Preciso de ajuda (tronco)


Recommended Posts

Tinha um aquário de 50cm la num canto em casa e resolvi dar-lhe uso mas tenho algumas duvidas e queria fazer bem as coisas desta vez (visto que nas outras não correu muito bem, mas com alguma pesquisa aqui no fórum já deu para perceber alguns erros). já tenho os testes nitritos, nitratos, amonia, ph, já sei que tenho que fazer o ciclo mas antes tenho algumas duvidas.

 

1- O filtro é um eheim Filtro Interior 2010 Pick Up, acho um exagero para este aquário, o que acham? o que meto la dentro carvão, cerâmica?

 

2- A iluminação é de 15w mas queria por umas plantas das mais fáceis de cuidar mas no fundo só tenho areão, consigo plantar alguma coisa aqui ou tenho que ter outro tipo de substrato?

 

3- Meti la um tronco, mas antes fervi, teve de molho noutro sitio, meti-o la dentro passado um dia tinha chá dentro do aquário já o retirei fervi e meti de molho outra vez fiz uma tpa de 50% que posso fazer mais?

 

para já acho que é isto desculpem lá o testamento mas estou mesmo um bocado baralhado, façam criticas, dêem sugestões, digam se estou a fazer alguma coisa mal, é que não quero fazer asneira é frustrante montar tudo e depois meter os peixes e eles morrerem.

Editado por _FUZY_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Nunca há filtros exagerados, especialmente se der para regular o caudal. Podes colocar as duas ou cada uma delas, no entanto aconcelho-te cerâmica pois por vezes o carvão "tira" O2 à agua.

 

2-Para plantas podes manter o areão desde que fertilizes correctamente (não é muito é correctamente), quanto à iluminação, para teres um plantado decente é melhor teres mais potência, na relação de 1W/L

 

3- O Tronco é de que ârvore. Caso seja resinoso esquece. Se não for experimenta ferver de novo e depois por de molho até afundar e a àgua ficar limpida.

 

Vai postando novidades com fotos... Pesquisa também aqui no fórum principalmente nesta secção para ires te informando. Quanto às alterações caso não consigas fazer td já... no stress!

 

Boa Sorte! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Carvao nao, sobretudo com plantas.

Carvao so na suspeita de envenenamento da agua, por exemplo cair la detergente, etc.

O melhor sao as esponjas ou ceramicas porosas (as pequenas tipo pastilha).

Tb turfa activa, dependendo dos peixes.

 

2- Para essa luz da mugo de Java e feto de Java. Nem necessita fertilizar.

 

3- Apos ferver o tronco o melhor e mergulha-lo varios dias em agua limpa ate desaparecer a cor.

 

Quanto aos testes, os mais importantes sao o pH, kH e gH, sobretudo os dois primeiros depois de saber o valor aproximado do terceiro na origem (torneira).

As TPA controlam todos os valores e para ciclar basta esperar 3 semanas a 1 mes, da menos trabalho e o resultado e o mesmo. Alem disso H2O e mais barato que testes.

Um par de peixitos resistentes (ou caracois quem os tenha) a partir da 1a semana: um pequeno peixe vermelho faz maravilhas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Já não sei o que fazer com este tronco, segui as indicações que me deram e o que é facto é que passadas +/- 4 semanas desde que meti o tronco dentro de agua com varias trocas de agua, varias fervuras a agua continua a ficar muito amarela. O tronco foi comprado numa loja de aquários, pelo aspecto parece que foi tratado e sempre foi ao fundo nunca ficou a boiar, a madeira é escura, não parece resinosa, se alguém poder dar alguma dica força, amanha vou tentar por aqui uma foto do tronco para verem como é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não será alguma coisa a ver com algas...

coloca aqui os resultados dos testes

pode ser que te ajude mais

 

Pois mas o problema é que o tronco ainda não ta no aquário, ta num balde, eu estava a ver ver se ele deixava de deitar aquela cor ou se melhorava mais um pouco para então compor o aquário com plantas, o dito tronco, pexe, cliclo... logo que eu possa vou por aqui uma foto do tronco e uma da agua onde ele tá com 2 ou 3 dias para verem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas o problema é que o tronco ainda não ta no aquário, ta num balde, eu estava a ver ver se ele deixava de deitar aquela cor ou se melhorava mais um pouco para então compor o aquário com plantas, o dito tronco, pexe, cliclo... logo que eu possa vou por aqui uma foto do tronco e uma da agua onde ele tá com 2 ou 3 dias para verem.

Boas,

Certas madeiras (por exemplo a videira) contêm taninos que dão côr à água. Há duas soluções:

 

1) - vais demolhando em várias águas e pode demorar-te semanas

 

2) - põe no aquário e acrescenta carvão activo à filtragem; este fixa os taninos e clarifica a água e não perturba os nutrientes de plantas como o feto e musgo de java, já que precisam de muito poucos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos do tronco e da água 2 dias com o dito tronco lá dentro.

Alguém sabe a "raça" deste tronco?

 

09102008048em4.th.jpg

09102008044ew1.th.jpg

09102008049ov0.th.jpgthpix.gif

 

 

 

Boas eu também tenho um igual que comprei aqui no intermarché da covilhã! e como sou inexperiente fervi durante 15 minutos e passei so por agua nunca pensando que me sujasse a agua toda!E foi o que aconteceu passadas umas horas tinha a agua amarela!

 

Cumps Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos do tronco e da água 2 dias com o dito tronco lá dentro.

Alguém sabe a "raça" deste tronco?

 

(...)

 

É madeira chamada Mopani.

Origem penso ser Africana.

 

Para deixar de tingir a água tem de ser demolhada durante muito tempo, 1 ou 2 semanas ou mais, mudando a água frequentemente.

E depois ferve-los para ajudar a esterelizar e remover mais uma quantidade de taninos.

 

Tb tenho um no meu aquário, tratei-o mas ainda tenho chá dentro do aquário :(

 

Abraços,

Pedro Soares

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.