Labidochromis caeruleus X Aquário de 125L


Filipa 77

Recommended Posts

Pelo que tenho andado a estudar, até já vislumbro a resposta, no entanto, não quero deixar de questionar, se consideram 125L pouco, para um trio de Labidochromis caeruleus. Foi-me sugerida esta hipótese numa loja conceituada de aquariofilia, devido ao ph da água. A ideia agradou-me, pois considero os caeruleus fascinantes, bem como todos os ciclídeos, contudo, não quero insensatamente decidir-me já por este projecto, se o mesmo não proporcionar uma vida saudável e feliz aos peixes.

 

Obrigada pelas opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Penso que nao haja problema desde que seja um macho e duas femeas. Atençao boa filtragem e alguns esconderijos...

 

Boa sorte...

 

 

Sinceramente agradecida pela opinião.

 

Sim, seria um macho e duas fêmeas. O filtro é que, perante as pesquisas que tenho realizado, me começa a parecer fraco. É um Eheim 2213. É certo que não se trata de uma aquário de 200L e sim de 125L, mas ainda assim não sei... ainda não estou muito à vontade neste assunto. Que lhe parece?

Quanto aos esconderijos...bem...de todos, esse é o obstáculo mais fácil de transpor.

 

Mais uma vez obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que apesar de o aqua não ser muito grande, talvez consigas manter o trio, e quais são as dimensões, ou seja, o ideal é pelo menos 1m de comprimento, menos que isso, é pouco aconselhável... talvez 80cm.

Quanto á filtragem, digamos que existe uma regra de 6x o volume...

Conselho:

Porque não compras um filtro interno de uns 400lth? ficavas com o externo a fazer a filtragem biológica e um interno a fazer a mecanica!

Na primefish tem preços muito bons para internos, Eheim. tipo com 17€ compras um pickup 2010 de 500lth, e com o 2213, já era mais que suficiente.

 

Outra coisa que se vais avançar com o projecto tens que ter muito cuidado é com as TPA's. Religiosamente todas as semanas, ou uma vez por outra deixar por 15 dias, mas só se não puderes mesmo.

 

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que apesar de o aqua não ser muito grande, talvez consigas manter o trio, e quais são as dimensões, ou seja, o ideal é pelo menos 1m de comprimento, menos que isso, é pouco aconselhável... talvez 80cm.

Quanto á filtragem, digamos que existe uma regra de 6x o volume...

Conselho:

Porque não compras um filtro interno de uns 400lth? ficavas com o externo a fazer a filtragem biológica e um interno a fazer a mecanica!

Na primefish tem preços muito bons para internos, Eheim. tipo com 17€ compras um pickup 2010 de 500lth, e com o 2213, já era mais que suficiente.

 

Outra coisa que se vais avançar com o projecto tens que ter muito cuidado é com as TPA's. Religiosamente todas as semanas, ou uma vez por outra deixar por 15 dias, mas só se não puderes mesmo.

 

Nuno Dinis.

 

 

Obrigada pelas dicas.

 

Efectivamente o aquário só tem 76 de frente. Tenho de ponderar muito bem a situação. No entanto, na eventualidade de prosseguir, o que de resto era o que desejava, os conselhos foram fundamentais. Muito obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas.

 

Efectivamente o aquário só tem 76 de frente. Tenho de ponderar muito bem a situação. No entanto, na eventualidade de prosseguir, o que de resto era o que desejava, os conselhos foram fundamentais. Muito obrigada.

 

Viva Filipa.

 

76cm de frente é muito pouco para malawi.

 

Não quer dizer que não resulte, e que até consigas criações, mas estás a confinar os peixes a um espaço onde será difícil recriar minimamente as condições do biótopo natural. Para além disso terás sempre de resistir à tentação de colocar mais um peixe, num volume já de si muito pequeno.

 

Eu diria no mínimo 1m de frente (1 ou 2 espécies), idealmente 1.20m para conseguires passar das 3 espécies (máximo 5).

 

Já pensaste nos conchículas do Tanganyka?

Conseguias ter 2 ou 3 nesse volume, sendo que os parâmetros de água são muito semelhantes aos do Malawi.

 

Cumps!

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelos comentários e opiniões.

 

De facto creio ter contornar a questão ou optar mesmo por outra alternativa.

Talvez adquirir um aquário maior, se continuar a a insistir nos Labidochromis caeruleus. Isso seria mesmo o ideal. Em última análise, a proposta do Daniel é também aliciante.

 

Bem hajam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipa,

Na realidade e como já foi dito, esse aquário é muito apertado para a manutenção de mbunas, mesmo os mais calmos. Conseguias manter eventualmente um casal ou um trio de caeruleus, mas ficarias limitada a não colocares mais nada. Se o objectivo for só manter esse casal ou trio, poderás optar por essa solução.

 

Outras espécies que podes manter aí:

 

Conchicolas (N. similis, N. multifasciatus, T. temporalis shell, entre outros)

Eretmodus cyanostictus (será um óptima solução para esse volume)

Pseudocrenilabrus nischolsi (um casal ou um trio)

Triglachromis otostigma (um casal)

.

.

.etc...

 

Concluindo, nesse aquário deves manter espécies pouco agressivas intra-especificamente e espécies relativamente pequenas devido ao espaço reduzido.

 

bj

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais