Convidados


Recommended Posts

boas

 

 

pedes o NIB do fórum a um administrador

e doas aquilo que entenderes (€) ::D:

 

 

Já podiam ter dito lol

 

diz lá sff :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 166
  • Created
  • Última Resposta

Boas,

 

Trocado vê este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...7731&hl=vip

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... por acaso já estava à espera... é pena que algumas pessoas não compreendam... enfim...

 

Meus caros, o fórum organizou um evento através do qual vários oradores vieram de propósito de fora para partilhar connosco alguns dos seus conhecimentos sobre diversos temas, desde água doce a água salgada.

 

Só não foi quem não quis ou que não pôde... o evento foi anunciado com mais de 2 meses de antecedência (através de diversas mensagens, banners, destaques no topo da página, revistas, imprensa...) e como tal não creio haver grandes desculpas para que alguém diga que não sabia do evento...

 

Sabia e não fui porque não pode isto é muito giro mas a minha familia esta em 1º lugar

 

Ora, fazer um evento destes tem custos, e os mesmos são avultados. Quem assistou ao evento, no Oceanário ou através do fórum pela emissão ao vivo, pode constatar no final do evento que o saldo do mesmo não foi positivo, bem pelo contrário.

 

Quem também esteve no evento, os oradores, puderam perceber isso mesmo, apesar de não perceberem português. Foi no final no evento e nos dias seguintes que os oradores se ofereceram para ajudar o fórum, através da disponibilização de artigos, fotografias e outras ajudas.

 

Ora bem, esta informação que está disponível no site do Tom, é igualmente para pagantes. O Tom dedicou grande parte da sua vida a longas horas de estudo e de técnicas bastante dispendiosos, e pagos do seu próprio bolso. O Tom financia a aprendizagem de todo o seu conhecimento através do seu trabalho e do seu fórum.

 

Parece-me desrespeituoso e egoísta querer que informação que está disponível apenas a pagantes, esteja aqui disponível de forma gratuita... ainda mais quando a mesma foi uma oferta de um grande senhor da aquariofilia em prol do fórum e como forma de recuperarmos o investimento efectuado.

 

Ninguém é obrigado a pagar para usufruir do fórum, mas relativamente às áreas que nos são colocadas à disposição como forma de cobrir prejuízos e de gerar receita para outras actividades e outros conteúdos, é apenas para quem quer. E posso dizer-vos que iremos levar isto mais a sério no futuro.

 

É muito fácil ficar atrás de um teclado a debitar texto, mas para mim, e enquanto responsável pela criação e orientação do fórum em conjunto com a restante equipa de moderação e administração, não vejo que a promoção da aquariofilia se fique por aí... é muito mais do que isso.

 

Já li várias vezes as pessoas a dizerem que não levam a mal que se pague para usar o fórum, no entanto quando no meio de dezenas de áreas e centenas de milhares de tópicos surge uma que é limitada a quem ajuda o fórum... começam as críticas e logo a dizer que o fórum "está a fazer uma viragem de 180º" :(.gif' class='bbc_emoticon' alt=':grin:' />

 

Nem sequer vou comentar tal afirmação... pois não vale a pena... só não vê o fórum como um local gratuito de troca de conhecimentos e informação quem não quer... O que vale é que já estamos habituados a ouvir comentários desta natureza por parte de alguns membros...

 

Disse e volto a afirmar foi com estranhesa que ao abrir o forum hoje me deparei com a area em questão e sinceramente nem liguei e nem sequer sabia quem era o senhor em questão nem estou interessado que não é da minha area

Mas quando abri este e me deparei com um forista jovem triste por não poder aceder a mesma por não ter como pagar ou poder pagar deixa me a mim triste tambem e leva me a pensar o que ando aqui a fazer

 

Eu não sei muito mas dentro dos meus conhecimentos gosto de ajudar sem esperar nada em troca e posso afirmar que em 20 e tal anos de aquariofilia nunca me deparei com uma situação destas ser preciso pagar para passar conhecimentos

 

Relativamente a questão dos comentarios desta natureza precebi que era relativamente a minha pessoa por isso não vos quero causar mal estar nenhum nem que leiam mais destas ditas afirmações que no fim de acabar uma coisa que tenho aí pendente serei eu proprio a abandonar este forum

 

Só ajuda quem quer, e quem o fizer tem o nosso agradecimento e reconhecimento, não só como distinção enquanto membro VIP como também com acesso a mais MPs, mais espaço na galeria, informação extra. É graças à ajuda destes membros que podemos ir cada vez mais longe e fazer cada vez mais pela aquariofilia em Portugal.

 

O estatuto de VIP não dá direito a nem mais nem menos do que aquilo que referi... e tão somente a isso. Não faz a pessoa mais importante, não dá direito a desrespeitar as regras, não dá direito a saber mais do que A ou B. É algo que actualmente está definido e não é nada mais do que isso.

 

Vamos rever as condições e níveis dos membros VIP para o novo ano de 2009, bem como novas áreas e iniciativas a que terão acesso em condições preferenciais, pois devemos ajudar mais quem nos ajuda nas nossas iniciativas e a levar a divulgação da aquariofilia mais longe. Há alturas em que temos que levantar da cadeira e meter mãos à obra, e isto tem custos.

 

Quem esteve no evento sabe-o, e quem percebe alguma coisa de eventos, também o sabe. Quem nunca fez nada disto, é natural que não tenha essa noção e como tal terá que entender que na vida nem tudo é de borla...

 

Agora, dizer que o fórum está a mudar de orientação, é errado, e é faltar ao respeito para com todos os que neste fórum têm à custa da sua dedicação e trabalho, promovido a aquariofilia, trazendo cada vez mais pessoas para o hobbie e ajudado à prática de uma aquariofilia responsável.

 

Discordo plenamente nem acredito no Pai Natal nem acredito que na vida as coisas sejam de borla e dizer que faltei ao respeito a alguem simplesmente não gostei porque nunca aqui faltei ao respeito a ninguem nem me foi dado esse tipo de educação não me vou alongar mais soubre este aspecto porque como referi anteriormente são os ultimos cartuchos

 

Não vou prolongar muito mais o meu discurso sobre este tema, pois a decisão foi tomada por quem de direito (e a quem eu muito agradeço a ajuda e bondade na cedência do seu tempo e dos artigos), e mais do que isso, apoio a decisão e iremos prolongar a mesma a outras iniciativas e outras áreas.

 

Todos os membros que queiram podem contribuir para o fórum. Vejo que várias pessoas usam o fórum para vender imenso material, e que o fazem sem quaisquer custos. Aliás, mais uma vez quando começaram as doações ao fórum através das vendas lá vieram os críticos do costume pensar só em si e não no fórum... e mais uma vez, cá temos a mesma situação...

 

Respeito a opinião de todos, tal como espero que respeitem a nossa.

 

E, porque já vi várias vezes a situação antes, agradeço que quem tiver críticas a fazer, que as faça de forma ponderada e com respeito... tal como as regras obrigam... relembro que não cumprimento desta regra já teve consequências graves para alguns ex-membros.

 

Não se pode agradar a gregos e a troianos, mas pode-se expressar a nossa opinião com respeito e consideração pelas outras pessoas.

 

 

 

Obrigado,

João Branquinho

 

Quanto ao ajudar o forum e contribuir para o mesmo(neste caso monetariamente) Seria dos 1ºos a ajudar se tivessem criado um topico a explicar a situação como o Pedro Conceição fez, acredito que seria muito mais benefico para o forum e de certeza que todos tentariam contribuir o mais que podessem mas enfim foi a minha opnião se caíu mal a alguem e se acharam mesmo que desrespeite alguem força sigam as regras

 

e volto a frisar foi com respeito e consideração pelas outras pessoas que me pronunciei

 

Sem nada mais a acrescentar Cumprimentos e Boa continuação para o Forum

 

Rodolfo Silva

 

Boas Pedro

 

Antes de mais deves ter percebido mal Eu posso pagar felizmente estava me a referir a membros do forum que não possam não esquecer que existem foristas com 11 anos 14 que eu me lembre até pode haver mais novos e estes estão dependentes dos pais de certesa para poderem pagar

 

Cumps

 

Rodolfo Silva

 

Srº João Branquinho vou lhe responder directamente no seu Quote

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Trocado vê este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...7731&hl=vip

 

Cump.

 

 

Obrigado esse tópico deve ter passado ao lado.

 

Só queria a confirmação se basta o donativo (eu dispenso a placa VIP ou melhor recuso a placa, só quero o acesso à área).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora a iniciativa seja por uma boa causa, isso implica que a totalidade dos conteúdos do fórum deixem de estar disponíveis gratuitamente, sejam de livre acesso, o que de certa forma vem alterar um pouco a filosofia do espaço. Só tem acesso a determinados conteúdos quem fizer doações ao fórum. Não sei se haverá um certo "elitismo", talvez não seja esta a a palavra correcta, talvez seja forte demais. Haverá pessoas que não aderem porque não querem, outras que não aderem porque não podem. Fica a ideia que só aqueles é que ajudam e se interessam.

A filosofia não se altera... a informação que irá estar disponível a pagantes, é extra. Ou seja, de outra forma nunca cá estaria... logo, não há alterações nenhumas a esse nível.

 

Ainda a este nível, e seguindo a sugestao de muitos membros que sugeriram a criação de um pagamento para se ter acesso ao fórum, estamos a estudar esta possibilidade para criar determinadas áreas com acesso limitado. Mais uma vez, não serão áreas que actualmente já existem, mas sim áreas novas cujos conteúdos tenham custos ou direitos associados. Quando houver novidades, e se as houver, avisamos.

 

João isso é que é muito mau,até li comentários que eles fizeram uma banca pequena.Será possivel que eles não pensem que esse tipo de eventos é de 100% pessoas que se dedicam a isto a 200% ??Logo 100% possíveis compradores de material deles,ai num evento será uma excelente oportunidade de eles facturarem e bastante bem,não consigo compreender a posição dos patrocinadores :D

Opá... não sei se me expliquei mal... Os patrocinadores que lá estiveram foram extremamente atenciosos e prestáveis! Deram uma ajuda fabulosa ao fórum e ao evento, e a todos eles sem excepção o meu muito obrigado!

 

Estou a falar é de outras empresas, que apesar de contactadas com vista ao apoio ao fórum, nem um simples não disseram... simplesmente ignoraram os nossos contactos... é pena... tinham de facto a possibilidade de estar associados a um evento que teve bastante cobertura, e que terá ainda mais com o DVD que vamos fazer :(

 

Primeiro pq a informação deve ser de acesso livre ainda para mais na net, mas por outro esta informação não pode ser livre pq o autor não permite (está no seu direito).

Deve? Porquê? Desculpa lá mas aqui não concordo de todo contigo... Então, alguém escreve um livro, e depois tem que disponibilizar os dados gratuitamente na net?? Alguém grava um album, e deve fazer o mesmo? Alguém investe centenas de milhares de dólares em estudos e ensaios sobre fertilização de plantas, e depois deve dar tudo livremente na internet?

 

Parece-me que não concordamos muito neste ponto ::D:

 

Se eu para aceder aos textos do Tom Barr teria que lhe pagar, pq não poderei pagar ao fórum para ter o mesmo acesso? Nada contra até aqui.

Só o poderás fazer, porque o Tom teve a gentileza de os disponibilizar ao fórum... caso contrário, nem assim estariamos aqui a falar neste momento...

 

Agora vem a parte que me consome..... não sou membro VIP pq não fiz nenhuma venda que reverta para o fórum, exista outra forma de o ser?

 

Pergunto isto não pq não tenha nada para vender, simplesmente pq costumo oferecer a quem procura algo que eu tenha e agora......

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96273 e doações. São as 2 formas que até agora os membros têm feito para ajudar o fórum.

 

Para 2009 iremos reformular a questão das ofertas. Estamos ainda a tomar algumas decisões, mas quando tivermos a informação detalhada e finalizada, avisamos. É também nesta altura que contamos ter os artigos do Tom traduzidos, e como tal é importante ter as regras de acesso aos mesmos bem definidas e claras para todos.

 

Mas chamo a vossa atenção que o membro VIP não tem só acesso a esta área... são vários os benefícios que existem para estes membros. No tópico em cima estão todos os dados relevantes.

 

Obrigado,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve? Porquê? Desculpa lá mas aqui não concordo de todo contigo... Então, alguém escreve um livro, e depois tem que disponibilizar os dados gratuitamente na net?? Alguém grava um album, e deve fazer o mesmo? Alguém investe centenas de milhares de dólares em estudos e ensaios sobre fertilização de plantas, e depois deve dar tudo livremente na internet?

 

Secalhar a palavra que escolhi "DEVE" não foi a melhor, o meu sentido é que na net tudo se encontra de uma forma FREE (aqui entra a legalidade e a ilegalidade, outras contas) Como dizes alguém escreve um livro tem que o partilhar livremente? Não, mas não significa que não se obtenha de forma livre. Mas mas conclui que ele tem esse direito e o fórum tb o tem. NADA CONTRA.

 

Só o poderás fazer, porque o Tom teve a gentileza de os disponibilizar ao fórum... caso contrário, nem assim estariamos aqui a falar neste momento...

 

E digo-te desde já que ainda bem que o Tom e o fórum fizeram este "negócio" eu sou fã do Tom ::D: e fã do fórum logo estou duas vezes a ganhar hehehe

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96273 e doações. São as 2 formas que até agora os membros têm feito para ajudar o fórum.

 

 

Mas chamo a vossa atenção que o membro VIP não tem só acesso a esta área... são vários os benefícios que existem para estes membros. No tópico em cima estão todos os dados relevantes.

 

Obrigado,

JB

 

Só quero acesso a essa área, a caixa das pm's, a tabela VIP e afins dispenso bem, hehehe

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele já oferece o que tem á malta não faria muito sentido doar dinheiro,ninguém sabe se ele o tem para dar.Ele pelo que percebi tem funcionado na entre-ajuda.Hoje oferece a 1 membro noutra altura outro membro oferece-lhe a ele,segundo percebi mas se ele ou qualquer outro poder ajudar financeiramente ainda melhor ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele já oferece o que tem á malta não faria muito sentido doar dinheiro,ninguém sabe se ele o tem para dar.Ele pelo que percebi tem funcionado na entre-ajuda.Hoje oferece a 1 membro noutra altura outro membro oferece-lhe a ele,segundo percebi mas se ele ou qualquer outro poder ajudar financeiramente ainda melhor ::D:

 

Esquece lá o que ofereço hehehe não conhecia a opção de doação, só vi das vendas e leilões e isso coloco-me longe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a falar é de outras empresas, que apesar de contactadas com vista ao apoio ao fórum, nem um simples não disseram... simplesmente ignoraram os nossos contactos... é pena... tinham de facto a possibilidade de estar associados a um evento ..."

 

Desculpem a offtopic mas não consegui resistir ....Na exposição da APA aconteceu a mesma coisa e a empresas lideres no mercado que nem um mail, fax, telefonema de resposta.

Nem que fosse para dizer....não estamos interesados (ponto final).

Só de pensar na quantidade de dinheiro que eu gastei desde os meus 15 anos em peixes e material de algumas destas empresas.....

Agora a minha opinião: designação VIP ::D:

Acesso a textos de "entendidos" :( que melhorem a aquariofilia nacional, se tem custos ou ajudem o forum a desenvolver-se podem e devem ter uma "ajuda" monetária:)

Cumprimentos a todos

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fórum tratamo-nos todos por tu... não sei porque é que agora estás a tratar-me por você... espero que não te importes mas vou continuar com o tu, ok?

 

Sabia e não fui porque não pode isto é muito giro mas a minha familia esta em 1º lugar

E fizeste tu muito bem. Nem eu nem ninguém critica os membros que não puderam ir... era só o que faltava... quem pôde ir foi e nós ficámos muito satisfeitos inclusivamente por ver familias inteiras presentes! ::D:

 

Disse e volto a afirmar foi com estranhesa que ao abrir o forum hoje me deparei com a area em questão e sinceramente nem liguei e nem sequer sabia quem era o senhor em questão nem estou interessado que não é da minha area

Mas quando abri este e me deparei com um forista jovem triste por não poder aceder a mesma por não ter como pagar ou poder pagar deixa me a mim triste tambem e leva me a pensar o que ando aqui a fazer

Não tem como pagar? Para se ser membro VIP, à data de hoje, custa tão pouco como 0,01€... será que alguém pode sinceramente dizer que não é membro VIP porque não pode pagar???

 

Como é que as pessoas acedem à internet a um domingo à tarde? Presumo que seja a partir de casa na maioria... pagando um acesso à internet que custa pelo menos uns 15€. Ora, se os pais pagam a um jovem (não estou a falar de alguém em concreto, mas sim em termos gerais) a internet, será que não têm 0,01€ ou um 1€ para pagar durante 1 ano ao fórum ajudando o mesmo a melhorar cada vez mais a informação que oferece aos seus membros?!?!

 

Não percebo sinceramente o motivo de tal indignação... mas ok, se calhar sou eu que não estou a ver bem o problema.

 

Eu não sei muito mas dentro dos meus conhecimentos gosto de ajudar sem esperar nada em troca e posso afirmar que em 20 e tal anos de aquariofilia nunca me deparei com uma situação destas ser preciso pagar para passar conhecimentos

E eu também. E todos os membros do fórum também. Penso que a este nível nada se alterou no fórum.

 

Relativamente a questão dos comentarios desta natureza precebi que era relativamente a minha pessoa por isso não vos quero causar mal estar nenhum nem que leiam mais destas ditas afirmações que no fim de acabar uma coisa que tenho aí pendente serei eu proprio a abandonar este forum

Estás no teu direito, no entanto, fazes mal em assumir que estava a falar apenas de ti... são vários membros que sempre que lançamos alguma iniciativa vêm sempre fazer comentários negativos e deitar abaixo o nosso trabalho, apesar de estarem constantemente no fórum a aprender e também a ajudar outros membros. Mas isso não interessa...

 

Discordo plenamente nem acredito no Pai Natal nem acredito que na vida as coisas sejam de borla e dizer que faltei ao respeito a alguem simplesmente não gostei porque nunca aqui faltei ao respeito a ninguem nem me foi dado esse tipo de educação não me vou alongar mais soubre este aspecto porque como referi anteriormente são os ultimos cartuchos

Meu caro, não tenho tempo para indecisões... e gosto que as pessoas assumam aquilo que dizem, e o que tu disseste foi: "Hum tou a ver que o forum esta a fazer uma viragem de 180º para quem apregoava de ser um espaço publico para troca de conhecimentos sem fins lucrativos esta mesmo a seguir o bom caminho"

 

Ora, se isto não é acusar o fórum de apregoar uma coisa e fazer outra, então vou ali e já venho... Nenhuma das áreas que sempre existiram no fórum deixou de existir e é de acesso gratuito, lançámos um portal de acesso gratuito... e vens falar-me de apregoar que somos um espaço público sem fins lucrativos e que agora estamos a ir no caminho oposto por causa de 1 área?!?!!? Desculpa mas só consigo ver provocação nestas tuas palavras! Não vejo nenhuma crítica construtiva nem uma consideração relativamente à vontade do autor dos textos em causa. Como tal, e mesmo depois de explicados os motivos, acho que é um exagero de egocentrismo e a criação de problemas onde simplesmente eles não existem!

 

Quanto ao ajudar o forum e contribuir para o mesmo(neste caso monetariamente) Seria dos 1ºos a ajudar se tivessem criado um topico a explicar a situação como o Pedro Conceição fez, acredito que seria muito mais benefico para o forum e de certeza que todos tentariam contribuir o mais que podessem mas enfim foi a minha opnião se caíu mal a alguem e se acharam mesmo que desrespeite alguem força sigam as regras

O tópico existe há vários meses... e aquilo que queremos é mais do que aceitar donativos dos membros, é dar aos membros algo em troca de sua generosidade e apoio ao fórum.

 

Não queremos descriminar negativamente quem não ajuda, queremos tão simplesmente ajudar mais ainda, quem também nos ajuda. E é claro que para isso não estamos a esquecer os restantes membros, pois toda a informação habitual continua completamente e livremente à disposição de todos os membros!

 

Sem nada mais a acrescentar Cumprimentos e Boa continuação para o Forum

 

Rodolfo Silva

Obrigado e igualmente,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E digo-te desde já que ainda bem que o Tom e o fórum fizeram este "negócio" eu sou fã do Tom ;) e fã do fórum logo estou duas vezes a ganhar hehehe

O Tom ganhou muitos fans com este evento, e ele ficou muito agradado pela recepção que teve na nossa comunidade. É claro que ficámos muito contentes com esta proposta e ajuda dele ao fórum, que partiu totalmente da sua parte!! :)

 

Só quero acesso a essa área, a caixa das pm's, a tabela VIP e afins dispenso bem, hehehe

ahahahahahah Nada feito ;) Isso é tudo controlado pelo grupo a que o membro pertence, e como tal vem tudo junto ;)

 

Desculpem a offtopic mas não consegui resistir ....Na exposição da APA aconteceu a mesma coisa e a empresas lideres no mercado que nem um mail, fax, telefonema de resposta.

Nem que fosse para dizer....não estamos interesados (ponto final).

Pois... felizmente que há uns malucos como a equipa do Aquariofilia.Net e os membros da APA (entre outras associações e entidades que vão fazendo das tripas coração para fazer eventos) que não se deixam abater e que vão para a frente com estas iniciativas ;) Felizmente que ainda há algumas empresas e algumas entidades que sabem reconhecer o valor e a importâncias destas iniciativas :)

 

Fiquei muito satisfeito por saber que a vossa exposição foi um sucesso, e só tive pena de não ter podido ir... mas a culpa foi do Hugo que tinha a sala a cheirar a aquário podre :D :D :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria só esclarecer uma coisa que acho que não é clara ainda... a área em si só pode ser acedida por membros VIP. As condições para acedermos aos artigos não sabemos ainda, pois será o Tom a definir as mesmas... não é pois uma decisão nossa.

 

Estamos também a tentar obter a autorização para publicar alguns dos artigos para todos os membros, mas isso a acontecer, será sempre vários meses depois de estarem disponíveis só para os membros VIP, e naturalmente, só com a autorização do Tom...

 

Mais uma vez digo, assim que tivermos mais informações, avisamos.

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é tudo muito bonito, mas quando temos um extra e que por algum motivo de força maior não pode ser facultado de forma gratuita, está tudo estrago!

 

Tal como o João disse, foi lançado um portal de forma gratuita onde iremos ter uma larga informação em português, coisa que é pouca, sobre quase todas as espécies de aquário! Se calhar devia de ser um trabalho valorizado e pago, pelo menos na parte que me toca! Sabem quanto tempo despendi para poder colocar as fichas que existem on-line? Não devem saber! Só para colocar a parte dos invertebrados foi uma tarde inteira e a noite toda seguinte! Lembro bem desse dia...fiz directa e nem dormi!

Mas pronto....o que faz com que eu sinta que foi um bom trabalho, é que existem pessoas que vão ter proveito dele e de uma forma bondosa sem aquele sentimento de..."vamos aproveitar ao máximo o trabalho destes totós". Não estou a acusar ninguém, mas gostava que compreendessem que fazemos tudo para ter toda e mais alguma informação gratuita, sempre que possível! Não é porque sou rico e não preciso de receber dinheiro pelos trabalhos que faço que tenho o trabalho de reunir informações de várias espécies de recife para poder colocar para todos verem, porque nem sou rico e trabalho todos os dias para poder pagar casa, contas e sobrar algum para comer, tal como muitas famílias, e no final do dia ainda venho para o fórum ajudar quem pede ajuda e dedicar na manutenção de um fórum que está aberto a toda a comunidade!

Para aqueles que se sentem lesados, pensem que vão ter acesso gratuitamente a todas as áreas que sempre tiveram, e que numa área com direitos de autor, têm que ser respeitados os mesmos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como o sr. Tom frisou vezes sem conta: :):)

 

"Support your local store and above all support the people that support you."

 

Acho q está tudo dito, até pq é uma área de sua responsabilidade,

Abraços e cumprimentos,

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os administradores do fórum já deveriam esperar esta reacção por parte da generalidade dos utilizadores do fórum e tal poderia ter sido evitado se o sub-fórum em questão não fosse visivel - e não apenas inacessível - a quem não fosse VIP.

 

No que me toca, até hoje, apenas coloquei um topico de venda no forum e se o voltar a fazer não tenho qualquer problema em doar parte do lucro ao forum, mas rejeito liminarmente qualquer estatuto especial.

 

Fui dos primeiros a inscreverem-se neste forum assim que apareceu e tenho tentado, mas que em quantidade, em qualidade participar e faço-o gratuitamente... como, aliás, toda a minha actividade de carácter associativo, formalizada, ou não.

 

Compreendo o problema de custos de organização de um evento... conheço-os o bem. Creio, por isso, que a vossa abordagem da questão não terá sido a mais acertada, mas é apenas um opinião pessoal de quem já anda nestas lides há algum tempo e que, noutros tempos, colaborou directamente e gratuitamente em eventos anteriores.

 

Contudo e apesar das minhas reticencias em relação a algumas questões... o seu a seu dono e os administradores do fórum saberão mais que ninguém os objectivos a que se propõem e qual o trilho que pretendem seguir.

 

Cumps.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os administradores do fórum já deveriam esperar esta reacção por parte da generalidade dos utilizadores do fórum e tal poderia ter sido evitado se o sub-fórum em questão não fosse visivel - e não apenas inacessível - a quem não fosse VIP.

Mas isso seria estar a esconder a situação... penso que ninguém gostaria de saber que a área existe apenas por terceiros. Não temos nada a esconder, e é com muito gosto e orgulho que temos o Tom a participar no nosso fórum.

 

Mas sim, tens razão, é claro que já esperava esta reacção de alguns membros... tal como já disse atrás. Independentemente das iniciativas em si, há sempre alguém que diga mal e que tente deitar abaixo as novas ideias e alterações. Foi sempre assim e continuará a ser... e relativamente a isso já estamos habituados e há-de sempre haver. Mas não se pode agradar a todos... é um facto. No entanto o fórum não pode parar só por causa de A ou B, pois existem mais de 25.000 membros na comunidade.

 

Fui dos primeiros a inscreverem-se neste forum assim que apareceu e tenho tentado, mas que em quantidade, em qualidade participar e faço-o gratuitamente... como, aliás, toda a minha actividade de carácter associativo, formalizada, ou não.

E como todos os restantes membros da equipa, que neste caso, sem carácter associativo organizado. Aliás, os eventos em que participamos geralmente só representam prejuízo para os membros... mas o que vale é que o convívio supera isso :)

 

Compreendo o problema de custos de organização de um evento... conheço-os o bem. Creio, por isso, que a vossa abordagem da questão não terá sido a mais acertada, mas é apenas um opinião pessoal de quem já anda nestas lides há algum tempo e que, noutros tempos, colaborou directamente e gratuitamente em eventos anteriores.

Hum.. mas já agora gostava de saber o que achas que a nossa abordagem tem de mal, e já agora, qual achas que seja a abordagem que utilizamos, pois novas ideias e sugestões, sempre que praticáveis, são muito bem-vindas.

 

Creio no entanto, que não se pode comparar nenhum evento em Portugal de aquariofilia, ao que temos feito, pois sem qualquer sombra de dúvida, que os maiores eventos que já alguma vez se fizeram neste contexto, foram feitos no âmbito dos aniversários do fórum (eventos unicamente de aquariofilia) ou as participações em feiras e exposições de animais de estimação (aquadecor, petfil, petshow...). Não me recordo de outros eventos com tão grande logística e dimensão... mas também posso estar enganado :)

 

Contudo e apesar das minhas reticencias em relação a algumas questões... o seu a seu dono e os administradores do fórum saberão mais que ninguém os objectivos a que se propõem e qual o trilho que pretendem seguir.

Gostava também de saber que reticências tens. Se não quiseres aqui por algum motivo, então por MP.

 

Penso que muitas vezes as pessoas não se apercebem bem daquilo que fazemos e com que tipo de dificuldades lutamos para levar avante os eventos e até mesmo algumas alterações estruturais no fórum e porque não dizê-lo, na aquariofilia... Não fazem ideia do impacto que algumas das nossas decisões têm no meio e no mercado, e muitas vezes a ideia e os objectivos que pensam que temos, são completamente os opostos daquilo que idealizaram e ao fim de pouco tempo acabam por entender os benefícios e as vantagens que tais medidas proporcionam.

 

É engraçado ver quando novos membros se oferecem para ajudar nos eventos e como rapidamente a ideia deles sobre o trabalho da equipa muda... afinal dá mais trabalho do que muitos pensavam ;)

 

O nosso objectivo é e continuará a ser a promoção da aquariofilia responsável, e isso não irá mudar.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso seria estar a esconder a situação... penso que ninguém gostaria de saber que a área existe apenas por terceiros. Não temos nada a esconder, e é com muito gosto e orgulho que temos o Tom a participar no nosso fórum.

 

Não conheço o Tom, nem o trabalho dele, acredito que tenha o seu valor... contudo dificilmente me apanhariam a pagar para aceder a artigos de opinião ou de estudo parcial sem que os mesmos tivessem um suporte de publicação... é a minha opinião, apenas...

 

 

Mas sim, tens razão, é claro que já esperava esta reacção de alguns membros... tal como já disse atrás. Independentemente das iniciativas em si, há sempre alguém que diga mal e que tente deitar abaixo as novas ideias e alterações. Foi sempre assim e continuará a ser... e relativamente a isso já estamos habituados e há-de sempre haver. Mas não se pode agradar a todos... é um facto. No entanto o fórum não pode parar só por causa de A ou B, pois existem mais de 25.000 membros na comunidade.

 

Claro que o forum não pode, ou não deve parar...

 

 

E como todos os restantes membros da equipa, que neste caso, sem carácter associativo organizado. Aliás, os eventos em que participamos geralmente só representam prejuízo para os membros... mas o que vale é que o convívio supera isso :twisted:

 

Conheço bem essa realidade... ao contrário do que muitos pensam, as Associações não dão dinheiro a ganhar aos membros, nem aos seus dirigentes... antes pelo contrário.

 

 

Hum.. mas já agora gostava de saber o que achas que a nossa abordagem tem de mal, e já agora, qual achas que seja a abordagem que utilizamos, pois novas ideias e sugestões, sempre que praticáveis, são muito bem-vindas.

 

Foi uma abordagem algo megalómana atendendo ao contexto económico português. Os preços eram, de certa forma, exorbitantes... creio ser preferível o recurso a patrocínios e a realização dos eventos de acordo com o orçamente obtido através dos mesmos... De resto, quem teria mais a ganhar com este tipo de eventos e participação serão, exactamente, aqueles que menos experiência têm e, provavelmente, aqueles que no imediato menos disponibilidade financeira para o hobbie têm... aqueles que têm mais anos disto, de uma forma ou de outra e, tendencialmente, de forma gratuita e por intercâmbio, acabam por ter acesso aos estudos mais recentes através dos contactos que foram adquirindo ao longo dos anos de aquariofilia e que, por isso e porque dão gratuitamente o seu conhecimento, também não estão dispostos a pagar.

 

Creio no entanto, que não se pode comparar nenhum evento em Portugal de aquariofilia, ao que temos feito, pois sem qualquer sombra de dúvida, que os maiores eventos que já alguma vez se fizeram neste contexto, foram feitos no âmbito dos aniversários do fórum (eventos unicamente de aquariofilia) ou as participações em feiras e exposições de animais de estimação (aquadecor, petfil, petshow...). Não me recordo de outros eventos com tão grande logística e dimensão... mas também posso estar enganado nyah

 

Talvez o problema, nessa apreciação, se deva ao facto de nunca teres ido ao uma Convenção da APC, por exemplo. As convenções da APC implicam uma logística muito superior à dos eventos deste fórum, disso não tenhas a menor dúvida e custos associados bastante elevados. Sem os patrocínios que obtemos não seria possível organiza-las, ou pelo menos fazê-lo gratuitamente para o público em geral como o fazemos já há 3 anos, anualmente, com muito esforço de todos os que na sua organização participam e que a ela se deslocam dos mais variados pontos do país. Não se trata de querer "comparar o tamanho do membro", mas creio que falas sem pleno conhecimento de causa.

 

 

Gostava também de saber que reticências tens. Se não quiseres aqui por algum motivo, então por MP.

 

Já acima as referi... têm a ver com a política de não gratuitidade, sobretudo com os elevados preços praticados. Creio que me compreenderás...

 

Penso que muitas vezes as pessoas não se apercebem bem daquilo que fazemos e com que tipo de dificuldades lutamos para levar avante os eventos e até mesmo algumas alterações estruturais no fórum e porque não dizê-lo, na aquariofilia... Não fazem ideia do impacto que algumas das nossas decisões têm no meio e no mercado, e muitas vezes a ideia e os objectivos que pensam que temos, são completamente os opostos daquilo que idealizaram e ao fim de pouco tempo acabam por entender os benefícios e as vantagens que tais medidas proporcionam.

 

Não tenhas a menor dúvida que a maioria das pessoas não tem a noção das dificuldades com que todos, aqueles que sem qualquer interesse comercial, pretendem fazer algo em prol da aquariofilia portuguesa... aliás, tu próprio, de certa forma, demonstraste enfermar, ainda que parcialmente, do mesmo mal ao menosprezares as convenções que são realizadas anualmente pelas associações portuguesas.

 

É engraçado ver quando novos membros se oferecem para ajudar nos eventos e como rapidamente a ideia deles sobre o trabalho da equipa muda... afinal dá mais trabalho do que muitos pensavam ;)

 

... pois dá, eu sei bem as noites sem dormir, os km feitos, o dinheiro gasto, o caparro implicado na organização deste tipo de eventos e não, a maioria das pessoas, por vezes até alguns associados das associações existentes, não têm a mínima noção das implicações.

 

O nosso objectivo é e continuará a ser a promoção da aquariofilia responsável, e isso não irá mudar.

 

... assim espero, seria uma pena se assim não fosse. Estamos, portanto, do mesmo lado da barricada e por vezes é de lamentar que aqueles que lutam por um mesmo objectivo não o façam lado a lado e, por vezes, o façam mesmo de costas voltadas com rivalidades incompreensíveis.

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EDITEI....

 

Comento mais tarde!

Vou ler e reler para não repetir o que aqui já foi dito! Pensei que este assunto não tivesse sido referido, mas pelos vistos já existia. Como moveram o meu comentário sobre um tópico que criei na "Conversa Aquática" não vou deixar o texto tal como estava...

Prefiro ler o que já foi dito e depois escrever o que acho!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu pensava que a vantagem destes foruns era ajudar-nos entre todos gratuitamente.... é certo que nem todos podem contribuir monetariamente mas o contributo intelectual e a troca de ideias proporciona algo muito maior....

 

Que queiram distinguir quem ajuda o forum ao atribuir distinções tudo bem... mas dai a criar nucleos privados acho uma falta de consideração por quem vem aqui todos os dias participar e dar o seu contributo por muito pouco seja, mas sempre louvavel, pelo menos na minha opinião...

 

Não quero com isto instigar e originar uma revolta contra quem proporciona este espaço de cultura, conhecimento e acima de tudo de ajuda, a todos os apaixonados por aquariofilia e afins, mas dai a criar separações e divisões não concordo e desde já demonstro o descontetamento sobre esta situação, ou será que todos nós teremos de por algo a venda com uma percentagem para o forum para aceder a certos conteudos.

 

Daniel Correia.

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez o problema, nessa apreciação, se deva ao facto de nunca teres ido ao uma Convenção da APC, por exemplo. As convenções da APC implicam uma logística muito superior à dos eventos deste fórum, disso não tenhas a menor dúvida e custos associados bastante elevados.

Para quem esteve mas neste momento não está dentro dos eventos do fórum falas com uma grande certeza. Dou-te pelo menos o valor da certeza que tenho, que é que não percebes do que estás a falar no que toca ao fórum neste momento.

Acredito que as convenções da APC dêem muito trabalho e têm claro o seu mérito por não se deixarem simplesmente 'ir na onda' e procurar fazer algo mais, mas estar afincadamente a dizer que dá mais ou menos do que algo em que simplesmente não participaste, parece-me recorrer ao 'banal', e parece que andamos aqui a dizer 'a minha *** é maior que a tua'... Com o devido respeito vou tentar não ir por aí.

 

Quanto aos preços, tem tudo a ver com os patrocínios (ou falta deles como se falou aqui).

Para fazermos um evento 'mediocre', trazendo oradores que pouco ou nada trariam de novo à aquariofilia portuguesa, só para ser gratuito, ninguém saía a ganhar.

Podíamos perfeitamente pegar em 4 ou 5 'oradores' nacionais (ou melhor, alguns 'experientes' porque oradores profissionais creio que não temos assim tantos na aquariofilia nacional) e fazer um evento sem custos, ou mesmo em alguns internacionais com menos conhecimentos e menos experiência mas que fossem 'mais baratinhos', mas corria-se o risco de estarem a repetir as coisas que já se dizem no fórum.

Nesses casos, mesmo de borla, eu sentiria tempo perdido.

 

Não é o objectivo dos eventos do fórum. Creio que temos habituado os membros do fórum a esperarem algo grande de nós, e não algo medíocre. E este evento foi caso disso, apesar deste ter sido excepcional pelos motivos que o João já falou.

 

Mas mesmo não pagando, todos os membros eram bem vindos para aparecer e dar dois dedos de conversa connosco, para pelo menos verem o ambiente.

Ou então, já que se fala em dinheiro, há que lembrar que todos os membros puderam acompanhar todo o evento em directo e online sem pagar absolutamente nada. Por isso não é pelo preço do bilhete que quem não tem possibilidades ficou limitado de adquirir conhecimentos.

Sinceramente não sei se a APC já fez isso nas suas convenções, de facto não estou a par, mas pelo que percebi fomos pioneiros não apenas a nível nacional a transmitir um evento desta natureza, totalmente gratuitamente e em directo para o mundo.

 

Quanto à área do Tom, nada mais a dizer do que já dissémos. Há sempre quem não concorde (sempre, em todas as decisões) e há que não deixar esses desmotivar a equipa, pois esses mesmos são os que nos dão razão mais tarde.

 

Cumps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estranho ou não... eu nunca vi um fórum com áreas exclusivas a membros VIPs ou GOLDs.

Significa que quem paga tem acesso a determinadas áreas e quem não paga, mas contribui para o fórum... não tem?

Uma pessoa até pode ser membro VIP ou GOLD, mas pouco ou nada contribui para a comunidade... digamos que o dinheiro fala mais alto e mais uma vez quem pode e se chega á frente, tem sempre regalias sobre os que tentam remar contra a maré...

 

Não é que me faça grande diferença, mas acho que é um conceito errado e que transmite ás pessoas que os €€€ "falam" mais alto!

 

Esta é a minha opinião... gostava de saber a vossa!!!

 

Se a Administração / moderação quiser explicar á malta o porquê... cheguem-se á frente! :twisted:

 

Ps. É por estas e por outras... que lá fora está-se bem melhor! A informação é gratuíta e não existem divisões...

 

Filipe, acho que leste tudo um bocado na diagonal não é?

 

Peço-te que releias pelo menos os posts do João.

A informação continua a mesma! Repito: A informação continua a mesma!

Na área do Tom Barr vão estar artigos que não são gratuitos! São fruto do seu trabalho que ele cobra a quem os quer ler! Repito: Na área do Tom Barr vão estar artigos que não são gratuitos! São fruto do seu trabalho que ele cobra a quem os quer ler!

Ficou mais claro assim?

Os artigos que o Tom Barr disponibiliza no seu site e noutras fontes não é gratuita. E a pedido do mesmo, aqui também não o vai ser.

Qual é a dúvida?

 

E eu pensava que a vantagem destes foruns era ajudar-nos entre todos gratuitamente.... é certo que nem todos podem contribuir monetariamente mas o contributo intelectual e a troca de ideias proporciona algo muito maior....

 

Que queiram distinguir quem ajuda o forum ao atribuir distinções tudo bem... mas dai a criar nucleos privados acho uma falta de consideração por quem vem aqui todos os dias participar e dar o seu contributo por muito pouco seja, mas sempre louvavel, pelo menos na minha opinião...

 

Não quero com isto instigar e originar uma revolta contra quem proporciona este espaço de cultura, conhecimento e acima de tudo de ajuda, a todos os apaixonados por aquariofilia e afins, mas dai a criar separações e divisões não concordo e desde já demonstro o descontetamento sobre esta situação, ou será que todos nós teremos de por algo a venda com uma percentagem para o forum para aceder a certos conteudos.

 

Daniel Correia.

Daniel, a resposta que dei ao FAAO é a mesma que te dou.

 

 

Pergunto a todos os que torcem o nariz à ideia:

Já que está a fazer tanta comichão a alguns que estão com medo que o mundo acabe, estes preferem que a gente agradeça ao Tom a sua amabilidade mas que recusemos a sua oferta de ajuda e fechemos a área? Lembro que a opção de ter a área aberta livre não é possível.

 

Não aceito mais criticas sem conter na crítica a resposta a esta pergunta.

 

Cumps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Informo que os posts do FAAO e barman_dani estavam colocados noutro tópico aberto sobre o mesmo assunto, mas para que não se gerasse duas discussões paralelas, movi para este tópico os seus comentários e removi o outro tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Informo que os posts do FAAO e barman_dani estavam colocados noutro tópico aberto sobre o mesmo assunto, mas para que não se gerasse duas discussões paralelas, movi para este tópico os seus comentários e remivi o outro tópico.

Pois, eu realmente percebi que tinham caído do céu... O_O

 

OK, já percebi que não leram o tópico então.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem esteve mas neste momento não está dentro dos eventos do fórum falas com uma grande certeza. Dou-te pelo menos o valor da certeza que tenho, que é que não percebes do que estás a falar no que toca ao fórum neste momento.

 

Falei apenas com a certeza de quem sabe o que faz e que mostra feito a quem quer e se mais não sei do que se passa no fórum, nem eu nem ninguém, pelos vistos, tal deve-se ao secretismo de que se encontra imbuído nesta altura... não são infrequentes respostas do tipo: "nós sabemos o que o estamos a fazer", "em breve terão notícias", "isso cabe-nos a nós saber". Aliás... até te digo mais, já não é a primeira nem a segunda vez que te diriges a mim nesses modos, sendo que não te reconheço qualquer legitimidade para tal quando apenas me limitei, abertamente e de boa-fé, a responder a uma solicitação do João Branquinho, pessoa que prezo e que mostrou interesse na minha opinião.

 

Não tenho qualquer parti pris em relação ao fórum de aquariofilia, nem a título pessoal, nem a título institucional... tanto assim é que sempre que para tal fui/fomos solicitados correspondemos no melhor que pudemos. Talvez não seja do teu tempo, não sei há quanto tempo estás na administração do fórum, nem te conheço pessoalmente, mas poderás questionar alguns dos teus actuais colegas e até passados sobre a colaboração da APC nos eventos e poderás consultar nos vários sub-foruns a colaboração que os membros da APC dão, diariamente.

 

 

Acredito que as convenções da APC dêem muito trabalho e têm claro o seu mérito por não se deixarem simplesmente 'ir na onda' e procurar fazer algo mais, mas estar afincadamente a dizer que dá mais ou menos do que algo em que simplesmente não participaste, parece-me recorrer ao 'banal', ao 'simplório' e parece que andamos aqui a dizer 'a minha *** é maior que a tua'... Com o devido respeito vou tentar não ir por aí.

 

Pois é... posso adiantar-te desde já e não querendo ir na onda de antagonismo que seguiste, nem sequer vou referir algumas deselegâncias cometidas... mas adiante.

 

No que toca a logísticas, quando vocês tiverem que albergar, classificar, validar e avaliar 120 lotes de ciclídeos venham falar comigo de logística e, como referi, na minha intervenção, não pretendo comparar o que quer que seja, respondi apenas a uma afirmação do João na qual referia que nada se fazia em Portugal com a dimensão do evento do fórum.

 

A minha intervenção, como foi solicitado pelo João ("Hum.. mas já agora gostava de saber o que achas que a nossa abordagem tem de mal, e já agora, qual achas que seja a abordagem que utilizamos, pois novas ideias e sugestões, sempre que praticáveis, são muito bem-vindas."), foi simplesmente contribuir... se a minha contribuição é tida à laia de ofensa, então, ao que parece, ninguém anda a fazer nada aqui... não fui o único que teve intervenção à cerca desta temática, nem fui, sequer, quem "protestou" ou "criticou por criticar", fui contudo o premiado com a resposta "que é que não percebes do que estás a falar no que toca ao fórum neste momento".

 

No que toca ao trazer cá oradores de renome, creio que estarás a insinuar que os outros actores nacionais que tentam promover eventos trarão nome de somenos importância, a esse respeito aconselho-te a informares-te melhor... que é para não insinuares coisas sem sentido.

 

E como a minha intenção era contribuir para melhorar e não procurar polémica, por aqui encerro a minha participação nesta problemática pois mais um bocadinho e estou a ser ofendido.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver existem duas questões e ligadas claro.

 

A existir a área do TOM, tem que ser a pagar (neste caso membros vips). Por isso ou existe área do TOM como está estruturada ou não existe.

A outra é se o fórum fez bem em aceitar essa ajuda/participação do Tom.

 

Quem não acha uma mais valia necessária para si os textos do Ton, não lhe iria pagar para ter acesso a eles (no site dele). Aqui por ajudar uma comunidade (seja boa, má ou assim assim) pode-se ter acesso a esses mesmos textos.

 

 

Acho que a questão não será os textos do TOM serem cobrados por ele, mas sim o Fórum avançar para tal solução.

 

 

No fundo é praticamente o fórum ter um link para o site do TOM que é pagável a troco de doações/vendas revertíveis para o fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.