissessem quanto de electricidade isto pode custar, com o dito termoestato que faz tudo, as bombas, o escumador, e as luzes...

 

 

e também, quanto custam os "elementos" que me vão transformar a água em água de recife (sal e outros)? e isto implica um gasto mensal de quanto?

 

desculpem as 1001 questões aqui colocadas, mas para isto não ser só blábláblá, aqui está um estudo prévio que estou a fazer:

 

ok, vamos para a parte prática da questão:

 

que tal se eu esquecer um pouco a ideia do 1watt/litro em relação às luzes, e fizer o seguinte: quero iluminar com todo o explendor (lol) apenas 1 metro e meio de água na largura do aquário, ficando o metro restante por iluminar (e não levando portanto nenhuma rocha viva, ou coral, ou o que quer que seja que necessite de luz). Isto resolvia-me o problema de investimentos malucos, de contas de electricidade, e simulava o início do fundo do mar... o que acham da ideia? isto seria o equivalente a 300 litros bem iluminados, e 200 litros mal iluminados.

 

aquario%20estudo.jpg

 

aquario%20estudo%20com%20luzes.jpg

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

peixes são caros, mas são comprados ao logo do tempo.

 

corais são caros, mas tambem são comprados ao longo do tempo e podes sempre comprar mudas, que são mais baratas.

 

depois se o aquario estiver bom, os vivos mantem-se durante bons anos.

 

Se consideramos os valores que te dei, vamos para 3000 - 4000€ de montagem mais uns 40-45€ de electricidade por mes. O sal custa 80€+- para 600lts de agua, deve te durar uns 3 meses para tpas.

 

o resto do valor vai saindo ao longo do tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

primeiro que nada, penso que essas medidas nao sao as ideais, na minha opiniao.

penso que vai parecer muiiito comprido e baixo.para esse comprimento , no minimo 60cm de largura, e tambem aumentava 5/10cm altura.

 

na iluminacao , penso que essa tua ultima ideia nao tem grande logica, ms......

se usares hqi , penso que devias meter 3, para nao dizer 4.

hqi ou t5 , se tiver a mesma quantidade de W a conta ao fim do mes é =.

 

aquecimento e iluminaçao ,doce ou salgado é igual... é o que consome mais.

 

salgado é mais caro a montar, mas tem outra beleza( na minha opiniao)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vou alterar a medida do aquário: vou manter a mesma estrutura, e face à modulação estrutural do móvel que vai ser feito para esse efeito, o vidro em cima passa de 250cm de largura para 170cm, mantendo os 50cm altura e 50cm profundidade.

 

Esta solução deve-se ao que andei a ler sobre espessuras de vidros para aquários desta dimensão, e digamos que é insuportável gastar um balúrdio só nos vidros!

 

Assim, uso o aquário de 60Largx40Altx35Prof. para sump (o que acham? estas dimensões são ok?), e as luzes serão menos, o investimento também, etc.

 

Assim já é mais razoável trabalhar não? :wink:

 

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è mais razoavel sim senhor

 

mas continou a dizer se possivel mais profundo!!!! :twisted:

 

assino por baixo.

 

sou suspeito , pois gosto de aquarios profundos.mas cada um sabe de si.......

 

e espessura dos vidro é igual , e vai "parecer" maior

Editado por markes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá a todos!

 

Voltei à carga, desta vez já tenho a estrutura prestes a ser montada. Hei-de ter umas fotos depois, para verem que tal vai ficar a estrutura do móvel, de suporte ao aquário.

 

Então a estrutura tem 2500mm largura x 464mm profundidade x 834mm altura:

aquário%2014fev2009.jpg

 

como vêm, a sump de 60x40x35 também está ponderada (78 litros líquidos)

ah, e o aquário já não terá os 2500mm, será um aquário de 1700mm de largura, com 600mm de altura e 464mm de profundidade.

 

A coluna seca, desenhei-a com 100mm x 100mm, não sei se está bem ou não... já agora 1 pergunta em relação à coluna seca: que diâmetro devo ter o buraco para a queda de água? porque têm a maior parte de voces mais de 1 buraco na coluna seca? Ainda não pensei muito bem como vou repor a àgua da sump para o aquário, mas se calhar fazia um buraco no canto superior esquerdo do vidro traseiro, não?

 

aqui está um pormenor do que será a coluna seca, e dos travamentos (largura de 50mm)

aquário%2014fev2009%202.jpg

 

Estou a pensar meter água até 30mm do topo, portanto, e considerando vidro de 12mm, terei 411 litros líquidos de volume.

 

A coluna seca será até uma altura de 70mm, e depois colocarei daqueles "pentes" (espero que hajam "pentes" com 50mm de altura), ou seja, volume de água desde a coluna seca até ao topo da água, será 70-30=40mm de altura.

Então, 1676mm x 440mm x 40mm = 30 litros de água que descarregará para a sump, no limite. Se contar com os 30 litros na sump para fazer a sump, tenho de contar com MAIS 30 litros de descarga em caso de falha de luz, sem retorno, portanto estou à vontade!

 

Então? o que acham? temos pernas para andar? comentem sff. as minhas questões! muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais