discus num aqua de 60litros


nuno b

Recommended Posts

ola pessoal,

 

eu tenho um aqua de 60l e gostava de saber se posso fazer criaçao de discus.

e gostaria tambem de saber o que e preciso para fazer criaçao como: qual o ph ideal?;

e se a amonia e preciso estar a zero.

 

Cumps.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal,

 

eu tenho um aqua de 60l e gostava de saber se posso fazer criaçao de discus.

e gostaria tambem de saber o que e preciso para fazer criaçao como: qual o ph ideal?;

e se a amonia e preciso estar a zero.

 

Cumps.

:)

 

ola

se for num aquario de 100x30x20 nao dá :)

agora a sério, penso que 60L seja pouco, normalmente fazem criaçao em aquarios

de 50x50x50 125L acho que por volta dos 100L deve dar, mas espera por mais respostas!

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal,

 

eu tenho um aqua de 60l e gostava de saber se posso fazer criaçao de discus.

e gostaria tambem de saber o que e preciso para fazer criaçao como: qual o ph ideal?;

e se a amonia e preciso estar a zero.

 

Cumps.

:)

 

Viva

 

Já alguma vez tiveste Discus, é que pelas perguntas parece que não tens grande conhecimento sobre este peixe, se é para te iniciares com Discus, arranja um áqua maior, pelo menos 150 a 200 litros e compra 3 ou 4 Discus juvenis, baratinhos, e vai lendo sobre o tema e colocando questões, mas não deves tentar começar por criares discus,.

 

De qualquer modo 60 litros é muito pouco para 2 Discus adultos, convém mais litragem e de preferência um áqua com pelo menos 45 a 50 cm de altura.

Ideal um cubo de 50x50x50 como já foi dito.

 

Mas para começar deves tentar primeiro manter e fazer crescer Discus, depois então vais avançando.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

hoje como estou numa de criar polémica cá vai (não levem a mal :puppydogeyes: , às vezes dá-me para isto ::D: )

 

De qualquer modo 60 litros é muito pouco para 2 Discus adultos, convém mais litragem e de preferência um áqua com pelo menos 45 a 50 cm de altura.

Ideal um cubo de 50x50x50 como já foi dito.

 

Abraço

 

Eu não concordo nada com 50x50x50 isso dá uns 120 litros é água a mais :mrgreen: eu sei eu sei 50L por peixe e tal...

 

mas eu comecei a reproduzir com 90L e em pouco tempo cheguei à conclusão que era água a mais e reduzi para 70L, mas atenção tinha no mínimo 40cm de alto

 

e mais havia alturas que só os deixava (casal e filhotes) em 50 litros e depois passavam para 30 litros durante 2 dias e agora onde está a regra???

 

E digo com muito bons resultados, quem o viu pode confirmar.

 

Malhem agora lá no velhinho :tongue:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

hoje como estou numa de criar polémica cá vai (não levem a mal :) , às vezes dá-me para isto :blush: )

 

 

 

Eu não concordo nada com 50x50x50 isso dá uns 120 litros é água a mais :D eu sei eu sei 50L por peixe e tal...

 

mas eu comecei a reproduzir com 90L e em pouco tempo cheguei à conclusão que era água a mais e reduzi para 70L, mas atenção tinha no mínimo 40cm de alto

 

e mais havia alturas que só os deixava (casal e filhotes) em 50 litros e depois passavam para 30 litros durante 2 dias e agora onde está a regra???

 

E digo com muito bons resultados, quem o viu pode confirmar.

 

Malhem agora lá no velhinho :happy:

 

Abraço

 

Viva, Duarte

 

Pois eu tenho os meus casais em 50x50x50, e tem dado resultado, concordo que as regras também são para se infringirem,(também tenho 14 discus entre os 13 e os 16 cm em 300 litros, mas espero que por pouco mais tempo), mas não vejo que haja inconveniente em se dar a maior quantidade de água possivel, aos nossos peixes, agora que é possivel mantê-los e reproduzilos em menos água, naturalmente que sim, o que não quer dizer que seja a melhor forma de os acomodar, são animais e se podermos dar-lhes melhores condições porque não havemos de dar.

 

Concluindo, tudo o que afirmas é possivel, em minha opinião não é o melhor que lhes podemos dar.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Como ja te disseram, sem teres MUITA pratica a manter discos, nem sequer tentes criar...

Mesmo para manter discos e complicado e pode gerar "problemas", logo da jeito ler muito e informareste acerca de TUDO o que seja possivel para nao teres desastres...

 

Mas agora voltando-me um pouco para o assunto do tamanha, talvez um cubo de 50*50*50 seja exageradamente grande... Sem dúvda que precisa dos tais 40 cm de altura... Mas se for um cubo de 40*40*40, ja e bom... Claro que se tiveres uma bateria de criaçao, no qual tenhas associado ao mesmo sistema de filtragem mais que um cubo, e que aumente a litragem do sistema sem aumentar o espaço dos discos, melhor... Estabilizate mais o sistema, e deixate um pouco aparte de riscos maiores como podem acontecer num aqua nao estavel. Claro que na minha opiniao, mudança de agua num aqua de criaçao tem que ser diaria, no minimo de 50% do volume total do aqua... mas claro que o ideal era 3 ou 4 mudanças de agua de 90%... E isso que os chineses fazem nas quintas de discos, e olha que saiem bastantes de la para o mercado internacional... Claro que depois sao mantidos em aquas muito pequenos para o seu tamanho e isso acarreta consequencias. Mas desde que tenhas paciencia, tempo e estejas disposto a gastar bastante agua, força com essa criaçao!

 

Boa sorte

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal :P

 

faltou dizeres uma coisa mt importante, qual a percentagem de agua que trocavas por dia...

 

2 vezes ao dia uns 50% de cada vez, isto quanto estavam em 25 a 30 litros :wink::angel:

 

Mas aguentavam bem 1 a 2 dias em 30 litros bem oxigenado

 

Concluindo, tudo o que afirmas é possivel, em minha opinião não é o melhor que lhes podemos dar.

 

Aí é que te enganas :) o melhor para eles é terem o maior número de crias colados a eles pois é esse o objectivo deles, e, eu tinha colagens de 95% o que era mais que excelente, nos piores casais (aqueles mesmo nabos bang ) uns 50%.

 

no início começei com 1 a 10% e comecei a coçar a cabeça cabecadura e depois de muitas :twisted: achei que o melhor para eles era, serem felizes e orgulhosos com os seus bebés.

 

Já agora já repararam qual o espaço que maior parte dos discus ocupa no aquário? Cada um tem o seu domínio (território) e por lá anda.

 

Mas desde que tenhas paciencia, tempo e estejas disposto a gastar bastante agua, força com essa criaçao!

 

O pior Martins, não é a água, pois muita gente tem poço ou furo, eu não :cry::cry: o pior é a LUZ que se gasta para aquecer a água para as tpa´s isso fica caro muito caro :wink:

 

... Claro que se tiveres uma bateria de criaçao, no qual tenhas associado ao mesmo sistema de filtragem mais que um cubo, e que aumente a litragem do sistema sem aumentar o espaço dos discos

 

Mas batarias para ter casais :dry::ph34r: não aconselho, pois basta haver um casal marrão que não queira reproduzir para espalhar as hormonas (urina) "anti-reprodução" ou "territorial", também acontece o contrário yikes mas tem muitos inconvenientes muitos mesmo:

- torneiras para fechar

- doenças

- hormonas

- filtros esponja para ciclar

- trabalho a mais que cansa depressa

 

pois bons casais reproduzem 2 a 3 vezes por mês bem trabalhados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí é que te enganas :( o melhor para eles é terem o maior número de crias colados a eles pois é esse o objectivo deles, e, eu tinha colagens de 95% o que era mais que excelente, nos piores casais (aqueles mesmo nabos :( ) uns 50%.

 

no início começei com 1 a 10% e comecei a coçar a cabeça :D e depois de muitas :( achei que o melhor para eles era, serem felizes e orgulhosos com os seus bebés.

 

Já agora já repararam qual o espaço que maior parte dos discus ocupa no aquário? Cada um tem o seu domínio (território) e por lá anda.

 

Vamps lá saber o que é que é melhor para eles???? eu acho, e é só uma opinião, que quanto mais espaço lhes dermos melhor eles se sentem, mas é uma ideia minha, se calhar porque eu próprio não gosto de espaços pequenos.

 

Mas saber o que é que os Discus preferem, já não arrisco em afirmar, só opino.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais