Nova Aventura - Tanganica


Recommended Posts

Vou voltar aos tangas. Já mantive Telmatochromis e Multies, agora estou a pensar em Rock Dwellers ou mesmo outros Shell Dwellers.

 

O aquário tem 50x30x30 cm, tem um liberty 750Lt/h, no caudal mínimo e com lã de vidro na entrada do filtro.

 

Ainda não tenho layout feito, pois estou à espera de escolhar o tipo de peixes.

 

 

Que tal umas sugestões?

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou voltar aos tangas. Já mantive Telmatochromis e Multies, agora estou a pensar em Rock Dwellers ou mesmo outros Shell Dwellers.

 

O aquário tem 50x30x30 cm, tem um liberty 750Lt/h, no caudal mínimo e com lã de vidro na entrada do filtro.

 

Ainda não tenho layout feito, pois estou à espera de escolhar o tipo de peixes.

 

 

Que tal umas sugestões?

 

Sem margem dúvida pra esse aquário conchiculas :(

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao propriamente

Pode nao ser muito grande, mas este aquario e mais que suficiente para um casal de Rock Dwellers. Ontem por acaso, o Ronald, disse que era bem possivel manter tanganicas em aquarios bem mais pequenos, 25lts, em que os pais e os filhos se reproduziam.

 

Provavelmente optarei por Rock Dwellers.. mas tambem ando a ver os caudo.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quem é o Ronald? Ele tem “Rock Dwellers” a reproduzir em 25litros? Ele disse a espécie…

50lt dá para teres um casal de Julidochromis transcruptus, os Julis ornatus já é abusar da sorte…quanto aos Rock Dwellers do “complexo” Brichardi, se já tiveres um casal formado e meteres eles nesse aqua eles vão se reproduzir, mas os filhos vão crescer defeituosos…e isso também se aplica a alguns “semi-conchiculas” sendo o melhor,(pior) exemplo disso os Neolamprologus caudopuntactus…

voltando ao principio, eu como experiência já mantive e reproduzi uma espécie de conchicula em 9lt, mas não digo a ninguém para fazer isso, eu fiz isso a titulo de experiência e só os mantive até eles reproduzirem um vez, mas para teres uma ideia de como manter um aqua de 9lt com agua em condições para eles o aqua tinha um filtro de 400lt/h, e TPA com água de um outro aquário de Tangas todas as semanas. Portanto acho irresponsável da parte do Ronald ter dito uma coisa dessas numa palestra sobre manutenção de Tanganyikas…será que ele faz isso com os seus ciclideos do Vitoria? Não me parece…

 

Agora voltando aos Julidochromis cf. Transcryptus “Gombe”, eu tenho um casal num aqua de 50lt, o filtro é de 700lt/h, e TPA com água “pré-afinada” uma vez por semana. Esse teu filtro é equivalente ao que eu uso, mas em vez de lã mete uma esponja no sugador e mete o filtro no caudal máximo…para evitares que a queda de água escave a areia mede uma pedra onde isso acontece…se preparares bem o “layout”, dá para pores um casal de Lamprologus brevis ou L.ocellatus juntamente com os Gombe…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quem é o Ronald? Ele tem “Rock Dwellers” a reproduzir em 25litros? Ele disse a espécie…

50lt dá para teres um casal de Julidochromis transcruptus, os Julis ornatus já é abusar da sorte…quanto aos Rock Dwellers do “complexo” Brichardi, se já tiveres um casal formado e meteres eles nesse aqua eles vão se reproduzir, mas os filhos vão crescer defeituosos…e isso também se aplica a alguns “semi-conchiculas” sendo o melhor,(pior) exemplo disso os Neolamprologus caudopuntactus…

voltando ao principio, eu como experiência já mantive e reproduzi uma espécie de conchicula em 9lt, mas não digo a ninguém para fazer isso, eu fiz isso a titulo de experiência e só os mantive até eles reproduzirem um vez, mas para teres uma ideia de como manter um aqua de 9lt com agua em condições para eles o aqua tinha um filtro de 400lt/h, e TPA com água de um outro aquário de Tangas todas as semanas. Portanto acho irresponsável da parte do Ronald ter dito uma coisa dessas numa palestra sobre manutenção de Tanganyikas…será que ele faz isso com os seus ciclideos do Vitoria? Não me parece…

 

Agora voltando aos Julidochromis cf. Transcryptus “Gombe”, eu tenho um casal num aqua de 50lt, o filtro é de 700lt/h, e TPA com água “pré-afinada” uma vez por semana. Esse teu filtro é equivalente ao que eu uso, mas em vez de lã mete uma esponja no sugador e mete o filtro no caudal máximo…para evitares que a queda de água escave a areia mede uma pedra onde isso acontece…se preparares bem o “layout”, dá para pores um casal de Lamprologus brevis ou L.ocellatus juntamente com os Gombe…

 

Um abraço, até breve

 

Bentes, não te querendo contradizer, até porque acho má política manter rock-dwellers em menos de 80 a 100 litros, o casal de N. splendens que licitei na Convenção APC do ano passado, e que era teu, reproduziu-se num dos "penicos de exposição" que nem 25 l tinha... a descendência cresceu sem defeitos, embora com muitas perdas... só depois de os transferir para 120 litros é que melhorou, mas os resitentes de 3 posturas em mês e meio chegaram a adultos saudáveis. ;)

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zé eu não disse Rock Dwellers.. quer dizer penso até que ele não disse a espécie.. apenas lá apareceu o minimo dos aquários dos tanganicas.

 

Eu apenas quero um mono, e visto já ter conseguido fazer com que me pagassem, sexta vou buscar três aquários de 60x30x30. Talvez aqui faça.. não para já.. dois monos de conchicolas e um de rock dwellers... o filtro (não o mesmo literalmente...) aqui será o mesmo para todos.

 

 

PS:

Ainda tás a pensar nos maculatus? Responde por MP.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a questão não é se dá para ter/manter ciclideos do tanganyika em 25lt de água, o problema é manter os parâmetros ideais para Tanganyikas num aquário de 25lt…quem é que consegue em casa fazer isso? Ou melhor quem é que tendo somente um aqua de 25lt, consegue manter esses parametros? Tal como disse acima já mantive e reproduzi uma espécie de Tangas em 9lt, mas não aconselho a ningém a fazer isso, muito menos dizer a uma plateia onde a maioria nem faz a mínima ideia dos parametros e das dificuldades que é manter os parametros dentro dos limites aceitáveis para os Tanganyikas…ainda bem que não estive presente, pois eles ia ter que explicar isso muito bem…e se é verdade que a maioria dos “Rock Dwellers” são muito resistentes quanto à qualidade dos parâmetros da água também existem espécies muito sensíveis às alterações dos parametros ideais para os Tangas…

 

Ricardo não estou a ver onde me contrarias…antes pelo contrario estás a dar-me razão…

Dando um exemplo estúpido…quando experimentei reproduzir Neons azuis consegui tirar dois filhotes de uma desova com centenas de ovos, não digo a ninguém que reproduzi Neons azuis com sucesso…sei que é uma comparação parva, mas percebeste a ideia…

Mas agora dando-te razão, os N.Splendens é uma espécies pequena com territórios “pequenos”, e muito resistente às alterações dos parâmetros da água, e sim é bem possível mantê-los e reproduzi-los em 25lt, mas para minimizar as percas convém se fazer TPA com água “calibrada” pelo menos uma vez por semana…eu não sei como os outros fazem mas eu para ter sempre água pronta tenho um recipiente de 50lt com água “calibrada”…em casa, no fishroom tenho sempre 200lt prontos, portanto o que para mim pode ser simples para outros pode ser muito complicado…por isso acho que tem instalações como o Ronald tem de ter em conta que a maioria dos aquariofilistastêm somente um “penico” em casa…e penicos não são propriamente o “habitat” ideal para ciclideos…

Agora por curiosidade qual foi o tamanho mínimo que ele deu para Ciclideos do Vitoria?

 

Um abraço, até breve

 

PS- desculpa mas esse PS, era para mim???

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o PS era para ti, José. O tópico foi todo em relação à tua questão.

 

O aquário de 50x30x30.. neste momento não está vocacionado para os tangas.. possivelmente ficará como ''hospital'' e quarentena, sinceramente não sei... Eu sei que já reproduziste tangas em 9lts e se não estou engando foi os T. vittatus... tu em tempos também me explicaste com fizeste.

 

Sábado à tarde lá vou eu buscar três aquários com 60x30x30... e sim dois destes serão para monos ou com duas espécies (neste ponto preciso de opinião.. sobre layout e possíveis conjugações de espécies.)

 

 

 

Zé:

O que me cativou mais na palestra do Ronald foi mesmo os tangas e os ciclideos do Madagascar.. não conheço os Vitorias e neste lago os peixes que cativam são os Rock Kribensys... não conheço também muitas mais.

Nos do Madagascar (após ter acabado a palestra) fiquei a saber que.. teriamos de começar com 5 ou 6 juvenis.. apenas ficando com um casal. Até me explicou a forma de reprodução e tudo.

 

Já agora falaste em pré filtro.. onde compro essas esponjas?

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah estás a falar dos Borara…ainda não tive tempo para eles, e agora ainda menos que vazei 8 aquários e estou a substituir por outros…resumindo tenho os peixes todos a monte e pouco tempo para montar os aquas novos…

Quanto ao pré-filtro, as esponjas improviso ou de placas de esponja cortadas à medida ou aproveito pré filtros dos filtros da Eheim…resumindo faço isso com a esponja que estiver mais à mão…

 

Voltando ao assunto do Ronald, ele tem um fishroom (ou melhor dizendo um fishhouse) invejável e o seu projecto de reprodução de espécies em extinção (algumas já estão extintas na natureza), é louvável é pena que não haja mais pessoal (com posses), a aderir ao programa de recuperação das espécies do Lago Vitorio…quanto aos ciclideos de Madagáscar na minha opinião a melhor maneira de os proteger da extinção é deixa-los em Madagáscar e tentar retirar as introduções feitas pelo homem nessa ilha…entre outras coisas…mais uma vez a FAO fez (palavra censurada), mas está a fazer muito pouco para corrigir os seus erros do passado, e a meu ver não é só com os apoio que está a dar ao projecto do Ronald que limpa a face…mas isso são outros 500, é assunto que já deu pano para mangas e quem estiver interessado em ver a ponta do icebergue veja o documentário “o pesadelo de Darwin”no original “Darwin nightmare”…depois digam-me o que as populações do Lago Vitória beneficiaram com a introdução das Percas do Nilo…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zé, tou a começar a montar portanto se precisares depois de algum sitio para os depositar já sabes.

Adorava ter os Rock Kribensys... mas temo que o aquário não seja suficiente.

O pré-filtro já vi umas esponjas perfeitas.. tipo as dos filtros da JBL (de ar).

O que me aconselhas para este aquário.. faltaste em Gombe + Occies ou Brevis.. é possível?

Calvus é difícil por serem ''agressivos'' .. já que no outro dia falaste noutros monstros dos tangas.. achas possível mono-espécie de A.calvus?

Não conheço muitas espécies de tangas.. mas terei de aproveitar os meus tempos.. para ver mais tangas.

 

 

Falando do Ronald. É louvável o seu projecto.. é verdade e é claro que também é os seus 400 aquários... também não são fáceis de manter. Espero que ele e as pessoas todas atrás do seu projecto consigam voltar a repovoar o Madagáscar que todas as suas espécies são muito bonitas. É pena sim.. não se investir mais (pessoas com posses).

 

Obrigado pela sugestão do Documentário.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Madagáscar não precisa de ser repovoada, basta acabem com os invasores, a desflorestação e as capturas…quanto ao Lago Vitória, infelizmente já não há nada a fazer…os desgraçados do pequenos Haplos do Vitoria, já só vão ter hipótese de sobrevivência em cativeiro…

 

Quanto a A.calvus e aos Eretmodus nesses aquas…vou dizer que é possível, mas pouco aconselhável…para além da filtragem e TPA que já mencionei, fica aqui algumas dicas para manter esses peixes em aquas desse tamanho…

Eretmodus têm de ser já um casal formado e jovem…a reprodução convém ser ao natural, nada de “strippings”…para evitar “zangas no casal”…

Quanto aos Calvus o meu casal está num aqua com essas dimensões, foram para lá depois de acasalarem e se reproduzirem, (neste aqua ainda não reproduziram…), o conselho que te dou é meteres uns peixes de superfície que vivam bem nos parametros do Tanga para que os A.calvus se sintam mais tranquilos, pois eles são demasiado tímidos para aqua Mono espécie…eu uso as Poecilia salvatori…tem tamanho suficiente para não serem considerados presas e não se assustam facilmente quanto aos filhotes deles que lá nascem…só mesmo quando estou uns dias sem dar de comer aos calvus é que eles desaparecem, pois os calvus caçam de cima para baixo e como os alevins de Poecilia nadam mais junto à superfície eles só os atacam quando estão realmente com fome…

Quanto aos Occies, não falei de certeza pois não sei o que é isso…

Os L.brevis, falei que dá para ter uma casal deles junto com um casal de Julis “Gombe”…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Ricardo não estou a ver onde me contrarias…antes pelo contrario estás a dar-me razão…

Dando um exemplo estúpido…quando experimentei reproduzir Neons azuis consegui tirar dois filhotes de uma desova com centenas de ovos, não digo a ninguém que reproduzi Neons azuis com sucesso…sei que é uma comparação parva, mas percebeste a ideia…

 

Claro Bentes... a única parte em que te contrariava (ligeiramente e de certa forma) era na impossibilidade de obtenção de crias viáveis... ela existe tomando so devidos cuidados, mas é claro que não se pode chamar a 10 crias adultas em 3 posturas uma criação da espécie, particularmente numa relativamente prolifera. Era só nisso... aliás, nem me passaria pela cabeça contestar o teu conhecimento de Tangas, nesse capítulo muito do que sei aprendi contigo e na leitura dos teus posts...

 

Abraço

 

P.S. só agora reparei na tua resposta, daí o hiato na minha...

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um neolamprolugos leulupi ( ja tive 2 , apesar da femea ter saltado do aqua ) num aquario de 60l , o macho ja é adulto e parece me que goste do aquario , pois tem bastantes pedras e entre as pedras tem inumeras ligacoes para outras saidas . existem algumas especies que podes ter nesse aquario , mas maior parte e capaz de viver um bocado apertada ( eu acho que o meu leulupi tem tudo o que precisa no meu aqua , apesar de achar que ele ta 1 bocado apertado, ele tem as condicoes necessarias para viver feliz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais