Primeiro Reef


Verissimo

Recommended Posts

Boas,

 

Ao fim de um tempo de estudo aqui está o meu primeiro reef nano, 110l uteis contadinhos na altura de encher e com rocha!!

Desde já agradeço o feedback que deram a todas as minhas duvidas!

 

Aquario - 80x40x40 Vidromoldura

Iluminação - 6x24w T5 DIY 2 x actnicas (Material Aquaeden-shop)

Circulação - 2 x Tunze Nanosttream 60252300l/h no total 4600l/h

Escumador - deltec MCE 600 cortei os tubos e tentei silencia-lo (sem grande sucesso)

Substrato - 2/3cm de areão de espessura coral 2mm

Aquecimento - Termostato Aqua szut 250w

 

Manutenção - prevejo trocar entre 10 a 20 lts por semana com água natural

Reposição: Será DIY osmose + kalk

 

Agradeço toda ajuda possivel pois é o meu primeiro reef, Qualquer coisa que vejam mal ou a melhorar por favor avisem!

 

Foto:

dsc04632md7.jpg

w672.png

Em casa Actualizo a foto pois a agua ja nao tá turva e ja movi algumas rochas!

 

Um abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Parabens...Prece que tens aí um bom projecto feito com pés e cabeça...

Estou tambem na fase em que andas te há algum tempo (estudo/aprendizagem), para minimizar os erros

 

Já agora que diy é esse para a osmose?

 

Abraço

 

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diría que tens aí um belo arranque!

 

Também me encontro na "volta de aquecimento" para a corrida dos salgados e o pessoal daqui e noutros foruns é impecavel a ajudar!

 

O que vais fazer com ele? (como o vais povoar? Só peixes, peixes e corais, etc)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.... Mexi,Mexi, remexi e voltei a mexer e deixei assim, mas acho que ainda vou voltar a mexer, nao fiquei convencido com aquela pedra assinalada na foto(ontem tinha sobrado,hj meti ali)

Peguei na ideia do Luis e meti as duas bombas do mesmo lado mas nao sei se ficou como deve ser...(o escumador agora deita mais bolhas bahh)

Desde que meti a rocha, o escumador nao pára de tirar porcaria, ja limpei o copo duas vezes!

 

dsc04639em6.jpg

w2540.png

 

pedrocasca

Já agora que diy é esse para a osmose?

Pelo que tenho andado a ler, Velha tecnica do garrafão a pingar osmose + kalk durante a noite gota a gota!

 

kualla

O que vais fazer com ele? (como o vais povoar? Só peixes, peixes e corais, etc)

Ainda tenho mais de 1 mês para decidir :( com o estudo do aqua e iniciação, nao estudei ainda peixes nem corais...Uma coisa de cada vez, mas o casal de Ocellaris é imperativo...

 

Obrigado a todos pela ajuda!! :-D

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o layout assim está muito melhor do que inicialmente! Em relação à pedra que falas também não simpatizo muito com a orientação dela mas penso que consegues arranjar lugar para ela no layout.

 

Cuidado com os garrafões pinga-pinga...de vez em quando pelo que li acontece uma desgraça...

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois estava bem melhor, mas ontem ainda lhe fui mexer e deixei-o numa desgraça.... :D :D

 

 

Mexe e remexe. Tens um mes para meter isso em condições.

 

Um bom layout não é conseguido logo a primeira, vai exprimentando brincar com a rocha e idealizando o resultado final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

bem, espero nao ter de mexer mais no layout, acho que ficou aceitavel e devo tirar pedras a medida que adicionar corais mas depois logo se vê!

De qualquer maneira aguardo criticas e sugestoes ao layout!

71351444fm7.jpg

w737.png

 

Obrigado a todos pelas dicas!

 

Um abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

surgiro que o "vale" seja desviado para um dos lados. Ao manteres o vale no meio a pessoa que olha foca so o meio e não vê o resto. Ao desviares para um dos lados a pessoa já vê melhor todo o aquario.

 

Enfim, regras dos plantados. Ponto focal a 1/3 ou 2/3 do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

LoL eu ja tinha lido num post qualquer sobre o vale do meio sim, e ontem andei a tentar desviar o vale para a monta mas 80cm é pouco depois fica uma torra num dos lados :P Enfim, ja coloquei uma ou outra pedra em sitio diferente depois da foto e julgo que ficou pouco melhor, por enquanto vou deitar assim!

 

PS - Quem disse que as Tunze são silenciosas?! as minhas estão a fazer mais barulho que o filtro externo 2215 que tinha no plantado...

 

Um abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tens ai muita rocha, eu pessoalmente acho que o vale ser a meio ou ser de lado é um pouco relativo nos salgados, vai no gosto de cada um e o que queres fazer no aquário, quando tiveres o aquário cheio de corais e o vidro de tras carregado de alga coralina acredito que a atenção é por todo. O que acho é que parece que o aquário sofreu um terramoto, pelas pedras que tens acho que podes fazer bem melhor talvez leva-las até um pouco mais , ou criar o vale de lado como diz o luis e crias uma barreira de corais (futuros corais) mais alta.

outra coisa que era capaz de fazer é tentar colocar uma curva e contra curva no retorno do escumador, não consigo ver bem a foto mas parece que esta a cair em queda e se assim for vai-te salpicar tudo , com as cuvas tavvez possas evitar isso.

iluminação , acho que tens ai uma boa iluminação só falta saber que lampadas estas a usar.

As bombas tunze são muito boas, é estranho fazerem barrulho, pelo que reparei acho que tens as bomba muito em baixo, se fosse a ti colocava-as mais em cima.

Uma pergunta!Não consegues colocar uma sump?

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para silenciar a queda de água do escumador basta fazer uma ligação em "T" desde a saída da água até à superficie da água. Assim:

 

Pic_2980_8.jpg

 

Desta forma a água é despejada no aquário sem salpicos ou barulhos pois a parte superior do T permite o escoamento do ar.

Se o barulho for do funcionamento do próprio escumador poderá tentar revestilo com material isolante.

 

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Antes demais obrigado pela vossa frontalidade e ajuda :-D

 

cab:

outra coisa que era capaz de fazer é tentar colocar uma curva e contra curva no retorno do escumador

Já pensei nisso mas até agora até nao me esta a salpicar nada,mas acho melhor fazer sim, :)

iluminação , acho que tens ai uma boa iluminação só falta saber que lampadas estas a usar.

Estava a espera que alguem comenta-se a minha iluminação pois ainda estava(e estou) na duvida se chegará para corais duros...

Será:

2 x Osram 24w Blue (actinicas certo!?)

1 x Blau T5 24w 10000k

1 x Sylvania Aquastar T5 24w 10000k

2 x Blau T5 24w 15000k

(O que achas São boas?)

Ficando assim na calha, o que acham?

calhana0.jpg

w612.png

 

se fosse a ti colocava-as mais em cima.

Sim tambem me parece ter de fazer isso que ja vi que está mal assim, obrigado :)

Uma pergunta!Não consegues colocar uma sump?

É um pouco dificil, pouco espaço no quarto, vou guardar isso para o proximo aquario ja fora deste quarto se tudo correr bem e um aqua grande pois gosto é de peixes grandes eheh!

 

Miguel.RS:

Para silenciar a queda de água do escumador basta fazer uma ligação em "T" desde a saída da água até à superficie da água. Assim:

nao podias ter ajudado melhor ;) Acho até que tinha sido mesmo num post teu que tinha visto essa figura, Tks

 

maneljaquim:

Brigado, mas ainda falta muito caminho a percorer eheh

 

Quanto ao layout pessoal, ontem ainda dei mais uns retoques e por agora vai mesmo ficar como deixei, sobrou alguns calhaus que em principio ja tem dono e no fim de semana depois da 1ª tpa tiro uma foto ao layout "final"

 

Obrigado a todos pela ajuda!

Agora quero ver a coralina a surgir ;)

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS - Quem disse que as Tunze são silenciosas?! as minhas estão a fazer mais barulho que o filtro externo 2215 que tinha no plantado...

 

Um abraço

Não as tens encostadas à rocha?

As minhas não fazem barulho.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não as tens encostadas à rocha?

As minhas não fazem barulho.

Estão encostadas as rochas, mas ja as testei dezencostadas e deu igual barulho, fora de agua vibram muito, tambem aconte assim com as tuas? Até meti um pouco de teflon no encaixe da helice no veio.

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pessoalmente não gosto muito das osram actinica e da blau tenho má imagem. Podes por o que a maioria da malta mete que são as ATI. O aquario do Paulo J. Oliveira tem, por exemplo com muito bom resultado!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Em relação as tunze, as bombas são novas?Não é normal o barrulho que falas, a não ser folga no veio ou um outro problema qualquer.

Iluminação, não gosto das OSRAM e ATI sera uma excelente escolha como diz o Luis. Segundo o teu desenho da calha porque não colocas lampadas maiores? Da meneira que tens as lampadas na calha, ficas com boa iluminação no meio, mas nos lados limita-te a opção de escolha de colocação de corais, na minha opinião colocava lampadas da largura do aquário.

A minha pergunta da sump é porque vais começar a ter uma pelicula de gardura a tona da agúa, que é normal nos aquários sem sump.Podes diminuir essa pelicula se tiveres uma excelente circulação a tona.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Luis Rodrigues

pessoalmente não gosto muito das osram actinica e da blau tenho má imagem. Podes por o que a maioria da malta mete que são as ATI. O aquario do Paulo J. Oliveira tem, por exemplo com muito bom resultado!

Pois, Ja fui ver o aquario dele sim, belissimas Cores!!Aqui está o primeiro erro mal calculado :( enfim ja as encomendei, na proxima muda de lampadas optarei pelas ATI então! Obrigada Luis

 

cab

Em relação as tunze, as bombas são novas?

Yup, São novas, vou contactar o vendedor a ver o que me diz :)

 

Segundo o teu desenho da calha porque não colocas lampadas maiores?

Esta é a minha guerra desde o inicio, imagina que até andei tentado a mudar para T8's Porquê. Porque o aquario tem 80cm comprimento, e as lampadas T5 só existem de 24w(54.9cm) e depois de 39w(84.9cm) ou seja maior que o aquario! :lol: Estou chateado com isto desde que tinha esta calha no Plantado em que via sombras e tudo...

 

Haverá outra alternativa sem recorrer as HQI ?! Consomem muita energia e são caras...

Ja pensei em montar as lampadas todas ao mesmo nivel e aumentar a distancia da calha em relação ao aquario, mas depois vou perder luz a mesma!!

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito porreiro o aquário, agora só alguns pormenores.

 

Circulação: precisas assim de tanta circulação?

 

Sump: neste momento para colocares uma sump só comprando um Over Flow, mas facilitava-te a manutenção do aquário.

 

Iluminação: depende dos corais que queiras, no meu tenho 2 x 24w T5 actinicas + 2 x 36w PLL de 6500k, para moles serve. Com a calha que tens já podes colocar algo mais exigente. como já disseram ATI T5 são boas.

 

Abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação Às HQI serem caras...eu neste momento já coloco isso um bocado em causa...dependendo da configuração da calha, o facto de teres de mudar lampadas T5 cada 6 meses pesa um bom bocado na carteira...as HQI mudas apenas cada 12. Como disse, depende da configuração da calha..se uma pessoa tiver 2 x 250 HQI só tem de mudar 2 lampadas por ano (+-100-120 euros dependendo das marcas, pode ser mais ou menos) Agora imagina se para os mesmos 500W tiveres 9 x 54W T5...a 15 euros cada uma...são quase 300 Euros no final do ano em lampadas!

O grande "defeito" das HQI acho que não é o seu custo inicial nem de manutenção mas sim o calor que elas geram no sistema que pode ou não obrigar a adquirir refrigeradores para manter a água nos 26-28. No inverno até podem vir a dar jeito e deixava de ter de acender a lareira da sala :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação Às HQI serem caras...eu neste momento já coloco isso um bocado em causa...dependendo da configuração da calha, o facto de teres de mudar lampadas T5 cada 6 meses pesa um bom bocado na carteira...as HQI mudas apenas cada 12. Como disse, depende da configuração da calha..se uma pessoa tiver 2 x 250 HQI só tem de mudar 2 lampadas por ano (+-100-120 euros dependendo das marcas, pode ser mais ou menos) Agora imagina se para os mesmos 500W tiveres 9 x 54W T5...a 15 euros cada uma...são quase 300 Euros no final do ano em lampadas!

O grande "defeito" das HQI acho que não é o seu custo inicial nem de manutenção mas sim o calor que elas geram no sistema que pode ou não obrigar a adquirir refrigeradores para manter a água nos 26-28. No inverno até podem vir a dar jeito e deixava de ter de acender a lareira da sala :D

 

Já agora o meu palpite.

 

Mesmo a temperatura das HQis, não se esqueçam que na hqi temos um foco de luz concentrado e numa t5 está espalhado pela lampada . Ou seja a concentração é menor mas o calor produzido duvido que seja muito menor.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A apanha de Agua correu mal pois a maré ja estava muito cheia lol e muita porcaria então nao trouxe nada!

Fui apanhar uns hermitas da nossa costa para limparem a Rocha viva porque vinha mesmo mui suja cheia de pelugens e alguma alga...liguei o filtro externo apenas para apanhar essas particulas que vão andar a pairar mas uma a duas semanas deve ser o suficiente,depois desmonto!

 

Ivo, Tambem achava mesmo circulação a mais, depois de arrumar tudo as duas tunzes de cada lado faziam um buraco no areão ao centro do aquario então substitui uma tunze 2300l/h por uma koralia de 900l/h faz um total de 3200l/h quase 30x o volume do aquario por isso fica bom assim!(ainda por burrice tenho mais uma bomba sunsun de 3000l/h encomendada bahh)

 

Em relação a luz, Se eu nao tivesse calha nenhuma provavelmente teria optado por uma HQi de 150w + 2 actinicas, mas como ja tinha gasto €€ no sistema das t5 para o plantado nao quiz estar a meter a calha de lado e assim fiz upgrade e vamos ver o que consigo com ela, tambem ja tive a ver maneira de fazer os reflectores, é facil mas custa mais uns €€

 

O layout dei uns toques, dezencostei pedras dos vidros laterias e acho que ficou bom, e vou deixar como está, nao mexo mais!Appenas tirarei uma pedra ou outra conforme necessario com a adição de corais..

 

Talvez mais a frente se conseguir confiar num sistema bom de overflow pode ser que me arrisque mas nao para já...

 

Ficou e ficará assim durante mais de 1 mês espero eu!!

18014053bj6.jpg

w846.png

 

Um abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda!

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.