distinção de sexos


goncas94

Recommended Posts

olá pessoal.

queria fazer criação de escalares, mas defrontei-me com um problema: como se distingue o macho da femea?? eles fazem casal mesmo sendo de sexos diferentes?? ocorre em aqua comunitário??

agradeço toda a ajuda!

 

 

 

 

 

cumps

Gonçalo

 

 

 

2_logo_forum_small.jpg

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor link que é esse não existe até hoje,penso eu.Foi por ai que me comecei a guiar quando comecei a ter posturas :)

Já agora para evitar mandar MP,tens o código das cores ao contrário na assinatura é /color no fim e não no inicio como tens ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a Fêmea põe os ovos e o macho fertiliza-os , esta é a maneira mais correcta de identificar um casal de escalares , o resto são teorias.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a Fêmea põe os ovos e o macho fertiliza-os , esta é a maneira mais correcta de identificar um casal de escalares , o resto são teorias.

 

Cpts

 

 

acho que faltou

 

a Fêmea põe os ovos e o macho fertiliza-os,...se eles eclodirem... esta é a maneira mais correcta de identificar um casal de escalares , o resto são teorias.

 

Por vezes as femeas simulam a fertilização dos machos.

 

Os escalares tal como a maioria dos peixes que são dificeis de sexar, compram-se em grupos enquanto jovens. Quando chegam à idade adulta logo se vê se há casais formados ou não. Num aquário comunitário eles podem fazer posturas e estas podem até eclodir, mas muito provávelmente as criações serão comidas pelos pais devido ao stress ou por outros peixes.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

up.

 

Preciso mesmo de resposta a isto. Tenho uma fêmea que põe os ovos e que fica com o ovopositor à vista. No outro escalar não consigo notar nenhum órgão sexual, mas participa activamente no ritual. Só nunca o consegui apanhar a fertilizar os ovos (o que provaria que é um macho).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se a postura for feita por duas fêmeas elas ficam as duas com o ovopositor à vista ou apenas uma delas?

 

Boas

 

não é necessário que fiquem as duas com o ovopositor á vista ,até porque só uma delas é que esta na postura !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso pode querer dizer que são duas femeas e que apenas uma está a fazer a postura.... De qualquer maneira qual o intervalo entre as posturas? é sempre a mesma femea a fazer a postura?

 

Eu só consegui ter a certeza de ter um casal depois dos ovos eclodirem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho um suposto casal isolado num aquario. E não tenho qualquer actividade no aquario.

Parti do principio que eram um casal devido a uma postura que me apareceu numa folha, onde os via a cuidar deles e a afugentar todos os outros.

 

Só 1 escalar tinha o ovopositor de fora, assumi logo como fêmea, o outro parti do principio que seria um macho.

 

Além disso vi ambos a limpar a folha e assisti por várias vezes a "rituais" de mouth-lock e a rodopiarem a volta um do outro.

 

Neste momento, como não se passa nada no aqua, além de umas foiradas do macho na fêmea começo a pensar que talvez tenha 2 fêmeas.

 

Tenho isto neste topico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...t=0#entry655197

Link to comment
Partilhar nas redes sociais