Identificação de especie


ghostzinho

Recommended Posts

Boas.

 

Comprei um casal de apistos como sendo agassizi, infelizmente o macho achou que seria melhor viver fora de agua... mas a minha questão é com a suposta femea.

Eu deixo-vos aqui uma foto para poderem dar a vossa opniao

 

a.jpg

 

Que especie será?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um casal de apistos como sendo agassizi, infelizmente o macho achou que seria melhor viver fora de agua...

?

 

saltou?

 

Isso nao me parece agassizi... Como era o macho?

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu apisto agassizi era exactamente igual ha esta foto:

Acho que respondeste a minha primeira pergunta...

 

Isso e um agassizi "super" red... Devias ter tido mais cuidado com ele... Nao encontras iguais em muitos sitios...

 

Essa femea parece me demasiado redonda para agassizi... mas as femeas dos apistogrammas sao todas muito parecidas portanto pode apenas parecer que nao e ou ser apenas um pouco mais gordinha... Ou entao nao e mesmo agassizi

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Comprei um casal de apistos como sendo agassizi, infelizmente o macho achou que seria melhor viver fora de agua... mas a minha questão é com a suposta femea.

Eu deixo-vos aqui uma foto para poderem dar a vossa opniao

 

a.jpg

 

Que especie será?

 

Cumps

 

Ola, olha eu penso que e um apistogramma viejita. Olha para as fotos da femea apistogramma viejita deste tópico e ve se nao parece a tua femea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMG_0724.jpg
Apistogramma viejita do membro Hugo Coelho (femea)

 

Parece mesmo! A forma do corpo, as barbatanas dorsal e caudal e as cores das riscas do corpo no olho, no dorso e na cauda!

 

Podem tambem comparar com a femea viejita do membro Dopamind no mesmo topico

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

lamento mas discordo quando dizem que pode ser uma viejita, pelo menos uma "viejita fab form II", já que existe 3 colorações nos viejita.

Pela forma até se assemelha com uma viejita, mas as riscas e manchas não tem nada haver, as manchas da minha quando estava sozinha eram iguais ao que ela tem agora nas fotos mas apenas mais esbatidas, podes ver que em ambas a fêmeas viejita a risca que corre lateralmente o corpo não é continua, tem falhas, têm outra risca com falhas que corre perto da barbatana dorsal e a mancha na cauda é pequena, unica diferença entre a minha viejta e a outra é que a minha apresenta a cor amarela normal em situações de reprodução.

 

A fêmea desconhecida apresenta uma linha lateral continua, uma mancha grande perto da barbatana dorsal, a mancha na cauda parece-me maior e as barbatanas parecem apresentar um pequeno rebordo azul, além de que a cor não se assemelha a nenhuma das viejitas.

 

Eu sei que só estou a referir manchas e a cor mais escura pode ser stress, mas muitas apistogramas fêmeas são muito parecidas e ás vezes só as manchas as distinguem, por exemplo as fêmeas de Panduro ou nijsseni também tem uma forma muito parecida com esta mas são as suas manchas caracteristicas que as distinguem das outras especies.

 

Infelizmente não te consigo ajudar a dizer que fêmea é essa, mete mais fotos, talvez ela adquira outra coloração ou as manchas se evidenciem mais e talvez seja mais facil.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

lamento mas discordo quando dizem que pode ser uma viejita, pelo menos uma "viejita fab form II", já que existe 3 colorações nos viejita.

Pela forma até se assemelha com uma viejita, mas as riscas e manchas não tem nada haver, as manchas da minha quando estava sozinha eram iguais ao que ela tem agora nas fotos mas apenas mais esbatidas, podes ver que em ambas a fêmeas viejita a risca que corre lateralmente o corpo não é continua, tem falhas, têm outra risca com falhas que corre perto da barbatana dorsal e a mancha na cauda é pequena, unica diferença entre a minha viejta e a outra é que a minha apresenta a cor amarela normal em situações de reprodução.

 

A fêmea desconhecida apresenta uma linha lateral continua, uma mancha grande perto da barbatana dorsal, a mancha na cauda parece-me maior e as barbatanas parecem apresentar um pequeno rebordo azul, além de que a cor não se assemelha a nenhuma das viejitas.

 

Eu sei que só estou a referir manchas e a cor mais escura pode ser stress, mas muitas apistogramas fêmeas são muito parecidas e ás vezes só as manchas as distinguem, por exemplo as fêmeas de Panduro ou nijsseni também tem uma forma muito parecida com esta mas são as suas manchas caracteristicas que as distinguem das outras especies.

 

Infelizmente não te consigo ajudar a dizer que fêmea é essa, mete mais fotos, talvez ela adquira outra coloração ou as manchas se evidenciem mais e talvez seja mais facil.

 

Abraço, Hugo.

 

Tb vi esta foto no google quando pesquisei "apistogramma viejita femea" e esta femea parece ter uma linha continua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a coloraçao do peixe e variavel. O meu apistogramma trifasciata esta constantemente a mudar de cor, ora para um azul e preto muito agressivo, ora para uma azul acinzentado mais discreto.

 

Para te ajudar mos tens mesmo de por mais fotos...

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb vi esta foto no google quando pesquisei "apistogramma viejita femea" e esta femea parece ter uma linha continua...

 

Inês já vi a foto e sim essa fêmea parece ter a risca que corre ao meio do corpo continua, mas se reparares ela também têm outra risca que corre perto da barbatana dorsal que já tem falhas e a mancha na cauda já é mais pequena além de que não tem cor azul nos bordos das barbatanas, esta fêmea já me parece uma viejita.

Nos viejitas existem 3 colorações, a minha é a "viejita Fab Form II", esta pode ser de uma das outras colorações.

 

A fêmea desconhecida tem a linha lateral continua, uma mancha grande perto da barbatana dorsal (a viejta não tem), a mancha na cauda parece-me maior (a da viejita parece mais pequena) e as barbatanas parecem apresentar um pequeno rebordo azul (que nenhuma das viejita aparenta ter), além de que a cor não se assemelha a nenhuma das viejitas mas essa cor escura pode ser stress.

Continuo achar que esta fêmea não é viejita, mas só com mais fotos é que podemos ver melhor.

 

Gosthzinho quando puderes mete mais fotos.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Pelo formato do corpo, cores das barbatanas e detalhes/marcas, me parece muito com hippolytae...

 

Se não é, anda lá perto sim senhor... contudo acho estranho as barbatanas ventrais não terem marcações negras...

 

Bela intervenção para primeiro post... bem vindo!

 

Cumps.

Editado por Ricardo Fonseca

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

... contudo acho estranho as barbatanas ventrais não terem marcações negras...

Deve ser sobreexposição da foto...

Dá a sensação de estarem lá mas não se vêm muito bem.

Pode ser que se veja melhor noutra foto.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... a identificação parece feita, eu nunca mantive hippos, só os vi em foto, pelo que se já mantiveste e eram assim, não restam grandes dúvidas :)

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais