A New World


José Cruz Silva

Recommended Posts

Provavelmente estas serão das últimas fotos deste aquário. Está tudo demasiado grande para o meu gosto e a vontade é mais retirar tudo e montar outro, do que continuar a podar e a moldar as moitas. bowdown

 

Nas últimas semanas debati-me com uma praga de BBA por ter os valores da água canalizada cá de casa completamente alterados. Ao fazer as tpa’s injectava no aquário mais de 30ppm de nitratos e mais de 5ppm de fosfatos de cada vez. E ainda fertilizava durante a semana também :thumbup3:.

 

Como não sou muito rigoroso nos testes só passado algum tempo e muitas tpa’s depois me apercebi onde estava o problema. O Co2 também estava um bocado baixo o que contribuía muito para a propagação das algas.

 

DSC05520_edited-1.jpg

 

 

 

A solução foi um bocado contrária ao que se deve fazer habitualmente. 1º fiz um tratamento localizado com Fluorish Excel e voltei a introduzir o SAE (gigante) que estava no aquário dos escalares. Depois deixei o aquário sem mudanças de água, fertilização (algum potássio apenas) durante pelo menos 2 semanas na tentativa dos valores chegarem a zero. Na semana passada já tinha os nitratos a zero mas os fosfatos ainda não. Adicionei algum nitrato para ajudar ao consumo dos fosfatos, o que já foi conseguido.

 

Aquascaping23-1.jpg

 

 

Com os valores altos de nitratos a Echinodorus quadricostatus ganhou balanço e fura por todo o lado.

Aquascaping22-1.jpg

 

 

A panoramica. Infelizmente as rotalas poderiam estar melhor aparadas e a rotundifolia apresenta alguma falta de ferro e luz.

Aquascaping24-1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns! Está aqui uma bela paisagem! Também gostava de saber alguma coisa para fazer alguma coisa do género!

 

cump.

Jorge

 

Obrigado, o saber fazer não é assim tão dificl. Por aquí pelo fórum há toda a informação disponível e muito pessoal pronto a ajudar. É preciso é ter calma e não fazer as coisas precipitadamente.

 

 

Lá se foram as pedras xD

Mesmo assim ta muito bom ^^

 

Abraço

 

Obrigado João. Pois...não se pode ter tudo. Eu sinceramente gosto deles mais abertos a ver-se as pedras.

 

 

boas

ta mto bem conseguido, apesar de as pedras terem desaparecido.que planta e a que tens no centro na parte de trás.

abraço

 

Obrigado pelo comentário Bruno. A planta é uma Staurogyne sp.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Para encerrar este tópico cá fica a foto concorrente do IAPLC 2009

 

520º lugar

 

Tendo em conta que não consegui ter o layout no ponto por causa da Rotala rotundifolia no canto direito, considero esta minha primeira participação muito positiva.

 

 

A foto concorrente:

 

Aquascaping30-1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes do "encerramento", os parabéns... !!!

Uma verdadeira visão de um "Jardim" aquático :bs_quesexclaim:

O lugar é o menos... o gozo que deu é que interessa!

Muitos parabéns por todo o trabalho.

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito este aquário. Tens aí mesmo um belo jardim. Eu sei que isto dá muito mas muito trabalho por isso ainda lhe dou mais valor. Parabéns pela participação.

 

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tambem quero dar os parabens por esta montagem antes que o topico se dê por encerrado.

Estou com os restantes , o trabalho , dedicaçao , investimento e todo o tempo despendido nele merece todo o tipo de parabens.

 

Estou a ser Puro e Verdadeiro , quem me conhece sabe que é o tipo de aquarios a que me identifico.

 

Quanto á classificaçao , ao menos te informaram o que estaria errado , o que poderias melhorar , e o porque dessa pontuaçao ??

Porque de resto nao vejo nada mais de util nessas coisas :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários. :)

 

como voçês disseram eu também penso da mesma forma, o aquário é para meu prazer e não o monto com o único objectivo de concorrer a este ou àquele concurso. Acho que dantes eles disponibilizavam umas tabelas com a votação de cada juiz nas diversas categorias a julgar, mas não sei se isso aparecerá ou não. Mas de qualquer das formas, as participações nos concursos para quem leva isto um pouco mais a sério acabam por ser benéficas porque sempre puxam um bocado pela malta para tentar fazer melhor.

 

Uma foto do meu espaço onde tenho os aquários.

Aquascaping29-1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Esse espaço que aí tens está muito fixe. Po relax não deve haver melhor! ;)

Já agora, a tua guerra com as algas já está a acabar ou ainda nem por isso? :/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.