lesmas do mar???


Dante

Recommended Posts

boas

hoje, numa ida à praia da aguda, aqui no norte, notei pela primeira vez junto às rochas um animal bastante estranho...

 

era tal e qual uma lesma, cor escura, com 4 cornos na cabeça, mas muito maior, telndo talvez 15 cm de comprimento e 6 de largura....

 

lembrei-me do nome lesma do mar, mas nao sei se é esta a designação...

 

a maré estava cheia e junto às rochas encontrei bastantes destas (talvez 5 ou 6 em 20 metros quadrados e sem procurar muito...)

 

encontrei também uns pequenos camarões que desconheço a espécie mas parecidos com os cardina japonica (pequenos, semi transparentes acahstanhados), e uns pequenos peixes com uma pequena batbatana em baixo talvez para os ajudar a moverem-se na areia... andavam sempre enconstados ao fundo do mar (entre meio e um metro de profundidade)...

 

alguem me dá uma ideia sobre o nome destas espécies? obrigado.

 

tenho algumas fotos... devo conseguir colocar on-line mas hoje nao...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se essa "lesma" for de cor preta são os chamados c*r**l*os do Mar e não lesmas do mar.

 

Quanto aos outros peixes que disseste que tinham barbatanas para se apoiar no fundo chama-se de "cabozes" ou então peixe-c*r**l*o

 

Desculpa os palavrões mas é mesmo verdade que se designam assim pelos pescadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo Hugo, eu ja consegui manter no reef um caboz a 27/28ºC, durante varios meses. Tem é de se por quando eles sao pequenos. Geralmente os grandes sao mais dificeis de aclimatar.

 

Cumpts. :?

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo Hugo, eu ja consegui manter no reef um caboz a 27/28ºC, durante varios meses. Tem é de se por quando eles sao pequenos. Geralmente os grandes sao mais dificeis de aclimatar.  

 

Discordo Poseidon... Manter varios meses ??? isso e bom ?? ou achas que devia ser varios anos ??

Discordo quando dizem que mantiveram os peixes 4, 5, 8 meses e dizerem que tem sucesso, e olha que nao e so cabozes. :?

 

Um palhaco vive 12, 15 anos na natureza. Oico algumas pessoas falarem que mantiveram um palhaco durante 1 ano e ficam todos contentes... :P ou sera que isso e sucesso ??

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do Marco.

 

Aliás, mesmo que tivesses conseguido manter por 5 anos um caboz, não invalida nada do que eu disse. Há peixes e seres vivos que são para estar no mar e o caboz é um deles. Ponto final!!!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro , nao sabem qual foi a causa de morte dele. Pois nao? Foi devido a morte de uma maça do mar ke matou quase todos os habitantes do aqua.

 

Segundo, eu nao vinha aqui dizer ke é possivel manter um peixe em reef, se ele tivesse vivido varios meses no meu aqua e tivesse morrido de morte inexplicavel.

 

E teceiro, Hugo ve se decides, ou pode-se manter em aquario ou nao.

 

Cumpts.

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro , nao sabem qual foi a causa de morte dele. Pois nao? Foi devido a morte de uma maça do mar ke matou quase todos os habitantes do aqua.
É como te disse, nem que tivesse no teu aquário à 5 anos e continuasse óptimo. Esse peixe, como outros são para estarem no mar.

 

Segundo, eu nao vinha aqui dizer ke é possivel manter um peixe em reef, se ele tivesse vivido varios meses no meu aqua e tivesse morrido de morte inexplicavel.

Não percebi :?:)

 

E teceiro, Hugo ve se decides, ou pode-se manter em aquario ou nao.

Também não percebi :P:oops:

Mas repito: O caboz na nossa costa, como outros peixes, são para manter no mar e não em aquários. E podes-me arranjar 10 ou 20 casos de sucesso em aquário que isso nao invalida o que acabo de dizer. Isso são tudo excepções e como qualquer excepção só serve para confirmar a regra, que neste caso é: O Caboz e outros peixes são para se manterem no seu habitat natural e não em aquário.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu referi-me mal. Em aquário podem-se até manter, em reef é que não porque morrem.

 

Decide-te! Aqui acabaste de dizer ke ate se podem manter em aquario e agora dizes ke nao? :?

 

Outra coisa, pk ke dizes ke nao sao para manter em aquario? Entao tas contra todos os aquas da nossa costa daqui do forum?

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá...

É impressão minha ou voçês não se entendem?! eh, eh, eh...

Eu estou a começar a montar um aquário da nossa costa e ainda não consegui perceber o porquê de não ter um caboz. Que característica tem este peixe de especial para que seja preferível evitá-lo?

Desculpem lá as minhas perguntas todas e a insistência, mas acontece que estou com imensa dificuldade em arranjar informação válida acerca dos "nossos" peixes.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Quem disse que não se podiam meter cabozes em aquários?

Vou repetir o que disse:

 

Em aquário podem-se até manter, em reef é que não porque morrem.

 

 

E morrem sobretudo devido à temperatura!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas repito: O caboz na nossa costa, como outros peixes, são para manter no mar e não em aquários. E podes-me arranjar 10 ou 20 casos de sucesso em aquário que isso não (palavra corrigida) invalida o que acabo de dizer. Isso são tudo excepções e como qualquer excepção só serve para confirmar a regra, que neste caso é: O Caboz e outros peixes são para se manterem no seu habitat natural e não em aquário.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas há gente mesmo anti-social...

 

nos posts acima dizes duas coisas qu se podem manter em aquarios mas não se podem manter em reefs, e dizes tambem que eles não são para manter em aquarios, devendo ficar no mar...

 

por isso esta vontade de querer esclarecer a coisa, pois quero montar um aqua da costa e gostava de ouvir todas as opiniões claramente...

 

 

mas ja vi que não tas para isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas duas afirmações que fiz mantêm-se!

 

1º - Animais da nossa costa em reef não são comportáveis.

 

2º - Alguns animais da nossa costa, mesmo em aquários elaborados para as condições da nossa costa, não sobrevivem sobretudo por causa da alimentação. (e imensas vezes por causa das temperaturas...)

 

Muitos animais são frágeis incluíndo algumas espécies de cabozes e acabam por morrer, mesmo em aquários da nossa costa. Assim como há imensos peixes de reef que são lindíssimos e duram pouco tempo em aquários de reef.

 

Quanto a mim estes casos são animais que devem ficar no habitat natural e não serem constantemente testados em aquários.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

1º - Animais da nossa costa em reef não são comportáveis.

 

Não é verdade, a maior parte dos nassários, ermitas patas verdes e brancas e cerites que se vendem na loja, são da nossa costa. Outro animal que se adapta bem a reef são os camarões da nossa costa...e por aí em diante.

 

2º - Alguns animais da nossa costa, mesmo em aquários elaborados para as condições da nossa costa, não sobrevivem sobretudo por causa da alimentação. (e imensas vezes por causa das temperaturas...)

 

Muitos animais são frágeis incluíndo algumas espécies de cabozes e acabam por morrer, mesmo em aquários da nossa costa. Assim como há imensos peixes de reef que são lindíssimos e duram pouco tempo em aquários de reef.

 

Os cabozes estão habituados a temperaturas altas (poças), além que a especie portuguesa, destes góbios, está distribuida desde África até à Europa, incluíndo o mediterrânea...zonas muito mais quentes que a nossa. A especie de cabozes que temos é a Gobius cobitis Pallas, sigam este link para ter mais informações acerca dele -> http://www.aquariovgama.pt/aquariolo...iuscobitis.pdf

 

Eu mantive sem problemas 2 cabozes...que só morreram porque foram caçados por camarões da nossa costa (que são muito bonitos).

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Eu referi-me mal. Em aquário podem-se até manter, em reef é que não porque morrem.

 

Os cabozes vulgo(BLENIES ) dao-se perfeitamente em reef ,aguentao tem desde os 15 graus ate aos 28 , so nao e aconselhavel porque sao muito territorais, e crescem demasiado , de resto nao ha problemas

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais