Hospital ou 2º Aquario?


Pete & Mary

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Como sabem temos um aquário de 640litros úteis.

Para que o tratamento de peixes e possivel maternidade fossem mais eficazes e melhores decidimos comprar um aquario Rena aquarama 60.

Este "kit Aquarama 60" traz um filtro de 300l/h interno (tipo powerhead), 1 termostato de 50w e lâmpada com 15W.

Agora a minha dúvida é:

 

Podemos passar a água do grande para o novo? O ciclo ja fica feito?

Tenho um bonsai que morreu mas tem uma estrutura de ramos muito bonita...que posso fazer para que o possa introduzir no novo aqua?existe algum tratamento ou não aconselham?

 

Para já as duvidas sao estas...

 

Obrigado,

Editado por Pete & Mary

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As bactérias do ciclo que se encontram em suspensão na água são em número muito reduzido e não ajudarão em quase nada a ciclar o aquário novo. Poderão é espremer uma esponja do filtro do aquário maior para as massas filtrantes do novo. Será como acrescentar bactérias em frasco.

Meter a mesma água será útil para não se afastarem dos outros parâmetros, principalmente o pH.

 

Atenção que depois de ciclado, as bactérias têm de continuar a ser alimentadas. A presença de peixes nesse aquário em permanência seria o ideal.

 

Se o novo aquário for accionado para hospital, e como tal for para uso limitado, e for necessário usar um medicamento que mate as bactérias nitrificantes então escusam sequer de pensar em fazer o ciclo.

Ponham o filtro a trabalhar com resinas absorventes de amónia (por ex.: AmoeEx da JBL), cortando a formação dos tóxicos do ciclo pela raíz.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Poderão é espremer uma esponja do filtro do aquário maior para as massas filtrantes do novo. Será como acrescentar bactérias em frasco.

Meter a mesma água será útil para não se afastarem dos outros parâmetros, principalmente o pH.

 

Irei então espremer a esponja para o novo e introduzir água do grande.

 

Atenção que depois de ciclado, as bactérias têm de continuar a ser alimentadas. A presença de peixes nesse aquário em permanência seria o ideal.

 

Este aquário servirá de Hospital/maternidade mas irei la deixar alguns cardinais para dar continuidade á agua do aquario.

 

E quanto ao bonsai? Alguém me pode ajudar?

 

Obrigado a todos,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podemos passar a água do grande para o novo? O ciclo ja fica feito?

Tenho um bonsai que morreu mas tem uma estrutura de ramos muito bonita...que posso fazer para que o possa introduzir no novo aqua?existe algum tratamento ou não aconselham?

para o ciclo, mete o filtro novo a funcionar no aqua antigo (sem retirar o filtro já existente, fica com 2 filtros) e depois retirar agua do aqua antigo e metes no novo.

para tratamento de troncos, existem varios topicos sobre isso neste forum. Se souberes o nome do bonsai é mais facil saber se é aconselhado ou não.

Por exemplo, é totalmente desaconselhado o uso de arvores resinosas.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para o ciclo, mete o filtro novo a funcionar no aqua antigo (sem retirar o filtro já existente, fica com 2 filtros)

 

Quanto tempo deixo estar o filtro novo a funcionar no antigo aqua?

 

Obrigado,

Editado por Pete & Mary

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Cerca de 3 a 4 dias para a colónia de bactérias se estabelecer em condições.

Continuo a achar que bactérias em frasco ou espremer a esponja do filtro antigo é mais rápido.

 

Em qualquer dos 2 casos é necessário verificar a amónia e os nitritos no aquário novo após a introdução dos primeiros peixes: a dimensão da colónia de bactérias pode ser insuficiente.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros, afinal vocês querem um aquario hospital/maternidade ou querem mais um aquário? cabecadura

 

Se querem um aquário hospital, ele está parado e só é activado quando é preciso quarentenar peixes. Nessas alturas, retira-se água do aqua principal para esse e pronto, problema resolvido. Como já disseram por aqui um aquário hospital não precisa de se preocupar com ciclos pois terá quase de certeza quimicos em quantidade e concentração suficientes para matatr as bactérias todas.

Se a ideia é um aquário maternidade fiquem a saber que no mesmo, e porque os alevins são minorcas, normalmente nem se mete grande decoração ou a mesma consiste de musgos e a filtragem é realizada por filtros de esponja/ar para não sugar os alevins.

 

Fica a nota, é bom ver que o bichinho pegou em força, o vosso próximo passo é começar a deitar paredes abaixo e fazer divisórias com aquário :twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros, afinal vocês querem um aquario hospital/maternidade ou querem mais um aquário? :-D

 

Queremos isso tudo num só, eheheheh!

Vamos la meter meia dúzia de cardinais e pouca decoração. É que quando quero fazer algum tratamento (ex:íctio), tenho que por remédio para 640litros de água...No pequeno uma embalagem de Sera Costapur dá-me para dezenas de vezes. Outra vantagem é que os peixes que estão bons não têm que levar com o remédio que não são para eles...Dizem que não faz mal mas bem também não há-de fazer...

 

Fica a nota, é bom ver que o bichinho pegou em força, o vosso próximo passo é começar a deitar paredes abaixo e fazer divisórias com aquário bowdown

 

Paredes abaixo???? Eu já meti a parede da porta abaixo mais uma da sala para que o aquário tivesse o espaço necessário...Para já acho que não estou a pensar mexer mais :D !

 

Abraço,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queremos isso tudo num só, eheheheh!

Vamos la meter meia dúzia de cardinais e pouca decoração. É que quando quero fazer algum tratamento (ex:íctio), tenho que por remédio para 640litros de água...No pequeno uma embalagem de Sera Costapur dá-me para dezenas de vezes. Outra vantagem é que os peixes que estão bons não têm que levar com o remédio que não são para eles...Dizem que não faz mal mas bem também não há-de fazer...

Hmmm pois, e os cardinais que vais meter no aquário "hospital" são o quê?

Se queres realmente ter um aquário hospital, podes usar um "penico" de 40L que estará sempre vazio. Quando precisas de fazer quarentenas, tiras o aquário enches com água do principal, filtro de ar e pronto.

Sem decorações, sem confusões, porque queres ver os peixes bem e controlar comida no fundo etc. Como os tratamentos e quarentenas são normalmente curtos (2 semanas no máximo) as trocas de água podem ser feitas com água do aquário principal sem problemas.

A maternidade é ainda mais fácil que isso.

 

Arranjas uma caixa de plástico rectangular grande e depois abres um furo circular de cada lado (furo com o tamanho de um CD por exemplo). Depois, com rede de camaroeiro por exemplo, fechas os furos (silicone de aquário também funciona em plástico) e pegas na maternidade assim feita e aquário principal com ela.

Só precisas de uma forma de a prender nas laterais (há quem use ventosas para isso). A vantagem de uma maternidade destas é que os pequenotes crescem com a água do aquário principal e com as variações regulares de lá.

As desvantagens são o aspecto mais "tosco" da maternidade dentro do aquário e claro a possibilidade de teres peixes malabaristas que decidam ir fazer um petisco à maternidade.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Passados uns tempos la montamos o aquário...

 

Acabou por não ser o da Rena mas sim o da Juwel Rekord 60.

 

Sinceramente já não sabemos para que é que este aquário vai servir! Se irá ser o Hospital ou o 2º aquário... :twisted:

 

Opiniões ou soluções precisam-se:

 

Montagem: 04 / 10 /2008

Aquário: 61 X 31 X 36 = 54 Ltrs brutos

Iluminação: 1 X 15W

Fundo: Substrato Sera Depot + Areão Negro+Areia Branca

Filtragem: Juwel interno 280Ltrs/h

Flora: Musgo de Java, (?)

Decoração: Xisto, Bonsai (falecido á 6 anos)

 

(Estas fotos de má qualidade foram tiradas ao fim de 30 minutos da montagem) :?

2911236462_2b56359cd7_b.jpg

 

2911302056_7548ee70a7_b.jpg

 

É escusado de dizer que estou aberto a criticas.

 

Obrigado e abraços,

Editado por Pete & Mary

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Maternidade?

Hospital?

 

Isso parece é o Betty Ford Center...

 

A peixeirada até se vai fingir de doente para ir curtir para aí...

 

Só mais uma coisa, ictio cura-se muito bem com uma subida de temperatura, e previne-se com estabilização térmica...

Não há necessidade de andar sempre a correr com os peixes para tratamento.

Estabilizam a temperatura e vão ver que os pontos brancos desaparecem.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me um bom aqua de invertebrados :D

 

Camarões agradam-me.

Mas na zona onde vivo não existem muitas espécies disponíveis...

Gostava de ter uns "bee" e uns vermelhos tipo "bee" também, os quais não sei o nome agora....

Agradecia soluções e acondicionamentos do aqua para os receber...

 

Obrigado,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa, ictio cura-se muito bem com uma subida de temperatura, e previne-se com estabilização térmica...

Não há necessidade de andar sempre a correr com os peixes para tratamento.

Estabilizam a temperatura e vão ver que os pontos brancos desaparecem.

 

Não sabemos o que é pior...se é a subida para 30º no prazo de um dia ou o tratamento com Sera Costapur.

Fizemos uma ligeira subida até aos 28.5º e aplicamos o remédio 2 dias (dia sim outro não).

Outro tratamento que tivemos de fazer foi por causa dos tetra cardinais com a sua suposta doença incurável e a morte de 3 escalares com manchas brancas...Tivemos que fazer o tratamento com Sera Baktopur para prevenir mais mortes...Só que ao fazer o tratamento, tem que ser para 640litros uteis. O que torna a coisa complicada tanto em quantidade de remédios como para os peixes que estão bem...

Foi por isso que compramos o 2º aquario...

Temos uma caixa vodafone...será suficiente para Hospital?

 

Obrigado,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu tem exactamente as mesmas medidas

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103201

 

61 X 31 X 36 = 68 litros totais, mas descontando o areão e equipamento vai lá prós 55 / 59 ...

 

se estiverem a pensar em camarões, n podem compatibilizar isso com aqua de tratamentos, isso é impossivel, pq os invertebrados querem parametros muito estaveis, preferencialmente.

 

kH = 4 - 5

pH = 6.5 - 7.0

amónia = 0

nitritos = 0

nitratos < 15

 

temperatura pelos 22 - 24º

 

são bichinhos interessantes, podem começar pelos red cherry que são faceis de manter e reproduzem muito

 

depois tens N especies, é uma questão de gosto e de ... bolso.... :P

 

esses vermelhos que falam são os Cristal Red, tenho 5 e são mto bonitos, apesar que dizem ser muito sensiveis

 

e há tb os CPO...

 

o aquário deveria ter mais plantas, para manter os nitratos e oferecer esconderijos

e musgo de java, obrigatório

 

e para manter estes parametros o ideal era um filtro externo aí de 400 l/h e boa capacidade para matérias filtrantes

e tb precisaria de mta mais luz, assim nem se veriam os camarões :-D

 

a caixa vodafone qtos litros tem? uma coisa aí de 20 litros com um filtro interno era mais que suf, tiravam àgua dos aquários e mantinham a esponja desse filtro dentro de um dos outros e quando fosse para activar, tiravam-na e era só por a funcionar; xaraaaammm!! :D

sem areão nem nada, é um hospital, deve ser facil de limpar

Editado por joints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.