bomba de ar como escolher?


Recommended Posts

sou principiante na aquariofilia e depareime numa duvida (como tem vindo a ser habito) tive a ver pelo forum varios topicos de bombas de ar (o pk e de como utilizar) mas n encontrei nenhum a falar de como escolher a bomba.

a ideia que tenho é que é como nos filtros tem uma capacida de XXX L/h e é por ai que se escolhe. tou errado???

sei que ha umas mais silenciosas e outras n.axo que as tetra sao silenciosas né??

e como é que escolho e ond as coloco? por cima do aqua ou por baixo ou ao lado??porque n posso ter uma mangueira de um metro ou 2 a subir para o aqua e depois descer e ainda a andar as voltas la dentro porque axo que a bomba n deve conseguir bombar o ar né??

 

gostaria que me ajudassem se podessem

 

obrigado

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a 1ª pergunta que deves fazer é, para que preciso de uma bomba de ar?

 

Eu também não tenho muita experiência, ando nisto só há um ano, e no início comprei uma bomba de ar que raramente utilizo.

 

Se é para oxigenar o ar, basta que posiciones a saída do filtro de forma a que crie uma leve agitação à superfície do aquário, é suficiente para provocar as trocas gasosas.

 

Na prática eu só utilizo a bomba para aspirar o fundo do aqua de vez em quando, e para isso qualquer bomba serve e não é preciso ser das mais silenciosa. Já agora, a minha bomba é uma Máxima e não são das mais silenciosas. ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba deve estar acima do aquario porque, caso desligues a bomba (normalmente não acontece), o fluxo inverta, e claro está fiques sem aqua no aquario. Para isto não acontecer, ou colocas a bomba em cima do aquário ou gastas 2-3euritos, e compras uma valvula anti-retorno.

Podes pôr quantos metros de tubo de ar quiseres, que a densidade do ar é muito pequena, logo a força que a bomba precisa fazer para elevar o ar também é muito pequena (claro que para a água, tem de se ter já em conta, quanto é que ela vai ser elevada).

 

A capacidade da bomba depende do tamanho do teu aquario, ou do que quiseres fazer com ela... Não te podemos ajudar se não disseres a litragem do aqua.

 

Um conselho! Não compres da tetra, essas aps... não dão para abrir, além disso pelo preço que pagas por uma porcaria dessas, podes comprar numa encomenda por ex. à aquaristic uma da marca eheim pelo mesmo preço, mais fraquita é certo, mas que já te permite abrir e trocar a membrana, além de que em principio a durabilidade de uma e da outra não deve ser bem a mesma coisa...

 

Abraço espero ter ajudado

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No capítulo "no que quiseres fazer com ela" está-se a falar de ligar a bomba a um enfeite (concha, cofre com tesouro...) ou a uma pedra difusora.

Neste último caso, a potência da bomba terá a ver com o tamanho da pedra: se fôr de 1 cm ou de 30 cms, naturalmente os caudais de ar diferem e muito.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Como já te foi dito, se conseguires agitação da superficie da água com a saida de água do filtro, não necessitas de bomba de Oxigénio.

Eu não uso nos meus 2 aquários.

 

1 Abraço

Mas há quem goste para decoração. Pode ser o caso.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na prática eu só utilizo a bomba para aspirar o fundo do aqua de vez em quando, e para isso qualquer bomba serve e não é preciso ser das mais silenciosa. Já agora, a minha bomba é uma Máxima e não são das mais silenciosas. ;)

 

Desculpem a ignorância mas como e que se aspira o aquario com uma bomba de ar?

 

Cumps :-D

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao quero meter nenhum tesouro nem nada assim artificial

 

se meter bomba era no meio de umas rochas

 

mas a minha duvida era mesmo quanto a necessidade (ser importante ou n para o melhor aproveitamento do funcionamento do aqua)

como tenho uma saida do filtro externo daquelas que é um tubo com furos vou meter(como ja tinha pensado) a superficie do aqua (ainda n sei se dentro ou fora de agua) (fora de agua com a agua a entra faz mais oxigenaçao mas depende do espaço) mas ja percebi que n devo percisar como opçao fundamental ou obrigatoria

 

obrigado pela ajuda de todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a ignorância mas como e que se aspira o aquario com uma bomba de ar?

 

Cumps :lol:

 

Existem uns acessorios que ligas a bomba de ar para aspirar o fundo.

69414b6242f9090abf46c23075206e0b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.