:(O meu primeiro desgosto


tarasofia

Recommended Posts

Bem, depois de concluir finalmente o povoamento do meu aqua, sofri ontem o meu primeiro desgosto...

 

Este fim de semana, para não variar fiz a tpa, medi os parametros da agua e limpei um dos filtros... o problema é que depois não o consegui montar e deixei isso para o meu 'sócio'... lá está como ele não é tão aficionado dos peixinhos como eu... foi deixando e ainda hoje lá está o filtro por montar ( faz 400l/h), no entanto a filtragem é feita por outro filtro de 700l/h...

 

A fauna era composta por um casal juvenil de melanochromis cyaneorhabdos, um casa de juvenis de pseudotropheus elongatus 'chewere', um trio de caeruleus ( o macho ja bem maior e bonitão), o pleco e 3 peixes jóias juvenis....era... porque ontem faltou o meu bonitão (caeruleus macho) à chamada para a bucha :(, pensei que estivesse escondido... e procurei todos os esconderijos, nada... só resta mesmo a hipotese de ter saltado do aqua e um dos monstros de quatro patas ter comido o bonitão... o qua ja não é o mesmo... sinto muito a falta do bonitão amarelo a passear.

 

Inicialmente atribui a culpa a qualidade da agua, mas depois de medir os parametros, exclui a hipotese... não pensei que os mbunas fossem dados ao 'saltario', eles mantêm-se sempre na parte inferior da coluna de água...

 

help Os mbunas costumas saltar para fora de água? em que circusntâncias o fazem... só posso controlar isso com uma tampa no aqua?

 

bjcas

marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, depois de concluir finalmente o povoamento do meu aqua, sofri ontem o meu primeiro desgosto...

 

Este fim de semana, para não variar fiz a tpa, medi os parametros da agua e limpei um dos filtros... o problema é que depois não o consegui montar e deixei isso para o meu 'sócio'... lá está como ele não é tão aficionado dos peixinhos como eu... foi deixando e ainda hoje lá está o filtro por montar ( faz 400l/h), no entanto a filtragem é feita por outro filtro de 700l/h...

 

A fauna era composta por um casal juvenil de melanochromis cyaneorhabdos, um casa de juvenis de pseudotropheus elongatus 'chewere', um trio de caeruleus ( o macho ja bem maior e bonitão), o pleco e 3 peixes jóias juvenis....era... porque ontem faltou o meu bonitão (caeruleus macho) à chamada para a bucha :(, pensei que estivesse escondido... e procurei todos os esconderijos, nada... só resta mesmo a hipotese de ter saltado do aqua e um dos monstros de quatro patas ter comido o bonitão... o qua ja não é o mesmo... sinto muito a falta do bonitão amarelo a passear.

 

Inicialmente atribui a culpa a qualidade da agua, mas depois de medir os parametros, exclui a hipotese... não pensei que os mbunas fossem dados ao 'saltario', eles mantêm-se sempre na parte inferior da coluna de água...

 

help Os mbunas costumas saltar para fora de água? em que circusntâncias o fazem... só posso controlar isso com uma tampa no aqua?

 

bjcas

marta

Pois é... já me morreram dois assim, embora dos grupos dos não Mbunas. (um deles difícil de substituir...)

 

Essa que o pessoal inventou dos peixes saltarem porque a água está má... omgbang

 

Os meus saltam porque se assustam. De vez em quando (é raro, mas acontece) ouço reboliço no aquário à noite... eles estão letárgicos, mas o pleco não, o tipo deve assustá-los! :evilbat:

 

Fiz uma espécie de barreira, em altura, com placas amovíveis de 10 cm de acrílico (e 50-60 de comprimento). São essencialmente para montar à noite, mas acabo por deixar ficar muitos dias (só quando quero aquilo tudo "mariquinhas é que as retiro).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já me aconteceu com uma femea tropheop red check, comecei a encher menos o aqua, as vezes nas perseguições ouve-se grandes chibatadas à superficie da água. Aquários muito cheios e sem tampa é meio caminho andado para que isso aconteça.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantenho mbunas há largos anos e nunca me aconteceu! Uma das razões que por vezes leva os peixes saltarem fora de água é o aquário estar cheio demais, se deixarmos uns 8 a 10 cm sem água a probabilidade de acontecer reduz-se ao minimo. Todos os meus aquários são abertos, e tenho peixes com a mania de voar LOL como por exemplo os Lamprichthys tanganicanus e ainda não saltou nenhum fora de água.

 

Se mantiveres o aquário com essa beira sem água não terás mais problemas. O peixe poderá ter morrido dentro do aquário e posteriormente ter sido comido pelo pleco.

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais