Lago tanganika [dúvidas e sugestões]


Recommended Posts

Olá, queria montar um aquário de ciclideos africanos, mas estou a 0 nesta matéria...

 

Em primeiro lugar o aquário irá ter 100L +/- é pouco :D mas é o que posso dispender de espaço.

 

Tinha pensado em colocar areia de coral, mas li algures que se deve misturar com areia da praia porque pode ferir, qual é a melhor opção?

 

Depois existe o poblema das pedras, posso fazer uma colecta na praia tem mesmo que ser calcário ou pode ser pedra escura tipo basalto?

 

Qual é o ph que se deve manter, e como se faz para mantê-lo constante?

 

Para a filtragem tenho um eheim 2222, com apenas 300L/h. Chega?

 

É preciso bombas de circulação?

 

Em relação à luz posso colocar um actinica, em conjunto com outra, ou uso a actinica só de noite? :wink:

 

Dos peixes tenho em mente jullies, mas disso depois logo se vê. Não sei mais nenhum outro peixe que seja compatível.

 

Agradeço a ajuda. :D

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

1- 100L chega para colocar muita coisa, desde que não exageres no tamanho dos peixes que queres nem abuses nas espécies agressivas. O meu aquário tem 120 litros e tenho 13 peixes.

 

2- A areia de coral magoa...na carteira! :lol:

Podes usar areia de coral, areia da praia ou mesmo areia de rio (sabendo que esta última não "mexe" no pH, gH e Kh).

 

3- Podes usar qualquer pedra, desde que seja estéticamente aceitável. Eu pessoalmente prefiro pedras redondas, mas são apenas gostos pessoais.

 

4- Em relação ao pH tens duas hipóteses:

-Colocas a água a pH 9,0-9,2 e muito dura (a água do lago tem sensivelmente estes valores), o que se torna um pouco dificil de manter, exigindo muito material calcáreo e "produtos" na água da mudança.

- Colocas a água a um valor um pouco mais baixo como 8,2 que é muito fácil de manter, sendo que quando a água evapora este valor tem tendência a subir. Neste caso basta adicionar um pouco de bicarbonato de sódio á água de mudança (TPA) e manter materiais calcáreos no filtro.

 

5- 300l/h parece pouco, mas deve ser suficiente. Se não chegar coloca um filtro interior pequeno...

 

6- Por tratar-se de um lago (do tamanho de Portugal... :oops: ) e pela experiência pessoal penso que os peixes não gostam muito de corrente...mas posso estar enganado.

 

7- Actinica? Para quê? Coloca qualquer iluminação...não te preocupes com isso. :twisted:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá svet.

Bem vindo ao mundo dos africanos.

 

Vou tentar ajudar.

 

A areia de coral tem a vantagem de facilitar a subida do ph mas podes por areia da praia desde que as pedras que ponhas sejam calcárias. Nunca ouvi falar de problemas com a areia de coral nos africanos. Também podes colocar um acondicionador ou simplesmente bicabornato quando fazes as mudas. Depois isso controlas. Quanto mais coisas calcárias tens no aqua menos necessitas de pôr acondicionador. Por isso as pedras que se apanham na praia são boas. Tens é de encontrar umas que façam um layout que gostes.

Quanto ao ph, acima de 8 eles já vivem felizes. Os do tanganica gostam de águas com ph mais alto aí nos 8,6 mas se tiveres a 8,2 eles não se vão sentir mal. É como os discus dizem que têm de estar a 6,5 mas há que tenha lindos a 7,2.

Num aquario desse tamanho acho que deves optar mesmo por tanganicas mas não penses em Tropheus.

Isto é a minha opinião baseada na pequena experiencia que tenho.

 

Um abraço

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isto são perguntas básicas, mas é mesmo no ponto em que estou em relação a isto.

 

As actinicas era para dar um efeito de luz, mariquisses, não traz nenhuma vantagem é apenas estética, mas claro não sei qual é o efeito que poderá dar. :twisted:

 

Então para circulação posso colocar duas bombas opostas? Fazer correntes???

 

Bem acho que vou mesmo optar pelas pedras da praia, não quero estar sempre a controlar o ph, não sei se voçes o fazem com regularidade, eu raramente o faço...

 

Quanto tempo tenho que deixar a fazer o ciclo?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aqua do malawi fiz um ciclo de duas semanas e pus 5 labidochromis careuleus e nao tive qualquer problema.

O meu e um aqua malawi e tenho areao de coral e nunka tive qualquer problema com ele.Para as mudanças de agua e so comprares bicabornato de sodio na farmacia e ja tá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Comecei a montagem do meu aqua Tanganyika há bem pouco tempo... caso queiras dar uma vista de olhos vai a http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10421 . A montagem e setup do aquário, foi feito de acordo com os diversos conselhos que me deram e variada informação que li sobre o lago.

 

Atrás falaram sobre o facto de os peixes não gostarem de muita circulação de água, mas tenho quase a certeza que se passa o contrário.

 

Em relação à filtragem, o teu filtro de 300l/hora penso que é insuficiente. 500l/horas talvez seja o minimo aconselhável. Pessoalmente, optei por um de 1000l/hora num aquário de 120l - os bichos gostam de sujar a água!!! :twisted:

 

Um abraço e caso tenhas IRC aparece no #ciclideosafricanos :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sujam a agua mas n sao javalis tenho um filtro de 500lt hora externo dos mais rascas que ha o meu aquario ta sobrepovoado e nunka tive qq problema.

 

Antes de investires num filtro experimenta esse com uma boa camada de por exemplo Eheim substract e n deves ter problemas de nitritos e afins.

 

Falando de peixes so existe um no lago tanganiyka que me fascina sendo ele o Altolamprologus calvus....Mas gostos sao gostos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, este tipo de peixe é fácil de encontrar?

 

gosto muito dos jullies, e vi este agora Cyprichromis leptosoma.

 

O Altolamprologus calvus também me atrai, mas não é demasiado agressivo para os outros?

 

Ou seja:

Julidochromis sp

Cyprichromis leptosoma

Neolamprologus brichardi

Altolamprologus calvus

 

que acham?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Os Cyprichromis são peixes de cardume (no lago vêem-se cardumes de MILHARES!! :wink: ), portanto não aconselho num aquário tão pequeno. Como nunca mantive nenhum é melhor "ouvires" a opinião de quem já manteve.

 

Quanto aos brichardi's...não te metas nisso, hoje em dia é dificil encontrar um exemplar com qualidade e reproduzem que nem coelhos!

Porque não tentas um outro peixe do mesmo "grupo" dos brichardis, mas mais raro??

 

http://www.cichlid-forum.com/gallery.php?newgroup=TL

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio atenção à qualidade da água, os ciclideos africanos e como tal os Tanganyikas necessitam de uma excelente qualidade de água. Como tal muita filtragem, boa circulção de água e tpas com fartura impõem-se.

 

Quanto aos peixes recomendo que leias bastante pois os CAs podem ser bastante territoriais levando a mortes no aquario se o balanco correcto não for encontrado. Em relação ao Calvus que já alguem aqui falou há que ter em conta que é um peixe herbivero e como tal convem ter uma dieta propria e não convem que coma outro tipo de comida. Uma opção e dar comida para herbiveros a todos, mas nunca o ponhas a comer comida congelada e coisas do género pois corres o risco de ficar sem ele.

 

Em 100L eu poria alguns shell dwellers, existem inumeras especias bem engraçadas e com um comportamento fantástico. Qt aos Cyprochromis não vejo pq não. Apesar de serem peixe de cardume como disse e muito bem o Diesel Car, são também peixes de meia agua, zona do aquario que nos setups tanganyika fica quase sempre livre. Como tal poderas ter uns poucos. Eu pessoalemente prefiro os primos os Paracyprichromis nigripinnis, tem uma cor vermelho forte em todo o corpo e azul nas barbatanas... como o do meu avatar.

 

De resto aconselhote um excelente livro "Tanganyikans Cihlids in their natural habitat", a biblia de Tanganyika... se morares perto de mim posso emprestar-te na boa, qq coisa tens o meu msn no meu perfil....

 

sorte....

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, muito obrigado oblivion, já me estive a esclarecer mais um pouco, penso que vou colocar duas especies, um casal de conchiculas e o tal cardume de Cyprichromis sp. não sei se colocco uma terceira especie de conchiculas, pelos vistos são agressivos.

 

Mas primeiro vou ter de comprar mais um filtro pois este é fraco, vou comprar mais um de 300L/h, já fico com 600L/h e assim dispenso as bombas de circulação.

 

Em tempos já tive esta ideia, mas como o aqua que tinha era muito pequeno não fui para a frente, mas li algures que existem anemonas neste lago. ???

 

A alimentação que fals pode ser algas que irão nascer no aqua e complemento com spirulina. Existe outros alimentos para além destes?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Pois, afinal eu estava mesmo errado :oops: e os Cyprichromis são óptimos para um aquário desses. :lol:

 

Anémonas no tanganyika nunca ouvi, mas existe (pelo menos) uma espécie de esponja no malawi (Malawispongia echinoides). É feiosa, mas eu adorava ter uma! :evil:

 

svampe.JPG

 

Cumps,

Nuno Reis[/i]

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio sim pode ser spirulina mais as algas que poderás ou não ter. No entanto penso que poderás dispensar o Calvus´já que terás os outros.

 

Shelldwellers escolhe so uns e vai com esses. Depois com sorte terás posturas e a familia irá aumentar naturalmente.

 

Anemonas nunca ouvi falar no Tanganyika mas pode ser que haja...

 

Existe tb uma enguia que eu gosto particularmente e que é uma adiçao excelente para qualquer aquario.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma dúvida...............................................

 

Em relação ao Calvus que já alguem aqui falou há que ter em conta que é um peixe herbivero e como tal convem ter uma dieta propria e não convem que coma outro tipo de comida. Uma opção e dar comida para herbiveros a todos, mas nunca o ponhas a comer comida congelada e coisas do género pois corres o risco de ficar sem ele.

 

Passo a citar: "When hunting, Alto. calvus will cruise along the substrate looking for prey. Once a target has been identified, this fish will keep its eye locked on the prey, but raises its body upwards and then strikes. This hunting technique is similar to Dimidiochromis compressiceps, which is another laterally compressed predator.

 

In the aquarium, they can be given any type of live or frozen food (except beef heart or any other food containing mammalian products). Live food is always greedily consumed. Flake food is accepted, but is usually insufficient alone to bring a female into breeding condition."

 

"Nutrition - I do not recommend feeding things such as "feeders" that you can get from your local fish store. If you insist on feeding these, I recommend breeding guppies or something along that line. The reason that I do not recommend buying feeders from anywhere is the risk of contaminating your tank with parasites. There are theories that feeding live food will spark the eating of their own fry, however this is not something that I have experimented with. Once calvus are well adjusted they readily eat most flake foods such as brine shrimp flake. There are, however, many foods that they will benefit from. I feed brine shrimp flake at least once a day and usually frozen brine shrimp. I give them occasional blood worms, mysis shrimp, and I try to give them live brine shrimp about twice a month. I usually feed their fry frozen baby brine shrimp, however if you have the time to hatch your own that would be most beneficial."

 

 

 

Origem : http://www.cichlid-forum.com/articles/a_calvus.php

 

Desculpa Oblivion mas alguem parece tar errado e não me parece que seja o tipo que escreveu estes artigos no cichlid-forum.

 

 

P.S.- o alimento preferido do meu Calvus é sem dúvida carninha.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim efectivamente tens razão...

 

Fiz confusão... mea culpa...

 

De qq das formas e como eu disse não convém misturar com shelldwellers... so que por outra razão ehehehhe

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

duvidazita........

 

Não há um ciclideo chamado ciclideo limao nome cientifico acho que leulepi ou algo do genero que por acaso nao é tanganiyca e um shell dweller? é que se for acho esse peixe simplesmente fantástico....(esteticamente pois noa nao o conheço nos outros aspectos, agressividade, alimentação, compatibilidade..)

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]duvidazita........

 

Não há um ciclideo chamado ciclideo limao nome cientifico acho que leulepi ou algo do genero que por acaso nao é tanganiyca e um shell dweller? é que se for acho esse peixe simplesmente fantástico....(esteticamente pois noa nao o conheço nos outros aspectos, agressividade, alimentação, compatibilidade..)

 

 

Este?!

 

n-leleupi-o.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se estiveres a falar dos neolamprologus leleupi, são efetivamente do lago tanganyka e não são efectivamente conchiculas. Mas isso não quer dizer que não possam utilizar uma concha para postura, como aconteceu como um casal de bichardis que tenho que fizeram uma postura numa concha que estava destinada aos conchiculas.

Estes peixes são bastante agrassivos entre eles mas a sua agressividade inter-específica é reduzida.

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Joal:

Estes peixes são bastante agrassivos entre eles mas a sua agressividade inter-específica é reduzida

 

Não querias dizer antes extra-especifica? :oops:

"Entre eles" e "inter-especifica" é a mesma coisa... :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diesel,

Desculpa lá discordar contigo...

A relação extra-específica nunca ouvi falar, no entanto o termo poderá existir...

As relações que conheço são:

 

RELAÇÕES INTRA-ESPECÍFICA - compreende as relações estabelecidas entre indivíduos pertencentes à mesma espécie;

RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS - compreende as relações estabelecidas entre indivíduos pertencentes a espécies diferentes;

De qualquer maneira poderia ter-me enganado e por isso obrigas-te-me a consultar os "catrapilos" :oops:

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tens razão, inter-especifica quer mesmo dizer entre "individuos de espécies diferentes".

A tua frase não me soou muito bem, e por isso intervi. :P:)

Weee! Já aprendi mais uma coisinha nova! :?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem estive a ver as populações que gosto, fiz uma lista nova mais definitiva, mas gostaria de saber a vossa opinião quanto à compatibilidade.

 

Entretanto mudei também de ideias e vou utilizar uma aquário maior com 250L, assim ficam com um pouco mais à vontade.

 

No fundo:

Lamprologus meleagris

Para começar coloco quantos individos, gostaria que ouvesse casais, se comprar apenas dois corro o risco de isso não acontecer.

 

2ª população

Paracyprichromis nigripinnis

Posso combinar esta especie com o Neolamprologus helianthus?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

Anémonas no tanganyika nunca ouvi, mas existe (pelo menos) uma espécie de esponja no malawi (Malawispongia echinoides). É feiosa, mas eu adorava ter uma!  :smilecolros:  

 

svampe.JPG

 

Cumps,

Nuno Reis[/i]

 

Já tives-te informações dessa tal esponja???

 

 

Existe tb uma enguia que eu gosto particularmente e que é uma adiçao excelente para qualquer aquario.

 

Podes me dar mais informação dessas tais enguias?!

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais