Novo projecto (duvidas)


Pedro S.

Recommended Posts

Ola a todos.

Estou a pensar iniciar me nos plantados e tenho algumas duvidas em relaçao a iluminaçao, substrato, fertilizantes e CO2.

 

A minha ideia era seguir o modelo do aquario do grande FAAO, 350lts plantado vs discus. Todos gostariamos de ter em casa um aquario feito por ele, como isso nao é possivel vou tentar fazer "parecido" (numca chegará aos calcanhares do seu aquario mas tenta se). O meu aquario tem 100c*50a*60l, termostacto da fluval de 300wts e o filtro é o fluval405.

 

As plantas que estou a pensar utilizar sao:

Tapete de Echinodores tenellus; Para os troncos a Microsorum pteropus "narrow"; E a Echinodorus palaefolius var, latifolius. Ainda estou a pensar numa planta média mas ainda nao decidi.

 

Neste momento tenho uma calha da sunsun 2*30wts t8, penso que nao deve chegar, qual a calha que me aconsalham dentro da sunsun, ou entao outra marca melhor mas barata.

 

Quanto ao substrato tava a pensar por substrato fertil, sem ser da marca elos(Bottom mineral, terra uno e terra zero), utilizada pelo FAAO, fica um bocadinho cara, aconselham me outra marca de substrato fertil desse tipo um bocado mais barata. E que tipo de fertilizante devo utilizar, tenho o pro-phyll tonicum Acham que serve?

 

Quanto ao CO2, estava a pensar comprar Natural plant system da nutrafin, Acha que serve?

 

Desculpem a quantidade de duvidas, mas o primeiro aquario que fiz nao correu como desejado por nao ter estudado bem antes de o fazer.

 

Obrigado a todos

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

Tive a informar me melhor e penso que quanto ao substrato irei usar akadama, o que acham? Alguem sabe duma loja barata que venda akadama?

Quanto a iluminaçao acho que me vou ficar pela calha de 100cm da sunsun com 4*39wts t5, ela vem com 4 lampadas de 10000k acham que devo comprar uma ou duas de 6500k? Conhecem alguma loja onde consigo encontrar esta calha, ou outras do mesmo genero, baratinhas?

 

abraços a todos

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em primeiro lugar gostava de te dar os parabens pela coragem que demonstras ao seguir como aquario modelo um grande aqua montado pelo FAAO.

Estive a fazer uma pesquisa quanto as especies de plantas que estas a pensar em colocar no teu aqua e penso que talvez precisas de algo mais do que esse fertiliznate que tens agora. Quanto ao CO2 nao sei se esse chega, mas podes começar por trocar o difusor que vem com o pacote, por um daqueles difusores em vidro.

Espero que estas dicas te possam ajudar. De qualquer das formas espera que alguem com mais experiencia te possa informar melhor para que nao tenhas duvidas quando começares a montar o teu aquario.

 

Tens um projecto bem ambicioso nas maos e espero que consigas realizar aquilo que tens em mente.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Espero que tudo te corra de feição nesta nova montagem.

Acho que o aquário em que te vais inspirar está excelente, mas prepara-te para ter algum trabalhinho.

 

Em relação ao substrato, a Akadama não é uma má escolha, mas não tem comparação com os produtos da Elos ou da Seachem ou da ADA. É claro que a diferença de preço existe,mas não é assim tanta e ficas muito melhor servido.

Arranjas sacos de 7Kg de Seachem Fluorite por pouco mais de 25€ + portes nos patrocinadores do forum.

É claro que para um aquário desses vais precisar no minimo de 20/25Kg de substrato, mas podes sempre comprar um areão vulcânico barato para encher um pouco e depois finalizar com um produto melhor.

 

Pessoalmente adoro ADA Aqua Soil Amazonica e Seachem Onyx Sand.

 

Se quiseres optar por Akadama, como é inerte, terás de utilizar substrato fértil por baixo. Tens um muito fixe da Sera, o Floredepot que é em baratinho e serve perfeitamente, mas as opções são imensas.

 

Em relação à luz, 4x39w não é muito para 300L, mas provavelmente já te safas, só deverás ter mais problemas com o tapete de Tenellus. Se fosse a ti comprava essa calha e mantinha a outra 2x30w que tens, metia as duas a funcionar.

 

Em relação ao CO2, esse sistema não é mau, mas não se compara ao sistema pressurizado.

É tudo uma questão de €.

Mas que um sistema pressurizado é mais cómodo e eficiente, não haja duvidas. Tens sistemas pressurizados em patrocinadores do forum a pouco mais de 80€ (garrafa de 500g).

Em relação às fertilizações, convem teres um fertilizante de Macros, outro de Micros, outro de Ferro e outro de Potássio e de preferência fertilizares diariamente.

 

Em suma, aconselho-te a ponderar muito bem e a não comprar por impulso, só porque se entrou numa loja. Na aquariofilia a paciência é uma grande virtude, não faças escolhas das quais te podes vir a arrepender.

 

Em minha opinião, às vezes mais vale esperar mais um mês e guardar mais uns trocos e comprar logo material como deve ser.Os resultados serão outros certamente.

 

Espero ter ajudado

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Espero que tudo te corra de feição nesta nova montagem.

Acho que o aquário em que te vais inspirar está excelente, mas prepara-te para ter algum trabalhinho.

 

Em relação ao substrato, a Akadama não é uma má escolha, mas não tem comparação com os produtos da Elos ou da Seachem ou da ADA. É claro que a diferença de preço existe,mas não é assim tanta e ficas muito melhor servido.

Arranjas sacos de 7Kg de Seachem Fluorite por pouco mais de 25€ + portes nos patrocinadores do forum.

É claro que para um aquário desses vais precisar no minimo de 20/25Kg de substrato, mas podes sempre comprar um areão vulcânico barato para encher um pouco e depois finalizar com um produto melhor.

 

Pessoalmente adoro ADA Aqua Soil Amazonica e Seachem Onyx Sand.

 

Se quiseres optar por Akadama, como é inerte, terás de utilizar substrato fértil por baixo. Tens um muito fixe da Sera, o Floredepot que é em baratinho e serve perfeitamente, mas as opções são imensas.

 

Em relação à luz, 4x39w não é muito para 300L, mas provavelmente já te safas, só deverás ter mais problemas com o tapete de Tenellus. Se fosse a ti comprava essa calha e mantinha a outra 2x30w que tens, metia as duas a funcionar.

 

Em relação ao CO2, esse sistema não é mau, mas não se compara ao sistema pressurizado.

É tudo uma questão de €.

Mas que um sistema pressurizado é mais cómodo e eficiente, não haja duvidas. Tens sistemas pressurizados em patrocinadores do forum a pouco mais de 80€ (garrafa de 500g).

Em relação às fertilizações, convem teres um fertilizante de Macros, outro de Micros, outro de Ferro e outro de Potássio e de preferência fertilizares diariamente.

 

Em suma, aconselho-te a ponderar muito bem e a não comprar por impulso, só porque se entrou numa loja. Na aquariofilia a paciência é uma grande virtude, não faças escolhas das quais te podes vir a arrepender.

 

Em minha opinião, às vezes mais vale esperar mais um mês e guardar mais uns trocos e comprar logo material como deve ser.Os resultados serão outros certamente.

 

Espero ter ajudado

 

1 Abraço

Boas.

Obrigado pelos concelhos, aquilo que em principio irei fazer entao, é por baixo da akadama por uma camada se substrato fertil, quantos litros achas que devo por? E qual a marca que tem melhor relaçao qualidade/preço?

 

Achas que a luz nao chega? Pensava que dava porque o aquario é baixo, 50cm. Eu nao posso manter as duas, tenho que vender a que tenho para ter dinheiro para comprar a outra. Mesmo fazendo uma boa escolha de lampadas?

 

Quanto ao CO2 eu secalhar tava a pensar fazer caseiro mas com um garrafao de 5 litros, achas que da ou é melhor o sistema da nutrafin?

 

Os fertilizantes estao me a preocupar um pouco, isso fica muito caro?numca vi isso a venda nao lojas, so vejo daqueles normais para por semanalmente.

 

Eu estou a ler bastante antes de avançar, ate porque tenho que ter a certeza que tenho tempo e dinheiro para isto tudo, eu paciencia tenho muita e dedicaçao tambem, mas nao me posso desleixar no resto por causa dos aquarios. Aquilo que mais me preocupa sao os fertelizantes e os testes, para saber quando os devo usar, se alguem me conseguir explicar melhor ou arranjar um site onde isso esteja explicado agradecia.

 

Pelo andar das coisas so daqui a 2 ou 3 meses é que começo a montar. Ate porque ainda tenho que vender muita coisa, para arrajar dinheiro para o material todo.

 

abraços e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pelos concelhos, aquilo que em principio irei fazer entao, é por baixo da akadama por uma camada se substrato fertil, quantos litros achas que devo por? E qual a marca que tem melhor relaçao qualidade/preço?

 

Achas que a luz nao chega? Pensava que dava porque o aquario é baixo, 50cm. Eu nao posso manter as duas, tenho que vender a que tenho para ter dinheiro para comprar a outra. Mesmo fazendo uma boa escolha de lampadas?

 

Quanto ao CO2 eu secalhar tava a pensar fazer caseiro mas com um garrafao de 5 litros, achas que da ou é melhor o sistema da nutrafin?

 

Os fertilizantes estao me a preocupar um pouco, isso fica muito caro?numca vi isso a venda nao lojas, so vejo daqueles normais para por semanalmente.

 

Eu estou a ler bastante antes de avançar, ate porque tenho que ter a certeza que tenho tempo e dinheiro para isto tudo, eu paciencia tenho muita e dedicaçao tambem, mas nao me posso desleixar no resto por causa dos aquarios. Aquilo que mais me preocupa sao os fertelizantes e os testes, para saber quando os devo usar, se alguem me conseguir explicar melhor ou arranjar um site onde isso esteja explicado agradecia.

 

Pelo andar das coisas so daqui a 2 ou 3 meses é que começo a montar. Ate porque ainda tenho que vender muita coisa, para arrajar dinheiro para o material todo.

 

abraços e mais uma vez obrigado

 

Olá

 

A Akadama é uma boa opção, por baixo podes usar o SeraFloredepot que é bem barato e arranjas praticamente em qualquer casa de aquariofilia.

Em relação à luz, como já te disse safas-te bem com essas 4x39w, mas se tivesses mais alguma potência não se perdia nada, mas como o aquário é baixo...

Provavelmente a Tenellus não terá o crescimento tão rápido, mas cada aquário é um aquário, aproveita as lampadas com K maior para meteres por cima delas.

 

Em relação ao CO2, o facto de fazeres com um garrafão, vai dar ao mesmo, e não te retira os inconvenientes do CO2 caseiro.

Muita pressão ao inicio, pouca pressão ao fim, impossibilidade de desligar duante a noite, sujidade, etc...

Para um aquário desses e especialmente como queres que ele fique, nem pensava duas vezes, CO2 pressurizado.

 

As fertilizações podem parecer uma dor de cabeça, mas acreditam que não é dificil.

Deves ter um Fertilizante de Micro-Nutrientes, também conhecidos por elementos Traço e um fertilizante só de Ferro, em relação àos Macro-nutrientes, depende daqueles que precisares, existem muitos plantados que não precisam de Nitrogénio e Fósforo, mas isso só os testes o dirão, agora de Potássio, quase de certeza que vais precisar.

Todos os Macro-Nutrientes podem ser feitos com produtos comprados na Farmácia, mas também os podes comprar já feitos, existem de várias marcas.

 

Depois pegas em todos os fertilizantes que precisas e segues um plano de fertilização diário tipo Ferro e Potássio todos os dias e Micros 2/3x semana e vais vendo a reacção das plantas, até que chegas a um ponto que já sabes mais ou menos o que as plantinhas querem e quando. :shock:

 

Em relação aos testes, arranja de Nitratos, Fosfatos, PH, KH e GH, se arranjares um medidor de CO2 melhor.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Entao é isso que vou fazer em relaçao ao substrato, e em relaçao a luz nao posso fazer nada so se mais tarde tiver dinheiro para comprar uma melhor.

 

Quanto ao CO2 vou me informar um bocado melhor de como funciona o pressurizado, e depois logo me decido.

 

Qunato aos fertelizantes vou fazer o que dizes, isso fica muito caro? isso vai se gastando e depois tenho que andar sempre a comprar mais, e parecem ser muitos.

Eu tenho aqui um que uso para as plantas do meu malawi, chama se pro-phyll tonicum (http://www.aquariumcoralreef.com/prodotti/prophyll.jpg) mas nao diz a composiçao, pode servir para alguma coisa?

 

Os testes tenho quase todos falta me so o de fosfatos, vou comprar tambem.

 

Obrigado mais uma vez

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

...Qunato aos fertelizantes vou fazer o que dizes, isso fica muito caro? isso vai se gastando e depois tenho que andar sempre a comprar mais, e parecem ser muitos.

Eu tenho aqui um que uso para as plantas do meu malawi, chama se pro-phyll tonicum (http://www.aquariumcoralreef.com/prodotti/prophyll.jpg) mas nao diz a composiçao, pode servir para alguma coisa?

 

Os testes tenho quase todos falta me so o de fosfatos, vou comprar tambem.

 

Obrigado mais uma vez

abraço

 

Não te fica assim tão caro. Um bom fertilizante de micros e um bom fertilizante de ferro que já te durem uns bons meses ficam-te à volta de 20/30€

E o Potássio compras na farmácia 1Kg de Cloreto de Potássio por 8€ que te dura montes de tempo.

Deves comprar o teste dos Fosfatos mesmo, é muito importante num plantado, especialmente para o controlo das algas.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te fica assim tão caro. Um bom fertilizante de micros e um bom fertilizante de ferro que já te durem uns bons meses ficam-te à volta de 20/30€

E o Potássio compras na farmácia 1Kg de Cloreto de Potássio por 8€ que te dura montes de tempo.

Deves comprar o teste dos Fosfatos mesmo, é muito importante num plantado, especialmente para o controlo das algas.

 

1 Abraço

Ainda nao percebi como detecto se ha carencia ou excesso de um certo fertelizante, e o que devo fazer. Quando se diz que é diario, pode se falhar um dia ou dois? Ir de fim de semana por exemplo?

 

abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tive a pensar e em principio o setup sera este:

Dimensões: 100x60x50

Filtragem: Fluval 405

Aquecimento:Fluval tronic 300wts

Iluminação: Sunsun 4*39wts t5

Co2: Co2 caseiro

 

Substrato: akadama e SeraFloredepot(ainda n tenho a certeza se sera este o substracto fertil mas vai ter de certeza)

Plantas: Tapete de Echinodores tenellus; Para os troncos a Microsorum pteropus "narrow"; A planta maior que fica atras dos troncos é que ainda nao tenho a certeza queria uma parecida com a valisneria mas com folhas mais finas e tambem facil de manter (ainda n desisti da Echinodorus palaefolius var, latifolius mas vou começar por uma coisa mais facil). Planta media vou por Anubia barteri var. angustifolia

Decoração: Troncos redmoorwood e basalto preto (quase nem se vai ver)

Fauna: ainda vou pensar

 

Tenho ainda ver os fertelizantes mas deve ser aquilo que o MArio disse fertilizante de micros e um fertilizante de ferro E o Potássio vou comprar na farmácia Cloreto de Potássio para fazer em casa.

Acham que o filtro tem fluxo a mais para um plantado de 1metro (1300l/h)?

Quanto ao co2 vamos ver se chega senao vou ter de gastar mais um bocado de dinheiro.

 

abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tive a pensar e em principio o setup sera este:

Dimensões: 100x60x50

Filtragem: Fluval 405

Aquecimento:Fluval tronic 300wts

Iluminação: Sunsun 4*39wts t5

Co2: Co2 caseiro

 

Substrato: akadama e SeraFloredepot(ainda n tenho a certeza se sera este o substracto fertil mas vai ter de certeza)

Plantas: Tapete de Echinodores tenellus; Para os troncos a Microsorum pteropus "narrow"; A planta maior que fica atras dos troncos é que ainda nao tenho a certeza queria uma parecida com a valisneria mas com folhas mais finas e tambem facil de manter (ainda n desisti da Echinodorus palaefolius var, latifolius mas vou começar por uma coisa mais facil). Planta media vou por Anubia barteri var. angustifolia

Decoração: Troncos redmoorwood e basalto preto (quase nem se vai ver)

Fauna: ainda vou pensar

 

Tenho ainda ver os fertelizantes mas deve ser aquilo que o MArio disse fertilizante de micros e um fertilizante de ferro E o Potássio vou comprar na farmácia Cloreto de Potássio para fazer em casa.

Acham que o filtro tem fluxo a mais para um plantado de 1metro (1300l/h)?

Quanto ao co2 vamos ver se chega senao vou ter de gastar mais um bocado de dinheiro.

 

abraços a todos

Boas

Tive a ver melhor em vez da anubia vou por Cryptocoryne brown .

Se puderem dar uma ajudinha ficava muito contente, gostava de começar a avançar nas compras.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tive a ver melhor em vez da anubia vou por Cryptocoryne brown .

Se puderem dar uma ajudinha ficava muito contente, gostava de começar a avançar nas compras.

 

abraços

 

Olá

 

Avança com isso, o pessoal quer é fotos. :lol::lol:

Esse filtro parece-me muito bom para esse aquário. Capacidade de filtragem a mais é sempre bom.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

eu so posso começar a montar o aquario novo quando vender os meus ciclideos todos. E pelo que tou a ver ta demorado, so devo começar a montar la para novembro ou assim, mas estou desejoso de começar :(

o que me estava a preocupar no filtro é a sua força, as plantas mais atras vao andar a voar. E como faz muito circulaçao de agua à superficie talvez oxigene demias a agua. o que acham?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,

 

Estou a seguir atentamente este topico, pois estou na mesma situaçao, embora por motivos mais infelizes, (um dia destes durante um tpa, o meu penico de 60l caiu ao chao).

Portanto vou aproveitar este tempo de recuperaçao emocional para pensar num plantado a serio, pois sao os meus favoritos.

O setup é mt semelhante ao teu, tb com aqua e filtro mt semelhantes ( aqua 100*50*50 e filtro jbl cp 500 1200/h), e tal como tu tb sou um iniciante em plantados, e por isso muitas das tuas duvidas tambem sao as minhas.

Vamos la ver o que conseguimos os dois so com a ajuda do forum, pois eu nao conheço nehum aquarifilista com um plantado na minha zona (pessoalmente claro).

Vamos lá pessoal nao se esqueçam de nos :) :D :multi: :multi: :multi: :multi: :multi: :multi:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao ha mais conselhos entao?????

Boas.

Espero que tudo te corra bem tambem. Eu tou com alguns problemas de dinheiro, mas devagar as coisas vao la, amanha vou comprar a calha da sunsun de 4*39wts t5, acham que vem com que lampadas? quais é que acham que devo escolher?

 

espero que este topico te ajude tanto quanto me esta ajudar, acho que podes por aqui tambem duvidas, assim ate fica mais facil para eu seguir tambem bigsmile

 

abraços a todos e boa aquariofilia ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol enganei-me no nome, nao é mario, é pedro sorry :laugh:

Boas

Nao ha problema.

 

A calha custou me 130euros.

Por falar em calha, ja tenho a calha nova, veio com 4 lampadas de 10000k de 39wts. Hoje reparei numa coisa muito estranha, tenho um liquido preto que cola, e que solidifica quando arrefece, a escorrer pelos "apoios" de uma das lampadas a segunda da frente. acham que é grave? deve ser algum componente que esta a escorrer a cola.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

 

Se so tens isso a escorrer numa das lampadas de certeza que há qualquer coisa ai que nao esta bem. Mas isso quando aquece nao te cheira a queimado? pela descriçao que fazes isso deve ser algum plastico que ficou agarrado á lampada, mas sem foto é dificil de saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

 

Se so tens isso a escorrer numa das lampadas de certeza que há qualquer coisa ai que nao esta bem. Mas isso quando aquece nao te cheira a queimado? pela descriçao que fazes isso deve ser algum plastico que ficou agarrado á lampada, mas sem foto é dificil de saber.

Boas

 

Nao, nao cheira a nada, nem a plastico queimado.

 

gallery_18004_680_59522.jpg

 

abraços obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

 

Ja experimentaste desmontar isso e ver a origem desse "liquido"? Parece-me que ficou algum residuo dentro do suporte e que agora com o calor da corrente electrica esta a derreter. Já agora posso saber onde arranjaste uma calha dessas a esse preço? é que eu já tou farto de procurar e nao encontro nada abaixo dos 180e (4*39w t5)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

 

Ja experimentaste desmontar isso e ver a origem desse "liquido"? Parece-me que ficou algum residuo dentro do suporte e que agora com o calor da corrente electrica esta a derreter. Já agora posso saber onde arranjaste uma calha dessas a esse preço? é que eu já tou farto de procurar e nao encontro nada abaixo dos 180e (4*39w t5)

Eu tenho medo de abrir porque se poracaso estrago a garantia ja nao serve. vou ver se consigo abrir e ver se é algo simples.

eu comprei a minha na avipeixe, mas esta era mais barata porque era a ultima do stock as que vem agora iguais a esta custa 170euros mas se pagares em dinheiro dao te 5%de desconto.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

 

entao acho melhor voltares la e trocares por uma nova, ou entao eles que te tentem resolver o problema. è a decisao mao sensata...

Boas

 

Hoje abri a tampa lateral da calha e vi que o liquido preto esta a escorrer duma caixa branca, penso que seja o transfomador.

 

gallery_18004_680_105771.jpg

 

A alguem aqui no forum que perceba de callhas a quem possa perguntar?

 

abraços e obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais