"Madeira"


Luis Rodrigues

Recommended Posts

Ola

 

por causa da palesta do Tom Barr no aniversario fiquei com a pica para montar mais um algario.

 

e pronto, da ideia a fazer é um pulinho!!!!

 

Neste momento tenho:

 

aquario 40x20x20 acho 16lts+-

iluminação pll 24wts

akadama

tronco

 

não quero meter rochas pois queria uma coisa diferente do que tenho feito

 

agora dificuldade é a escolha das plantas.

 

basicamente varia entre o tipo de plantado que quero.

Com plantas de crescimento rapido, mais luz, mais co2, etc.

Com plantas de crescimento lento, menos luz do que tenho, sem co2, etc

 

gostava de opniões, sendo que o layout já está +- estipulado

 

fica uma foto

 

gallery_63_30_10681.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, como o aqua é pequeno penso que um tapete de "cuba" fica bonito.

 

Cumps

Nuno Rodrigues

 

pois

 

já pensei num tapete de cuba e meter blyxa na parte detraz do tronco. Mas como já usei essas duas plantas gostava de exprimentar algo diferente..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois

 

já pensei num tapete de cuba e meter blyxa na parte detraz do tronco. Mas como já usei essas duas plantas gostava de exprimentar algo diferente..

 

Experimenta Lilaeopsis brasiliensis, eu já tive mas infelizmente não desenvolve no meu aqua :D

 

Cumps

Nuno Rodrigues

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís, falta-te um pouco mais de hardscape.... Com técnica de poda aplicada consegues um efeito muito engraçado acima desse tronco.

 

Em termos de plantas.... Hemianthus micranthemoides e glosso (ou outra de fundo).

 

Cmpts,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís, falta-te um pouco mais de hardscape.... Com técnica de poda aplicada consegues um efeito muito engraçado acima desse tronco.

 

Em termos de plantas.... Hemianthus micranthemoides e glosso (ou outra de fundo).

 

Cmpts,

 

 

Não quero um harscape muito pronunciado, logo este tronco serve perfeitamente. Penso que o constraste entre a cor do mesmo (escura) e as plantas vai ficar muito bonito.

 

a tua sugestão implica co2 e fertilização.

 

alguma sugestão mais low tech?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis!

 

 

Se o hardscape é final e queres plantas de crescimento lento ou baixa manutenção, então sugiro Marsilea hirsuta como planta de tapete, Anubias nana " Petit" no tronco mas sem o tapar completamente, Cryptocoryne wendtii. Brown atrás do tronco e talvez Eleocharis acicularis a rodear o tronco ( consegues mantê-la sem CO2, cresce é devagar e fica baixa, o que para esse aquário até nem fica mal).

 

Mas, para dar um pouco mais tridimensionalidade ao layout e não ficar tão monótono, eu trabalhava mais os desníveis do substracto, aumentando o lado direito em relação ao esquerdo e alisando tudo muito bem.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis!

 

 

Se o hardscape é final e queres plantas de crescimento lento ou baixa manutenção, então sugiro Marsilea hirsuta como planta de tapete, Anubias nana " Petit" no tronco mas sem o tapar completamente, Cryptocoryne wendtii. Brown atrás do tronco e talvez Eleocharis acicularis a rodear o tronco ( consegues mantê-la sem CO2, cresce é devagar e fica baixa, o que para esse aquário até nem fica mal).

 

Mas, para dar um pouco mais tridimensionalidade ao layout e não ficar tão monótono, eu trabalhava mais os desníveis do substracto, aumentando o lado direito em relação ao esquerdo e alisando tudo muito bem.

 

 

Abraço

 

 

gracias andre

 

exelente sugestão!!!

 

o aquario tem desnivel, mas na foto não se nota.

 

dessas so tenho as Anubias e uma Cryptocoryne wendtii "tropica". Preferia a Brown...

 

Alguem me arranja marsileia e eliaocharis?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se é para manteres um algário eu sugeria cladophora e musgo bigsmile

Tem atenção Luis que manter um aquário sem CO2 e considerando que tens 24w para 16lts brutos (10lt de água...); o nome não poderia ser o mais adequado!

 

Eu sei perfeitamente como tu és e se optares por um aquário de baixa manutenção, isso vai ter um aspecto vergonhoso daqui a uns mesitos.

 

Opta por algo com crescimento mais rápido e com CO2, caso contrário... vai ser mais um daqueles aquários que vai ter manutenção a cada 2 meses e antes de o ser já o era! Algário...

Acredita que aquários de baixa manutenção implicam manutenções periodicas... podes até nem precisar de podar ou fertilizar, mas precisas de fazer mudas de água regulares... o que não me parece que vás fazer! :lol:

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa disposição, a blyxa atrás dos troncos parece-me bem!

Talvez mais uma planta de cor atrás da blyxa não ficasse mal, uma L. arcuata acentava que nem uma luva, porque é uma planta que ganha muito volume.

Como tapete não sei se usaria HC, já usaste tantas vezes essa planta... muda um pouco! Porque não usas tenellus ou aciculares?

Por cima dos troncos e apenas para dar alguns retoques, optaria por umas anubias nana petit.

 

Não estás a pensar acrescentar mais nada de hardscape a esse layout? Porque não usas uns basaltos junto aos troncos apenas para dar algum contraste?

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa disposição, a blyxa atrás dos troncos parece-me bem!

Talvez mais uma planta de cor atrás da blyxa não ficasse mal, uma L. arcuata acentava que nem uma luva, porque é uma planta que ganha muito volume.

Como tapete não sei se usaria HC, já usaste tantas vezes essa planta... muda um pouco! Porque não usas tenellus ou aciculares?

Por cima dos troncos e apenas para dar alguns retoques, optaria por umas anubias nana petit.

 

Não estás a pensar acrescentar mais nada de hardscape a esse layout? Porque não usas uns basaltos junto aos troncos apenas para dar algum contraste?

 

 

As anubias tenho, o resto já te mandei MP bigsmile

 

tens razão, já usei HC. So pensei nela por o aquario ser pequeno e dava outra ideia de tamanho. Mas como disse estou aberto a sugestões. E tambem gostei da tua.

 

Não estava a pensar, pelo menos para agora, mais hardscape. Queria uma coisa muito soft mesmo. Talvez elevar mais o troco para haver um desnivel maior....

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Luís,

 

O nome correcto é Rotala sp. ''Nanjenshan'' :D

 

Acho que precisa aí de umas pequenas pedras à frente do tronco para equilibrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,

 

O nome correcto é Rotala sp. ''Nanjenshan'' ;)

 

Acho que precisa aí de umas pequenas pedras à frente do tronco para equilibrar.

 

 

Gracias

 

não quero pedras!!!!!!!!! Que mania voces e as pedras!!! Tudo tem de levar pedras? :angry:

 

posso é meter uns camarões!!! Daqueles que resistem a tudo claro!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

para já o desenvolvimento ta muito lento.

 

Ainda não estou a fertilizar, nem a meter co2. A iluminação tambem será melhorada!

 

Pelo menos não tenho tido grandes algas!!!

 

So tenho feito mudas de agua e metido florish excel

 

a fotinha da treta de ontem:

 

Image153.jpg

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.