Discus - esfregam-se nas plantas


scancela

Recommended Posts

Boa tarde...

 

Na passada sexta-feira inseri 2 novos discus no meu aquario, e comessaram as corridas uns atras dos outros o k penso k seja normal, mas tambem a partir desse dia me apercebi k os discos novos k inseri no aquario comessaram-se a esfregar contra as plantas, mas hj vi tambem um dos outros que já lá tinha a fazer o mesmo.

 

o k devo fazer?

 

Obrigado e Cumps.

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode não ser nada...mas de prevenção colocava

sal de cozinha (grosso), 1 colher sopa para 100lts???

 

e guardar...e acompalhar os sintomas.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode não ser nada...mas de prevenção colocava

sal de cozinha (grosso), 1 colher sopa para 100lts???

 

e guardar...e acompalhar os sintomas.

 

Mas tenho peixes de fundo ( um paleco e um peixe gato) ñ tem qualquer problema administrar o sal?

 

 

O facto de eles se esfragarem ñ poderá ser nenhum parasita de pele?

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tenho peixes de fundo ( um paleco e um peixe gato) ñ tem qualquer problema administrar o sal?

 

 

O facto de eles se esfragarem ñ poderá ser nenhum parasita de pele?

 

 

Quanto aos plecos nunca tive nenhum problema e aplicava bastantes vezes sais e o sal, quando ao peixe gato??existem muitos "peixes gatos") mas eu não ariscava ou então reduzia a dose para metade.

 

Normalmente é parasitas externos, mas não significa que vai adoecer o peixes se estiver saudavel terá imunidade para isso, só se não tiver bem...stress, má alimentação, má qualidade da gua e etc.

 

Eu aplicava como prevenção.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o flagyl é para parasitas internos. :(

Pelos sintomas, parecem ser parasitas da pele, externos, o tratamento seria com praziquantel, o gyrodol da JBL é bastante bom, mas como disseram pode não ser grave e ser passageiro, se eles estiverem bem alimentados e bem de saúde, isso não será um problema, aguarda mais uns dias e vê. :(

Editado por Hugo321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

parasitas externos podes administrar fluvermal .

 

Cpts

 

 

 

Zé fluvermal é para parasitas internos!!!

 

para externos pode tentar com sal, formol, tremazol, etc

 

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zé fluvermal é para parasitas internos!!!

 

para externos pode tentar com sal, formol, tremazol, etc

 

 

 

abraço

 

William

 

um dos masters que me ensinou algumas coisas acerca das doenças dos peixes , sempre me recomendou fluvermal para os parasitas externos ...pena que já não esteja no fórum :(

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um dos masters que me ensinou algumas coisas acerca das doenças dos peixes , sempre me recomendou fluvermal para os parasitas externos ...pena que já não esteja no fórum bigsmile

 

Abraço

 

 

entao estao os dois enganados ;)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...amp;mode=linear

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas, não conheço o fluvermal (flubendazol), mas o praziquantel, que é o principio activo do gyrodol (parasitas externos e das guelras) é também ele um desparazitante interno nomeadamente para cães e gatos, e vende-se com o nome de droncit, drontal etc... Por isso ser para parasitas internos nos humanos, canídeos ou felídeos é indiferente, o que interessa é ser eficaz contra cestódes e claro, solúvel na água e inofensivo para a vida aquática. Por isso penso que o flubendazol também seja eficaz, mas nunca usei por isso não posso aconselhar. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok e obrigado a todos! eu estou preocupado pk já perdi alguns com os msmos sintomas! comessaram assim e depois apareceram pekenas manchas redondas brancas na pele.

 

amanha vou administrar entao um pouco de sal e depois compro o gyrodol da jbl

cumps

Editado por scancela

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe gato k eu tenho é o seguinte:

 

Nome científico: Ameiurus melas / Nome comum: Black Bullhead / Família: Ictaluridae /Sinónimos: ictalurus melas;Silurus melas.

 

A administração do sal terá algum problema?

 

cumps

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um dos masters que me ensinou algumas coisas acerca das doenças dos peixes , sempre me recomendou fluvermal para os parasitas externos ...pena que já não esteja no fórum :(

 

Abraço

 

 

Boas, penso que o Fluvermal ataca também dactilogyrus ou gyrodactylus, por experiência própria não quer dizer com isto que mate este parasita na sua totalidade, mas por experiencia própria um discu que esteja fraco não aconselho o uso do Fluvermal pois deixa o animal mais frágil e fraco.

 

 

Zé fluvermal é para parasitas internos!!!

 

para externos pode tentar com sal, formol, tremazol, etc

 

 

 

abraço

 

William

 

Neste caso também aconselho o uso de Formol.

 

permanganato,é sem duvida eficaz.

 

como ultimo dos ultimos recursos.....

 

 

Permanganato nem por isso pois se os discus forem jovens poderão não suportar o tratamento e morrer, além que o PP é mesmo ultimo recurso para discus adultos.

 

 

Mas ainda assim penso que o omnipur da sera é ideal para este problema e encontra-se a venda em quase qualquer loja de aquariofilia ( decente ), é de largo espectro uso para trematodos nas guelras e da pele, contem verde de malaquita e acriflavina.

 

Minha opnião.

 

Cumps

Nuno Rodrigues

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Independentemente de usarem o Fluvermal ou não, das pesquisas que fiz na NET e que fui arquivando, alguns mesmo em sites internacionais, fiz este pequeno resumo sobre este medicamento, que espero que possa ajudar.

 

FLUVERMAL (principio activo Flubendazol)

 

Medicamento barato e de venda livre em Farmácias, o frasco de Xarope (Suspensão oral, cor branca) com 30 ml custa +/- 5€. A dose mais usualmente utilizada em aquariofilia é de 1 ml/10L. A concentração do medicamento é de 20 mg de flubendazol por cada ml de suspensão.

Seguro para os peixes, plantas e camarões, já em relação às ampularias (caracois) é bastante agressivo, podendo mesmo ser utilizado para obter a sua exterminação no aquario (várias semanas após a sua administração, as ampulárias ainda se irão resentir se existirem residuos do medicamento).

 

É utilizado em aquariofilia, no tratamento das infecções provocadas por um ou mais dos seguintes parasitas:

 

  • Gyrodactilus ( trematodo) - parasita da pele - pouco frequentes e pouco patogénicos
  • Dactylogirus ( trematodo) - parasita das guelras - frequentes e patogénicos especialmente para peixes jovens ou em stress ( por introdução recente , má qualidade de água ou nutrição deficiente ). Provocam respiração difícil e matam
  • Capilaria ( nematodo )- raro( excepto em peixes alimentados com comida viva apanhada em charcos contaminados ) e pouco patogénico, provocam emagrecimento e crescimento deficiente - encontra-se no intestino
  • Ténias ( cestodos) - relativamente frequente pouco patogénicos, mas provocam emagrecimento e crescimento deficiente - encontram-se no intestino

O Flubendazol é um medicamento utilizado para combater os parasitas das guelras, pele e intestinais. Os peixes toleram bem Flubendazol, desde que não existam outros produtos químicos ou medicamentos na água. Aquando da sua utilização o aquário deve estar absolutamente limpo, pois como sabemos a presença de altos níveis de nitritos ou de amónia, pode-se tornar letal para os peixes. Como precaução, limpe previamente os materiais filtrantes e faça uma grande troca de água (TPA) antes de iniciar o tratamento. Uma vez que o tratamento da água também mata os ovos dos parasitas, o tratamento para "limpar" o aquario não tem de ser repetido. A grande maioria dos parasitas das guelras, pele e intestinais, bem como os respectivos ovos serão destruídos. Alimentando com Flubendazol misturado na comida, embora os parasitas intestinais sejam destruídos, a reinfecção é possível pois o peixe pode comer os ovos que eventualmente ainda se se encontrem no fundo do aquário.

 

Tratamento na água: Para cada 10 litros de água, colocar 1 ml de Fluvermal, distribuir suavemente a mistura sobre a superfície da água. Após a sua aplicação e durante as primeiras horas a água tornar-se-á bastante turva, devido ao medicamento. Para reduzir o stress provocado nos peixes, recomenda-se a sua aplicação após desligar a iluminação do aquário. Deve arejar a água muito bem durante o tratamento. Em alguns casos, poderá ocorrer uma explosão bacteriana, originando uma deficiente oxigenação e uma aparência turva persistente da água, pelo que deve verificar se os peixes apresentam sintomas de dificuldades respiratórias. Nesses casos, é importante que se faça imediatamente uma grande troca de água. Após 3 dias, começar a remover os resíduos da medicação através de mudanças de água (TPA diárias de 20 a 30%, pelo menos durante 3 dias seguidos). Se ainda notar sintomas de doença, quando fizer oito dias sobre o início do tratamento, pode repetir a aplicação do medicamento, repetindo os restantes procedimentos. Apenas nos casos mais graves, deve aplicar o medicamento 3 vezes, durando assim o tratamento 24 dias.

 

Tratamento na comida: Adicionar 1 ml de Fluvermal a 20g comida, alimentando os peixes por cinco vezes em dias alternados (dias 1,3,5,7 e 9). Nesses dias alimente apenas uma vez com a dieta regular. O acompanhamento do tratamento ao microscópio, não revelou quaisquer resultados nos dez dias de duração do tratamento, mas após esse período, os parasitas começaram a morrer. Isto acontece porque o Flubendazol bloqueia a absorção de certos nutrientes no intestino, provocando a morte dos vermes por falta de alimento. Esse processo dura cerca de oito dias para os parasitas das guelras, cerca de dez dias para as ténias, e para a Capilaria e outros vermes cerca de 15 dias. Contudo, os danos provocados nos ovos são visíveis logo ao segundo dia de tratamento, pois aparecem mal-formados e eclodem logo quando são expelidos pela sua progenitora. Portanto, deixam de existir ovos de vermes visíveis nas fezes ou nas brânquias ao terceiro dia de tratamento.

 

 

 

A minha experiência: Para tratar discus afectados por Dactylogirus, aplico em aquario hospital o Fluvermal e aguardo 3 dias, troco 50% da água (25+25), aplico de seguida o Baktopur Direct da Sera e aguardo + 3 dias. Resumindo, ao fim de uma semana o discu está curadinho e de volta ao aquario principal.

 

 

Um abraço a todos os membros do forum.

  • Votar + 1

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso, estava aqui a ler isto, e cocei a cabeça. São 3 da manhã, acho que vou á farmácia de serviço e vou comprar tudo o que é chapoo pós piolhos. E ja agora para a seborreia, vulgo caspa. Eventualmente uma pomadita para a psuriase.

 

Sinceramente ainda estranho a fixação que se apoderou dos discófilos com a treta dos remédios. Ainda se fosse para dar a outros animais, mais fracos e mais sensiveis, agora aos discus, que são dos mais resistentes que podemos encontrar? Deixem-se disso. Alturas há, sim, senhor, em que é preciso dar, saber como dar, o que dar, e quando dar. Mas apenas porque os animais se coçaram? Se a pergunta não me estranha ao criador do tópico, pois ninguem nasce ensinado e ele não me parece muito experiente, ja algumas respostas de alguns 'veteranos' me surpreendem...se repararem, ja vamos num tratado de quimica, com tantos medicamentos à mistura...

 

 

Scancela: o único remédio verdadeiramente eficaz para os discus, porque não lhes faz mal a nada nem os enfraquece, é uma maravilha da natureza chamada ÁGUA ! Muita e boa. O mais que lhes conseguires dar. Reforça com uma boa alimentação, e uma subida gradual de temperatura para cerca de 33 ºC durante um par de dias. Nunca fui muito de usar, mas o sal também não lhes faz mal. Mas acima de tudo Agua, Agua, Agua. TPA's tantas quanto possiveis.

 

Vais observando a evolução, e então sim, se o coçar se agravar, avanças para os quimicos. E nos quimicos utilizas o fluvermal.

 

Cumps

Fausto

 

PS: Tou aqui com uns gases, que me recomendam...? nyah

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Por acaso, estava aqui a ler isto, e cocei a cabeça. São 3 da manhã, acho que vou á farmácia de serviço e vou comprar tudo o que é chapoo pós piolhos. E ja agora para a seborreia, vulgo caspa. Eventualmente uma pomadita para a psuriase.

 

Sinceramente ainda estranho a fixação que se apoderou dos discófilos com a treta dos remédios. Ainda se fosse para dar a outros animais, mais fracos e mais sensiveis, agora aos discus, que são dos mais resistentes que podemos encontrar? Deixem-se disso. Alturas há, sim, senhor, em que é preciso dar, saber como dar, o que dar, e quando dar. Mas apenas porque os animais se coçaram? Se a pergunta não me estranha ao criador do tópico, pois ninguem nasce ensinado e ele não me parece muito experiente, ja algumas respostas de alguns 'veteranos' me surpreendem...se repararem, ja vamos num tratado de quimica, com tantos medicamentos à mistura...

 

 

Scancela: o único remédio verdadeiramente eficaz para os discus, porque não lhes faz mal a nada nem os enfraquece, é uma maravilha da natureza chamada ÁGUA ! Muita e boa. O mais que lhes conseguires dar. Reforça com uma boa alimentação, e uma subida gradual de temperatura para cerca de 33 ºC durante um par de dias. Nunca fui muito de usar, mas o sal também não lhes faz mal. Mas acima de tudo Agua, Agua, Agua. TPA's tantas quanto possiveis.

 

Vais observando a evolução, e então sim, se o coçar se agravar, avanças para os quimicos. E nos quimicos utilizas o fluvermal.

 

Cumps

Fausto

 

PS: Tou aqui com uns gases, que me recomendam...? :-D

 

Concordo a cem por cento, quanto aos gazes menos verde e mais maduro. :?

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais