Mudança de planos... Artémia?


jpmartins

Recommended Posts

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Os turbos são "caracóis" tropicais, logo por volta dos 25 ou 26º... penso eu de que.

 

Ok... Muitissimo obrigado... Posso ter algum tipo de coral? Sim ou não? E porque?

Qual é a alimentação dos caracois? Existe comida mesmo para eles nas lojas?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.....

E Peres, apenas uma opinião pessoal... um aquário com 7 meses não se "mantém"... apenas se "tem"... o meu aquário tem um pouco mais de um ano, e eu não considero que o mantenho... apenas o tenho há pouco mais de um ano. É que esse tipo de discurso já parece aquele tipo de discurso que o pessoal às vezes tem quando diz todo contente, que teve sucesso com o coral X ou Y durante 6 meses ou 1 ano. Na aquariofilia salgada, quando maior parte dos organismos poderá ter um período de vida muito superior ao nosso, é um "pouco" errado afirmar que se teve sucesso com algo, ou que se manteve algo por 1 ano ou 2. Espero que me tenha conseguido expressar correctamente... foi apenas uma opinião. :D

....

Zaad,

 

Estou bem ciente que o meu aquário é uma gota no espaço e no tempo !

 

Tal como esperas teres conseguido exprimir-te correctamente, também eu espero todos os dias encontrar neste fórum conhecimento e maior abertura para o que está menos divulgado (nano reef's). As poucas experiências que alguns desafortunados tentaram aqui partilhar foram completamente subterradas com comentários desnecessários e na maioria das vezes de quem nunca tentou semelhante realização.

 

Sendo um forum penso que serve exactamente para partilhar experiências, mas pelos vistos existe uma pequena maioria que pretende formatar as discussões dentro dos parametros que conhecem (para se manterem na sua área de conforto ?). Por isso existe uma enorme minoria, inconformada, que tem e mantêm nano-reef's e preferem partilhar as experiências e conhecimento fora desta comunidade on-line e mesmo em foruns fora do país.

 

Será este o melhor caminho para enriquecemos o Forum e o País ? Penso que não. Queres ajudar a mudar este rumo ?

 

Atentamente,

Pedro Peres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zaad,

 

Estou bem ciente que o meu aquário é uma gota no espaço e no tempo !

 

Tal como esperas teres conseguido exprimir-te correctamente, também eu espero todos os dias encontrar neste fórum conhecimento e maior abertura para o que está menos divulgado (nano reef's). As poucas experiências que alguns desafortunados tentaram aqui partilhar foram completamente subterradas com comentários desnecessários e na maioria das vezes de quem nunca tentou semelhante realização.

 

Sendo um forum penso que serve exactamente para partilhar experiências, mas pelos vistos existe uma pequena maioria que pretende formatar as discussões dentro dos parametros que conhecem (para se manterem na sua área de conforto ?). Por isso existe uma enorme minoria, inconformada, que tem e mantêm nano-reef's e preferem partilhar as experiências e conhecimento fora desta comunidade on-line e mesmo em foruns fora do país.

 

Será este o melhor caminho para enriquecemos o Forum e o País ? Penso que não. Queres ajudar a mudar este rumo ?

 

Atentamente,

Pedro Peres

Vá pessoal, agradeço imenso as vossas respostas... Claro que concordo com o Zaad quando diz que salgados sõa coisas de anos, mas também concordo com as ideias do Peres relativamente aos nanos... Mas por favor, Vamos evitar as discussões... Isto é o que nós gostamos... É desnecessário discutir... Ok?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Muitissimo obrigado... Posso ter algum tipo de coral? Sim ou não? E porque?

Qual é a alimentação dos caracois? Existe comida mesmo para eles nas lojas?

 

Alguem me pode ajudar para eu começar a planear a fauna?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Muitissimo obrigado... Posso ter algum tipo de coral? Sim ou não? E porque?

Qual é a alimentação dos caracois? Existe comida mesmo para eles nas lojas?

 

Alguem me pode ajudar para eu começar a planear a fauna?

 

 

eu acho que não. Muito pequeno o teu aqua..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que não. Muito pequeno o teu aqua..

 

 

Boas... Eu sei que tanto tu como outras pessoas dizem que não aos corais neste tamanho... Mas também conheço pessoas que me disseram que sim... Provavelmente vou por um pouco exigente, e de muito pequenas dimensões...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais deveriamos pensar nos animais que acolhemos, não consigo imaginar como manter 10l de agua salgada, como medes a densidade em 10l de agua, como doseas calcio e ou magnesio se for preciso...como iras fazer trocas de agua...totais?...

Penso que deverás reponderar o projecto para que nao faças os animais que o habitarem sofrerem com as variações provocadas por tão pequeno ecosistema.

Começa com 60 70l de água e a partir daqui iras aperceber.te da complexidade de manter um nanoreef.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais deveriamos pensar nos animais que acolhemos, não consigo imaginar como manter 10l de agua salgada, como medes a densidade em 10l de agua, como doseas calcio e ou magnesio se for preciso...como iras fazer trocas de agua...totais?...

Penso que deverás reponderar o projecto para que nao faças os animais que o habitarem sofrerem com as variações provocadas por tão pequeno ecosistema.

Começa com 60 70l de água e a partir daqui iras aperceber.te da complexidade de manter um nanoreef.

Abraço

Pois, mas s formos por essa lógica, não temos peixes em aquários... Adensidade, cálcio e magnésio, serão coisas a pensar num futuro próximo... Mas digo desde já que irei ter sempre cerca de 15 a 20 litros de água já preparados antes de por dentro do aquário... TPA's, já ouvi dizer semanais... Mas isso será demasiado mau... Portanto pensei talvez em TPA's diárias... De cerca de 50% do volume do sistema... E pensei nos animais antes de decidir sequer por este tópico... por isso mesmo disse 1 CARACÓL e não um peixe ou um camarão...

E os corais só me surgiram na ideia pois me disseram que os tinham no mesmo volume de água, e que eles estavam em bom estado...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Boas... Eu sei que tanto tu como outras pessoas dizem que não aos corais neste tamanho... Mas também conheço pessoas que me disseram que sim... Provavelmente vou por um pouco exigente, e de muito pequenas dimensões...

 

Quem?

 

 

Pois, mas s formos por essa lógica, não temos peixes em aquários... A densidade, cálcio e magnésio, serão coisas a pensar num futuro próximo... Mas digo desde já que irei ter sempre cerca de 15 a 20 litros de água já preparados antes de por dentro do aquário... TPA's, já ouvi dizer semanais... Mas isso será demasiado mau... Portanto pensei talvez em TPA's diárias... De cerca de 50% do volume do sistema... E pensei nos animais antes de decidir sequer por este tópico... por isso mesmo disse 1 CARACÓL e não um peixe ou um camarão...

E os corais só me surgiram na ideia pois me disseram que os tinham no mesmo volume de água, e que eles estavam em bom estado...

 

Vais ter paciência de trocar a agua todos os dias? Um fim de semana que passes fora de casa? Férias? quando voltares tens o aquário meio cheio ( ou meio vazio :( ) com a densidade lá no topo ( 1.035/1.040 DH ou ainda mais)

Porque não um aquário de 40/50 litros? ( mesmo desta litragem é difícil manter estável )

Não vejo o interesse em manter um aquário tão pequeno, nem montava um de agua doce quanto mais um salgado.

Qualquer erro mínimo e deitas tudo a perder.

 

 

Podes ter um aquário de 10l desde que tenhas uma sump de litragem bem superior... so o aquario... penso que seja má escolha.

 

 

Abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter paciência de trocar a agua todos os dias? Um fim de semana que passes fora de casa? Férias? quando voltares tens o aquário meio cheio ( ou meio vazio :( ) com a densidade lá no topo ( 1.035/1.040 DH ou ainda mais)

Porque não um aquário de 40/50 litros? ( mesmo desta litragem é difícil manter estável )

Não vejo o interesse em manter um aquário tão pequeno, nem montava um de agua doce quanto mais um salgado.

Qualquer erro mínimo e deitas tudo a perder.

Paciência? Não sei... Diz-me tu...

Tenho 1 aqua de 54L, que mudo a água 2 vezes por semana. Tenho um de 9L que mudo a água todos os dias. Tenho 1 de 6L que mudo a água todos os dias. E tenho 2 de 6L que mudo a água 2 vezes por semana. E tenho outro de 4L que também mudo a água todos os dias...

Serei que terei paciência pa fazer a mudança de água todos os dias?

São todos de água doce...

Férias? Desisti disso desde que tenho aquários... E fins de semana fora? Há cerca de 1 ano que não vou... E decerteza que vou manter isso... Portanto tempo não é problema...

Não vou para um desse tamanho, porque os meus pais não me deixam... Antes de qualquer novo aqua maior, tenho um de 120L em vista para um casal de discus... Só depois é que podem deixar-me possivelmente meter um de água salgada...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, então e fotos desse projecto

Ainda só está na parte dos furos e silicone... agora estou a acabar de fazer as divisões na sump... Assim que tiver as divisões coladas com silicone, e que testar tudo com água da torneira, e tiver a certeza que está tudo bem, logo posto ai uma ou duas fotos de como está a ficar...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente, em relação ao mantermos os peixes dentro de aquarios é compreensivel se tiverem as condições mininas de litragem para que sobrevivam com o minimo de agressões provocadas por nós, não pode esperar que com todas as variações de temperaturas, salinidades e demais elementos traço, calcio e magnesio,

( SIM PORQUE ESTES ELEMENTOS DEVEM SER CONSIDERADOS JÀ; NÂO MAIS TARDE) em 10l de água serão demasiadamente diferentes uns dos outros:

é compreensivel trocas de agua diárias em agua doce, eu faço, para limpeza e melhor apresentação, em água salgada?? Não:

Preços das coisas: água de qualidade, e sal. Elementos a adicionar para acerto de calcio e magnesio!

(em trocas diárias...faça as contas, vale a pena começar assim? porque não arriscar menos em mais litragem e menos trocas

Minimo aconselhado serão os 50l para que os erros de principiante (acredite que em agua salgada todos cometem) sejam pelo menos diluidos em mais litragem.

 

Aconselho mesmo que leia muito sobre o assunto, alem duma nota final, acha realmente que invertebrados vão aguentar água nova todos os dias?

Aquariofilia responsavel.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente, em relação ao mantermos os peixes dentro de aquarios é compreensivel se tiverem as condições mininas de litragem para que sobrevivam com o minimo de agressões provocadas por nós, não pode esperar que com todas as variações de temperaturas, salinidades e demais elementos traço, calcio e magnesio,

( SIM PORQUE ESTES ELEMENTOS DEVEM SER CONSIDERADOS JÀ; NÂO MAIS TARDE) em 10l de água serão demasiadamente diferentes uns dos outros:

é compreensivel trocas de agua diárias em agua doce, eu faço, para limpeza e melhor apresentação, em água salgada?? Não:

Preços das coisas: água de qualidade, e sal. Elementos a adicionar para acerto de calcio e magnesio!

(em trocas diárias...faça as contas, vale a pena começar assim? porque não arriscar menos em mais litragem e menos trocas

Minimo aconselhado serão os 50l para que os erros de principiante (acredite que em agua salgada todos cometem) sejam pelo menos diluidos em mais litragem.

 

Aconselho mesmo que leia muito sobre o assunto, alem duma nota final, acha realmente que invertebrados vão aguentar água nova todos os dias?

Aquariofilia responsavel.

Abraço.

 

Quando digo mais tarde, não é pelo facto de ser depois de começar o aqua! é mesmo porque ainda tou na fase de juntar todo o material para acabar a contrução do mesmo! Talvez existam pessoas contra, como claramente existem. Mas também existem pessoas a favor que já fizeram o mesmo e fazem, e esses sim têm as condições para dizer se é possivel. Claro que por mim mantinha 1 aqua de 1000L de doce e outro de salgada! Mas infelizmente não sou propriamente rico, e os meus pais não me deixam ter um de 100L de água doce... Portanto é mesmo a única forma de começar... Talvez um dia mais tarde o desenvolvimento deste tópico seja a mudança pa um aqua de 100 ou 200 L... para já, infelizmente não dá!

Obrigado pelas criticas

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nao querendo alimentar polemicas, procura informacao neste forum.

 

nano-reef.com

 

Procura informacoes no forum dos picos. Teras toda a informacao que necessitas.

 

Cumprimentos,

 

Joe Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez um dia mais tarde o desenvolvimento deste tópico seja a mudança pa um aqua de 100 ou 200 L... para já, infelizmente não dá!

Obrigado pelas criticas

 

Penso que aqui foi tudo dito, e que tal esperar?

 

"infelizmente não dá" será que fazer sofrer os seres vivos vai dar? Eu penso que sim

 

Não são criticas mas sim conselhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez existam pessoas contra, como claramente existem. Mas também existem pessoas a favor que já fizeram o mesmo e fazem, e esses sim têm as condições para dizer se é possivel.

 

Quem? ( já tinha feito a pergunta mas sem resposta... ) diz-me quem mantém um aquário de agua salgada de 10litros em boas condições... Um aquário estável... ( se for possível em 10litros ).

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nao querendo alimentar polemicas, procura informacao neste forum.

 

nano-reef.com

 

Procura informacoes no forum dos picos. Teras toda a informacao que necessitas.

 

Cumprimentos,

 

Joe Faria

 

Talvez aqui existam pessoas que têm aquas deste tamanho ou mesmo menores! Já tinha dado uma vista de olhos, mas o tempo não abunda... Obrigado!

 

Penso que aqui foi tudo dito, e que tal esperar?

 

"infelizmente não dá" será que fazer sofrer os seres vivos vai dar? Eu penso que sim

 

Não são criticas mas sim conselhos

 

Conselhos que por vezes nem sempre são "verdadeiros"! existem sites unicamente dedicados a este tipo de aquas... Será que temos aqui um bando d criminosos? Ou pessoas que sabem o q fazem, e que têm trabalho para manter um aqua deste tamanho?

 

Quem? ( já tinha feito a pergunta mas sem resposta... ) diz-me quem mantém um aquário de agua salgada de 10litros em boas condições... Um aquário estável... ( se for possível em 10litros ).

 

Como é obvio que não vou dizer nomes... Acho que percebes! Se calhar tem mais 2 ou 3 litros... Mas continua a ser pequeno pa muitos membros desta zona do fórum... Como em muitas coisas, se calhar não é em Portugal que podemos divulgar os nossos projectos...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi num fórum internacional, um membro com um pico-reef de 5lt. Estava espectacular. Mas o tipo tinha um outro salgado de 500lt e de vez em quando, fazia trocas de corais entre um aquario e outro. E a água do pico reef, ele retirava do salgado grande.

 

Não digo que 10 lt seja irresponsável, mas vai dar-te muito trabalho. Se apenas lá colocares 1 caracol, 1 ou 2 corais pequenitos (tipo zoanthus e xénias) e fizeres bastantes TPAs, vais conseguir aguentar isso. Algum dia vai rebentar pelas costuras de algas, mas sempre vais aprendendo para quando passares para um aquario maior.

 

Eu tinha 1 nano de:

 

Aqua - 60 x 30 x 35 cm

Sump - 26 x 26 x 53 cm

 

Pequenito, mas com a reposição automática de água, adição de kalk também automático e algas na sump, só tinha de me preocupar com as TPAs. Como usava água que ia buscar ao mar, tinha a vida facilitada. E sempre poupava nos produtos.

 

Se tiveres hipótese de ir buscar água ao mar e usares água de osmose na reposição e não falhares na adição de kalk, acho que consegues fazer uma coisa interessante.

Mas opta apenas por 1 caracol e 1 ou 2 corais bem simples e pequenitos.

Com o tempo, pode ser que com as TPAs com água do mar, começes a notar que o aquário ganha novos habitantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi num fórum internacional, um membro com um pico-reef de 5lt. Estava espectacular. Mas o tipo tinha um outro salgado de 500lt e de vez em quando, fazia trocas de corais entre um aquario e outro. E a água do pico reef, ele retirava do salgado grande.

 

Infelizmente isto não posso fazer... posso é ir mudando os corais... Por exemplo de ano a ano ou assim, vou a uma loja, dou o coral que tiver, e trago outro igual... Talvez assim dê...

 

Não digo que 10 lt seja irresponsável, mas vai dar-te muito trabalho. Se apenas lá colocares 1 caracol, 1 ou 2 corais pequenitos (tipo zoanthus e xénias) e fizeres bastantes TPAs, vais conseguir aguentar isso. Algum dia vai rebentar pelas costuras de algas, mas sempre vais aprendendo para quando passares para um aquario maior.

 

Trabalho não é problema... E acredito que possa vir a rebentar de algas, mas e então? O meu aqua de água doce também já rebentou... Por e simplesmente desmontei o aqua, limpei e voltei a montar... Talvez não possa fazer isso num salgado, mas ao mesmo tempo, se der condições aos habitantes enquanto faço essa mudança, talvez consiga...

 

Eu tinha 1 nano de:

 

Aqua - 60 x 30 x 35 cm

Sump - 26 x 26 x 53 cm

 

Pequenito, mas com a reposição automática de água, adição de kalk também automático e algas na sump, só tinha de me preocupar com as TPAs. Como usava água que ia buscar ao mar, tinha a vida facilitada. E sempre poupava nos produtos.

 

Se tiveres hipótese de ir buscar água ao mar e usares água de osmose na reposição e não falhares na adição de kalk, acho que consegues fazer uma coisa interessante.

 

Esta é a parte mais complicada... Água de osmose, não consigo... E já agora, a adição de kalk, como é isso? Para que serve? até agora ainda não pensei muito nesse tipo de coisas porque estou ainda na fase de construção do próprio aquário... Sem dúvida que a água vai ser água do mar... Até já pus a minha namorada a beber 20 litros de água do garrafão para depois ir buscar água assim que começar...

 

Mas opta apenas por 1 caracol e 1 ou 2 corais bem simples e pequenitos.

Com o tempo, pode ser que com as TPAs com água do mar, começes a notar que o aquário ganha novos habitantes.

 

Sem dúvida que a opção nunca foi outra... Um caracol e um coral... os novos habitantes que possam aparecer, é optimo, desde que não venham prejudicar o sistema...

 

Muito obrigado! Afinal sempre existem pessoas que apoiam um projecto destes!

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu acho que com paciência e dedicação consegues manter um Aqua desses.

 

Aqui -> http://www.melevsreef.com/pico.html

 

Podes ver um Pico Reef com apenas 8 Lts.

 

Acho que a ideia da Sump é boa, mas nunca colocaria Bio-ball e Cerâmicas. Vais acumular detritos. Era mais simples, funcional e viável se conseguisses fazer um escumador para a sump, ou então usar a sump toda para ser um escumador!

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu acho que com paciência e dedicação consegues manter um Aqua desses.

 

Aqui -> http://www.melevsreef.com/pico.html

 

Podes ver um Pico Reef com apenas 8 Lts.

 

Acho que a ideia da Sump é boa, mas nunca colocaria Bio-ball e Cerâmicas. Vais acumular detritos. Era mais simples, funcional e viável se conseguisses fazer um escumador para a sump, ou então usar a sump toda para ser um escumador!

 

Como posso fazer escumador da sump?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente tinha prometido a mim mesmo não voltar a responder aqui neste tópico, pois achei que realmente não valia a pena, pois começaste numa de perguntar ao pessoal se achava viável ou não fazer um salgado com 9 litros... como não encontraste a receptividade que esperavas, resolveste nadar contra a maré e fincar o pé e seguir com esta loucura (sim, não se ter nenhuma experiência com salgados, e mesmo assim querer fazer uma amostra de aquário é uma loucura, para não dizer irresponsabilidade). Se já estavas tão resoluto em fazer... isso... porque é que vieste perguntar?

 

Se achas que todos os conselhos que te deram são "não verdadeiros" por haver foruns sobre esse tipo de coisas, e ainda perguntas se são grupos de criminosos (esta deixou-me a rir como já não me ria há muito tempo); também existem sites de gore, sites com fotos de acidentes, fotos de cadáveres, assim como sites a ensinar a fazer cenas ilegais, logo... se alguém te aconselhar a veres estes sites, tu vais pois não tem nada de mal, certo? a diferença é que esses sites mostram algo que é socialmente reprovável a nível global, e a nível destas amostras de aquários, apenas é reprovável no mundo da aquariofilia.

 

Também achei piada nessa de não ser em Portugal que se deve de divulgar esse tipo de coisas... e eu digo-te, nem em Portugal nem em lado nenhum... fecha-te no mundo dos nanos, em que o grupo de "criminosos" dão palmadinhas nas costas uns dos outros, tapando os ouvidos e os olhos a todas as opiniões contrárias aos *cof cof* "dogmas" do mundo dos nanos.

 

Essa de ir mudando de corais também tem a sua piada... para evitares ter que andar de casa para a loja com corais no saco, mais vale apenas colocares água salgada nesses 10 litros e podes dizer que tens um aquário de água salgada. Não é um aquário de recife, não é um aquário de corais, não é um aquário de peixes de água salgada... é apenas e simplesmente um aquário de (ou com) água salgada.

 

joao_judicibus, realmente esse pico do Melev é um exemplo engraçado do que se pode fazer realmente, mas esqueces-te que o Melev tem algo que o jpmartins não tem... a experiência com os salgados... e essa experiência evoluiu graças a quê? exacto, graças ao seu aquário de 1060 litros... e ao seu aquário de 208 litros... e ainda ao seu aquário de 109 litros... e o que é que isso tem? (devem estar a perguntar...) Ora bem, graças à experiência com esses 3 "pequenos" aquários, ele sabe identificar possíveis sinais problemáticos no tal nano...

 

E desta sim, vou-me calar de vez... talvez.

 

Boa sorte para essa tua experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zadd.

 

Gosto muito dos moralismos do pessoal.......

 

Eu não critico no máximo observo, e nem comento.

 

Há coisas bem piores acredita, do que querer fazer um Nano de 10 lts. Nunca disse que era saudável fazê-lo, mas já que a pessoa assim o quer quem sou eu para dizer o contrário.

 

Claro que a experiência conta e MUITO, mas segundo o JP Martins, é apenas para manter um Caracol ou algo do género, por isso creio que não haverá problema.

 

Depois ainda tens outra, um aqua de água salgada requer capital. Hoje em dia, isto não tá fácil para ninguém. Aos primeiros Euros gastos e a ver aquilo ir pelo " ar " creio que o JP irá repensar no seu Nano......

 

Não me vou alongar pois isto dava pano para mangas.

Cada um sabe de sí, e tem que por a mão na consciência.

Também digo aos bêbados para deixarem de beber e ao pessoal da Droga para deixar de consumir, mas eles nunca me ouvem........ :D ;):lol:

 

JP martins,

 

fazes um copo para a tua sump, um quebra bolhas para estas não voltares para o aqua e tá feito.....

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.