iniciação aos tanganicas...ajuda


Recommended Posts

Das espécies que gostei ...:

Altolamprologus calvus

Altolamprologus Calvus Kapemba

Asprotilapia Leptura

Aulonocranus Dewindti

Callochromis Melanostigma

Chalinochromis Brichardi

Cyprichromis Leptosoma

Paracyprichromis Nigripinnis

Enantiopus sp. "kilesa"

Eretmodus Cyanostictus

Lamprologus Ocellatus

Lepidiolamprologus

Neolamprologus Brevis ''sunspot''

Neolamprologus Brichardi

Neolamprologus Leleupi

Neolamprologus Multifasciatus

Neolamprologus Mustax

Neolamprologus similis

Tropheus sp."Black"

Xenotilapia Ochrogenys

E depois de uma ajuda do caro colega e amigo diselcar...aqui fica nova lista

LISTA QUASE FINAL ALTERADA MAIS ABAIXO

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nao ha necessidade de dois posts para o mesmo...

 

já te deia minha opiniao no outro...

 

de qq das formas para manteres isso tudo terias de ter um lago...

literalmente....

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bom....se tiveres um akua de 5000 lts e se conseguires dar-lhes de comer separadamente....talvez utilizabdo um fato de mergulho. :arrow: Talvez consigas manter essas espécies todas e tão distintas umas das outras tanto em termos de tamanho como em termos alimentares e de comportamento....

 

Boa Sorte para a "salada" :arrow:

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são dois posts.

Apaguei o outro. E coloquei um segundo mas a pedir informação de crustaceos e penso que não se encaixava neste topico, se não ficava bastante pesado.

A lista final que ficou foi as 4 especies:

:arrow: ALTOLAMPROLOGUS CALVUS (1casal)

:arrow: Cyprichromis ou Paracyprichromis (5/6 individuos)

:arrow: shell dwellers ainda por decidir, o mais provavel será;Neolamprologus similis,Lamprologus meleagris , Lamprologus ocellatus "Gold" (1 casal)

:arrow: Neolamprologus brichardi (o objectivo é a criação e alimentação do ALtolamprologus, 1 casal)

:arrow: Talvez um dia mais tarde se encontrar Lamprichthys tanganicanus

 

Ainda assim seriam muitos para um aqua de 100x30x40 :?::?::?:

É que nisto de ciclideos tou mesmo a zeros :arrow:

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel.

Fizes-te uma redução significativa na salada :arrow:

Agora está melhor....

De qualquer forma há aí umas coisas um puco pro estapafúrdias...

Os paracypri ou os Cypri são peixes de cardume e o ideal é teres uns 10, mas pelo tamanho do akua, uns 5 ou 6 estaria bom, mas já que só poderás ficar com um macho será melhor comprares mais e depois ficares com um macho e 3 ou 4 femeas...boa escolha. :arrow:

Quanto aos peixitos de fundo, não apostaria em mais que uma espécie.

Os similis são peixes de colónia e por isso tb não aconselho colocares só um casal, pelo menos um trio que depois eles tratam de formar a colónia. :arrow:

Quanto aos Altos, não tenho experiencia nessa espécie, já que têm umas trombas muito feias :arrow: , mas na minha opinião não importunarão muito os similis.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos CA's tanto quanto sei não tens casais mas sim trios! (1 macho e 2 fêmeas pelo menos)

Ter apenas 1 macho e 1 fêmea pode originar a que o macho dê demasiada atenção à fêmea e alguns machos CA são um pouco brutos na corte amorosa.

 

Tens que te lembrar que os CA's são territoriais e que a regra do 1l para 1 cm de peixe não resulta muito com eles. Além disso na epoca de reprodução eles são muito eficazes a aterrorizar o aquário e manter o resto dos peixes a uma distancia segura dos alevins.

 

Por fim... os brichardis pelo que diz o pessoal são os coelhos do tanganika, ou seja, um casal reprodutor enche-te o aquário em pouco tempo.

 

Tens 100x30x40 -> 120L brutos de água. Com decoração, areão, calhaus, etc isso vai diminuir muito.

Eu colocaria um trio de peixes apenas. Ter peixes felizes, esfomeados (os CA's estão sempre esfomeados) e bem vivaços parece-me melhor que ter muitos peixes mas amedrontados pelos cantos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos CA's tanto quanto sei não tens casais mas sim trios! (1 macho e 2 fêmeas pelo menos)

 

Darius,

Essa regra aplica-se aos m'bunas e nem tanto aos ciclideos do tanganyka, no tanganyka tens basicamente ou peixes de cardume/colónia ou peixes que formam casais, por isso nestes últimos não precisas nem deves ter 2Fs para um 1M, deve-se no entanto comprar sempre uns 5 ou 6 para daí se poder retirar um casal formado.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e aproveitando a correcção ...

 

João só os mbunas ou praticamente todos os malawis? É que essa info é muito importante para decidir os companheiros dos meus CA's actuais. :arrow:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius,

Principalmente nos m'bunas pela sua agressividade e poligamia, já que se tiveres só uma fêmea irá ser perseguida constantemente pelo mach para "baixar as calcinhas" :arrow: .

 

No que se refere aos haplos e mesmo algumas espécies de m'bunas mais pacíficos consegue-se ter perfeitamente um casal sem problemas de maior.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

A questão dos trios aplica-se a todos os malawianos (naõ me lembro de nenhuma excepção, sem ser o Pseudotropheus acei que é de cardume) e alguns tanganyikas incubadores bucais....a maioria dos outros ciclideos dos lagos devem manter-se em casais (julidochromis, lamprologus não conchicolas...).

Se por acaso juntares uma fêmea a mais, por exemplo, num casal de julidochromis esta é imediatamente eliminada pelo macho e/ou fêmea.

 

No caso dos conchicolas alguns vivem em comunidade, no entanto podes juntar sem problemas 1 casal.

 

Quanto aos cyprichromis (erro meu, esqueci-me de te dizer), vivem em cardumes de milhares, no lago. Portanto seria muito bom arranjares um belo cardume (1 macho e 4 fêmeas)....a falta de espaço é um problema aqui!! :arrow:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lista ta-se a compor.Alguma coisa que ainda achem mal vão avisando :arrow:

 

Obrigado a todos :arrow:

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel

 

Só mais uma achega. Os ocellatus de todos os shell dwellers que já mantive são de longe os que tem comportamento mais agressivo, quando reproduzem então...

 

Se colocares shell dwellers coloca de colónia (discordo do Joalmag...1 par chega bem para iniciar) como os similis ou os multifasciatus (estes até te ofereço uma par de juvenis se quiseres) evita os ocellatus e os próprios meleagris. Como o resto da população será calma (calvus, cypris...) penso que não terás problemas em manter um bom ambiente no teu aquário

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a população está quase definida já só faltam uns ajustes.

Agora vamos ao resto:

o aqua tem 100x30x40=120L (brutos)

:) Iluminação?(estou a pensar por dayligth normal)Quantos watts de luz?

:D Filtragem?Capacidade do filtro?(estava a pensar num 2213 ou 2215)que axam, ou superior?

:D Decoração?Estou a pensar areia de praia, conchas e pedras daquelas brancas que há nos pontões da parede/cascais :wink:

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem...

 

Iluminação : uma qualquer desde que dê para ver os peixes. Normalmente não tens plantas com CA's ou tens plantas muito resistentes.

 

Filtro: aconselhado 5X filtragem mecânica + 5X filtragem biológica. Qualquer filtro exterior (canister) na casa dos 1000L/h deve chegar.

 

Decoração: Calhaus, calhaus, calhaus... a areia de praia é porreira mas vais ver as cagadelas dos teus meninos. Além disso areia com granularidade muito fina tende a compactar e criar zonas anaeróbicas ideais para a formação de bactérias nocivas.

A areia de praia misturada com areia de granularidade superior deve dar bem. Só não te esqueças de a lavar muito bem (mas é muito bem mesmo).

Para os shell dwelers precisas de algo tipo 3 ou 4 conchas por cada casal. Eles preferem escolher as suas próprias casas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:shock: É preciso assim um filtro tão potente?Não vai criar turbolencia a mais? Estava a pensar no EHEIM 2215 ou 2217, mas sendo assim... :D

 

:arrow:Decoração... Quanto á areia estava a pensar areia do tipo de Peniche(com conchas moidas e pedrinhas á mistura), ou dos areais do Algarve, a parte de cima com bastantes sedimentos calcários(conchas moidas), e muitas pedras iguais as dos pontões de Cascais...se não forem mesmo de lá :oops:

 

:shock: Quanto á iliminação estava a pensar uma calha de 2x30W, dayligth, ligadas 8h por dia. Alguma coisa a acrescentar aqui?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O eheim 2217 tem 1000l/h ... e não não cria turbolencia demais.

É preciso um filtro potente porque os CA's são muito comilões e como tal também sujam muito a água.

 

A decoração parece porreira a tua escolha. Se puderes não escolhas areia muito clara, pois a luz a incidir sobre ela é incomodativa para os peixes. Além disso os peixes são mais "bonitos" com areão mais escuro.

 

2X30w? 60w de luz num aqua de CA's? eu tenho 36w e algas com fartura e tenho plantas. Agora imagina o que 60w não vão fazer em termos de algas no teu aqua.

Claro que vai depender se vais meter plantas ou não e que tipo de plantas estás a considerar.

A pedras cobertas com um manto verde ficam bem bonitas mas na areia já não é tão engraçado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A decoração parece porreira a tua escolha. Se puderes não escolhas areia muito clara, pois a luz a incidir sobre ela é incomodativa para os peixes. Além disso os peixes são mais "bonitos" com areão mais escuro.

Pois...tou plenamente de acordo com a afirmação sobre a areia escura, no entanto a colocação da areia escura é mais para parecer um "picasso" de que propriamente um biotopo de malawi ou tanga, já que a areia desses lagos é branca muito identica à das nossas praias.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P tão a areia e as rochas etsão decididas.

:D Quanto é iluminação pensei em 2x30W visto que o aqua tem 100L e está numa zona escura da casa, se não depois coitados dos peixes não vêem nada.LOL. Estava a pensar deixar uma luz 1hora ligada, entretanto ligava a 2º lampada, durante 6h e apagava, ficando a primeira mais uma hora, imitando assim um pouco o nascer e por do sol.No total ficaria com 60Wx6horas + 30Wx2horas, e muitas algas verdes a cobrir as pedras bem natural...que acham?Quanto ás algas da areia estava a pensar comprar uns carangueijos ( se conseguisse achar), asim eles tratavam das lagas.

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel,

Quanto à iluminação tb acho que é exagerada, mesmo duas lâmpadas de 25 já seria bastante. Quanto às horas que deves ter a luz acesa deverá andar pelas 10 ou 12 horas já que no seu ambiente natural há claridade durante esse tempo.

Não te esqueças que os ciclideos que escolhes-te não comem algas e como tal se abusares na iluminação passas a vida a raspá-las e não voi ser fácil livrares-te delas.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Iluminação : uma qualquer desde que dê para ver os peixes. Normalmente não tens plantas com CA's ou tens plantas muito resistentes
No caso dos tanganyikas que o daniel escolheu, que são todos carnívoros, não há problema em colocar plantas "comestíveis". O problema é o pH bastante alto...e por isso serem precisas plantas resistentes.

 

Filtro: aconselhado 5X filtragem mecânica + 5X filtragem biológica. Qualquer filtro exterior (canister) na casa dos 1000L/h deve chegar.  

1000L/h num aquário de 120 litros, com tanganyikas pequenos/médios?? Não será exagerado??

Penso que bastará uma filtragem na ordem dos 500-700l/H (talvez menos, dependendo do número de peixes). 8)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

1000L/h num aquário de 120 litros, com tanganyikas pequenos/médios?? Não será exagerado??

Penso que bastará uma filtragem na ordem dos 500-700l/H (talvez menos, dependendo do número de peixes).  8)  

 

Cumps,

Nuno Reis

ermmm

 

5X120 + 5X120 = 1200 ... mas é claro que é adaptavel. Mas continuo a achar que 1000L/h é uma boa aposta mesmo para Ca's pequenos/médios. Pelo menos seria a minha escolha se estivesse na mesma situação.

 

João:

A areia do lago é clara... mas o lago é fundo, não tem 40/50cm como os nossos aquas e especialmente não tem lampadas fluorescentes/HQI a incidir nela :lol:

Mas não deixas de ter razão... se formos para areias mais escuras estamos a fugir do biotopo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais