Vip? Novo nome?


Recommended Posts

No seguimento do muito que se escreveu no tópico dos convidados e para não desviar a conversa demais e porque acho que os rankings poderiam ser discutidos aqui fica a minha opinião sobre o assunto, para que se discuta.

 

Do que vejo, existem pelo menos 5 categorias de membros:

Recem chegados

Membros

Membro VIP

Membro VIP GOLD

Veteranos

 

A pergunta que me incomoda um pouco é esta:

Será que um "desgraçado" que de livre vontade foi ajudar um evento do forum, carregou cadeiras, aquários, etc, dando o corpo ao manifesto é mais ou menos vip que um gajo que contribuiu com 1€ para o forum?

Um tipo que contribui com tempo (provavelmente retirado à familia), gasolina/transportes para ir ajudar uma coisa de forma desisteressada não será também ele um membro importante? Não terá também ele dado dinheiro ao forum? Ou teria sido preferivel ficar alapado na cadeira em casa e ter doado 1€? Ajudava mais?

A distinção vip e vip gold é estranha, parece que uns são mais vip que outros, dependendo do dinheiro que dão o que mais uma vez transpira a ideia que o que é importante não são as pessoas, mas sim o dinheiro que dão ao forum.

 

Percebem onde quero chegar? Compreendo e aceito que se "premeie" quem ajuda financeiramente o forum. O que não consigo compreender é porque motivo não se premeiam também aqueles membros que, sem esperar nada em troca, se disponibilizam para ajudar. Quanto a mim, esses sim, são verdadeiros vip, merecem o titulo porque o ganharam com suor e trabalho em prol do forum.

 

Sobre os nomes deixo a minha singela contribuição:

 

Recem chegado -> é um alevin no aquário, ainda tem que se impor e mostrar que vale.

Membro Junior -> já é um juvenil. Sabe umas coisas, mas ainda tem de mostrar trabalho.

Membro Sénior -> adulto. Já passou tempo suficiente para se saber virar, tem intervenções de qualidade, procura ajudar.

Membro Ouro/Premium -> Contribui financeiramente para o forum (a notação premium estamos habituados que seja algo que envolva dinheiro).

Veterano -> membro que pela sua vivencia e disponibilidade tem ajudado o forum ao longo do tempo e sido uma mais valia para o crescimento da comunidade.

Vip -> realmente um tipo importante. Poderá ser porque consegue angariar fundos para o forum ou porque dinamiza uma área fazendo-a crescer e manter-se sempre atractiva ou porque é um tipo que está sempre presente quando é preciso ajuda ou porque contribui financeiramente de forma significativa ou porque simplesmente a administração assim o decidiu como forma de reconhecimento publico pela sua contribuição para o forum/aquariofilia nacional.

 

Isto seria a minha aposta.

 

Sobre a progessão:

Recem chegado -> junior : 1 mês efectivo + 25 tópicos

junior -> sénior : 6 meses de forum + participação activa

sénior -> veterano : pelo menos 1 ano de forum + avaliação adms/moderadores

premium : todo o membro que contribua com mais que x euros/ano, seja por doação, vendas a reverter, pagamento de uma quota, etc, teria de ter ranking de junior pelo menos.

Vip -> por decisão administrativa :)

 

Agora vamos lá discutir o assunto e por favor não se peguem com a questão dos VIP actuais, são membros tão importantes como os outros, devem ter a sua distinção por terem decidido ajudar financeiramente o forum, apenas tiveram o seu "nome" mal escolhido quanto a mim.

 

E antes que me digam que é dor de cotovelo por não ser vip... para mim o ranking é insiginificante. Já estive como recem chegado com quase 3000 post e 4 anos de "casa", achei engraçado mas não melguei ninguém sobre isso, antes senti-me especial, pois era um recem chegado de "peso" :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Nuno, isso já há muito tempo (pelo menos mais de um ano) que é debatido na equipa, mas simplesmente não funciona (pelo menos de um modo que sirva o fim a que é proposto) nos moldes que indicas.

 

Quer o tempo de casa quer o número de post não querem dizer absolutamente nada dos conhecimentos da pessoa.

 

Chegámos praticamente sempre à conclusão que esse tipo de avaliação, para ter o efeito desejado que é dar a conhecer aqueles que vão sabendo um pouco mais, tem de ser feita de um modo 'ambíguo' e de 'opinião'.

 

Se agora, com decisões e regras lineares dá confusão na mesma quanto mais com decisões de 'opinião'.

Iriam surgir 'n' casos de 'então mas se ele é porque é que eu não sou? eu sei de X, P, T e O, e aquele só sabe A, B, C e D! Tá mal'

Não era a primeira vez e só estávamos a dar aso a que isso acontecesse mais vezes.

 

É uma ideia que precisa de ser amadurecida e pensada.

Em qualquer fórum se implementa estrelas e afins consoante o número de posts ou o tempo de casa, mas isso não quer dizer nada em termos de conhecimentos.

 

Pessoalmente acho que a participação no fórum faz com que esses membros sobressaiam naturalmente, e tem sido naturalmente que se têm destacado no fórum nos últimos anos, mas compreendo a necessidade de alguns (não me estou a referir a ti nuno) que tenham "sede" em ser enaltecidos e bajulados pelo 'resto do fórum' e não ser tratados como os outros membros do fórum, causando-lhes alguma celeuma o facto de tratarmos todos os membros por igual, por uma única comunidade.

 

Quanto aos VIPs, apesar de não quereres e já teres percebido a ideia (pelo menos pelo que percebi no outro tópico), quer queiras quer não continuas a bater no ceguinho. Já sabemos que a palavra VIP não foi feliz, já estamos a pensar em alternativas Premium e Ouro estão pensados, assim como um sistema mais simples tipo "membro*" ou "membro**" etc etc. Nunca fizémos nada do pé prá mão, não é agora que vamos fazer. Com calma, faz-se :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer o tempo de casa quer o número de post não querem dizer absolutamente nada dos conhecimentos da pessoa.

 

Chegámos praticamente sempre à conclusão que esse tipo de avaliação, para ter o efeito desejado que é dar a conhecer aqueles que vão sabendo um pouco mais, tem de ser feita de um modo 'ambíguo' e de 'opinião'.

Miguel, não viste bem a parte da evolução entre niveis (já é o fim do tópico) :)

A transição recem-chegado -> junior e de junior -> sénior é mais ou menos linear por tempo de casa + tópicos, penso que seja pacifico.

Já a passagem de sénior a veterano, e dada a natureza do veterano (é um tipo que sabe mais, mais experiente, ponderado, etc) implica que já se ande por aqui pelo menos à 1 ano e lá está o que referes, uma avaliação pela moderação/adms.

 

Acredito que vão na mesma existir gajos que ao fim de um ano querem ser "promovidos" a veteranos e por isso é que deixei claro que a "promoção" depende de parecer positivo dos administradores/moderadores. Se calhar os próprios veteranos existentes poderiam emitir também a sua opinião sobre um candidato. O rank de veterano é atingido por mérito e esse mérito só pode ser reconhecido por terceiros, é assim que funciona.

 

Quanto aos VIPs, apesar de não quereres e já teres percebido a ideia (pelo menos pelo que percebi no outro tópico), quer queiras quer não continuas a bater no ceguinho. Já sabemos que a palavra VIP não foi feliz, já estamos a pensar em alternativas Premium e Ouro estão pensados, assim como um sistema mais simples tipo "membro*" ou "membro**" etc etc. Nunca fizémos nada do pé prá mão, não é agora que vamos fazer. Com calma, faz-se ;)

Pois Miguel, aqui é sempre recorrente.

Mas nomes à parte, acho que não se deveria distinguir quem contribuiu muito ou pouco em termos financeiros, assim como não se distingue neste momento entre o pessoal que posta meia duzia de bacoradas e o pessoal que disponibiliza do seu tempo para ajudar, espero que entendas onde quero chegar.

 

No fundo no forum tens os "sacrificados" que é o pessoal da moderação e administração que dão tempo ao forum e acabam por ter sempre que se chegar à frente nos eventos e afins, tens a malta que contribui também financeiramente (digo também porque muitos são membros bem activos aqui e com um valor que mais que justifica a distinção) e depois tens malta que contribui para evoluir, trazendo artigos de opinião, dando o corpo ao manifesto nos eventos, etc e esses não estão a ser "reconhecidos" de forma oficial.

E repara, por muito que o pessoal diga que ranking não lhes interessa o que é certo é que é sempre muito agradável sermos reconhecidos publicamente, é da natureza humana :D

 

Portanto e resumindo:

3 rankings de acesso regular dependente de idade e posts -> recem chegado ; junior ; sérior

1 ranking por mérito -> veterano

2 rankings por reconhecimento -> Premium (porque contribui com €) ; Vip (porque é realmente VIP para o forum)

 

Parece-me relativamente simples de implementar e sem grande confusão em termos de "ah eu quero ser .... e porque não sou?"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No seguimento do muito que se escreveu no tópico dos convidados e para não desviar a conversa demais e porque acho que os rankings poderiam ser discutidos aqui fica a minha opinião sobre o assunto, para que se discuta.

 

Do que vejo, existem pelo menos 5 categorias de membros:

Recem chegados

Membros

Membro VIP

Membro VIP GOLD

Veteranos

 

A pergunta que me incomoda um pouco é esta:

Será que um "desgraçado" que de livre vontade foi ajudar um evento do forum, carregou cadeiras, aquários, etc, dando o corpo ao manifesto é mais ou menos vip que um gajo que contribuiu com 1€ para o forum?

Um tipo que contribui com tempo (provavelmente retirado à familia), gasolina/transportes para ir ajudar uma coisa de forma desisteressada não será também ele um membro importante? Não terá também ele dado dinheiro ao forum? Ou teria sido preferivel ficar alapado na cadeira em casa e ter doado 1€? Ajudava mais?

A distinção vip e vip gold é estranha, parece que uns são mais vip que outros, dependendo do dinheiro que dão o que mais uma vez transpira a ideia que o que é importante não são as pessoas, mas sim o dinheiro que dão ao forum.

 

Percebem onde quero chegar? Compreendo e aceito que se "premeie" quem ajuda financeiramente o forum. O que não consigo compreender é porque motivo não se premeiam também aqueles membros que, sem esperar nada em troca, se disponibilizam para ajudar. Quanto a mim, esses sim, são verdadeiros vip, merecem o titulo porque o ganharam com suor e trabalho em prol do forum.

 

Sobre os nomes deixo a minha singela contribuição:

 

Recem chegado -> é um alevin no aquário, ainda tem que se impor e mostrar que vale.

Membro Junior -> já é um juvenil. Sabe umas coisas, mas ainda tem de mostrar trabalho.

Membro Sénior -> adulto. Já passou tempo suficiente para se saber virar, tem intervenções de qualidade, procura ajudar.

Membro Ouro/Premium -> Contribui financeiramente para o forum (a notação premium estamos habituados que seja algo que envolva dinheiro).

Veterano -> membro que pela sua vivencia e disponibilidade tem ajudado o forum ao longo do tempo e sido uma mais valia para o crescimento da comunidade.

Vip -> realmente um tipo importante. Poderá ser porque consegue angariar fundos para o forum ou porque dinamiza uma área fazendo-a crescer e manter-se sempre atractiva ou porque é um tipo que está sempre presente quando é preciso ajuda ou porque contribui financeiramente de forma significativa ou porque simplesmente a administração assim o decidiu como forma de reconhecimento publico pela sua contribuição para o forum/aquariofilia nacional.

 

Isto seria a minha aposta.

 

Sobre a progessão:

Recem chegado -> junior : 1 mês efectivo + 25 tópicos

junior -> sénior : 6 meses de forum + participação activa

sénior -> veterano : pelo menos 1 ano de forum + avaliação adms/moderadores

premium : todo o membro que contribua com mais que x euros/ano, seja por doação, vendas a reverter, pagamento de uma quota, etc, teria de ter ranking de junior pelo menos.

Vip -> por decisão administrativa ;)

 

Agora vamos lá discutir o assunto e por favor não se peguem com a questão dos VIP actuais, são membros tão importantes como os outros, devem ter a sua distinção por terem decidido ajudar financeiramente o forum, apenas tiveram o seu "nome" mal escolhido quanto a mim.

 

E antes que me digam que é dor de cotovelo por não ser vip... para mim o ranking é insiginificante. Já estive como recem chegado com quase 3000 post e 4 anos de "casa", achei engraçado mas não melguei ninguém sobre isso, antes senti-me especial, pois era um recem chegado de "peso" :D

 

Boas Nuno

 

Tinha prometido a mim mesmo não voltar a postar uma unica palavra que fosse neste forum depois de me ter sentido maltratado e ofendido num outro post mas ao fim de ler as tua palavras só te tenho de dizer continua com essa linha de pensamentos e maneira de falar (escrever) que é o que acho que anda a faltar um bocado a este forum

 

Um abraço

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tristan, lamento que uma mera troca de ideias (que por acaso creio que nem foi comigo, mas mesmo que fosse) te faça pensar assim, mas na mesma, boa aquariofilia.

 

Nuno, tive a ver as limitações do software e a alteração de grupos automática é feita por número de posts apenas.

Tendo em conta esta limitação, como a adaptarias à tua proposta?

 

Cumps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Tinha prometido a mim mesmo não voltar a postar uma unica palavra que fosse neste forum depois de me ter sentido maltratado e ofendido num outro post

Peço desculpa mas não posso deixar de responder ao Rodolfo para lhe puxar as orelhas!

Meu caro, eu quando me sinto ofendido, confronto a pessoa seja por mp, ou pessoalmente e digo-lhe na cara porque motivo me senti ofendido; já o fiz com muito pessoal daqui do forum, entre membros e administradores e tudo se resolveu, por vezes as pessoas nem pensam que o que escreveram possa ser considerado ofensivo por outros. Deixar de escrever, de participar não é e não deve ser opção, não foi o forum que te ofendeu, foi uma das 25 mil pessoas daqui. Decidires não participar estás a privar outros de conhecimento e isso acho que é uma má opção e vai totalmente contra o que me pareceu ser o que acreditas, no tópico em que participaste.

 

Agora responder ao Miguel:

Nuno, tive a ver as limitações do software e a alteração de grupos automática é feita por número de posts apenas.

Tendo em conta esta limitação, como a adaptarias à tua proposta?

 

Cumps

MM

Miguel, como escrevi a progressão de recem chegado a sénior é mais ou menos linear e pode perfeitamente ser automática tal como existe actualmente.

Se quizeres medir em posts aqui fica uma proposta fundamentada:

 

Recem chegado -> junior : os 25 posts da praxe actuais, que vão de recem chegado a membro (uma média de 1 post/dia, excluindo fim de semana).

Junior -> sénior : 500 posts. <--- porquê? Bem, assumindo 6 meses de "maturação de forum" isso dá 180 dias. Diria depois que um membro activo posta pelo menos uma vez por dia, embora na média o faça de 2 vezes ou mais. Se considerarmos 1,5 posts diários isso dá 270 posts e se for uma média de 2,5 posts dará 450.

Eu colocaria a passagem nos 500 posts, assumindo que desses 50% serão realmente uteis (representam "amadurecimento" em aquariofilia e conhecimento passado a terceiros, no fundo a definição que coloquei sobre o membro sénior) e os restantes serão de comentários "soltos", participações em tópicos de encomendas, etc.

 

No que respeita às restantes "promoções" (são sempre manuais, mas não serão assim tantas digo eu):

 

Premium -> se ajuda financeiramente o forum, seja por donativo, por quota, por vendas, etc.

Veterano -> se já era sénior, com 1 ano de forum e a administração/moderação/outros veteranos concordam que é um membro "mais valia"

Vip -> por decisão exclusiva dos administradores/moderadores. Não haverá muitos vips no forum, dado que se pretende que seja uma distinção/prémio de excelencia.

 

Nos veteranos e vip diria que se deve aumentar ligeiramente a caixa de mensagens pois pelo que vejo é normal terem um afluxo de mensagens dos recem chegados com perguntas :)

 

Para finalizar só tenho alguma pena que a participação neste tópico se esteja um pouco a resumir a nós os dois. Das duas uma, ou toda a gente acha a proposta magnifica, ou então ninguem quer saber, mas depois se for implementada cá estarão para refilar porque baixaram de membro a junior ou algo do género :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá todos,

Nuno, acho a que a tua ideia faz muito sentido no contexto q o fórum se insere hoje em dia. Tem um leque de boas afirmações e não posso deixar de dar o meu apoio - pelas ideias em si e pelo trabalho de as explanar correctamente aos restantes.

Não sei q trabalho extra acarretará isto para a Admnistração mas penso ser exequível e q possa ser implementada a curto prazo - corrijam-se se errado.

Só escrevi mesmo p não deixar de apoiar um incentivo q acho q segue um bom caminho.

Cumprimentos e abraços

 

Ricardo Fonseca

 

PS - Haveram sempre problemas relacionados c os nomes e critérios de grupos - é preciso ter isso presente.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei q trabalho extra acarretará isto para a Admnistração mas penso ser exequível e q possa ser implementada a curto prazo - corrijam-se se errado.

Estás errado :P

 

Neste momento temos diversos projectos em andamento que estão a ocupar o tempo da equipa e que são mais urgentes.

 

As vossas opiniões e sugestões são bem-vindas, mas no curto prazo não haverá alterações a este nível. Vamos discutir o tema entre a equipa e aguardar por mais opiniões dos membros.

 

De facto o comentário do Nuno é muito pernitente... o pouco feedback neste tópico... mas pronto, é importante que o tema esteja em aberto para todos os que quiserem terem algum tempo para responder e para não dizerem que não sabiam do tópico.

 

Entretanto avança a área de plantas, aquascaping, salgados e o portal... tem que ser aos poucos, como já disse. :D

 

Atenção que algumas sugestões não são possíveis de ser implementadas devido ao software do fórum, mas nesta fase não nos preocupemos com isso. As opiniões e ideias nesta fase são todas bem-vindas, por muito complexas que sejam. Se depois dá para implementar ou não, logo se vê.

 

Obrigado,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para finalizar só tenho alguma pena que a participação neste tópico se esteja um pouco a resumir a nós os dois. Das duas uma, ou toda a gente acha a proposta magnifica, ou então ninguem quer saber, mas depois se for implementada cá estarão para refilar porque baixaram de membro a junior ou algo do género ;)

 

Pronto, seu chato, sou mais um a escrever neste tópico!!! Mania que tens de quereres saber que te estão a ler!!! :D :D :D :D

 

A ideia dos rankings tá boa, já anda em estudo à muito mas passa sempre para 2º plano. Faz-me lembrar a minha sugestão para a criação da secção de Feedback, que fiz à MUITO tempo e só recentemente viu a luz do dia.

Isto por aqui anda aos poucos, mas chega-se lá. Com calma e paciência, que o pessoal da administração não faz disto vida. Deviam fazer, mas pronto. :P

 

Mas o número de posts que puseste para se passar de categoria, será o suficiente para uma boa avaliação? Não será melhor aumentar uns 500 em cada valor que puseste?

 

As definições e promoções para os membros Premium, Veterano, Vip, estão perfeitas.

 

Faço notar que concordo que a categoria Veterano e VIP, seria para membros que demonstrem conhecimentos de causa e não apenas numero de posts. Óbviamente, mediante apreciação da administração e de restantes Veteranos/VIPs.

 

Por exemplo, eu tenho cerca de 1.212 Posts. Retirando alguns de piadas, enche chouriço ou chatear alguns membros que criaram duplos registos para causar distúrbio (lembro-me de alguns que até MPs a resmungar me mandaram, ricos tempos!!!), devo ter uns 300 posts com conteúdo de jeito. Eu até tenho bastante tempo de registo de fórum e salvo algumas paragens na actividade de "postagem", tenho sido bastante participativo. Mas não me considero merecedor da categoria veterano. Talvez seja um sénior, quando muito. Mas lá está, deveria eu ou outro com o mesmo tempo de registo ou numero de posts, ser veterano apenas porque se quer? Não creio, teria de ser a administração e demais veteranos a dizerem sim ou sopas.

 

E será que a administração vai querer perder tempo a avaliar os casos individualmente? Óbviamente que os séniores podiam mais dia menos dia, levarem com uma votação da comunidade, para se decidir quem merecia mudar de estatuto para veterano ou VIP. Isso pelo menos retirava trabalho à administração.

 

JOão Branquinho, o portal já está online? Nem que seja uma versão de teste? Estou curioso para ver o que vão fazer. :P

Posso voluntariar-me para ser um Beta Tester? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JOão Branquinho, o portal já está online? Nem que seja uma versão de teste? Estou curioso para ver o que vão fazer. :D

Posso voluntariar-me para ser um Beta Tester? :P

 

 

Vê aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/portal

 

Cump

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Coma introdução que o Nuno fez logo abrir o tópico acho que pouca margem deixou aos restantes dai a pouca participação hehehe

 

A haver estes grupos todos acho que faz sentido o que o Nuno escreveu. agora o que me faz alguma comichão é ter que haver escalões..... pq?

 

O FAO deixa de saber o que sabe por ser membro? o Ricardo Rosa deixa de fazer aquários com layouts lindos por ser membro? ou passa a fazer melhores por ser VIP? e os moderadores? acumulam categorias?

 

Para mim basta ver/ler tópicos para perceber minimamente quem percebe do que.... eu cá não percebo de nada, um dia quem sabe lá chegarei.

 

A questão dos grupos actualmente coloca-se mais como única forma de garantir acesso à(s) àrea(s) reserverda(s) (não sei se vai haver mais ou não), pois terá que haver um grupo para que os elementos nele constantes possam aceder.... o nome é que pode variar agora qual.... por mim o que altere menos o sentido de membro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, seu chato, sou mais um a escrever neste tópico!!! Mania que tens de quereres saber que te estão a ler!!! :? :D :D :D

 

A ideia dos rankings tá boa, já anda em estudo à muito mas passa sempre para 2º plano.

A ideia precisa de ser amadurecida e principalmente aceite! É sempre mais fácil implementar algo que já foi falado na comunidade e que não criou grandes celeumas, que andar a inventar e depois termos confusões porque não se gosta do nome, ou não se gosta da cor, etc.

Depois é preciso que um dos nossos administradores se encha de coragem para carregar no botão para alterar 25 mil membros, o que pode não ser fácil e pode inclusivamente gerar problemas imprevistos. Como o Miguel e o João já referiram é algo para se fazer com calma, depois de outros assuntos bem mais prioritários.

 

Mas o número de posts que puseste para se passar de categoria, será o suficiente para uma boa avaliação? Não será melhor aumentar uns 500 em cada valor que puseste?

Avaliar alguém pelo numero de posts num forum, vale o que vale, ou seja nada. No entanto diz o bom senso que um tipo com digamos 1000 posts num forum de aquariofilia já deverá saber qualquer coisita que se aproveite, para poder ser tomado como uma referencia mais segura por quem não percebe nada.

Acho que meter 500 posts como limite para deixar de ser recem chegado é um bocadito violento pois se é verdade que a maioria dos recem chegados é também recem chegado à aquariofilia, também existem recem chegados com anos de experiencia.

Os rankings são psicológicos e ser aceite como um igual é importante, logo o primeiro salto deverá quanto a mim ser fácil de concluir.

 

Faço notar que concordo que a categoria Veterano e VIP, seria para membros que demonstrem conhecimentos de causa e não apenas numero de posts. Óbviamente, mediante apreciação da administração e de restantes Veteranos/VIPs.

Exacto. Tal como tu, eu tenho quase 4000 posts e 4 anos de casa e nem por isso me sinto um veterano. Sei algumas coisitas em algumas áreas mas não chego nem aos calcanhares de outros colegas aqui. Também para mim o rank de veterano não seria a meu ver correcto.

Este rank, não pode ser medido em posts, sendo isso sim o reconhecimento da comunidade. Não será veterano quem quer, será veterano quem a comunidade achar que merece.

Já o vip, por ser um rank de excelencia deverá ser responsabilidade da administração e devidamente publicitado tal como acontece com as "promoções" a moderador.

 

E será que a administração vai querer perder tempo a avaliar os casos individualmente?

Não perdem muito tempo digo eu. Os veteranos poderão ser candidatados pelos outros veteranos sendo que a administração só decide se sim ou não. Já os vips, serão tão poucos que não deverá ser muito dificil de os escolher :P

 

Olá

 

Coma introdução que o Nuno fez logo abrir o tópico acho que pouca margem deixou aos restantes dai a pouca participação hehehe

 

A haver estes grupos todos acho que faz sentido o que o Nuno escreveu. agora o que me faz alguma comichão é ter que haver escalões..... pq?

 

O FAO deixa de saber o que sabe por ser membro? o Ricardo Rosa deixa de fazer aquários com layouts lindos por ser membro? ou passa a fazer melhores por ser VIP? e os moderadores? acumulam categorias?

O rank não deve mudar as pessoas, fazer delas melhores ou piores, isso só demonstraria que são uns balões de ar sem conteúdo. Agora o porquê de haver escalões, serve apenas como uma referência para quem entra de novo, na teoria um membro sénior terá um pouco mais de experiencia que um junior e este que um recem chegado.

Os moderadores são uma classe à parte. Os de sub-forum são pessoas mais especializadas naquela área, ou que se sentem mais à vontade naquela área, acho que para quem entra de novo num forum, isso é perceptivel. Os restantes, são bem... os voluntários à força para fazer andar o barco para a frente.

 

A questão dos grupos actualmente coloca-se mais como única forma de garantir acesso à(s) àrea(s) reserverda(s) (não sei se vai haver mais ou não), pois terá que haver um grupo para que os elementos nele constantes possam aceder.... o nome é que pode variar agora qual.... por mim o que altere menos o sentido de membro.

Actualmente sim é isso. E no futuro pouco mudará, nem vejo razão para que se mude. Mas por exemplo fará mais sentido pedir a um sénior/veterano/vip que ajude a dinamizar um portal, fazer fichas, colaborar numa workshop do que pedir a um junior. Não porque sejam melhores, apenas porque teoricamente terão mais experiencia e talvez também mais disponibilidade e já por cá andarão à tempo suficiente para saberem como as coisas funcionam.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o topico está a ser acompanhado, nao tivesse ele já 270 visualizaçoes :P

 

concordo com as ideias do Nuno Antunes embora algumas arestas ainda precisem de ser limadas ou outras impossiveis de serem implementadas.

 

é uma questao de dar tempo para que se resolva tudo pelo melhor e mais ideias apareçao com o tempo, para complementar as restantes.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Giro. Não gosto mesmo nada da imagem em cima, aquela que parece uma xenia amarela e laranja. Blarghhhhhhhhhhh

Aquele espaço da pesquisa google, é para quê??? :-D O firefox já vem com um campo daqueles. Quem usa IExplorer, já estava na hora de mudar.

 

Mas está porreiro. Links para tópicos do forum, carrinho de compras, loja, calendário de eventos. Ainda estou às voltas com as fotos em 3D das fichas, a ver se o meu Ubuntu Linux deixa instalar o plugin.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No seguimento do muito que se escreveu no tópico dos convidados e para não desviar a conversa demais e porque acho que os rankings poderiam ser discutidos aqui fica a minha opinião sobre o assunto, para que se discuta.

 

Do que vejo, existem pelo menos 5 categorias de membros:

Recem chegados

Membros

Membro VIP

Membro VIP GOLD

Veteranos

 

A pergunta que me incomoda um pouco é esta:

Será que um "desgraçado" que de livre vontade foi ajudar um evento do forum, carregou cadeiras, aquários, etc, dando o corpo ao manifesto é mais ou menos vip que um gajo que contribuiu com 1€ para o forum?

Um tipo que contribui com tempo (provavelmente retirado à familia), gasolina/transportes para ir ajudar uma coisa de forma desisteressada não será também ele um membro importante? Não terá também ele dado dinheiro ao forum? Ou teria sido preferivel ficar alapado na cadeira em casa e ter doado 1€? Ajudava mais?

A distinção vip e vip gold é estranha, parece que uns são mais vip que outros, dependendo do dinheiro que dão o que mais uma vez transpira a ideia que o que é importante não são as pessoas, mas sim o dinheiro que dão ao forum.

 

Percebem onde quero chegar? Compreendo e aceito que se "premeie" quem ajuda financeiramente o forum. O que não consigo compreender é porque motivo não se premeiam também aqueles membros que, sem esperar nada em troca, se disponibilizam para ajudar. Quanto a mim, esses sim, são verdadeiros vip, merecem o titulo porque o ganharam com suor e trabalho em prol do forum.

 

Sobre os nomes deixo a minha singela contribuição:

 

Recem chegado -> é um alevin no aquário, ainda tem que se impor e mostrar que vale.

Membro Junior -> já é um juvenil. Sabe umas coisas, mas ainda tem de mostrar trabalho.

Membro Sénior -> adulto. Já passou tempo suficiente para se saber virar, tem intervenções de qualidade, procura ajudar.

Membro Ouro/Premium -> Contribui financeiramente para o forum (a notação premium estamos habituados que seja algo que envolva dinheiro).

Veterano -> membro que pela sua vivencia e disponibilidade tem ajudado o forum ao longo do tempo e sido uma mais valia para o crescimento da comunidade.

Vip -> realmente um tipo importante. Poderá ser porque consegue angariar fundos para o forum ou porque dinamiza uma área fazendo-a crescer e manter-se sempre atractiva ou porque é um tipo que está sempre presente quando é preciso ajuda ou porque contribui financeiramente de forma significativa ou porque simplesmente a administração assim o decidiu como forma de reconhecimento publico pela sua contribuição para o forum/aquariofilia nacional.

 

Isto seria a minha aposta.

 

Sobre a progessão:

Recem chegado -> junior : 1 mês efectivo + 25 tópicos

junior -> sénior : 6 meses de forum + participação activa

sénior -> veterano : pelo menos 1 ano de forum + avaliação adms/moderadores

premium : todo o membro que contribua com mais que x euros/ano, seja por doação, vendas a reverter, pagamento de uma quota, etc, teria de ter ranking de junior pelo menos.

Vip -> por decisão administrativa :D

 

Agora vamos lá discutir o assunto e por favor não se peguem com a questão dos VIP actuais, são membros tão importantes como os outros, devem ter a sua distinção por terem decidido ajudar financeiramente o forum, apenas tiveram o seu "nome" mal escolhido quanto a mim.

 

E antes que me digam que é dor de cotovelo por não ser vip... para mim o ranking é insiginificante. Já estive como recem chegado com quase 3000 post e 4 anos de "casa", achei engraçado mas não melguei ninguém sobre isso, antes senti-me especial, pois era um recem chegado de "peso" :D

 

Viva,

 

Cumprimentos ao Nuno e todos os outros amantes/participantes/ membros deste fórum,

 

As classificassões, como tudo na vida são importantes para arrumar as prateleiras.

 

Desculpa-me Nuno e a todos os outros membros, vip, vip gold, 5 estrelas, etc .... é a 2ª vez que respondo sobre este assunto, em diferente tópico e não me pretendo repetir ou intervir, a não ser que ache estritamente necessário.

 

Recém-chegados, membros, membros vip, etc. Eu sou membro vip e.....? Contribui 1 ou duas vezes.... talvez venha a contribuir mais, talvez não... Se calhar deveria existir mais classificações...membro honorário..........

 

Não sou, nem vou ser advogado de uma ou outra parte. Compreenda-se.

 

Apareçe associado à minha pessoa membro Vip porque, segundo as regras dos administradores: quem contribua até ...€ é considerado membro Vip, quem contribua até ....€ é considerado membro gold....

 

Eu sou membro vip porque contribui uma vez, 2 vezes...poderia ser recém-chegado se, para isso os administradores entendessem que em precisaria de estar um ano inscrito com x participações, ou membro se contribuisse com o dobro de participações, etc.

 

Como tudo na vida existem classificações... sem entrar em "politiquices", sabes que quem tem é servido, quem não tem pode não ser ou, estar uma eternidade à espera!

 

Em relação ao fórum, se não sabes só o dominínio custa dinheiro a alguém e se esta ou, essas pessoas não tiverem "papel" suficiente têm de arranjar patrocionadores.... para poderem desenvolverem um projecto que passa por uma paixão pessoal: aquariofilia. Isto custa dinheiro, muitas horas que dedicamos em prol deste hobbie, em "prejuízo" dos amigos, , filhos , mulher, etc.

 

Em todas as sociedades, a classificação sempre existiu, existe e continuará a existir, desde que exista ou, se pretenda a existência de uma sociedade que tenha normas, para que a existência dos membros seja regida por elas, por sanções e para que a vivência seja pautada por miníma organização.

 

Para que não haja dúvidas sobre esta minha participação, sobre este assunto, comunico que não conheço nenhum dos administradores; nunca os vi mais magros ou mais gordos, mais pobres ou mais ricos, não sei se são Srs. Engenheiros ou Sr.s Agricultores ou Estudantes, ou Desempregados e não me interessa, não me interessa!!!!

 

Se fores ao teu banco, podem dar-te um cartãozito de crédito, um prata ou um gold. Tudo depende dos requisitos do banco, teres 1 cêntimo, 10 cêntimos ou 1 euro! Aqui é a mesma coisa; os administradores é que ditam as regras, perguntando ou não perguntando. Participando mais ou menos, por e-mail ou financeiramente.

 

Qual é que é o direito de uma pessoa ser membro? Participando muito? Participando mais €€€€''''???????????' Vip, Gold ou Estrelinha???????

 

Sou da opinião que devemos ajudar quem precisa de ajuda. Muita gente participa sem ajudar... E alguns participam para ajudar!

 

Prefiro ter menos post´s e dar uma pequena ajuda, do que disparar frases a colocar perguntas a quem coloca Questões!

Mas, como é óbvio ajudámos a quem tem pertinência nas questões porque, nesta vida pouco falta inventar, "pouco há para responder" a quem quer aprender. Apesar de existirem e continuarem a existir "verdadeiros" preguiçosos que prefererem respostas rápidas....do que andarem a pesquisar horas, perguntar, etc., ...mas, sobre isto, cada um dá o que tem e a mais não é obrigado e, se acha que um preguiçoso é aquele que tem menos recursos....e se açede a este fórum e que tem todas as respostas num tópico dedicado a ele, quando existem centos.....

 

Não me desviando da questão da classificação/ estatuto .... se ajudar a levantar/ transportar cadeiras não dá "estatuto".... não o faças, porque se o Ou então, ajudas por que achas que o deves/ podes fazer.

 

Acho que as pessoas continuam a pensar muito nos porquês? De ser aquilo ou ser o outro.

 

Nuno, não leves a mal este testamento porque, poderias ser Pedro, João, Manel; etc., isto não é dirigido a ninguém. Serve apenas para dizer que eu, Arlindo, sendo recém, hip, old ou estrela, devo aceitar, ou não esta condição. No entanto, digo-te, por importante que seja este site não vou deixar de ser o Arlindo, ajudando quem eu acho que merece, tirando-me ou não o estatuto, recém, membro, hip, old ou estrelinha.

 

Se colocarem novas regras posso sempre ter a liberdade de as questionar, a não ser que me impeçam. Mas serei sempre eu...mais ou menos classificado perantes os administradores de site: www. aquariofilia.net... Nem mais nem menos, independentemente da importância ou, classificação que estes me atribuam.

 

Vou continuar a contribuir, da forma que acho melhor, seja de que forma fôr.

 

Quando acreditamos temos de ir em frente, não invalidado o que aprendemos ou poderemos aprender, seja aqui ou noutro lugar, o importante é acreditar que vale a pena. Enquanto assim for, podemos crescer e ajudar a crescer isto (hobbie) ou noutra coisa qualquer.

 

Não querendo deixar nada mais do que um humilde ponto de vista, a todos os meus respeitos cumprimentos.

 

Arlindo

 

Filmes...em casa ou no cinema....

 

Desculpem-me todos pela sinceridade!

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Giro. Não gosto mesmo nada da imagem em cima, aquela que parece uma xenia amarela e laranja. Blarghhhhhhhhhhh

Aquele espaço da pesquisa google, é para quê??? :D O firefox já vem com um campo daqueles. Quem usa IExplorer, já estava na hora de mudar.

 

Mas está porreiro. Links para tópicos do forum, carrinho de compras, loja, calendário de eventos. Ainda estou às voltas com as fotos em 3D das fichas, a ver se o meu Ubuntu Linux deixa instalar o plugin.

A pesquisa do Google no portal só faz pesquisa dentro do fórum, é só por isso!

Sobre as fotos em 3D é só um efeito na apresentação das fotos, espero que o pulgin tenha versão para Linux.

 

Sobre a ideia, temos que ter algum cuidado, pois é facil chegar-se a umas 500 mensagens ou mesmo 1000 e isso não faz de nós membros com alguma experiência! Temos o exemplo de um membro (não me lembro qual) que tinha um suposto problema que cada vez que postava, a resposta ficava em triplicado....foi num instante até chegar aos 1000.

 

Esta é uma ideia que tem de ser bem pensada, mas tudo a seu tempo! Vejam novas ideias que depois serão necessárias para ver a melhor maneira de fazermos a coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pesquisa do Google no portal só faz pesquisa dentro do fórum, é só por isso!

Sobre as fotos em 3D é só um efeito na apresentação das fotos, espero que o pulgin tenha versão para Linux.

 

Eu digo aqui: Pesquisa Google

 

Ao escrever uma palavra no campo logo abaixo, faz uma pesquisa no Google. Isto é mesmo necessário, ali no portal?

 

O plugin para as imagens a 3D, não tem versão para linux. Tenho de ver depois no portatil onde tenho o XP, a ver como é que ficam as fotos a 3D.

 

Nas fichas, especial atenção para isto:

link discussão no fórum ---------- assim que estiver activo, vai ficar mesmo muito porreiro, podemos fazer um tópico no forum para cada um relatar experiencias com determinada especie analisada numa ficha. Os meus parabéns a quem teve esta ideia, tá muito bom. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu digo aqui: Pesquisa Google

 

Ao escrever uma palavra no campo logo abaixo, faz uma pesquisa no Google. Isto é mesmo necessário, ali no portal?

 

O plugin para as imagens a 3D, não tem versão para linux. Tenho de ver depois no portatil onde tenho o XP, a ver como é que ficam as fotos a 3D.

 

Nas fichas, especial atenção para isto:

link discussão no fórum ---------- assim que estiver activo, vai ficar mesmo muito porreiro, podemos fazer um tópico no forum para cada um relatar experiencias com determinada especie analisada numa ficha. Os meus parabéns a quem teve esta ideia, tá muito bom. ;)

Sobre a pesquisa do google, tens toda a razão, aquilo faz uma pesquisa geral, mas era suposto pesquisar só dentro do nosso fórum, como temos aqui no fórum, lá mais em cima, mas não está a dar...temos que ver isso!

 

O plugin do Piclens (3D) é muito fixe, depois vais gostar de ver.

 

Sobre as fichas, depois é criado um tópico por espécie, por um membro da equipe, em local próprio, ainda por ser criado. Depois aí o pessoal pode dar as suas opiniões e experiências.

 

Mas deixemos agora dos offtopics porque aqui o interesse é outro! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

voltando ao assunto.

 

A minha opnião particular (como membro) é não haver discriminação nenhuma entre membros, quer por posts, quer por avaliação. Membros são membros e todos são importantes. Como já referido não é por numero de posts que alguem é melhor que outro, nem é pela antiguidade que se evoluiu mais. Já a avaliação é sempre subjectiva e complicada de se fazer seja por parte da moderação (não andamos todos nos mesmo subforuns do forum e seria complicado uma avaliação correcta dos membros) e por membros ainda mais complicado.

E claro, haverá sempre quem reclame que a galinha do vizinho ser mais gorda que a nossa.

 

A distição que terá mesmo de fazer é dos membros "VIP" por causa das permições que têm e ai poderá se mudar o nome para outro que faça menos comichão, mas terá sempre de haver distinção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A dita distinção dos membros através de avaliações, na pratica, não resulta e certamente iria levar a confusões desnecessárias! Pelo n.º de posts também não é revelador de nada nos moldes actuais, em que todos os posts colocados contam... se fosse possível não contabilizar os posts em sub-fóruns como classificados e off-topic, ainda era possível fazer uma filtragem, embora incompleta. Mas parece que o software do fórum não tem essa funcionalidade... como tal, não deve ser factor de "catalogação" dos membros. Além disso, não me parece que isso seja um problema actual, por isso, acho que o melhor é deixar estar com está! ;)

 

Neste momento, pelo desconforto demonstrado pelos membros (quer os VIP como os não VIP's) só faz sentido alterar a designação VIP. Na minha opinião, existem duas formas para o fazer: distinção entre quem contribui financeiramente e quem não o faz e uma segunda opção será distinguir os contribuintes por patamares, consoante a contribuição que façam.

 

Prefiro a 2ª opção, simplesmente porque se deve atribuir regalias extra a quem mais contribui. Não estou a falar de acesso a informação aqui no fórum, essa seria igual para todos, mas descontos diferentes em eventos do fórum, na compra de produtos de merchandising, etc.

 

A minha sugestão é uma já apresentada pelo Luís Rodrigues:

Membro

Membro * (contribuição até 50€)

Membro ** (contribuição entre 50€ e 250€)

Membro *** (contribuição acima de 250€)

 

Os valores dos vários patamares são meramente exemplificativos, poderão ser equacionados outros valores.

 

Tal como o Luís, esta é a minha opinião pessoal como membro. :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento, pelo desconforto demonstrado pelos membros (quer os VIP como os não VIP's) só faz sentido alterar a designação VIP. Na minha opinião, existem duas formas para o fazer: distinção entre quem contribui financeiramente e quem não o faz e uma segunda opção será distinguir os contribuintes por patamares, consoante a contribuição que façam.

 

Prefiro a 2ª opção, simplesmente porque se deve atribuir regalias extra a quem mais contribui. Não estou a falar de acesso a informação aqui no fórum, essa seria igual para todos, mas descontos diferentes em eventos do fórum, na compra de produtos de merchandising, etc.

 

A minha sugestão é uma já apresentada pelo Luís Rodrigues:

Membro

Membro * (contribuição até 50€)

Membro ** (contribuição entre 50€ e 250€)

Membro *** (contribuição acima de 250€)

 

Os valores dos vários patamares são meramente exemplificativos, poderão ser equacionados outros valores.

 

Tal como o Luís, esta é a minha opinião pessoal como membro. :(

Jorge não leves a mal mas pessoalmente acho que "classificar" os membros por patamares consuante o quanto contribuíram financeiramente uma coisa sem pés nem cabeça e quanto a mim demasidado segregacionista e mais uma vez lá passa a mensagem que para o forum o importante é quanto dinheiro um membro dá e nada mais. Eu sei que me sentiria muito desconfortável se alguma vez viesse a reparar nisso.

Já chega sermos "classificados" todos os dias pelo carro que temos, pela roupa que trazemos, pela cor do cartão de crédito, poupem-me ao menos de vir aqui ao forum e ver que existem membros, membros de primeira, membros de segunda, membros de terceira, etc.

 

Repara que nos ranks que coloquei englobei os "contribuintes" numa designação unica, que é premium e acho que é isso que faz sentido. Se enquanto membros "regulares" devemos ser todos iguais, então porque motivo enquanto membros "pagantes" tem de haver distinções, já não chegam as do dia a dia e às quais não podemos fugir? Teremos também de trazer o mau da sociedade para um espaço que se quer livre e plural e acima de tudo sem distinções de maior?

 

Respondendo ao Arlindo:

 

Caro, as classificações são uma constante na nossa sociadade, não me parece que consigamos fugir delas.

No entanto a minha proposta de ranks não visa catalogar as pessoas em melhores e piores, pois isso só pode ser realizado em circulos restritos e mesmo nesse caso 2 pessoas terão diferentes opiniões sobre uma terceira.

A ideia dos ranks vale o que vale, surgiu por achar engraçado separar o pessoal por "categorias", algo normal em muitos foruns e que acaba por de alguma forma ajudar os novos a seleccionar melhor as suas fontes de informação (vale o que vale obviamente, haverá gente com muitos mil posts que não dará uma para a caixa, mas serão excepções à regra diria eu).

Sobre as contribuições e quem contribui mais ou menos acho que isso é irrelevante. Tu escolheste contribuir financeiramente, eu contribuo com algum conhecimento que disponho, outros contribuem ajudando nos eventos, o importante é que cada um de nós ajuda o forum da forma que escolheu e isso é que deve contar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Nuno Antunes, vip e vip gold devia ser tudo o mesmo. e só tem lógica existir devido ás permissões de acesso à nova categoria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos fazer uma coisa! Tratemos antes de mais, de arranjar um nome mais indicado para os "membros VIP". A parte da contribuição é algo a ser debatido mais tarde, com tempo e calma, visto ser algo ainda mais sensível.

 

Nomes? Mais ideias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos fazer uma coisa! Tratemos antes de mais, de arranjar um nome mais indicado para os "membros VIP". A parte da contribuição é algo a ser debatido mais tarde, com tempo e calma, visto ser algo ainda mais sensível.

 

Nomes? Mais ideias?

 

Que tal e simplesmente 'Doadores'

 

Afinal de contas é por isso que existem membros VIP, são aqueles que doam algum dinheiro para o Fórum.

 

Acho que isso por si só deve ser reconhecimento suficiente.

 

P.S.: Patrocinadores já existem, Doadores era uma mudança de nome realista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tal e simplesmente 'Doadores'

 

Afinal de contas é por isso que existem membros VIP, são aqueles que doam algum dinheiro para o Fórum.

 

Acho que isso por si só deve ser reconhecimento suficiente.

 

P.S.: Patrocinadores já existem, Doadores era uma mudança de nome realista.

 

 

concordo, a haver distinção seria uma boa ideia "doadores"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.